quarta-feira, 11 de julho de 2018

"Salsalhada"


O processo de destituição do conselho directivo do Sporting fez com que a administração da SAD fosse alterada de imediato. Saíram Bruno de Carvalho, Carlos Vieira e Rui Caeiro e ficou apenas Nuno Correia da Silva, administrador não executivo nomeado pela Holdimo.

Nuno Correia da Silva na "apresentação" de Bruno Fernandes

A comissão de gestão liderada por Torres Pereira nomeou então os seguintes nomes para a SAD, no dia 27 de Junho:
- Sousa Cintra, presidente da SAD;
- Artur Torres Pereira;
- Luís Silva Marques;
- Paulo Mendes Salsa;

No dia seguinte, a estes 5 nomes juntou-se o de Manuel Aguiar Reis que ficou responsável pelas Relações com o Mercado, que acumula com os pelouros de Governance, Sistemas de Informação e Segurança. 

"O homem do dinheiro"


Link da notícia (aqui)

Foi desta forma que o jornal económico da Cofina deu a conhecer aos Sportinguistas o novo "homem do dinheiro" da Sporting SAD. Saliento o facto de ter sido assessor de Rui Barreiro o que é desde logo um bom exemplo da categoria do sujeito. 

"Cores e setinhas"



Os Sportinguistas continuam sem saber de que forma foram distribuídos os pelouros pelos membros da comissão de gestão no clube e na SAD. Sabemos que Paulo Mendes Salsa é o homem do dinheiro pela Cofina e sabemos que Manuel Aguiar Reis substituiu Guilherme Pinheiro nas relações com o mercado, através de um comunicado à CMVM.

12 dias depois...


Link da notícia (aqui)

Durante a passada segunda-feira os Sportinguistas foram surpreendidos com a demissão de Paulo Mendes Salsa do cargo de administrador da SAD, 12 dias depois de ter sido cooptado. Até ao momento o Sporting continua sem dar qualquer explicação aos seus sócios e accionistas para esta demissão, ainda para mais quando informaram a CMVM da seguinte forma:

Link da notícia (aqui)
Portanto, a Sporting SAD comunica à CMVM que Paulo Mendes Salsa apresentou a renúncia ao cargo de administrador da Sporting SAD mas que fica como responsável financeiro da Sporting SAD.

Cheira-me a esturro...


Curiosamente, pouco ou nenhum destaque vi ser dado sobre esta matéria na imprensa, especialmente nas televisões que gastam dezenas de horas a falar sobre "futebol". Vejamos o que dizia ontem o Jornal de Negócios sobre o assunto.

Jornal de Negócios - Edição de 10/07/2018

Portanto, Mendes Salsa foi obrigado a deixar a administração da SAD por estar  o infringir o regime jurídico dos titulares de cargos públicos, que indica que estes membros têm de exercer os cargos em regime de exclusividade, não podendo exercer "quaisquer outras funções profissionais remuneradas ou não, bem como a integração em corpos sociais de quaisquer pessoas colectivas de fins lucrativos", o que impediria Mendes Salsa de integrar a administração da SAD.

Mirtilos ver.2.0


Paulo Mendes Salsa - O novo "homem do dinheiro"

Ora, como Mendes Salsa é um "boy" da política nacional, ocupando neste momento a vice-presidência do ICNF - Instituto Conservação da Natureza e das Florestas, não pode ser administrador de nenhuma instituição privada. Políticos como Torres Pereira ou Jaime Marta Soares não terem conhecimento deste regime é bem demonstrativo das suas capacidades. Mas ver o próprio Mendes Salsa a infringir a lei é algo absolutamente patético. Ainda para mais quando ainda há coisa de umas semanas o país assistiu a uma série de situações idênticas a esta, como foi o caso de João Paulo Rebelo, secretário de estado da juventude e do desporto, que era gerente de uma empresa de produção de mirtilos.

Pior que tudo isto é o Sporting fazer um comunicado à CMVM a dizer que Mendes Salsa deixa de ser administrador da SAD e que passa a ser responsável financeiro da Sporting SAD. Isto quer dizer o quê ao certo? Que faz tudo o que fazia antes e apenas não assina? É isto que consigo interpretar deste comunicado à CMVM. No fundo, trata-se de uma jogada para controlar o regime jurídico das incompatibilidades dos titulares de órgãos públicos, mantendo Mendes Salsa a "trabalhar".

