quinta-feira, 8 de novembro de 2018

O "pedido de insolvência" da treta


É engraçado verificar que com o tempo, algumas das manchetes que alimentaram capas de jornais, discussões estéreis nas televisões, a oposição interna do Sporting e os rivais, vão agora ficando desmontadas de forma definitiva. O mais recente mito a cair foi o tal pedido de insolvência da Sporting SAD. Vejamos:

"Credor pede falência da Sporting SAD"



No dia 17 de Março de 2018 foi este o destaque de capa escolhido pelo Correio da Manhã. Aqui fica também a notícia completa:


Como podem verificar, a entidade que pediu a insolvência da Sporting SAD foi a Camacho & Nunes, reclamando 511 mil euros à Sporting SAD. 

A resposta de Bruno de Carvalho


No próprio dia em que saiu esta "notícia" do Correio da Manhã, Bruno de Carvalho respondeu através do seu Facebook. Aqui fica o print:


Neste post, Bruno de Carvalho confirmou a entrada do pedido de insolvência, mas garantiu aos Sportinguistas que a SAD nada devia a esta sociedade e que tudo iria fazer para defender o bom nome do Sporting.

Uma história antiga


Importa recordar que o que está em causa nem sequer é relacionado com actos de gestão durante o mandato de Bruno de Carvalho. Este é um assunto que vem da gestão de Godinho Lopes. Recuemos a 2012.

Link da notícia (aqui)

Em Novembro de 2012 foi pedida pela primeira vez a insolvência da Sporting SAD e como podem verificar no título da notícia do jornal Público da época, já o Sporting negava a existência desta dívida. Reparem agora numa notícia do mesmo dia no jornal Dinheiro Vivo. 

Link da notícia (aqui)
Como podem verificar, na altura quem pedia a insolvência da Sporting SAD era a empresa Care, através do advogado João Camacho. 

Mais uma vez, a direcção de Godinho Lopes desmentiu esta dívida: "fonte oficial do clube lisboeta disse à Lusa que “o Sporting está completamente tranquilo porque não deve um cêntimo a essa empresa”, clarificando ainda não ter havido, até ao momento, qualquer notificação formal."

Camacho & Nunes compraram a "dívida" 


Obviamente, a Care não levou avante a sua intenção. Mais tarde, a Camacho & Nunes, uma empresa de recuperação de crédito, comprou a alegada "dívida" do Sporting à Care. Curiosamente, João Camacho, o tal advogado que interpôs o primeiro pedido de insolvência à Sporting SAD em nome da Care é um dos sócios da Camacho & Nunes, a tal firma que em Março deste ano voltou a interpor novo pedido de insolvência da SAD.

É este o senhor de quem vos falo.

Dr. João Camacho

Conhecido o Dr. João Camacho, fica a faltar conhecermos o outro sócio da empresa que queria a insolvência da Sporting SAD. Apresento-vos o senhor António Nunes.


Nesta foto podemos ver António Nunes ao lado Juan Barnabé, antigo guardador do milhafre do Benfica e que foi corrido ao pontapé do clube, literalmente. 

Link (aqui)
No print anterior é possível vermos António Nunes em Nápoles para acompanhar o Benfica. Ao seu lado, José Carlos Amorim, antigo árbitro da primeira categoria. Maravilhoso...

Assunto fechado


Ontem ficamos a saber através da imprensa que a Camacho & Nunes desistiu do processo contra o Sporting. Vejamos agora o destaque dado pelo Correio da Manhã na sua edição de hoje. 


Quase que precisava de uma lupa, mas lá consegui encontrar.

"Insolvência está fora de questão"


Aqui fica a notícia de hoje publicada pelo jornal Ojogo. As versões dos outros dois diários desportivos são iguais a esta. 

Jornal Ojogo de 08/11/2018
Portanto, a Camacho & Nunes desistiu do pedido de insolvência "reconhecendo que a SAD leonina não tinha qualquer dívida". Fonte do Sporting disse ao jornal Ojogo e a todos os outros jornais nacionais que a SAD não procedeu a nenhum pagamento à Camacho & Nunes. Nesse sentido, e uma vez que a empresa reconheceu que não tinha direito a estes montantes, o Sporting também deixou cair o processo de litigância de má fé e de responsabilidade civil por pedido infundado, interposto pela direcção de Bruno de Carvalho em Março deste ano.

