quinta-feira, 26 de julho de 2018

O problema de tesouraria da Sporting SAD e o futuro - Parte II


Depois de na primeira parte ter abordado o problema de tesouraria do último trimestre do exercício 17/18 (aqui) é importante pensar no futuro da Sporting SAD com uma nova administração a ser escolhida pelos sócios a 8 de Setembro.

O binómio investimento/sucesso


É do senso comum afirmar que no futebol ou em qualquer outro desporto existe uma relação directa entre o montante investido no plantel e o sucesso desportivo. Se temos os melhores jogadores e treinadores estamos mais perto da vitória e os melhores são mais caros. Esta é a regra para a qual existem honrosas excepções como o Leicester City. E aqui está a principal questão que os candidatos à presidência do Sporting têm de responder. Queremos ser a "regra" ou a "excepção"? 

Reparem no quadro seguinte: 

Fonte: Relatórios e contas das SAD dos 3 grandes. *Relativo ao 1º semestre de 17/18
Neste quadro estão os custos com pessoal dos 3 grandes nas últimas 16 épocas. Escolhi este período temporal porque só a partir da época 2002/2003 é que as 3 SAD funcionaram em simultâneo. A cinza está a equipa que investiu mais nessa época e a amarelo está a equipa que investiu menos. Fiquem com algumas conclusões:

- Nestas 16 épocas, por 12 ocasiões o campeão foi a equipa que mais investiu no seu plantel. Estamos a falar de uma taxa de sucesso de 75%. 

- Nestas 16 épocas, por 14 ocasiões a equipa que investiu mais ficou no 1º ou 2º lugar. Taxa de sucesso de 87%.

- Nestas 16 épocas NUNCA a equipa que gastou menos conseguiu ser campeã nacional.

Reparem que no quadro anterior coloquei o total investido por cada clube nestas 16 épocas. Como podem verificar, o Sporting gastou menos 183M do que o Benfica e menos 282M do que o Porto. Estamos a falar de uma diferença absurda para os nossos rivais. Em termos médios anuais gastamos menos 11,4M do que o Benfica e menos 17,6M do que o Porto.

Um pequeno momento de reflexão para os Sportinguistas


Fecho esta segunda parte com uma reflexão sobre o que aconteceu no Sporting nestes últimos 16 anos.

No final do século passado o Sporting era o clube com melhor situação financeira dos três grandes e era de muito longe o clube com mais património. Durante estes 16 anos vendemos praticamente todo o nosso património não desportivo (terrenos, edifício Visconde de Alvalade, Centro Comercial Alvaláxia, Clínica CUF, Holmes Place e até os parques de estacionamento do Estádio). Em termos de património temos o mesmo que o dos rivais (estádio, pavilhão e academia).

Portanto, se investimos nas mesmas infraestruturas que o rivais e se ainda por cima vendemos tanto património não desportivo, como é que se explica que o Sporting nestes anos tenha investido menos 183M a menos do que o Benfica e menos 282M que o Porto e tenhamos chegado a 2013 numa situação de pré-falência? Para onde é que foi o dinheiro, meus senhores? 

No próximo post darei continuidade a esta temática analisando o investimento que o Sporting tem feito. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

18 comentários:

  1. E para quando a análise de algo realmente sério, e sem possibilidade de truques de interpretação contabilística, como é o caso de psiquiatria colectiva do Brunismo?!...

    E vai ser em fascículos ou num só fôlego?!...

    Enquanto tal problema não for seriamente tratado a alienação Brunista andará por aí...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora entramos no Cyberbullying. Muito bom, este Novo Sporting.

      Eliminar
    2. Isto são rabolhos com azia de não terem nascido sportinguistas.

      Eliminar
    3. É tipo melancia: verde por fora, mas vermelho por dentro. E palerma, ainda por cima...

      Eliminar
    4. NÃO DÊEM CONVERSA A ESTUPIDOS NEM RESPONDAM A ESTUPIDEZ

      Eliminar
  2. É verdade, existem os alienados,brunistas ( pessoas que querem ver um sporting,pujante a lutar em todas as frentes, por vitórias e pela verdade desportiva ), e depois há os alienados da cm tv e viciados em derrotas e humilhações, acolitados pelos c..as de sabão, que adoram que lhes passem a mão na cabeça.

    ResponderEliminar
  3. A criatura do primeiro comentário pôe em causa números (que não são propriamente coisa domesticável) e ao mesmo tempo fala em alienação. Lógica típica da bicharada que acha que o clube lhe pertence e que tem atribuído por direito divino o direito de o poder saquear a bel-prazer.

    ResponderEliminar
  4. O Sporting em 2015/2016 foi campeão com o orçamento mais baixo dos 3 grandes. Para mim esse é o exemplo que deveriam recomendar. Os últimos dois anos foram um descontrolo desnecessário em que gastamos 50 milhões de euros em jogadores que não jogaram (15 jogadores que somados jogaram o mesmo tempo que o Bruno Fernandes). Dito isto, se este post é para elogiar a gestão de BdC, concordo, até 2015/16

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O Sporting em 2015/2016 foi campeão" - o espaço para o troféu foi criado no museu, mas está vazio, não lamento dizer-lhe esta dura realidade.

      Eliminar
    2. Aguarda rena, aguarda...de treta ainda vais passar a tri. Vou ver-te a andares coxo, e se calhar com dores nas costas...os colchões da choldra não são de grande qualidade!!!

      Eliminar
  5. Eu gostava de um artigo com a opinião do Mister sobre o Cashball. Ficou prometido lá para trás.
    E um artigo sobre o binómio corrupção/sucesso?. Porque existem tantas análises sobre o sucesso das equipas e no fim raramente se fala da corrupção? O futebol que assistimos será desporto?

    ResponderEliminar
  6. Só uma dúvida, MdC, na rubrica "custos com o pessoal" na coluna do Sporting já estão incluídos o meio milhão mais vouchers com o pessoal da net?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, porque os "custos com o pessoal" na coluna do Benfica, também não contabilizam, os custos com o Hugo Gil/P.Guerra/Braz/Ventura/Janela/Vouchers/Jogadores oferecidos/Funcionários Judiciais/Observadores/Árbitros/A compra e venda da Coca na Porta 18. Calma Rudolfo, não podemos contabilizar tudo, estes números apresentados são só os números que estão no relatório de contas.

      Eliminar
    2. Suponho que não, uma vez que os gastos lampiónicos nunca ultrapassam os 100M. Se não inclui para uns, suponho que não inclua para outros.

      Eliminar
    3. Já sim senhor... és perspicaz rena!! Assim como na coluna do teu clube também estão incluidos os envelopes entregues, em mão, a funcionarios judiciais por esse pais fora. E também a jogadores e dirigentes de equipas "amigas" para facilitarem vitórias. E para pagarem ordenados a jogadores emprestados a certas equipas para depois não jogarem contra o teu clubeco, ou pior, jogarem e marcarem golos a favor do teu clubeco...ja para não falar nos gastos do teu clubeco com funcionarios da federação e da liga. Chega-te ou queres mais??

      Eliminar
  7. O dinheiro foi para sustentar os vários conselhos de administração das várias sociedades que foram sendo criadas.

    ResponderEliminar
  8. Mister, a academia do porto não pertence ao clube, o proprietário e a câmera municipal de gaia, ao qual o porto paga uma renda irrisória por mes

    ResponderEliminar