Mais impressionante ainda é o silêncio total em torno deste assunto. A comissão de gestão do Sporting dá-se ao luxo de dar cobertura a uma jogada para atropelar o espírito da lei. A CMVM, sempre tão zelosa com o Sporting, deixa de estar preocupada pelo facto de "o homem do dinheiro" nem sequer ser administrador da sociedade. O Estado vê um dos seus quadros a trabalhar para o Sporting nesta posição de fachada e nada diz. A imprensa com a possibilidade de ter aqui uma polémica muito sumarenta entre futebol e política nada tem a acrescentar.

Para fechar, recordar que a comissão de gestão entregou nas mãos de Mendes Salsa a resolução de dossiers de extrema relevância, como o lançamento dos empréstimos obrigacionistas ou a conclusão da reestruturação financeira que garantirá ao Sporting a compra das VMOC, por forma a ficar com 90% do capital da SAD, dando o tão desejado "pontapé no rabo" dos senhores da Holdimo, que como vimos em cima estão cada vez mais activos. Veremos se esta história não vai mesmo acabar numa verdadeira "salsalhada". 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

42 comentários:

  1. https://www.facebook.com/albano.rodrigues.104/videos/139847113571473/

    ResponderEliminar
  2. Caro Mister, tem conhecimento que uma das listas prepara-se para anunciar a compra das acções da Holdimo com investimento estrangeiro em caso de vitória?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouvi uns rumores, mas a compra não era só das acções da Holdimo.

      Eliminar
    2. GOLPADA É GOLPADA.. vocês já imaginaram o custo de toda esta campanha, q levou à situação actual, e o desconforto também, q pôs até o motorista do Ricciardi a recolher assinaturas no parque de merendas à volta do Estádio do Jamor!?

      Tem de haver retorno.. duma forma ou doutra... não importa quem seja o Presidente, desde que não seja Bruno de Carvalho ou Carlos Vieira q são os únicos que falaram em manter a maioria da SAD como prioridade. Por isso NÃO FALAM DOUTRA COISA QUE NÃO SEJA SUSPENSÕES, POR uma COMISSÃO ILEGAL QUE *NINGUÉM VOTOU*, E QUE ESTÁ A IR MUUIITO PARA ALÉM DAS COMPETÊNCIAS COMO TRANSITÓRIA.

      Eliminar
  3. De tanto critica, o Mister está quase a ficar igual à Confina.

    Tanto escândalo e tanta escrita para a montanha parir um rato.

    Não faço ideia quem é este Salsa, mas se o homem saiu da SAD para não violar a lei, qual é exactamente o problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde logo, cometeu uma ilegalidade ao ter sido cooptado como administrador quando não o podia ser. Uma ilegalidade patrocinada pela Sporting SAD. Sporting SAD que vai ainda mais longe a criar um cargo de fachada fora da administração pelo facto de o homem não estar apto a desempenhar o cargo. Portanto, Mendes Salsa continua a ser o homem das finanças e não assina um único documento.

      Para si é tudo normal...

      Eliminar
    2. As leis não são criadas por acaso, têm um propósito (geralmente) bastante óbvio.
      O ojetivo desta lei é que titulares de cargos públicos não tenham também responsabilidades noutras empresas, para que não haja sequer motivação ou oportunidade para favorecimento. Aliás, assim se evitam quaisquer suspeitas, mesmo em casos que não haja qualquer ato ilícito.
      Portanto, se o senhor renuncia ao cargo, mas continua a exercê-lo está a ir contra o propósito da lei. Diria mesmo que acho estranho que seja legal.
      Usando um exemplo mais simples, seria o mesmo que um médico de um hospital público (em exclusividade) estivesse a dar consultas numa clínica privada sem estar oficialmente registado como parte do corpo clínico.
      Capisce?

      Eliminar
    3. A ignorância não é uma virtude embora no teu caso até pode ser um curriculum!

      Eliminar
    4. Ilegalidade também cometeu a Judas e o Bruno e não houve post sobre essa salsalhada.
      Come-se bem no restaurante, MdC?

      Eliminar
    5. Eu não disse que era normal.