Vergonhoso


E é aqui que fico completamente estupefacto com a posição da SAD do Sporting em desistir do processo contra esta gente. Estes senhores utilizaram uma dívida fantasma para pedirem a insolvência da SAD. Uma atitude completamente infundada que colocou em causa o bom nome do clube durante meses e de repente reconhecem que não há qualquer dívida? Querem comportamento mais exemplificativo do que é uma litigância de má fé? Mas esta gente pensa que está a brincar com quem? Que motivações estarão por trás de uma empresa que sabe que não existe qualquer dívida do Sporting e mesmo assim faz este espectáculo mediático todo? E o que dizer do timming em que foi interposta esta acção?

Na notícia inicial do Correio da Manhã, datada de 17 de Março de 2018 é referido que o pedido de insolvência entrou no tribunal no dia 19 de Fevereiro de 2018. Deixo aqui o recorte do 1º paragrafo, mas podem ir acima confirmar.


Para os mais distraídos, este pedido de insolvência deu entrada no tribunal dois dias depois da célebre Assembleia geral realizada no Pavilhão João Rocha. A AG foi no Sábado (17/02) e o pedido de insolvência entrou na segunda-feira seguinte (19/02). Mais uma daquelas coincidências enormes a que se junta o facto de agora a empresa desistir do pedido de insolvência e de reconhecer que afinal não existia dívida nenhuma. Algo que acontece numa fase em que outros órgãos sociais tomaram conta do clube. Bastou o Sporting mudar de liderança para a Camacho & Nunes descobrir que afinal o Sporting não lhes devia nada. É incrível, não é? É quase como se de repente os senhores da Camacho & Nunes tivessem visto a luz.

Face a tudo o que é publico, considero que é absolutamente inaceitável ver a administração da Sporting SAD desistir do processo litigância de má fé e de responsabilidade civil por pedido infundado, contra esta gente. Aceitarem isto de animo leve não levando o assunto até às últimas consequências, defendendo assim de forma intransigente o bom nome e a honra do clube é um acto de gestão absolutamente desastroso e que me envergonha enquanto Sportinguista. 

Os sócios e os accionistas merecem uma explicação cabal. Porque raio desistimos de um processo - no qual temos toda a razão - contra aqueles que durante meses lutaram e alimentaram uma guerra contra o Sporting no sentido de nos fecharem as portas? 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

24 comentários:

  1. Grande post, Mister! Obrigado pelo cabal esclarecimento! Esta direcção que acorde para a vida. Se pensam que os sócios vão querer continuar na ignorância dos últimos meses, estão bem enganados! E felizmente, o Mister tem sido a voz mais activa, mais coerente e factual desta nova realidade! Espero que chegue a mais e mais sócios e sportinguistas!

    ResponderEliminar
  2. Enorme!

    O agachamento de outros bloggers só te faz ainda maior!!

    ResponderEliminar
  3. Mister, a data da notícia em 2018 pode ser considerada suspeita. No entanto, em 2012, quando surgiu a primeira notícia sobre o assunto, o presidente não era BdC mas o Paquetes. Qual terá sido a intenção de lançar esta poeira sobre o Sporting nesse ano?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em 2012 foi a própria CARE a pedir a insolvência da SAD e não conseguiram nada. Esta era já uma derrota anunciada, mas dava jeito voltar a atirar lama para cima do Sporting.

      Eliminar
  4. Voltámos a ser uns bananas moles....é por isto e outras coisas que me afasto do meu clube. Não me revejo neste tipo de servilismo. Lamento

    ResponderEliminar
  5. É nestes pequenos pormenores, como a desistência sem sentido deste processo por litigância de má fé, que cada vez me vou convencendo mais que o derrube de BdC foi uma operação conjunta, muito mais complexa do que à primeira vista possa parecer. Marta Soares, essa personagem sinistra, deu a cara pelo trabalho sujo, mas não passa dum mero peão a soldo de outros interesses muito mais poderosos.
    Acredito que, até pela quantidade de pessoas envolvidas no golpe, não há-de demorar muito tempo até alguém dar com a língua nos dentes. Vamos aguardar serenamente por novos desenvolvimentos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo, não sei se algum dia o saberemos...

