quarta-feira, 3 de outubro de 2018

O caso do "Diabo Vermelho"


Na edição desta semana o jornal Expresso publicou um artigo muito relevante sobre o processo e-Toupeira e as suas ramificações a outros casos judicias. O artigo pode ser lido (aqui)

O ofício dirigido a Luís Filipe Vieira


No documento da acusação do processo e-Toupeira divulgado pelo site "Mercado de Benfica", ficamos a saber que Paulo Gonçalves recepcionou um oficio dirigido a Luís Filipe Vieira, entregue em mãos pelo inspector-chefe da PJ. 

Print retirado da acusação revelada pelo "Mercado de Benfica"

Esse oficio versava sobre uma investigação relativa a "factos susceptíveis de configurar crime de corrupção passiva praticado por funcionários do Centro Distrital de Lisboa da Segurança Social". Como é possível verificarmos pela acusação do processo e-Toupeira, os investigadores da PJ queriam informações do Benfica relativamente a uma série de créditos feitos num conta titulada pela SAD do Benfica. 


Uma "toupeira" trabalhadora


Vamos recordar a acusação relativa a esta matéria.

Print retirado da acusação revelada pelo "Mercado de Benfica"
Portanto, o ofício é recepcionado por Paulo Gonçalves pelas 14:30h de dia 19 de Abril de 2017 e cerca de três horas depois, José "toupeira" Silva já estava a consultar o processo. Curiosamente, no dia seguinte José "toupeira" Silva consultou este processo mais 5 vezes. No total o processo foi consultado por 13 ocasiões. 

Importa dizer que o Jornal Expresso acrescenta que o número do processo constava do oficio dirigido a Luís Filipe Vieira. Logo, não será muito descabido presumir que Paulo Gonçalves passou o nº do processo a José Silva para que este fizesse a pesquisa. É também esta a interpretação do MP.

Ó Diabo...


O Jornal Expresso teve acesso ao tal ofício remetido a Luís Filipe Vieira e acrescenta informação que não consta na acusação divulgada pelo site "Mercado de Benfica". Segundo o Expresso os tais créditos feitos na conta da Benfica SAD "eram provenientes de uma conta do Novo Banco que pertencia a João Costa, um motorista que fazia parte dos Diabos Vermelhos". Segundo o jornal o sujeito é conhecido no mundo dos claqueiros por "Janita". 

Por esta altura, o "diabo vermelho" estava a ser investigado pela PJ por "suspeitas de receber transferências monetárias do irmão, um funcionário da Segurança Social. Dinheiro proveniente dos negócios de atribuição de números falsos da Segurança Social e que era depositado em várias contas bancárias que João Costa tinha em diferentes bancos"

Segundo o Expresso, João Costa é acusado de "um crime de branqueamento de capitais em coautoria e outro de posse de arma proibida no âmbito deste processo de corrupção entre funcionários da Segurança Social". O "Janita" está neste momento em liberdade com termo de identidade e residência. 


"Nunca sube..."


Os jornalistas do Expresso confrontaram o Benfica com esta matéria mas os "encarnados não esclareceram as dúvidas". O silêncio do Benfica é ensurdecedor, até porque no ofício da PJ dirigido a Luís Filipe Vieira são pedidas justificações à SAD do Benfica para um período de 2 anos, o que demonstra um comportamento reiterado relacionado com estas transacções.

O Expresso também recolheu uma reacção do advogado de João Costa, que disse que o dinheiro creditado na conta da Benfica SAD é referente a "camisolas e cachecóis". Já lá vamos.

Por falar em Segurança Social...


Na acusação publicada pelo site "Mercado de Benfica" podemos encontrar esta preciosidade. De acordo com a acusação, "Paulo Gonçalves solicitou, a pessoa não identificada, a pesquisa nas bases de dados da Segurança Social de elementos referentes a dois colaboradores do Sporting Clube de Portugal e das entidades patronais". Importa ainda dizer que nas buscas feitas ao gabinete de Paulo Gonçalves no Estádio da Luz foram encontrados documentos da Segurança Social referentes a funcionários do Sporting. 

A ver se nos entendemos 


Dizem os cartilheiros que Paulo Gonçalves não tem qualquer ligação a José "toupeira" Silva nem nunca fez nenhum pedido a um funcionário judicial. A realidade é que três horas depois de Paulo Gonçalves receber um oficio com um número de um processo, esse mesmo processo está a ser consultado em Fafe por José Silva. Provavelmente, José Silva ao colocar os dados de um qualquer processo relacionado com a sua actividade, enganou-se num dos números e foi parar a este caso. E repetiu o "erro" por mais 12 ocasiões. Se não for esta a "desculpa" andará lá perto. Ou isso, ou ocorreu algum fenómeno paranormal que só o bruxo de Fafe possa esclarecer. 