      O que queria dizer - e acho que se percebeu muito bem - é que a irregularidade foi sanada e pelo próprio, o que infelizmente tem sido uma raridade em Alvalade.

      No último mês passaram-se ilegalidades de tal modo graves em Alvalade (como a criação de órgãos ad hoc, à margem da lei e das regras estatutárias), que é, no mínimo, ridículo dar um destaque destes a uma situação que foi regularizada.

      O que param mim "não é normal" é esta atitude persecutória em relação a uns e o total branqueamento em relação a outros.

      Eliminar
    6. Tens razão, Jô! O Mister já andava muito melhor outra vez, a fazer aquilo que faz tão bem:desmascarar o polvo. Mas quando se mete em assuntos internos do Sporting perde a cabeça e parece os cartilheiros do Benfica

      Eliminar
    7. GOLPADA É GOLPADA oh jô, é qual é o mal de afirmar o "MAIS Q ÓBVIO"??.. e este "salsada" parece perfeito para se houver fogo, deixar o Sporting arder todo até ao FIM (pagou a Ministra da Administração Interna, quando a escumalha passa quase sempre pelos pingos da chuva, com a ajuda das coisas mais vis e PUTRIDAS imagináveis como Cofinas e Afins) ... e nada como "transformar" o Sporting Clube de Portugal no Sporting Croquetes e Politiquice, mais conhecido pelo Sporting de Lisboa, com a sua fonte inesgotável de "boys" à procura dum "job".. e quem é esse de Bruno de Carvalho para impedir isto durante 5 anos...

      ummm... SERÁ QUE NÃO PODEMOS MATAR ESSE TAL DE SPORTING DE LISBOA??

      Eliminar
  4. A golpada final!... Parece um clube de caça!!!-florestas caçadores bombeiros e a salsa para temperar o ensopado!...ficámos entregues à bicharada!!!!

    ResponderEliminar
  5. Mais impressionante é o Mister do Café ainda não ter feito um comentário que fosse ao atropelo dos estatutos feito, à famosa criação da CTMAG, não haver uma palavra para a senhora Elsa Judas - suspensa da ordem, e para o inenarrável Pedro Proença, sócio há 15 dias que decidiu começar a aparecer, etc.
    Sobre os boys, infelizmente há muitos, mas o teu Querido ex-Líder também lá tinha dois, ligados ao PS.

    Sobre isto algum comentário?

    Lamento em ser eu a dizer-te isto mas estás ao nivel de um CM mas com uma diferença: o CM procura arranjar tema, intriga, noticia em tudo o que mexe. Tu procuras arranjar tema, intriga, noticia em tudo que seja pró-Bdc. Triste ver este declínio que se verifica há uns meses. A fazer lembrar o declínio do Querido ex-Líder

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mecas, és de uma "inteligencia" mesmo estranha. Mas também tens direito à tua parte de oxigénio...é o que te safa.

      Eliminar
    2. Mecas,
      Em relação ao Pedro Proença, sei muito pouco, mas o que verdadeiramente sei é que o Sporting, sem Bruno de Carvalho, é um clube sem identidade, entregue às mãos de gente sem escrúpulos e deontologia, é um antro de pulhas com adeptos relaxados.

      Eliminar
    3. Mecas, falar sobre a Judas não dá vouchers.
      E o MdC precisa de comer.

      Eliminar
    4. Mecas,
      Tenho pena que não consiga ler nada do que vem escrito.
      Voce é que está habituado a ler o CM e ver CMTV, logo ler informação/opinião suportada em factos é dificil de perceber, é o que temos
      SL

      Eliminar
  6. Ainda ninguém me explicou onde o Sporting Clube ou SGPS vai arranjar os 40 milhões para pagar a pronto as VMOCS, sabem quando, nunca !!!! vão ter que ser usados os capitais da SAD portanto a estrutura accionista em percentagem vai ficar igual, e sinceramente não me chateia que um Sportinguista rico tenha 30 por cento do clube, pelo menos ajuda nas instituições a contrariar loucos autoritários mascarados de Sportinguistas tais como o brunocas que foi o melhor reforço de inverno do benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o Sporting clube pode sempre pedir um empréstimo, para a recompra das VMOC .

      Eliminar
    2. pois e a quem a dona branca já morreu... o Clube não dá lucro duvido que tenha crédito sem ser em usurários, a banca já fechou a torneira.

