terça-feira, 4 de dezembro de 2018

"Dificilmente nos casos de corrupção a prova colhida é tão vasta e cristalina"


Decorreu ontem o final do debate instrutório do caso E-toupeira no tribunal central de instrução criminal em Lisboa. Um processo que terá agora alguns dias de inactividade até 13 de Dezembro, dia em que a juíza Ana Peres anunciará se o caso irá ou não a julgamento. 

"Dificilmente nos casos de corrupção a prova colhida é tão vasta e cristalina" 


Da sessão de ontem sairam algumas declarações muito relevantes do procurador do Ministério Público que merecem claro destaque:

"Paulo Gonçalves é o cerne e estava presente na maioria das reuniões da SAD, nas reuniões de Conselho Directivo, estava sempre no Estádio da Luz, estava assim sempre junto da liderança e tomadas de decisões da SAD"

"Não basta existir o código de conduta. O código de conduta precisa de vigilância", sustentou Valter Alves. "A Benfica SAD está indiciada de forma directa às contrapartidas, como o acesso ao parque reservado e promessa de emprego à filha de José Silva. José Silva mostra indícios de forma directa a processos judiciais com interesse para a SAD do Benfica e de os divulgar, mesmo alguns estando em segredo de justiça. Os arguidos aceitaram as contrapartidas feitas pelo clube, através de Paulo Gonçalves."

"Era uma forma de recompensa. Qual é o fundamento de oferecer tudo aos arguidos? Fazem isso a todos os adeptos? Não fazem! E qual é o fundamento de os funcionários judiciais acederem a processos de forma abusiva, colocando a sua carreira em risco?"

"Dificilmente nos casos de corrupção a prova colhida é tão vasta e cristalina", sustentou o procurador.

Peça da RTP


Gostaria de salientar um peça da jornalista Margarida Neves de Sousa da RTP que com bastante criatividade resumiu o que estava em causa.


Apesar da qualidade da peça faltou mencionar algumas coisas. Relativamente às "alegadas" contrapartidas, para além da promessa de trabalho para um sobrinho, das camisolas e bilhetes para os jogos na Luz, há também a oferta de bilhetes para jogos fora (logo, pagos pelo Benfica ao clube da casa), acesso a zonas exclusivas do estádio que possibilitavam convívio com os jogadores e mais relevante ainda...

Link da notícia (aqui)
Também faltou dizer nesta peça que a esmagadora maioria dos processos consultados diziam respeito directa ou indirectamente a clube rivais e processos em que o próprio Benfica estava sob investigação. 

MP e assistentes pedem julgamento para todos os arguidos


Segundo a imprensa de hoje, ministério público e alguns assistentes do processo pediram o julgamento para todos os arguidos, incluindo a Benfica SAD. Neste rol de assistentes estão o Sporting, Bernardino Barros ou António Perdigão. Do que saiu na imprensa só há referência a estes três assistentes, mas existem muitos mais que são menos conhecidos do grande público. Sobre eles não há referência na imprensa sobre a presença dos advogados ou dos próprios e se pediram ou não que o processo vá a julgamento.

A posição do Sporting


Miguel Coutinho, na condição de advogado do Sporting foi taxativo. "Esta fase de instrução serviu para confirmar ainda mais os indícios quanto à corrupção". Fico satisfeito pelo Sporting continuar atento a este caso, apesar de o conselho directivo e a comunicação do Sporting se remeterem ao silêncio sobre esta matéria.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

9 comentários:

  1. A RTP fez um pequeno assunto para falar de e-toupeira e pasmem-se fez esse programa as 5 da manha , notando-se que tambem a rtp está com o rabo entalado em tudo que é vigarice encobrindo a banditagem pois já no passado a rtp comporava jogadores para o benfica .

    ResponderEliminar
  2. Mas alguém tem dúvidas das práticas de corrupção de Paulo Gonçalves ?
    E que Luis Felipe Vieira tinha conhecimento destas práticas ?
    É que são muitos processos.

    ResponderEliminar
  3. Onde andas agora ó Rodolfo lampiurso?!? Continuas a pensar no cashball seu burro?!? 😂😂😂🤡🤡🤡🐙🐙🐙🦔🦔🦔🐁🐁🐁

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Doarte, o MP também quer que o ídolo deste blogue e seu braço direito das claques sejam engavetados, recorrendo da decisão das medidas de coacção que lhes foram aplicadas.
      E no Cashball, só passaram os prazos para as medidas de coacção aos arguidos, brevemente pelo que me disseram haverá desenvolvimentos reais e nada simpáticos para o Sporting e antigos dirigentes.

      Eliminar
    2. Ó Rudolfo, podes esperar sentado, porque nem o Sporting, nem o seu Presidente Bruno de Carvalho, jamais compactuam com promiscuidade, aldrabice ou corrupção.

      Eliminar
  4. romão casals, deves ser mais um carnidista que por aqui anda. Quando vens para aqui denegrir o nome do BdC, quando todos nós sabemos que a "cudolfo" é uma toupeira de carnide e uma cumentadeira da pocilga "nova geração de carnide", só podes andar a fazer o trabalho sujo do grupo de crise do carnide.
    Comentem é a mentira do xintra, em que ele afiançou que os traidores retornados não foram aumentados para voltar, quando hoje anda aí a notícia que o Bas Dost foi aumentado em 3M limpos. Isso é que é amor ao clube. Bem tinha razão o BdC, cambada de carneirada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Mário dever ter algum retardamento de compreensão.
      Quando é que foi que eu escrevi alguma coisa contra Bruno de Carvalho?


      Eliminar
    2. Romão, peço desculpa pelo meu lapso, é o que faz ler à pressa.

      Eliminar
  5. Claramente andam a abafar o caso.
    Dantes apenas haviam suspeitas, mas fica claro para todos que existe um acordo entre a CS para abafar o caso do carnide ao máximo. É que as provas são tão claras que dificilmente o caso passará ao lado.
    A unica coisa que falta saber é se o castigo será exemplar (o que duvido) ou se será algo bastante sério, como ficarem 10 anos impedidos de competir.

    ResponderEliminar