quinta-feira, 12 de julho de 2018

Os 500 mil euros para blogs e perfis


Depois da falência técnica da Sporting SAD (aqui), da carta aberta do senhor dos empurrõezinhos sobre as finanças do Sporting (aqui), dos 40M de dívidas a fornecedores (aqui), dos 20M de investimento nas modalidades (aqui) e do fim de semana romântico (aqui), o Correio da Manhã decidiu lançar mais uma nova teoria. 

Desta feita, estão em causa 500 mil euros para uma "Campanha suja", segundo diz o CM. Vejamos a notícia:

"Campanha suja" custava meio milhão



Diz a senhora Tânia Laranjo, coadjuvada por Mário Figueiredo, antigo atleta do Benfica, que "o Sporting levou a cabo uma campanha suja com recurso a blogs anónimos e perfis falsos, que custava, pelo menos, meio milhão de euros por ano ao Sporting". Foi desta forma que a notícia se iniciou e esta era a ideia a passar, juntamente com a narrativa da "guerra ao Benfica". Reparem bem como são essas as ideias fundamentais que são transmitidas no cabeçalho da notícia.


Reparem no tempo verbal utilizado pela Tânia e pelo amigo: "custava", "alimentava". Portanto, se "custava e alimentava" é porque já não custa e alimenta, certo? Curiosamente, não vi nenhum blog afecto ao Sporting a fechar portas depois da destituição de 23 de Junho. Isto é capaz de estragar a narrativa, não?

Guerra ao Benfica


É muito curiosa a forma como o CM continua a passar a teoria da tal guerra ao Benfica. Uma teoria lançada pelo próprio Benfica de forma oficial no passado mês de Março. Se bem se recordam fizeram até um comunicado e uma emissão na Benfica TV a atacarem o Mister do Café. Podem recordar posts (aqui) e (aqui).

Se estão bem recordados, o Benfica acusava este espaço de ter divulgado informação confidencial relativa ao processo e-toupeira. Por coincidência, vejamos o que é dito na notícia dos "500 mil euros":


De facto, utilizei esses documentos do processo e-toupeira para fazer um post no dia 9 de Fevereiro de 2018. Curiosamente, esses documentos já estavam disponíveis no site Mercado de Benfica (plataforma que tem divulgado os emails) há quase uma semana. Ainda antes de ter publicado o post - que o Benfica usa como base de sustentação para me acusar de passar documentos confidenciais - a comunicação social já tinha escrito sobre o tema, como foi o caso da revista Sábado e Jornal de Notícias. Teorias absolutamente maravilhosas.

Nessa altura como hoje, dá sempre jeito atirarem a lama para o Mister do Café, mesmo que seja de uma forma velada como foi feito nesta notícia do CM. Vamos recordar o processo.

Link da notícia (aqui)
A realidade é que continuo sem ser notificado de nada, até porque como já vimos, não há caso absolutamente nenhum. Gosto particularmente da forma como falam em blogs do Sporting sem concretizarem os nomes. Como já vimos, o "Mister do Café" foi envolvido neste verborreia lançada pelo gabinete de crise encarnado no passado mês de Março. A pergunta que fica no ar é: por que será que não referiram o nome do blog na notícia de segunda-feira?

Continuemos na análise da notícia.

Afinal, o dinheiro é para o Jornal do Sporting e para a Sporting Tv


Curiosamente, num cantinho da página lá aparece uma informação relevante. Vejamos:


Afinal de contas, os tais contratos que totalizam 500 mil euros estão relacionados com o jornal do Sporting, com a SportingTv e com um quadro do departamento de comunicação do clube. Portanto, de "blogs anónimos e perfis falsos" já passamos para a SportingTv e Jornal do Sporting. Agora fiquei confuso. Então não eram 500 mil euros para a tal "campanha suja" através de blogs e de perfis falsos? Tu queres ver que esta é mais uma invenção do CM!?

Uma pequena maravilha


Mas o melhor de toda a notícia é este pequeno quadradinho. Atentem nesta maravilha:

Adoro estes especialistas de comunicação consultados pelo CM. O especialista é tão bom e tão reputado que nem sequer aparece o nome dele. Gosto particularmente do estudo que fez para perceber que "cerca de 85 por cento dos perfis usados na campanha são falsos". Ainda estou aqui a pensar na metodologia utilizada neste estudo...

Resumindo


O Correio da Manhã diz que o Sporting gasta 500 mil euros em blogs anónimos e perfis falsos e não consegue dizer o nome de um único blog ou de um único perfil falso. Diz também que há um restaurante em Lisboa com conta aberta para os responsáveis da comunicação que é pago pelo Sporting. Curiosamente, também não dizem o nome do restaurante (será a catedral da cerveja?) nem quem são as pessoas que o frequentam. Diz também que a empresa de comunicação recebe 500 mil euros, mas nem sequer diz qual o nome da entidade. 

