quinta-feira, 5 de julho de 2018

Os milhões das modalidades


Depois da história da falência técnica (aqui), da carta aberta do senhor dos empurrõezinhos (aqui), dos "40 milhões de dívidas a fornecedores (aqui), surge agora outra tese de doutoramento em finanças por parte da Universidade Cofina. Desta feita colocam em causa o investimento nas modalidades. 

"Corresponde a dívida, de facto, mas não a incumprimento"


O print seguinte é da versão em papel, mas importa dizer que a notícia esteve durante toda a manhã de hoje como principal destaque no site do Record. É bom que os Sportinguistas percebam o que está a ser feito com o nome do Sporting. 


Na notícia de hoje relativa às modalidades é também referida a questão das dívidas a fornecedores. Ora, o jornal Record confirma o ultimo valor oficial conhecido de cerca de 36M (ReC a 31/03/18) e refere que esse montante "corresponde a dívida, de facto, mas não a incumprimento"

Traduzindo isto para economia familiar para toda a gente perceber. Imaginemos que eu pedi 100 mil euros ao banco para comprar uma casa. Logo, tenho uma dívida de 100mil euros, certo? Portanto, alguém acha relevante isto ser capa de jornal? É que foi isto que o CM fez, com a história dos 40M. Aqui a notícia poderia ser o facto de haver a dívida e as prestações não estarem a ser pagas, estando portanto em incumprimento. Algo que não é o caso, como diz o próprio jornal. 

Os 20M das modalidades


Diz o Record que a CG chegou à conclusão que o Sporting está a gastar cerca de 20M por ano em todas as modalidades. De facto, esta comissão de gestão é genial. Só agora é que se aperceberam de algo que é do conhecimento dos sócios do Sporting desde Junho de 2017. Para quem não sabe, o Orçamento de 2017/2018 foi aprovado pelos sócios nessa altura e contemplava um valor de 20.176.448,00€. Eu pergunto: onde é que está a novidade? 

As contas anuais dos clubes só ficam disponíveis lá para Setembro, mas no Orçamento para 2018/2019 que o Sporting enviou aos sócios para depois ser debatido e votado em AG é dada muita informação relevante. Uma AG que acabou por não acontecer uma vez que a MAG, CG e CF decidiram levar o Sporting para um orçamento por duodécimos, atropelando toda e qualquer vontade que os sócios pudessem ter em sede de AG. É a tal democracia destes senhores. Mas adiante. 

No tal Orçamento de 18/19 enviado aos sócios é fornecida uma estimativa da execução orçamental de 17/18. Em relação aos primeiros nove meses o Sporting já tem dados oficiais e para os últimos 3 meses foi feita uma estimativa. Essa estimativa aponta para um valor total de 20.179.174,00€. São cerca de mais três mil euros do que o que foi orçamentado. É também estimado que o exercício de 17/18 acabe com um lucro próximo dos 400 mil euros. Deixo o print seguinte para não restarem dúvidas. 

Orçamento 2018/2019 Sporting

Importa dizer que o documento foi apresentado antes da AG de destituição do Conselho Directivo, logo não contempla os custos extraordinários da realização dessa AG. Mais uma vez eu pergunto: onde é que está a novidade? 

"As quotas, patrocínios e os restantes 11milhões"


Diz o Record que os iluminados da comissão de gestão concluíram que "8 milhões de euros advêm das quotas (algo que nesta altura está contratualizado com a SAD) e 1 milhão resulta de patrocínios. Fica por enquanto por apurar a proveniência dos restantes 11 milhões de euros."

Vamos ao quadro de rendimentos retirado do Orçamento de 18/19 que também disponibiliza os valores oficiais dos primeiros 9 meses de 17/18 e uma estimativa do último trimestre. 


Portanto, só em quotizações e patrocínios estamos a falar de 10,6M o que é bastante diferente do que é dito na notícia (9M). Depois, dizem que fica por apurar a proveniência do resto do dinheiro. Portanto, para estes senhores o Sporting só tem dois tipos de receita no clube: publicidade e quotas. Tá certo...