Depois, morre definitivamente a teoria que diz que a Benfica SAD e a administração da SAD não estão directamente ligadas a estes comportamentos. Ora, se Paulo Gonçalves estava a agir sem conhecimento da administração - como defendem alguns patetas - porque raio é que pediu para que fosse consultado um processo sobre um caso em que o Benfica nem sequer é visado directamente e onde só foi pedido um esclarecimento ao presidente da SAD? Porque é que Paulo Gonçalves iria cometer um crime por algo que nem sequer lhe diz respeito? Se o assunto era com Luís Filipe Vieira, para quê meter-se nisto? 

E mais, porque será que o Benfica tem tanto interesse neste assunto quando nem sequer é parte interessada? A não ser que seja mesmo uma parte interessada. Grande ou pequeno, o interesse foi suficiente para que fosse cometido mais um crime. E já agora, porquê a pressa? Se calhar a investigação deste caso relacionado com a segurança social tocou em algum ponto sensível da tal "estrutura que está 10 anos à frente da concorrência", não? 

Morre também a teoria de que Vieira "nunca sube" de nada. Então o oficio está em seu nome e não sabe de nada? Não sabe o que Paulo Gonçalves fez? Mas há alguém que acredite nisto? 

Há ainda outra questão que acho particularmente relevante e reveladora. Então o Expresso contacta o Benfica sobre esta matéria e o departamento de comunicação do clube opta por não responder. Com tanto "camelo" a pregar no deserto, não há um que dê explicações? Perante um caso desta gravidade o Benfica nada diz? Não desmente? Não dá uma explicação aos seus sócios, adeptos e accionistas? Que passou se? Se tivessem uma justificação plausível para estes créditos efectuados ao longo de dois anos numa conta da Benfica SAD não teriam dito de imediato ao Expresso? 

Também acho particularmente relevante que a desculpa dada pelo advogado do "diabo vermelho" para os créditos em conta do Benfica efectuados pelo seu cliente, tenha sido a compra de camisolas e cachecóis do clube. Portanto, João Costa comprava camisolas e cachecóis do clube e a forma de efectuar o pagamento era através de créditos em conta da SAD do Benfica. Mas há alguém que acredite nisto? Onde estão então as facturas do material? E já agora, de quanto é que estamos a falar? Talvez nos próximos dias se saiba mais sobre isso. 

Para fechar, é também particularmente interessante que na acusação se mostre que Paulo Gonçalves teve acesso a uma série de informações da segurança social do Sporting e dos seus trabalhadores. Só poderá ser coincidência o facto do irmão de João "Janita" Costa trabalhar na Segurança Social. Apenas e só, mais uma coincidência...

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

7 comentários:

  1. Os temas que realmente interessam! A pouca vergonha continua com o TAD e FPF a fecharem os olhos as interdicoes do carnudo.. E o silêncio do Sporting é incompreensível a não ser que um dos capitães ao sair tenha dito foda se e se crie um caso para abafar outros...

    ResponderEliminar
  2. O Janita nem sabia o que fazer a tanta guita, vai daí trocava-a por cachecóis e equipamentos do Benfica. Seita de pataqueiros maldita.

    ResponderEliminar
  3. as toupeiras de serviço ainda não comentaram esta nova publicação? está cada vez mais difícil inventar mentiras para defenderem a organização deles.

    ResponderEliminar
  4. ruben dias expulso? ah espera foi uma competição da uefa

    ResponderEliminar
  5. https://www.dn.pt/desportos/interior/sporting-multado-devido-ao-comportamento-da-mascote-jubas-9945258.html

    (flash interview no final SCP 2 - Marítimo 0)

    Quando se trata de castigar o SCP são rápidos.
    Para termos a cereja em cima do bolo só faltava castigarem BF por ter entregue o prémio que recebeu a Mané.

    O que foi escrito:
    "No final do jogo a mascote do Sporting, aquando o direto do superflash, entrou no relvado, colocou-se primeiro atrás do backdrop, depois na frente e abraçou o jogador do Sporting na entrevista, perturbando a normal realização da superflash".

    Mas será que o BF e o jornalista se sentiram alguma vez perturbados durante a flash?
    Se a prepotência pudesse ser tributada pelo fisco...

    ResponderEliminar
  6. grande mister!!! só encontro este cirtcuita para comunicar consigo? há alguma maneira de eu dar sugestões? não é para trocar ideias...isso faço aqui...é para dar ideias para um ou dois posts que poderiam ser feitos...grande abraço e continuação de um bom trabalho...Rui Q. C.

    ResponderEliminar
  7. sao todos uma cambada de camelos azuis e verdes com sintomas de raiva futebolistica por serem tao baixos que nao conseguem levantar as calcas, nos azuis temos o fabuloso apito dourado pena que tenha esgotado a fruta,nos verdes ainda se paga para ganhar campeonatos de andebol

    ResponderEliminar