Obviamente, quem está atento a estas temáticas associou a referência ao processo e-toupeira ao "Mister do Café" e o contrato do jornal Sporting/SportingTv com a empresa YoungNetwork, algo que é público desde a assinatura do contrato. Entretanto a empresa já respondeu em comunicado (aqui). Coloco aqui uma breve passagem desse comunicado para as pessoas ficarem a perceber o alcance do tal negócio dos 500 mil euros. 

Excerto comunicado YoungNetwork (aqui)

Portanto, os tais 500 mil euros para blogs e perfis são afinal para pagar aos 25 funcionários afectos ao jornal do Sporting, ao site do clube, redes sociais e Sporting TV. 

Para fechar


Curiosamente, o comunicado da YoungNetwork não foi replicado em nenhum órgão de comunicação social. Falamos de um assunto que passou das páginas do Correio da Manhã para as televisões nacionais e ninguém sequer deu direito de resposta à empresa. Lançaram a teoria mentirosa, não deram direito de resposta aos envolvidos e continuam a cavalgar na onda. 

Mais uma vez, e em mais uma enorme coincidência, aparecem contratos firmados pelo Sporting nas páginas do Correio da Manhã (sempre com Tânia Laranjo), que os usa para lançar lama sobre o clube e sobre os seus colaboradores. A estratégia é clara e passa por atacar a gestão anterior e condicionar todos os blogs afectos ao Sporting. Da minha parte o que posso garantir é que continuarei a escrever o que quiser, como quiser e quando quiser, por muito que isso possa conferir algum desconforto em algumas pessoas. 


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

37 comentários:

  1. Mais nada , o caminho faz-se caminhando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu perfil não é falso, é é mínimo.. e eu quero o meu dinheiro. ponto

      Se quiserem processar-se FORÇA... mas já agora podiam dizer qual é o "tal restaurante", pois eu acho que mereço e gostaria muito de ter uma refeição de luxo à pala e sem vouchers... mas até nisto a Cofina é pior que me*da, NADA do que sai dali é completamente imformativo... coerente, isento, imparcial e VERDADEIRO...

      Eliminar
  2. so nisso tenho pena de nao existir o Bruno Carvalho, porque depois do que fez bom ou mau, pelo menos dava nos CORNOS desses correio da manha e companhia e punha-os a pensar

    ResponderEliminar
  3. Não há ninguém que coloque essa gente no sitio?
    Que apurem a verdade e condenem quem de drtº?
    Por isso e por outras é que em Portugal somos acusados de fazer mau jornalismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Tens que ser tu SL, é todos os outros dispostos a perder um dia pelo Sporting ... dia 8 de Setembro..

      GOLPADA É GOLPADA... e a resposta vai ter que ser esmagadora.

      Eliminar
  4. De facto, os 85% geram dúvidas. Não se percebe se está o Mister incluído ou não.

    ResponderEliminar
  5. ALTO e pára o baile , Mister, há um erro grave nesta reportagem , fiz um levantamento e V. Exa. incorre numa falsidade que importa corrigir, não são 85% dos perfis e blogs falsos, a percentagem correta é 79,5 % . Faça o favor de ligar à sua amiga Tânia para repor a verdade dos factos. Viva o Sporting e o Correio da manha (atenção que a falta de acento no último "a" da palavra "manha" não foi um acaso).

    ResponderEliminar
  6. É obvio que é apenas mais uma situação do "fazemos e acusamos os outros de fazer" que a máquina de propaganda vermelha é "useira e vezeira" a fazer!
    Se já repararam acontece sempre que estão "entalados"! Depois os seus adeptos podem sempre ir dizer "Ah! Mas fazem todos!..."
    Nada de novo aqui! O problema é que são cada vez menos a desmascarar estas situações, e mesmo dentro do clube há cada vez menos vontade de o fazer, se é que ainda há alguma!!!

    ResponderEliminar
  7. O mister faz serviço público! Parabéns e continue o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  8. Para rir e muito! É claro que o blog Clister de Café tem por trás um grupo de avençados do Sporting Clube do Bruno de Carvalho. Depois de tanta m**** que já publicaram na guerra suja contra o Benfica, o que aconteceu? Bruno de Carvalho foi corrido pelos sócios do Sporting Clube de Portugal e o Clister de Café anda ocupado a atacar quem os faz provar do próprio veneno. Só que o Correio da Manha (sem til, porque é manha, mesmo) tem as mesmas que o Clister de Café.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso era tudo muito bonito, mas azar dos azares, o Mister do Café sustenta sempre tudo o que diz com factos. Comparar isso com o Correio da manha nem é ser burro, é mesmo ser desonesto.

      Eliminar
    2. És tu, rena?
      Ou outro burro que andava pel'O Artista do Dia?
      Havia um lamp qualquer que gostava de fazer estes trocadilhos "inteligentes", e "Clister do Café" está ao nivel dos outros usados nesse blog...

      Eliminar
    3. Não falha! O SÓRRAIVA a TENTAR "morder" a cada post do Mister. Mas como cãozinho pequeno que é, não dá para mais que umas cócegas. Mister no entanto espero que tenha a vscina para a RAIVA em dia!