Para a brigada do reumático não existem receitas de bilheteira, rendas e alugueres (estádio, multidesportivo e bombas de gasolina da GALP), nem inscrições nas modalidades (só aqui está 1,5M), nem visitas/eventos, nem direitos televisivos, nem prémios das participações europeias, nem vendas de jornal, nem Royalties, etc. 

Como podem verificar, o total de rendimentos está muito próximo dos 22 milhões de euros. Portanto, ainda me parece que 22M>20M mas posso estar enganado. No que não me engano é no facto de o Sporting ter arrasado por completo nesta época desportiva. Campeões nacionais em todas as modalidades e quatro títulos internacionais no saco. Até parece fácil.  

Entretanto, fico a aguardar a próxima tese de doutoramento dos senhores da Cofina. Talvez "recauchutarem" a história o leasing da Academia, seja uma opção.  

Para fechar


Importa recordar que foi a direcção de Bruno de Carvalho que passou a totalidade do valor das quotas pagas pelos sócios da SAD para o clube, por forma a financiar as modalidades e não o futebol, como aconteceu no passado. Este é também um tema importante para análise na campanha eleitoral. Se perguntarem ao Álvaro Sobrinho fica fácil percebermos onde é que ele quererá ver entrar o dinheiro dos Sportinguistas. 

Apelo mais uma vez a todos para se manterem como sócios e trazerem mais membros para a nossa família. O Sporting e as nossas modalidades agradecem. E se há alguém que merece são os nossos atletas. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

32 comentários:

  1. Vai ser assim todos os dias. Faz parte do processo de fabricação da "justa causa" para irradiação de Bruno de Carvalho. São uns pilantras, estes croquetes reciclados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior de tudo é pensarem q todas as pessoas são tão estúpidas q até dá impressão só de olhar... vou-me abster de colocar aqui todos os adjectivos q esta esta... "coisa" corrupta e vil, merece.

      Se me lembro bem, o Sporting, no global de todo universo CONSOLIDADO, tinha 265 milhões de PASSIVO... o Merdica 380 milhões... e o FêCêPê também 300 e muitos milhões de PASSIVO..

      O QUE É QUE ESTA ESCUMALHA PENSA QUE "PASSIVO" QUER DIZER ??

      Dívidas e Liabilidades pois!... e ainda por cima o Sporting teve receitas na ordem dos 105 milhões (não vendeu realmente NENHUM jogador em Janeiro) de receita até 31 de Março de 2018... e vêem falar dum valor que nem é 15% do valor total em passivo e representa para aí 20% do total das receitas (sem contar com vendas de jogadores) ??? NÃO HÁ DECÊNCIA MESMO!

      Eliminar
  2. E que tal metermos na cabeça que o Sporting Clube de Portugal morreu a 23 de junho de 2018 e que, ao contrário de Jesus Cristo, não irá haver ressurreição?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. verdade, voltamos ao passado Godinho Lopes ao poder

      Eliminar
    2. E que tal parar de chorar? Já chega não? (parecem aqueles putos que forçam o choro… já não há pachorra).
      Se amam o clube saiam desse estado emocional e agarrem-se ao ultimo paragrafo do Mister:

      “Apelo mais uma vez a todos para se manterem como sócios e trazerem mais membros para a nossa família. O Sporting e as nossas modalidades agradecem. E se há alguém que merece são os nossos atletas. ”

      Não querem voltar ao passado? Muito bem, deixo aqui umas sugestões:
      Sejam activos, estejam alerta, não permitam o que tanto receia. Vão ás AGs, vão as eleições, estudem estatutos/orçamentos, vão aos jogos, conversem com os vossos co-socios e co-adeptos. Melhorem a cultura desportiva… Acreditem!
      Numa frase: liguem-se mais ao clube!
      Isso de estar sempre a chorar a um canto tem que acabar.

      Eliminar
    3. Mas pode renascer a 8 de Setembro 2018, não???

      Recuso-me a aceitar q só 7,5% de todos os Sportinguistas com capacidade de voto (votaram cerca de 10,5% do total na última AG), e cerca de ~5% do total de todos os sócios actuais... MATARAM O SPORTING... e q 95% de todos os outros vão ficar em casa a assistir!..