      Eliminar
    3. 2,5M€ do Ronaldo já cá cantam e não te preocupes que falta receber o dinheiro de Patrício, Podence, Gelson, etc...

      Eliminar
    4. O Sporting canaliza verbas de vendas para uma conta criada especificamente para isso desde a renegociação (em 2013). Essa conta já tem cerca de 10M neste momento.
      As percentagens variam entre 20 e 30% da verba, mas basicamente as VMOCs vão ser pagas com lucro de vendas de jogadores.
      Isto já foi repetido N vezes, inclusivamente neste blog, mas percebo que ninguém lhe tenha explicado directamente. Pode deixar aqui o num de tlf ou morada para receber uma carta com esta explicação se preferir. Procurar informação facilmente disponível, nunca!
      Haja paciência...

      Eliminar
    5. Para o Sporting basta comprar a totalidade das VMOCs precisaria de 41M€. Parte deles, cerca de 11M€ já estão aprovisionados para o efeito; faltam 30M€ que seriam facilmente obtidos com o factoring de menos de 6% dos direitos televisivos acordados com a MEO (o que corresponderia a menos de um terço do que a Benfica SAD já antecipou do seu contrato que é 100M€ inferior ao nosso; ou deixaria o nosso factoring ainda a 25M€ de distância do da Porto SAD); ou poderia lançar um E.O, de 30M€, o que totalizaria 5M€ ainda 40M de E menos que FCP e 70M€ menos que SLB.
      Não percebo tanta preocupação com os dinheiros da nossa SAD. Entretanto ainda não vi ninguém referir que, com o regresso de BF, o Sporting já saíu da "falência técnica".
      Haja pachorra!
      saudações leoninas

      Eliminar
    6. mas o dinheiro da TV MEO não pertence à SAD ? é que o Sporting não pode manipular o dinheiro da SAD sem prestar contas aos accionistas, penso eu de que. e se o esquema é mexer na guita deixar que a holdimo se queixe e depois acusar a holdimo de ser força de bloqueio, parece-me um esquema um pouco nojento. Portanto se as provisões das vendas eram para isso, o brunocas também ajudou a destruir esse plano magistral, destruiu as hipóteses de retorno financeiro decente que permitiria com 3 ou 4 vendas arranjar os restantes 30 milhões.

      Eliminar
    7. Da-se.... Ao que isto chegou...
      Então o Bruno também vendeu os direitos de TV à MEO ?
      E a NOS não vai impugnar ?
      Tá td louco...
      Isso já nem sequer é um circo, é uma casa de doidos..

      Eliminar
  7. Já que se pronuncia sobre esta ilegalidade gostava de ter um comentário avençado sobre o seguinte:

    1) Além da ilegalidade perante os estatutos de nomearem comissões fictícias, o que acha do facto de as pessoas nomeadas terem as quotas em dia?

    2) Qual é a candidatura mais forte? A de Bruno de Carvalho ou a de Carlos Vieira? Qual dos 2 vai escolher? O que tem a dizer da “salsalhada” do artigo de José Quintela, ou dos apóstolos de Bruno se terem tornado agora todos Judas?

    Não envio saudações leoninas, porque cada vez tenho mais dúvidas sobre o real sportinguismo do Mister.

    Cumprimentos
    Tearjerker

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És um troca tintas, portista de meia tigela.
      Não tens mais nada para fazer?
      Vai dar água ao gato...

      Eliminar
  8. Um membro na 'Liga dos bombeiros' e outro no 'Instituto Conservação da Natureza e das Florestas'...que ironia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode-se juntar o pirómano Bruno e a ateadora de rastilhos Judas.

      Eliminar
    2. É sempre bom ver-te por aqui. Mesmo sem querer vais aprendendo qualquer coisa, ou não...

      Eliminar
  9. Andam aqui muitos avençados croquettes mister. Imagino o que nem sequer vemos. Boa sorte, e bom trabalho a denunciar esta escumalha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também andam aqui muitas brunettes.

      Eliminar
    2. E lampionagem tambem. A confirmar que a cambada que tomou conta do Sporting lhes agrada, o que não é nada bom sinal.

