segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Eleições 2018


Os sócios do Sporting CP escolheram no passado sábado os novos órgãos sociais numa eleição que consagrou Frederico Varandas como o 43º presidente do Sporting CP. E aqui está o primeiro ponto de reflexão.

Permanente instabilidade directiva


O Sporting é o "grande" com mais presidentes (43). Por comparação, Pinto da Costa é o 39º presidente do Porto e Luís Filipe Vieira é o 33º presidente do Benfica. 

Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira coexistiram em simultâneo com 6 presidentes do Sporting: Dias da Cunha, Filipe Soares Franco, José Eduardo Bettencourt, Godinho Lopes, Bruno de Carvalho e Frederico Varandas. Importa também dizer que de 1974 até hoje, o Sporting vai no seu 12º presidente. O Benfica no 8º e o Porto no 2º. Se considerarmos o sec.XXI ficamos com o seguinte: Sporting 7 presidentes, Benfica 2 e Porto 1.

Tudo isto demonstra cabalmente a enorme instabilidade directiva do Sporting. Algo que prejudica gravemente o clube e infelizmente, não me parece que acabe tão cedo. É importante pensarmos todos nisto.

Recorde de votantes 


Cliquem na imagem para aumentar

Esta foi a eleição mais participada da história do Sporting com 22400 sócios participantes, tendo batido o recorde da eleição de 2017 que teve Bruno de Carvalho frente a Pedro Madeira Rodrigues. É muito interessante verificarmos que desde as eleições de 2006 o número de votantes tem vindo sempre a aumentar de forma significativa. 

A abstenção


Até 2011 os sócios poderiam regularizar as suas quotas no próprio dia da eleição e assim participarem no acto eleitoral. Algo que não permitia que fossem divulgados os cadernos eleitorais antecipadamente e obter o número total de sócios aptos a votar. Situação que foi alterada na AG de 2012 no Pavilhão Atlântico. As eleições de 2013 foram o primeiro acto eleitoral com cadernos eleitorais divulgados antecipadamente. Aqui ficam os dados.


Este quadro é bem elucidativo do crescimento do número de sócios que ocorreu durante o período em que a direcção de Bruno de Carvalho esteve à frente do clube. Em 2013 - ano em que Bruno de Carvalho foi eleito presidente - cerca de 32 mil sócios tinham capacidade de voto. Cinco anos depois esse número subiu para os 51 mil sócios. Este facto é bem demostrativo do crescimento ao nível dos sócios que ocorreu no mandato de Bruno de Carvalho e que os mesmos de sempre querem "abafar".

Olhando para estes dados conseguimos perceber que as eleições de passado sábado foram as eleições com mais votantes, mas não foram as eleições com menor abstenção. Desde que os cadernos eleitorais foram tornados públicos as eleições com menor abstenção foram as que opuseram Bruno de Carvalho a José "Peyroteo" Couceiro. Nessas eleições 49,36% dos sócios aptos a votar estiveram no acto eleitoral. 

Dados finais


Até ao momento o Sporting não divulgou os dados oficiais finais de todas de todas as vertentes relacionadas com estas Eleições. Falo dos totais dos votos por correspondência, dos votos por cada uma das urnas, etc. Esperemos que todos esses dados sejam disponibilizados no jornal Sporting. De qualquer forma, há imagem dos resultados globais. 


É muito interessante verificarmos que sem a ponderação de votos pela antiguidade o vencedor teria sido João Benedito. O antigo guardião do futsal leonino teve ao seu lado 9735 sócios, sendo que Frederico Varandas teve apenas 8717. Estamos a falar de uma diferença de mais de 1000 sócios. Mais uma vez foram os sócios com mais antiguidade a fazerem pender a balança para um dos candidatos.

Relativamente a esta questão considero que deve continuar a existir uma diferenciação entre os sócios em função do número de anos de filiação, mas nunca pode ser tão grande como a que está em vigor. Nos últimos anos já se diminuiu um pouco essa diferença, mas é preciso ir mais longe. Substituir o máximo de 21 votos por 10 votos seria o mais justo, na minha opinião. 

Os Sócios são soberanos


Bem ou mal - o tempo julgará - os Sportinguistas decidiram, está decidido. Frederico Varandas é o novo presidente do Sporting e merece por parte de todos os Sportinguistas o máximo respeito e apoio no início da sua caminhada. Respeitar o novo presidente do Sporting é respeitar a vontade da "maioria" dos sócios, mesmo não concordando com eles.

A minha opinião sobre Frederico Varandas é conhecida de todos, mas isso não me fará tornar em tudo aquilo que sempre critiquei na vergonhosa oposição que foi feita a Bruno de Carvalho. Criticarei e aplaudirei o que for sendo feito consoante a minha visão e aqueles que considero serem os superiores interesses do Sporting. 

Desejo a Frederico Varandas e aos restantes membros dos órgãos sociais a maior sorte do mundo. A sorte deles será a sorte do nosso Sporting. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

16 comentários:

  1. A memória dos povos é curta, as pessoas são ingratas, principalmente quando alguém de fora lhes promete contrapartidas.
    No entanto há pessoas honestas, que perante as traições ficam desgostosas da vida e colocam o fim a isto. Para ir lembrando, enquanto saboreiam o café:
    https://www.impala.pt/noticias/portugal-e-o-mundo/bruno-de-carvalho-tiro-na-cabeca-despedida/
    Despedida:
    https://www.youtube.com/watch?v=cFsoAxFgad0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente receio que BdC siga o caminho deste apoiante e em parte deve-se aos seus fieis continuarem a dar-lhe força quando está a vista de todos que o seu ciclo chegou ao fim por única e exclusiva responsabilidade de BdC.