      Eliminar
  3. É verdade que estão explicados os 20 milhões. O que não está explicado é que nos últimos 2 anos praticamente duplicámos os custos. E que dentro de 10 anos perderemos os 5 milhões de rendas e alugueres e não estamos a preparar o futuro. E como poderemos recomprar os 40 milhões em VMOCs em 2016 se gastamos todo o orçamento nas modalidades? E já que critica o orçamento em duódecimos também não explica o wishfull thinking do CD em assumir que iria aumentar a quotização em 2 milhões de euros para o ano (uma variação semelhante aos últimos 3 anos juntos).

    O número está lá. Mas a gestão por trás dele também deveria ser avaliada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MRC,
      Duplicamos os custos?
      É necessário estar ao nível da concorrência, vencer é o objectivo.
      Esse teu comentário revela muito pouco zelo na honra e dignidade do Clube, até parece que estás a falar das finanças de um supermercado.
      Estas a tentar contestar o esclarecimento no texto do blog, sendo que a tua anotação é integralmente provinciana.

      Eliminar
    2. Não contesto o esclarecimento do texto do blog. Mas o debate deve ir mais além do que os 20 milhões, porque temos um processo em curso em que temos de poupar dinheiro para sermos donos da SAD e o clube não está a ser gerido nesse sentido. Depois de sermos donos da SAD concordo que tudo deve ser gasto nas modalidades. Para além disso em 2015 já éramos competitivos e já tínhamos duplicado o valor de 2013, não me parece que esteja a despeitar a dignidade do clube

      Eliminar
    3. MRC, só para teres a noção vais ver a quebra que para o ano tem as quotas, gamebox, vendas da loja e coisas similares… Aquilo que aconteceu em 23 vai nos fazer retroceder anos, pois se não existe sportinguistas a gastar dinheiro, e normalmente só o fazem qd se está em maré alta, e isso trabalha-se enchendo as pessoas de esperança como fez a direcção anterior e não com discursos miserabilistas como o teu e o desta direção… Sem pessoas com vontade deixas de ter essas receitas e lá se volta ao pré-2013...

      É o que a gente do 71 não equacionou, que vitorias trazem vitorias… Preferem que os amigos não os chateiem… OK:..

      Eliminar
    4. Também duplicamos ou mais o nº de associados...

      Eliminar
    5. Nao percebo, como é que alertar para o facto de termos de pensar a longo prazo de forma a termos dinheiro suficiente para o clube ser dono da SAD é ter um discurso miserabilista? Então é preferível andar com palas nos olhos até bater contra a parede? Por amor de Deus. Olha eu cumpro a minha parte, sou responsável pelo pagamento de 4 sócios, 2 gamebox e uma gamebox modalidades. Comprei 3 camisolas do Peyroteo. Enquanto isso metade dos sócios não paga quotas e outros dizem que irão queimar o cartão de sócio e vêm para aqui queixar-se. Pois eu sei quem Contribui para o futuro do Sporting, são aqueles que o vivem independentemente da maré

      Eliminar
    6. MRC, "o debate deve ir mais além do que os 20 milhões"(MRC dixit). Mas foi isso mesmo que o anterior CD fez: orçamentou 20M e realizou receitas de 22M. Se, como diz, 2 anos antes se gastava metade, isso quer dizer que o gasto era de aproximadamente 10M. Ora se as receitas tiverem sido, nessa altura, inferiores a 12 M, isso só pode significar que se fez melhor agora!!!
      Houve quem chamasse atenção para o aumento de competitividade, mas não se trata só disso: fala de 2 anos antes se gastar metade como se esse devesse ser o paradigma, mas … 2 anos antes não tínhamos Futebol Feminino ... nem Voleibol … e que um ano antes não tínhamos Goalball … e que no ano anterior a esse não tínhamos Hóquei como modalidade oficial .. e que no ano anterior a esse (Godinho Lopes) tínhamos 34 Modalidades, algumas delas não oficiais e muitas para serem fechadas.
      O que nos foi deixado por esta Direcção foram 55 Modalidades quase todas elas pujantes e altamente competitivas, um Pavilhão, mais de 2 centenas de títulos nacionais e 7 títulos internacionais. Proporcionalmente, não houve, em 112 anos de História, um único consulado presidencial do Clube que tivesse proporcionado tantos títulos em tão pouco tempo: E nenhum outro partiu de uma situação tão desfavorável … ou já se esqueceu de qual era a situação do Clube à chegada deste Presidente?
      SL