      Eliminar
    3. O Sousa Cintra é um modelo de Sportinguista para todos nós, e, se ainda não perceberam isso, mudem para o benfica que só serve para lá ter as pessoas que não têm os valores certos para ser Sportinguistas, só têm de tirar a casca.

      Eliminar
  10. Como é possível pessoas que se dizem sportinguistas virem para aqui caluniar outros sportinguistas o "Mister" tem sido uma lufada de esclarecimento para todos nós e qual é o problema de ser "brunista" ou "madeirista" ou outra coisa qualquer? Tenham juízo e defendam o Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas nos tempos que correm, seria melhor definir, em primeiro lugar, o que é um sportinguista, porque eu tenho visto muita gente, cheia de mesuras e complacência, para com a concorrência encarnada, em demérito do Sporting. Ser caluniador e despudorado, não é ser sportinguista.

      Eliminar
    2. o teu nome diz tudo fruto vermelho !!!!

      Eliminar
  11. Obrigado por mais um excelente post, Mister.
    Realmente já tinha visto esse comunicado da Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD na CMVM mas não tinha percebido o porquê da renúncia tão precoce. Também me cheirou logo mal, agora está explicado!

    ResponderEliminar
  12. Mister. A sua missao terminou no preciso momento em que deixou de defender o Sporting e passou exclusivamente a defender Bruno de Carvalho. Esqueceu-se dos mails? Esqueceu-se das toupeiras? Afinal o senhor nao é mais que um veiculo propagandista de Bruno, o que lamento pois até há poucas semanas atrás estava a fazer um bom trabalho defendendo o Sporting e desmascarando os rivais. Agora, para si, o problema é só a comissao executiva e por isso, este blogue acabou para mim.

    ResponderEliminar
  13. Força MDC. Ainda vale a pena estrebuchar na esperança de que o clube que amamos volte a ser entregue a quem foi legitimamente eleito (por duas vezes num ano e sem eleições disfarçadas de AG's) e aos que realmente querem um clube ganhador e que nele votaram massivamente. Pela primeira vez em 40 anos o Sporting levantou a cabeça e fez tremer (sem batotas) os dois clubes com extenso cadastro no panorama desportivo nacional. BdC foi identificando e expurgando ao longo deste caminho os que realmente queriam servir o SCP e os/as Judas que queriam servir-se do clube. E este foi o pecado capital e o unico "crime" de verdadeiramente pode ser acusado. Esta pandilha obscura que se apoderou "democraticamente" do clube e que decide a seu bel prazer, (sempre de "forma democratica") quem pode ou não concorrer a eleições, tem praticamente toda cadastro nos meandros das finanças e da politica em crimes respeitáveis de colarinho branco. E isto não é calunia nem demagogia. Basta fazer uma simples pesquisa no Google. Por outro lado, conseguiram encher as capas dos jornais durante mais de dois meses com o nome do BdC sem nunca (até hoje) terem formulado qualquer acusação a não ser pretensas violações de estatutos. Isto dá bem uma ideia do quão limpo está BdC em relação à escumalha que o perseguiu e abateu cobardemente e ainda conseguiu ir mais longe e auto intitular-se como "salvadora do SCP". Sempre amei este clube porque tinha a ilusão de que verdadeiramente tinha adeptos diferentes. Hoje vejo que realmente a maioria é diferente... para pior. É uma maioria diferente composta por velhos do Restelo, perdedores natos e calimeros miseráveis. Habituaram-se a viver décadas na penumbra do insucesso e quando alguém teve finalmente ganas e tomates para mostrar um pouco de luz guincharam que nem morcegos aturdidos. Hoje dá para ver que até a aberração do Porco Guerra afinal é mais inteligente e coerente na defesa do seu clube do que aqueles que saloia e orgulhosamente se consideram diferentes e melhores. RIP SCP

    ResponderEliminar
  14. Enquanto o Cintra e a pandilha andam a tratar dos suores frios dos meninos mimados que decidiram voltar a casa e os sportingados andam entretidos a comer gelados com a testa, o burgo vai vivendo pachorrentamente com as trivialidades habituais. Deve ser isto que quer dizer defender "os superiors interesses" do Sporting...

    https://observador.pt/2018/07/25/e-toupeira-toupeira-do-benfica-consultou-385-vezes-os-processos-em-segredo-de-justica/

    ResponderEliminar