quarta-feira, 7 de novembro de 2018

As remunerações das administrações da SAD´s dos "3 grandes"


Fechado o ciclo da presidência de Bruno de Carvalho no Sporting e uma vez que na passada quarta-feira a Benfica SAD publicou finalmente o seu ReC relativo ao exercício de 2017/2018, é possível fazermos um balanço e um comparativo em relação aos rivais, relativamente a um tema que foi sempre de muito interesse para alguns jornais e adeptos leoninos: as remunerações dos administradores do Sporting, nomeadamente do seu presidente. 

Os números individuais


No quadro seguinte é possível verem os vencimentos de todos todos os membros do conselho de administração de Sporting, Benfica e Porto desde o primeiro exercício de Bruno de Carvalho no Sporting. Importa referir que estes dados são totais, ou seja, incluem remunerações fixas e também as remunerações variáveis durante os exercícios em causa.


Como podem verificar, os 4 membros do conselho de administração da Sporting SAD estão no final da lista. Pelo meio apenas Angelino Ferreira que numa época conseguiu auferir mais do que Guilherme Pinheiro auferiu em 5 épocas e mais do que Rui Caeiro auferiu em 3 épocas. Já Antero Henrique foi administrador da SAD por pouco tempo até sair para o PSG.

Fiquem com os dados graficamente para perceberem melhor as diferenças:


O administrador mais bem pago do país é Pinto da Costa que teve remunerações superiores a 3M durante este período. Em segundo lugar está Domingos Soares de Oliveira com cerca de 1,7M.  Durante este período, Bruno de Carvalho foi o 7º administrador de SAD mais bem pago do país.

Todos os administradores do Porto e Benfica ganharam muito mais do que Bruno de Carvalho. Reinaldo Teles e Fernando Gomes ganharam mais do dobro de Bruno de Carvalho, sendo que Fernando Gomes só não está na mesma situação dos outros dois administradores do Porto porque não entrou no início do exercício 13/14. Mesmo assim auferiu mais 538 mil euros do que Bruno de Carvalho.

De salientar que Rui Costa auferiu mais 410 mil euros do que o Presidente do Sporting. E conseguiu fazê-lo sem dar a cara pelo clube, mesmo em momentos complicados como os que o Benfica vive actualmente. 

A evolução dos vencimentos na Sporting SAD


Importa recordar que o aumento que se foi verificando nos vencimentos da Sporting SAD se deve a uma política de contenção inicial levada a cabo pela administração de Bruno de Carvalho. Aqui fica a recordação:

Link da notícia (aqui)
Face ao momento financeiro catastrófico deixado por Godinho Lopes, a direcção de Bruno de Carvalho decidiu propor aos accionistas remunerações muito abaixo dos valores praticados no mercado. Durante este período Bruno de Carvalho auferiu 5000 mil euros brutos e os restantes administradores auferiam cerca de 3500 euros. Como podem verificar no print da notícia, esta decisão foi tomada em AG em Setembro de 2013. 

Dois anos passados e depois de a SAD do Sporting ter recuperado financeiramente do buraco de perto de quase 100 milhões de euros deixado por Godinho Lopes, foi proposto aos accionistas a retoma a uma situação de normalidade nas remunerações dos administradores da SAD. 

Link da notícia (aqui)
Nessa AG de Setembro de 2015 foi aprovado o aumento da remuneração fixa do Presidente da Sporting SAD dos 5000 euros brutos para os 10.500 euros brutos. Os restantes administradores da SAD também passaram dos 3500 euros para os 7000 euros brutos. Como estas alterações já tinham sido aprovadas pelos sócios foi necessário proceder aos respectivos acertos por retroactivos desde a data da aprovação dos sócios, motivo pelo qual no exercício de 15/16 os valores são mais elevados. 

Os números gerais



Em termos gerais os valores pagos por Sporting e Benfica estão próximos, com a diferença que a SAD do Benfica tem apenas dois administradores enquanto que a SAD do Sporting tinha 4 administradores. Mas aqui o principal destaque tem de ir para as remunerações completamente astronómicas pagas pela SAD do Porto. Estamos a falar de quase o dobro de Sporting e Benfica juntos. Dá que pensar.

Também dá que pensar que o conselho de administração da Sporting SAD tenha custado cerca de 2M por 5 anos de trabalho. Tanto quanto José Peseiro e os seus adjuntos levaram para casa por 4 meses de trabalho no Sporting.

Para fechar


Fica assim feito um balanço final relativamente a uma matéria que fez correr tanta tinta no Correio da Manhã. Relativamente às remunerações do novo conselho de administração da SAD, importa esclarecer que os valores ainda não foram deliberados pela comissão de accionistas, mas segundo a informação que consegui apurar deverão manter-se inalterados.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

8 comentários:

  1. e o Vieira vai buscar a fortuna a onde se anda à 15 anos sem ordenados?? como sobreviveu até hoje?

    herdou alguma fortuna dos Pais ou Avós?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vieira estaria em primeiro lugar nesta lista se fosse tudo BEM apurado.

      Eliminar
  2. tanto folclore na CS e afinal descobre-se isto

    o SCP paga demais? e afinal...

    afinal quanto se estima que vá ganhar JJ no regresso ao slb?

    ResponderEliminar
  3. E se houver corrupção demito-me, ou melhor...instalo-me no hotel da Carregueira!

    ResponderEliminar
  4. As contas da última tabela referentes ao benfica estão mal feitas - falta no total o valor da última época

    ResponderEliminar
  5. Para se poder fazer uma comparação tem que se analisar os resultados das administrações.
    O resultado das receitas e também os desportivos da sad do Sporting são muito inferiores, logo,
    esta comparação está incompleta.
    F. Batista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não está incompleta, é falsa e está mal feita. Própria de um ignorante. E apagaram-me o comentário que revelava a ignorância desta gente com números verdadeiros enquanto manipulam a realidade com números falsos.

      Eliminar
  6. Great job man,I really appreciate your work as i was really in need of PS4 Jailbreak I am excited to jailbreak my PS4.

    ResponderEliminar