      Eliminar
  4. Desde já agradeço o esclarecimento
    Farto da comunicação social

    ResponderEliminar
  5. "E que dentro de 10 anos perderemos os 5 milhões de rendas e alugueres e não estamos a preparar o futuro"

    Claro MRC 10 anos é muito tempo. Por acaso pensou que das equipas que mais recebem dos 20M alguma possa se tornar vencedora em termos europeus e com isso o valor a receber de patrocinio ser muito superior ao actual?

    Já pensou que numa circunstância dessas a bilheteira sazonal ( época ) e a diária pode ter uma aumento nos bilhetes e com isso aumentar a receita nesse campo?

    Pensar curto dá nisto....mas mesmo assim deveria ter um pensamento mais curto e até explicado pelo Mister: 22 é maior que 20.

    "E como poderemos recomprar os 40 milhões em VMOCs em 2016 se gastamos todo o orçamento nas modalidades?"

    "O que não está explicado é que nos últimos 2 anos praticamente duplicámos os custos" Será que os custos de manutenção de um pavilhão, que na realidade agora são 2, terão alguma coisa haver com esse aumento?

    Se aumentaram? As modalidade de competição do Sporting Clube de Portugal são modalidade para vencer, não para participar. Para isso era feita a gerência de uma secção de chinquilho e cicloturismo e estava feita a coisa.

    Reparou que este é um problema maioritariamente da SAD? Leu as várias entrevistas, quer de BdC quer de Nuno Amado sobre como se iria proceder à recompra total das VMOC?

    Se precisar de ajuda diga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não se importa ajudo-o eu. Para comprarmos a tal maioria da SAD e mantendo estes orçamentos teríamos de quadriplicar o valor dos patrocínios (ou seja x4) ou decuplicar o valor da bilheteira (ou seja x10). Não, não acho que isso seja possível.

      E sim li bem as entrevistas da anterior liderança e explico-lhe, os 41 milhões para comprar as VMOCs têm de vir do clube, não da SAD. Ou tem lucros (que não teve), ou tem financiamento (que não terá) ou recebe dividendos da SAD (que nunca teve).

      O aumento dos custos tem vindo maioritariamente dos salários dos atletas das modalidades. Em 2014 eram 44% dos custos, o ano passado eram 66% dos custos. Não sei como será este ano mas a tendência está aí.

      Finalmente 22 é maior que 20 mas faltam os custos financeiros que foram sempre de 2 nos últimos 5 anos. Este ano por milagre no orçamento são 1, mas veremos como será o resultado final. E se precisamos de 4,5 para sermos donos da SAD - 2; 1 ou 0 não servem.

      Como pode ver sou uma pessoa construtiva e sei muito bem do que estou a falar. Se precisar de mais ajuda diga!

      Eliminar
    2. Perdão está aí um lapso. Triplicar os patrocínios (e não, continuo a achar que não seja possível)

      Eliminar
    3. 3 perguntas:
      Não é possível usar parte das verbas no contrato com a nos para a recompra das vmoc?
      E se não conseguirmos arranjá-los o clube ainda continua com a maioria da sad ou não?
      E o BC não disse que essa recompra ia acontecer já em 2019? Como?

      Eliminar
    4. As receitas de TV são da SAD portanto não as poderemos usar. Poderão ser usadas indiretamente via dividendo (lucros distribuídos). No entanto, para comprarmos os 40,5 milhões de euros a SAD teria de distribuir 63 milhões de euros (porque não temos 100%) dos quais 12 iriam para Álavaro Sobrinho (nota, a SAD nunca sequer teve capacidade de distribuir 1 euro de dividendos).

