terça-feira, 4 de setembro de 2018

Análise à sondagem da Cofina


Aqui fica a análise à sondagem que foi hoje publicada pelos diários da Cofina.

Total Global


Cliquem para aumentar

Frederico Varandas e João Benedito muito próximos na casa dos 36%-37%. A fechar o pódio está José Maria Ricciardi com 14%. Dias Ferreira em 4º lugar com 7% e depois 3 candidatos irrelevantes que não chegam aos 2%.

As 5 faixas etárias


A sondagem agrupou os sócios por 5 faixas etárias: (18-24), (25-34), (35-44), (45-54) e +55.

Votos por faixa etária - Cliquem para aumentar
Como podem verificar, João Benedito ganha em 4 das 5 faixas etárias definidas pela sondagem. Por partes: 

- 18-24 anos - Benedito tem 42% contra apenas 24% de Varandas. Uma diferença de quase 20%
- 25-34 anos - Benedito ganha com maioria absoluta (52%) contra apenas 30% de Varandas.
- 35-44 anos - Benedito ganha com 39% contra 26% de Varandas. 13% de diferença
- 45-54 anos - Benedito ganha com 31% contra 27% de Varandas. Aqui os dados já são bastante equilibrados. 
- +55 anos - Varandas ganha com 38% contra apenas 19% de Benedito. Destaque para os 18% de José Maria Ricciarid que consegue captar tantos sócios como João Benedito. 

O melhor e o pior registo de cada candidato


- Frederico Varandas e José Maria Ricciardi têm o mesmo perfil de voto: Melhor desempenho nos mais velhos (+55) e pior desempenho nos mais jovens (18-24). 
- Benedito tem precisamente o resultado oposto ao dos rivais Ricciardi e Varandas. Neste caso, Benedito tem um extraordinário desempenho entre os mais jovens (18-24), onde consegue uma "maioria absoluta". O pior desempenho está mesmo nos sócios com mais de 55 anos.
- Dias Ferreira tem uma votação homogénea entre as várias faixas etárias. Consegue o melhor desempenho entre os sócios com mais de 55 anos e está pior nos sócios entre os (25-34).
- Os desempenhos dos outros candidatos são demasiado curtos para serem analisados.

Uma clara divisão geracional


Decidi agrupar estes dados em dois grupos. Um grupo dos 18-44 e um segundo grupo com os sócios com +45 anos. Aqui ficam os resultados.


Nos mais jovens, Benedito leva clara vantagem com 44% das preferências. Varandas fica com 27%. José Maria Ricciardi e Dias Ferreira têm comportamento semelhante na casa dos 4%. 

Nos mais velhos, Varandas consegue liderar com 34%. Benedito fica em segundo lugar com 24% dos votos e José Maria Ricciardi consegue estar próximo com uma votação na casa dos 18%. Dias Ferreira fica pelos 7%. 

Resultados globais



Como se pode verificar, João Benedito e Frederico Varandas estão muito próximos e o resultado pode cair para qualquer lado. 

1 sócio = 1 Voto


Se estivéssemos perante uma eleição em que cada sócio tivesse apenas direito a um voto seriam estes os resultados da sondagem.

Com "1sócio=1voto" a vantagem de João Benedito seria ainda maior para Frederico Varandas. Eliminando os brancos, nulos, não votam e os que não sabem e não respondem ficaria assim organizado os valores.

Benedito ganharia cerca de 4,5%, José Maria Ricciarid perderia cerca de 3,3% e Varandas ficaria praticamente na mesma posição. 