      O seu internamento hospitalar por excesso de medicação é preocupante.

      Há muito que chamo atenção que o ciclo de BdC chegou ao fim, nunca soube respeitar a opinião dos sócios, entendeu que o clube era seu e como tal os sócios e adeptos deveriam ser os seus cordeiros, ou se quiser os seus fieis.

      Atenção fui vontade e apoiante de BdC, mas chega uma altura que é necessário dizer basta.

      Mais... o homem não consegue reconhecer os seus erros, faz-me lembrar alguns lideres religiosos... e fico por aqui.

      Eliminar
    2. Vê-se que és uma pessoa extremamente esclarecida, com uma visão fantástica, tipo toupeira?!?! Coincidências?. A mim o que me preocupa há muito é a falta de visão de muitos Portugueses e a sua cobardia, que os impede de ver o óbvio e, mais não digo.

      Eliminar
    3. Gostava de saber o que é óbvio para si? responda se souber.
      Com que então o caro Mario é um visionario, vê o que mais ninguém vê.

      Aguardo resposta

      Eliminar
    4. Ò Mario Marques. Vai vender biblias para outra paróquia !!!

      Eliminar
    5. Concordo plenamente com Mário Marques, só nao ve kem nao ker. O actual presidente esta no cerne do que se passou em Alcochete e é o testa de ferro de quem idealizou toda esta golpada.

      Eliminar
  2. Dos 5000 votos por correspondência 2300 foram nulos mas nas contas finaos não aparecem esses números. Como fazem essas contas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouvi falar nisso. Quero ver primeiro se o jornal Sporting publica todos os resultados.

      Eliminar
    2. O JMS falou do tema aquando da indicação do número total de votantes. Em princípio, tratar-se-ão de "votos" que foram enviados por correio, mas que não tinham condições para ser considerados como votos. Por exemplo, sócios que não tinham a assinatura reconhecida notarialmente ou por advogado.

      A ser assim, concordo em que não devem ser considerados como votos, mas sim como abstenção. Aguardemos.

      Eliminar
  3. "Criticarei e aplaudirei que for sendo feito consoante a minha visão e aqueles que considero serem os superiores interesses do Sporting."

    Farei do mesmo modo, tal como tenho feito nestes 35 anos que levo de sócio

    ResponderEliminar
  4. Mister, os meus parabéns por ter se mantido integro e não ter seguido o caminho do Artista do Dia, em se ter vendido aos interesses.

    Respeito o por isso.
    E se querem a prova de que o Mister não tem nenhum incentivo ... Basta ver que desde que BdC foi destituído, ele manteve na mesma as suas ideias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outro que anda a promover o fim trágico do BdC.

      Eliminar
    2. Não ando a promover nada pois esse fim já aconteceu.
      Quem és tu para questionar seja o que for?

      Eliminar
  5. Caro Mister, aplaudo a posição tomada e a primeira análise aos mesmos. Embora eu não goste, foram os resultados que foram e agora há que aceitar.

    Mantenha por favor o excelente trabalho, coerente como sempre na defesa intransigente dos interesses do grande SCP!

    Se não for pedir demais, seria interessante uma análise mais aprofundada aos resultados inclusive das restantes listas.

    Para mim o facto mais relevante e que merece uma séria reflexão é o J.B. ter bastante mais votantes mas ter menos votos...
    Enfim, são as regras que temos, mas o que poderá significar este dado para o futuro?

    ResponderEliminar
  6. Todos estes números sao mentira. Este jamais será meu presidente.

    ResponderEliminar
  7. As Varandas Desconsoladas

    De um gabinete surgido, onde nunca esteve escondido,
    direito a um balneário revirado por vândalos e bandidos,
    fonte de tanto alarido, não só o vivido e ouvido,
    sofrimento e desespero de tanto profissional afligido,
    como posteriormente o lido e relido, filmado e transmitido,
    que o próprio se encarregou de propagar sorrindo.

    Saído da bruma obscura, depois de abandonar funções,
    ainda mal desertado e já fazendo várias confissões
    de candidato a Presidente de um Clube, sem eleições,
    onde não havia paz nem tostões, só as suas razões...

    O novo eleito, selecto e ungido, lesto na tomada de posse
    mas após desaparecido, excepto quando é para as poses
    ou o discurso circunstancial florido, o chamado "enchido",
    que demora em fazer, mais que um discurso fluído, sentido.

    Diz que p'ra ele o futebol é o mais fácil,
    e pouco mais ele diz sem encravar.
    Diz que foi capitão com missão difícil,
    oficial médico em Kandahar - sem desertar!
    Habituado a ganhar com inferior contigente militar
    tal como ganhou com os poucos que nele foram votar!

    Sua primeira grande campanha, com palco para brilhar,
    ao verde Minho foi liderando, p'ra unir e triunfar,
    uma espécie de Sporting que só ao Sporting quer ganhar,
    na tribuna sentado, ao lado do Salvador da Britalar,
    que tanto fez para agradar, mimetizar e complementar...
    no fim só perdeu por um, pouco mais se pôde amanhar.

    Como as varandas são consolas, fácil é nelas ganhar.
    Mas o Sporting não é brinquedo ou Playstation,
    as varandas paulatinamente cedem, desconsoladas,
    e fecham-se em Marquises para se consolar.

    ResponderEliminar