      Se não comprarmos qualquer VMOC em 2026 o clube ficará com apenas 21,2% da SAD. Precisa de pelo menos 17 milhões de euros para ficar com 50%. Mas não comprar todos os VMOCs seria um negócio péssimo, estaríamos a dar a possibilidade a alguém de comprar uma parte importante do clube por 1/3 do preço, não faz sentido

      Sim BdC disse-o. Eu nunca li como é que iria consegui-lo, li e reli o artigo do DN e não estava lá o como.

      Eu nunca tinha escrito aqui mas este tema é demasiado importante. Todos nós queremos, sem excepção, 2 coisas: ser distintivos nas modalidades e que o clube seja dono da SAD a partir de 2026. Ora quer queiram quer não estes objectivos têm de ser geridos em conjunto porque o dinheiro não nasce das árvores (a não ser que acreditem em PMR que arranja uma garantia para um empréstimo de 100 milhões para comprar os VMOCs mas que depois vende a participação até ao 51%. Há tanta coisa errada naquela frase, credo).

      Finalmente, eu não critico BdC pelo aumento do orçamento das modalidades. Ora, eu tenho a Gamebox modalidades! Não critico o pavilhão, ele paga-se a si mesmo (a bilheteira era de 40 mil euros antes de pavilhão e 500 mil depois). Mas critico a falta de planeamento de longo prazo porque 40 milhões de euros é muito dinheiro e é preciso começar a juntar agora.

      Eliminar
  6. As "brunettes" ainda estrebucham.
    Ó Mister o demente louco ex ditador ainda te paga para escreveres aldrabices?
    Vai arranjar trabalho honesto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenha vergonha e seja educado, pois nem é obrigado a frequentar este blogue. Se o Sr. fosse coerente, responsabilizava-se por um blogue onde pudesse defender as suas ideias, em vez de andar a provocar uma pessoa que até é sportinguista. TENHA DECÊNCIA!

      Eliminar
    2. Apesar de cobardemente apareceres com "Unkown", fico com a ideia que deves pertencer à claque dos No Name Gays, por isso deves estar aqui por engano. Se já tenho dificuldade de aturar os 71%, imagina a paciência que tenho para vocês, cambada de assassinos, liderados por um ladrão de camiões e traficante de droga.

      Eliminar
  7. Vamos là a clarificar. Em 2026 o Sporting clube precisa de 41 milhões de euros para comprar as vmocs e ficar com a maioria da SAD. Para o fazer ou tem lucros de 4,5 milhões por ano ou arranja financiamento. Todos sabemos que o financiamento será pouco provável logo terá de juntar 4,5 milhões por ano. Este ano juntou 0. Querem ser donos da SAD? Façam as contas, nesta vida não se pode ter tudo, dai chamar-se gestão. Ou é como sugerem, gastamos o dinheiro todo e iremos ter mais bilheteira e mais patrocínios lá para a frente, a não ser que não tenhamos e aí adeus SAD e olá Holdimo. Escolham senhores

    ResponderEliminar
  8. Nem ler e interpretar orçamentos sabem fazer.

    Apesar de um desvio negativo de cerca de 1,2M no orçamento do ano passado, nas rubricas mais importantes, o que resolvem fazer? Aumentar o orçamento em mais de 1,6M para este ano, como se as árvores continuassem a crescer até ao céu. Uma diferença de quase 2M!!

    Quando tudo indica que para este ano as rubricas onde tiveram desvios negativos o ano passado, terão um desvio mais negativo este ano.
    Brillantes gestores.
    Confiram os montantes de publicidade, patrocínios e rendas que foram desviados da SAD para o clube. É crime!
    Vai acabar mal! Deixem acabar a análise às contas.

    ResponderEliminar
  9. 45M€ em obrigações? Seremos todos parvinhos? Olha se calhar...

    Se esta "comichão digestão" estiver única e exclusivamente empenhada numa caça às bruxas e em denegrir o trabalho feito por BdC o tiro pode sair pela culatra. Com isto vejo sócios a deixarem de ir ver jogos. Queda nas assistências é sinónimo de queda de receitas. Mas claro se calhar os espertos vão aproveitar isso para dizer que as contas estão mal e assim já podem atirar as culpas para o Bruno.

    E continua o rolo compressor e opressor nos media sem direito a contraditório. Claro e o ditador é que é o Bruno.