Regresso ao passado


Estes dados fazem em tudo lembrar a eleição de 2011. Afinações à parte, Bruno de Carvalho conseguiu o apoio de mais de seis mil sócios, enquanto que Godinho Lopes conseguiu apenas 4500 apoiantes. Quem acabou por fazer a diferença foram os sócios mais velhos que estiveram ao lado de Godinho Lopes. Esta questão fez toda a diferença na altura como poderá fazer nestas eleições. Os dados demonstram que João Benedito tem um número de apoiantes muito superior ao de Frederico Varandas, mas nas faixas etárias mais jovens, onde o número de votos é menor. Veremos quem leva a melhor nesta luta geracional. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

7 comentários:

  1. Ha malta que continua a não gostar de uma coisa chamada democracia. SE concordam se votarem como eles ou se virem as coisas como eles. Se assim não o fizermos toca a catalogar e denegrir. Os exercícios de um sócio um voto valem tanto como os de sócios com mais de 20 anos de sócio terem 1000 votos.

    Regresso ao passado seria termos um louco à frente do clube, isso sim.

    Pergunta ao blogger? Com tudo o tem sido dito ainda apoias o Bruno de Carvalho? Como pode um homem que é traído (segundo o próprio) por todos os que escolhe para o seu circulo mais próximo (Carlos Vieira, Eduardo Pinheiro, Marta Soares, Eduardo Barroso, Vitor Ferreira, Elsa Judas, Jorge Jesus, Marco Silva... a lista não tem fim) ser presidente do quer que seja?!?!?Se ele tem razão em tudo o que diz, em última análise, não sabe escolher pessoas. Rodera.se de uma equipa boa é o principal papel de um lider. Como se sente o blogger ao ouvir as criticas ao chefe dos contabilistas cujo nome foi tão elogiado neste blog? EM que ficamos? È que não o vejo a escrever uma linha sobre isso. Mas mesmo assim ainda continua a dar eco ao discurso dos indefectíveis, daqueles que nem com a realidade a entrar-lhes pelos olhos a dentro conseguem ver. Coninuam nos rumores e diz que disse sem apresentarem um dado, o último são sob o abrigo do anonimato lançarem rumores a dizer que o Varandas é um testa de ferro do Godinho Lopes. Vindo de onde vem é apenas um reconhecimento à qualidade à equipa do Varandas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao querendo ser muito mal educado, mas se seguisses o blog ja aqui foi dito pelo mister num post recente (nao me lembro de qual) que o mister nao tem condiçoes para apoiar BdC.
      Cometeu muitos erros é certo, assim como muitas coisas boas, sempre o apoiei e continuo a achar que se nao fossem alguns erros que cometeu (que lhe custaram muito caro, é chato) teria condiçoes para ser o melhor presidente desde joao rocha (o que nao é dificil volhando para os presidentes desde entao)

      Agora, por apontar os defeitos aos atuais candidatos nao quer dizer que se apoie BdC. Eu proprio sempre o apoiei e digo que nao tem condiçoes para la continuar porque esta completamente queimado e toda esta situaçao ainda lhe deu mais a volta à cabeça e o deixou mais parvo do que o que ja era.

      O triste é ver sportinguistas a atacar outros sportinguistas e a chamar de brunista so porque estao contra os atuais candidatos (novamente nao implicando que sejam a favor do BdC).
      É triste porque quem olha para os candidatos e vê que claramente nao ha um candidato forte nao pode criticar porque é logo um brunista extremista e ja nao é sportinguista.

      Dito isto, continuo com a minha opiniao que nao ha um candidato a altura para presidir o sporting. E é triste ter que se estar a discutir para escolher o "menos mal" que aqui fica evidente que é entre escolher um ex-guarda-redes e um médico, sem lhes tirar merito pelo trabalho deles e respectivas profissoes, mas para mim nao são boas alternativas

      Eliminar
    2. És Jovem não és, Diogo ?

      Se me lembro bem até o João Rocha saiu com tricas... assim que enfraqueceu a sua posição, não faltaram as facas nas costas, e candidatos para a "cadeira".

      Depois vê uma coisa, se não fosse "o louco" não tinhas "democracia" agora, e teria sido a melhor coisa que faria nos últimos 3 meses, em vez do ERRO CRASSO de marcar a AG de 23 de Julho, no meio da mais vil e PUTRIDA campanha da JORNALIXEIRADA CORRUPTA E TENDENCIOSA (a marcar só em Setembro e fora de qualquer campanha dos INIMIGOS do Sporting).