      Eliminar
    4. Saraiva, atentem ao nick de um dos 85% de perfis falsos; podem acrescentar o Rudol que se diz também fo Dias.
      SL

      Eliminar
  9. Melhor blog da esfera Sportinguista, em especial no capítulo "desmontar campanhas negras" e "desmascará-los publicamente". Foi assim com a teia de influência da lampionagem na arbitragem e sociedade portuguesa em geral (incluindo poder judicial), foi assim com os Thomazes desta vida e as suas campanhas de enlameamento da direcção de BdC, com os Césares "Maletins" Boaventura, entre muito outros seres rastejantes.

    Que nunca deixe de expôr a podridão em que estão submergidos os inimigos do Sporting (os externos e, em especial, os cá de dentro).

    SL

    ResponderEliminar
  10. Obrigado Mister pela calma com que desmonta, uma atrás da outra, as mentiras do Tanio.

    ResponderEliminar
  11. Obrigado Mister pela calma com que desmonta, uma atrás da outra, as mentiras do Tanio.

    ResponderEliminar
  12. Se formos muitos a reclamar, as instituições saem da poltrona e atuam:
    info@erc.pt
    sj@sinjor.pt
    Direccao@sinjor.pt

    ResponderEliminar
  13. Acho que a Tania Laranjo deve ter um fetiche qualquer pelo Bruno de Caravalho e pelo leão do Sporting !!! Até já imagino uma "menage à trois" eheh.
    É uma tristeza esta "Laranjo da vida" arrastar tão baixo a profissão de jornalista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como é que o BdC e o Leão aguentavam o cheiro?
      Por favor não queira tão mal a sportinguistas!
      SL

      Eliminar
  14. Grato por neste período, haver ainda locais onde podemos ler coisas discretas.

    ResponderEliminar
  15. Dado que já vi fixados vários preços, gostaria de saber qual o custo actual das laranjas.

    ResponderEliminar
  16. O Correio da Manha deixou de pagar a avença ao arrependido Paulo Silva? Nunca mais ouvi quaisquer notícias sobre o cashball. Será que a atual primeira dama Tânia Laranjo gastou a avença num fim de semana romântico com o Cintra?

    ResponderEliminar
  17. Pois, pois, o meio milhão mais vouchers tocaram-lhe no seu âmago?
    Fraca tentativa de justificação, Clister do Café.
    Já todos sabemos, inclusive as Brunettes que frequentam este espaço, aquilo que a casa gasta (meio milhão).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não disse? Aqui está outro perfil dos 85%: o Rudol-queria mas não consegue.
      SL

      Eliminar
    2. Aí está, uma brunette a comentar.
      Volta Bruno!

      Eliminar
  18. Os IMBECIS não param, resta-nos o Mister do Café. Que nunca nos abandone!

    ResponderEliminar
  19. Mister, não pare de divulgar estas poucas vergonhas. Aos do CM e CMTV, o meu perfil não é falso. Tenho pena de ser associado (por ter tido essa profissão) a escumalha como vocês pseudo-jornalistas de merda. Força Mister. Saudações Leoninas. 🦁🦁🦁

    ResponderEliminar
  20. Agora, com a candidatura de Bruno de Carvalho, vão aparecer uma carrada de notícias e histórias macabras, com o intuito de enxovalhar a pessoa em causa. Uma das poucas que tenta preservar a dignidade e honra do Sporting.

    ResponderEliminar
  21. no meio desses 500 mil tenho a certeza que sobra para a comissão do brunocas e para uns 20 militos para vocês blogueiros "isentos", não mande areia para os olhos o pessoal não é burro, para não falar de colocar o jornal das mãos dessa gente foi o resultado que deu, nem convocatórias para assembleias gerais publicam, desonestidade intelectual rampante e isto é só para falar do jornal, a tv tirando as transmissões dos nosso atletas, tudo o resto me envergonha!!

    ResponderEliminar
  22. Obrigado mais uma vez Mister Já tinha lido e partilhado a resposta da young, que está fenomenal!
    Mas agora vou partilhar também, para que a verdade chegue ao maior número possível de pessoas.
    Agora se calhar o tal especialista do cmlixo vai considerar que eu sou um perfil falso! Eis a questão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual resposta? Aquela com o título:
      «Young Network arrasa Correio da Manhã»
      E que depois não desmente o correio da manha?
      Aquela que diz:
      «Sobre o exercício [do Correio da Manhã]: nada a comentar. Os jornais informam as pessoas»

      Eliminar
    2. Jorge...O teu comentário está o nível da tua foto!! E fico-me por aqui...

      Eliminar
    3. Não desmente o Correio da Manhã?
      A Young Network mostra uma realidade totalmente diferente, mas tu preferes dar crédito a um jornal mal intencionado e com argumentos miseráveis.
      Esse teu comentário é estúpido.

      Eliminar