    Se calhar a culpa da seleção ter caído nos oitavos também foi do Bruno. Dá tanto jeito meter tudo em cima do Bruno não dá? E críticas à seleção onde estão?

    CRÍTICAS? QUE HORROR? Depois da era faceBruno os jornalistas estão proibidos de criticar jogadores porque, se calhar, sabem que QUEM COM FERRO MATA COM FERRO MORRE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só da minha parte os Kroquetes deixam de ganhar mais de 2700 euros/ano. Mas atenção que mais 27 vão deixar de pagar quotas, de sustentar mercenários e vadios falidos. São uns bons milhares por ano. Tiram Bruno de Carvalho, o Sporting para nós acabou! Não damos dinheiro a hienas nem a abutres.

      Eliminar
    2. Os meu parabéns pelo teu Sportinguismo fervoroso. Pelo apoio que dás a todos os atletas que estiveram em Alcochete e não rescindiram com o nosso clube e que lá estarão a representar as nossas cores na próxima época. A todos os atletas das modalidades que lutaram para ser campeões e nos deram alegrias este ano e que o tentarão repetir no próximo ano. Os meus parabéns a ti e aos 27 que mencionas, vocês garantem o futuro do Sporting!

      Eliminar
    3. O Sporting morreu na madrugada do dia 24 de Maio, e foi morto pelos sportinguistas, talvez na penúltima oportunidades que tiveram para decidir sobre o futuro do clube. A última oportunidade que terão deverá ser para eleger Frederico Varandas, o candidato da Holdimo, e a partir daí serão os acionistas e não os sócios a tomar decisões.
      Eu compreendo perfeitamente o Xico Bil e concordo com a sua decisão, para esta corja de golpistas, nem um cêntimo.
      Já agora Sr. MRC, você acha que os jogadores que não rescindiram foi por amor ao clube? Salvo alguma honrosa excepção, eles não rescindiram porque foram melhor aconselhados ou porque não lhes apareceu nenhuma alternativa tentadora, pode acreditar no que lhe estou a dizer, porque são (quase) todos uma cambada de mercenários.

      Eliminar
  10. o argumento de alguns espertinhos (que julgam que o povo é só burros) é mais ou menos que o SCP só ganhou nas modalidades porque gastou muito. claro por isso toca de procurar argumentos como o dos 20M€.

    Seremos todos parvinhos? olha se calhar...

    ResponderEliminar
  11. Na minha humilde opinião, o maior factor contributivo para o crescente sucesso nas modalidades (em que este ano foi ponto altíssimo) é o Pavilhão João Rocha!
    Certamente que o orçamento para honorários de atletas tem aumentado (em 2013 era ~2M, em 2018 de ~9M!) mas ter atletas bem pagos não garante nada... tantas equipas que gastam muito dinheiro e nem sempre têm o sucesso desportivo esperado. Se me perguntassem qual a melhor feito do BdC responderia: o pavilhão!

    ResponderEliminar
  12. Não tenho dúvida nenhuma que as contas estão certas. Da maneira que a anterior Direção foi constantemente escrutinada, por toda a comunicação social, se BdC tivesse uma simples conta da água em atraso faria primeira página dos pasquins e abertura dos telejornais. Até o sebento do Pedro Guerra que foi tão lesto a publicar a notícia sobre o camião que o luis filipe vieira roubou (outros tempos...) fartou-se de ameaçar que tinha provas de eventuais ilegalidades, o certo é que nunca conseguiu encontrar nada.
    Não conheço BdC mas, pelas razões atrás expostas, estou convicto que é um homem sério e talvez essa tenha sido a principal razão porque teve que ser afastado pelos golpistas.
    Gostava de ver esta mesma comunicação social passar a pente fino as contas dos 40 anos que o sabujo do Marta Soares esteve à frente da C M de Vila Nova de Poiares, onde deixou uma dívida de 40 milhões de euros e, já agora, também as contas destes anos em que está na Liga dos Bombeiros... só por curiosidade.

    ResponderEliminar
  13. Por tudo isto cada vez mais me sinto um"JE SUIS BdC" S.L.

    ResponderEliminar