      O excesso de confiança era tanta depois de 2 votações de ~90%... q talvez levou a cometer erros demasiados, sendo o último fatal para a continuidade... mas nunca ninguém deixou de ser Sporting...

      VOLTAR AO PASSADO... se fôr o passado recente, em que o Sporting passou de 95 mil sócios para 172 mil, culminando com esta época finda (), onde entre Masculino e Feminino, por equipas e individuais, em todos os escalões etários até seniores, o Sporting conquistou para aí 200 títulos, 4 dos quais de Campeão Europeu, mais q todos os outros clubes de nemeada juntos, SENDO O ANO DE MAIOR SUCESSO DOS 112 ANOS DE HISTÓRIA, então chama-me apoiante de "loucos" POR FAVOR Diogo... em vez de estares a INSULTAR 78 mil sócios q entraram nos últimos 5 anos, q venha outro "louco" q faça entrar mais 78 mil sócios (para 250 mil) no próximo mandato, e conquiste mais de 200 títulos por época com mais de 4 de Campeão Europeu... Venha ele...

      Disto não fala a JORNALIXEIRADA... fala é q o Sporting precisa de mais de 100 milhões Tesouraria, esquecendo-se q comprar VMOCS não é um custo é Capital... e mesmo assim esquecendo-se que o Sporting tem de longe a menor dívida financeira dos 3, e esquecendo-se q nos 4 jogadores que rescindiram, entregues à FIFA, estão mais de 100 milhões a receber.

      Eliminar
    3. Esta última fase dos Jogadores "entregues" à FIFA, é q faz ter enorme saudade do BdC!.. seriam mais de 100 milhões certinhos, nem que chova canivetes... tenho fé que Benedito ou Dias Ferreira vão até às últimas consequências (especialmente Dias Ferreira), mas não é certo, pois ameaças, chantagens, subornos e JORNALIXEIRADA, são crimes "usuais" no Sporting com bastante influência nos Presidentes... Já os outros candidatos muito incluindo o "pau mandado" Frederico Oh tas Quietinho ou Levas no Focinho Varandas, é certinho é q os 100 milhões vão para o Mendez & Friends, e o Sporting fica com umas migalhas (fazer outra AG destitutiva não vai a tempo, pois as "negociações" vão ser completamente no escuro, ao contrário de BdC, e os sócios, ou melhor a JORNALIXEIRADA PRIMEIRO, só vão saber depois de tudo concluído).

      Eliminar
  2. se for um louco que apresente os resultados que Bruno apresentou em todas as vertentes do SCP , bendito louco . Mas para outros é preferível ter bom perder , ser bom falante , não levantar ondas , apanhar e dar a outra face , dobrar bem a espinhela , mastigar com a boca fechada , etc.etc. - o Bruno foi pouco esperto , devia ter criado a secção de chá e boas maneiras e ter contratado a Bobone e a secção de circo , com os palhaços espadinha , otavio , pedro m. rodrigues e outros e seriamos campeões também nessas modalidades .

    ResponderEliminar
  3. Se a sondagem estiver correcta significa que o Zé Maria ao fim deste tempo todo e depois de todo o dano que causou ao clube, ainda consegue ter 14%. 14!!!!

    Custa-me a entender como é que ainda há quem consiga apoiar um figurão que andou mais de uma década a espatifar o clube de maneira a poder ficar com ele na mão. Quando já não podia continuar a espatifar o clube, espatifou um banco.

    ResponderEliminar
  4. Pelo que percebo a sondagem é feita pela idade dos votantes e não pelo número de anos de sócio. Isso muda bastante os resultados. Há muitos sócios que não o são desde que nasceram, logo a idade conta pouco.

    ResponderEliminar