      Eu partilho da mesma convicção. Acho que BdC perdeu o norte mas ao jeito dele defendia intransigentemente os superiores interesses do Sporting.

      O Varandas ainda vai ter muito que provar até ganhar a minha confiança. Este caso assim como o do Rui Patrício carecem de uma explicação convincente.

      Eliminar
    2. Outra que me lembrei, que carece de explicação. Se nos contratos dos jogadores estava lá que o recurso de litígios nos contratos era para ser resolvido pela FIFA, porque raio é que esta direção permitiu que seja o TAS a determinar se existe justa causa ou não. Não sei de direito e até pode ser uma explicação simples, mas que me ficou atrás da orelha ficou.

      Eliminar
    3. Se o derrube do Bruno foi uma grande conspiração, então o principal conspirador foi o próprio Bruno

      Eliminar
  6. Mais uma mancha que procuraram atirar para cima do mandato de BdC...

    Continuar com um processo contra essa entidade, que corre o risco de perder, seria o mesmo que ser obrigado a colocar louros na cabeça de BdC, no futuro. Por isso é melhor estar quieto.

    Obrigado croquetes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outra questão pertinente:

      Se Gelson, Podence, Rafael e Ruben perderem no tribunal FIFA isso seria mais uma vitória moral para o destituído? Mais uma desistência jurídica à vista?

      Eliminar
  7. Lamento, mas continuo com aquele proverbio português. " Quem não sente não é filho de boa gente" Os sportinguistas são leões e não carneiros. Precisamos de uma explicação cabal para esta atitude de passividade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o teu ex-presidente e que vos chamou a todos de carneiros

      Eliminar
    2. Não chamou a todos, chamou precisamente aos que comem tudo o que a jornalada ia dizendo. E hoje percebemos o quanto ele tinha razão.

      Eliminar
  8. Muito bem.Longa vida ao Mister e ao seu blog ;)

    ResponderEliminar
  9. Obrigado Mister, tu és daqueles soldados que valem por mil! Bem haja!

    ResponderEliminar
  10. Nunca comento mais leio todos os posts. Hoje chegou o dia: OBRIGADO

    ResponderEliminar
  11. É simplesmente vergonhoso que os atuais responsáveis do meu clube continuem em silêncio e deixem cair um processo contra a actividade destes energúmenos que dolosamente atingiram o SCP.
    Que o grande Mister continue a sua luta pela verdade, que é também a luta de todos os homens de boa vontade e de todos aqueles que pensam que a falsidade não pode vencer.

    ResponderEliminar
  12. Obrigado Mister.

    Longa vida e força para continuar!

    ResponderEliminar
  13. Um erro no post: na parte que escreve "foi corrido ao pontapé do clube, literalmente", a figura correspondente desta legenda é a Imagem 3.

    ResponderEliminar
  14. E os palhaços da ERC, o que têm a dizer de mais estas fake news do Cloaca da Manhã?

    ResponderEliminar
  15. Depois de mais um lapidar acto de amor ao pais e aos portugueses, de dar um exemplo do que é de facto o politico em Portugal, com o que ele se preocupa, muito mais do que servir Portugal e os portugueses

    https://www.youtube.com/watch?v=4oq_L8yaijo

    Não tenho qualquer duvida que as tais grandes aquisições do clube da corrupção, Ronaldo, Messi e Neymar, são nem mais nem menos que a seita Costa, Centeno & Rebelo.

    O pais e os portugueses que se lixem com um F muito grande, ver o futebol é muito mais importante.

    O ticker para este gajo - FDP.

    ResponderEliminar
  16. Ao que parece o Varandas aceita perto dos 22milhões de euros pelo Gelson,um jogador que tinha uma cláusula de 100milhões.Grande Presidente e ainda bem que temos o "salvador" do JMendes para nos "ajudar".
    Parabéns bananinhas.

    SL

    ResponderEliminar