quarta-feira, 25 de julho de 2018

O problema de tesouraria da Sporting SAD e o futuro - Parte I


A administração da Sporting SAD nunca escondeu aos sócios e accionistas que no último trimestre da época seria preciso um reforço de tesouraria. De Abril em diante várias foram as ocasiões em que isso foi referido por membros da sua administração, nomeadamente pelo seu presidente.

A solução


Ainda antes de falar sobre o motivo pelo qual o Sporting precisa de um reforço de tesouraria, quero falar da estratégia da SAD.

A solução para esta questão foi anunciada e referida em várias intervenções. Por exemplo, na célebre crónica de Bruno de Carvalho no DN de 30 de Abril, quando anunciou a recompra antecipada das VMOC para garantir desde já a maioria do capital da SAD. Nessa ocasião explicou a questão dos empréstimos obrigacionistas num artigo que podem ler (aqui).

Na altura o então presidente do Sporting explicou que a estratégia financeira passaria por adiar o reembolso do empréstimo obrigacionista de 30M de Maio para Novembro, altura que seria feito um novo empréstimo para liquidar o anterior. Seria ainda lançado novo empréstimo obrigacionista em Maio de 2018 no valor de 15M para efeitos de tesouraria. 

Recordar que esse adiamento do reembolso dos 30M foi aprovado mais tarde em AG de obrigacionistas por unanimidade. Importa também referir que nessa crónica Bruno de Carvalho diz o seguinte: 

"III - Sobre a emissão obrigacionista de 15 milhões e o adiamento de 30 milhões da Sporting SAD 

1. A emissão de 15 milhões está alinhada com o acordo com os actuais bancos (NB/BCP) de permitir aumentos de dívida desde que no global a mesma não aumente;"

Ora, neste sentido importa recordar que no acordo de reestruturação financeira - divulgado em 2015 pelo Footballeaks - é referida esta questão relacionada com os limites de endividamento. Vamos ver os dados dos último ReC publicado (3º trimestre 17/18).

ReC 3º trimestre 2017/2018
Como podem verificar, a dívida financeira do Sporting desceu cerca 25 milhões de euros nos primeiros 9 meses de 17/18. Ora, se desceu 25M e o Sporting precisa de aumentar o seu endividamento em 15M para efeitos de tesouraria, ainda se mantém um efeito positivo de 10M, o que faz com que a SAD continue a cumprir escrupulosamente o acordo de reestruturação financeira com a banca.

Recordo que a dívida financeira deixada por Godinho Lopes andava na casa dos 158 milhões de euros. Estamos a falar de uma redução de mais de um terço do valor total.

A explicação de Guilherme Pinheiro


Numa entrevista ao jornal Sporting no dia 10 de Maio, Guilherme Pinheiro, administrador da SAD do Sporting, explicava o porquê de o Sporting emitir um empréstimo obrigacionista. 

Entrevista de Guilherme Pinheiro, administrador da SAD a 10 de Maio de 2018
"Financiamento de tesouraria da sociedade, operacional e também de serviço de dívida. O objectivo é dar-nos uma maior flexibilidade na gestão do mercado de transferências para tentarmos valorizar ao máximo os nossos activos e fazermos os melhores negócios possíveis para a sociedade."

Recordo que estas declarações - tal como as de Bruno de Carvalho - foram proferidas antes do ataque aos jogadores na Academia. É fácil perceber o que Guilherme Pinheiro esta a querer dizer por "fazer os melhores negócios possíveis". Estar numa negociação para a venda de um jogador tendo dificuldades de tesouraria é uma debilidade negocial. O mesmo acontece por exemplo na compra de jogadores. 

Acredito que a ideia do anterior conselho de administração da SAD passava pelo lançamento do EO de 15M em Maio e pela venda de um dos principais activos até ao final do mês de Junho para fechar o exercício 17/18 com lucros, coisa que não aconteceu pela instabilidade no clube que culminou na destituição do Conselho Directivo. 

Não há dúvidas que os lucros apresentados nos primeiros 9 meses da época irão acabar em prejuízo no final do exercício económico. De qualquer das formas, e apesar desse prejuízo expectável, o mandato da anterior administração ao leme da SAD irá acabar com lucros acumulados. Resta saber o número certo.

Outras opções de financiamento


A Sporting SAD poderia ter recorrido a outra forma de financiamento que é bastante utilizada pelos rivais como é a antecipação de receitas através de um contrato de factoring. 

Últimos dados oficiais: ReC Sporting (31-03-2018); ReC Porto (31-12-2017) e Prospecto obrigacionista Benfica 2018-2021
Como podem verificar o Sporting tem apenas 7,5M em receitas antecipas enquanto que os rivais estão nas largas dezenas de milhão.

Mais uma vez, repito aquilo que já estou farto de dizer. É aqui que está o ouro da Sporting SAD. Relembro que o contrato com a NOS só entrou em vigor no início deste mês. Sobre o facto de a administração da SAD não ter recorrido à antecipação de receitas da NOS, parece-me que o fizeram por acharem que os encargos seriam maiores do que os encargos de um novo EO. Nos próximos tempos analisarei a antecipação feita pelo Benfica e talvez ai as coisas fiquem mais claras quanto aos custos das operações de factoring com base em entidades bancárias estrangeiras. Voltando ao tema e concluindo esta primeira parte da análise

Mas porque é que o Sporting está com dificuldades de tesouraria? 


O período crítico das tesourarias dos clubes é sempre o último trimestre da época desportiva, por ser uma fase em que não existem grandes receitas. No caso do Sporting é relativamente fácil perceber que estas dificuldades de tesouraria surgem pelo investimento que foi feito na equipa. Estamos a falar de contratação de 15 atletas para a equipa A num investimento que ascendeu aos 60M. Jogadores como Fábio Coentrão, Acuna, Battaglia, Mathieu, Piccini ou Bruno Fernandes, só para dar os exemplos dos titulares. A este investimento na contratação de jogadores há que somar os vencimentos dos jogadores e de Jorge Jesus.

Lendo apenas os relatórios e contas e as diversas declarações da administração parece-me que o investimento na equipa (contratações e salários) é a principal razão para que o Sporting acabe a época a precisar de um reforço de tesouraria. A questão da compra das VMOC para garantir desde já a maioria do capital da SAD também me parece que poderia afectar uma parte deste EO, a que se junta ria a venda de um ou mais jogadores, mas é a minha interpretação. Nesse sentido recordar o seguinte:

ReC 3º trimestre 17/18
A 31 de Março a Sporting SAD tinha na sua conta de reservas afectas para a recompra de VMOC cerca de 5,1 milhões de euros e a negociação levada a cabo pela anterior administração apontava para que a compra das VMOC necessárias para garantir desde já a maioria do capital da SAD custaria 17,5M. Ora, 17,5-5,1= 12,4 milhões de euros que era necessário "arranjar" para comprar as VMOC.

Portanto, o EO serviria para reforço de tesouraria que permitiria ao Sporting ter outra capacidade negocial na venda de jogadores, nomeadamente as vendas de Rui Patrício, William Carvalho, Cristiano Piccini e Coates, tudo jogadores que estavam claramente no mercado. A venda de um/dois destes jogadores resolveria a equação por completo e em caso de necessidade esses montantes poderiam ser complementados com uma parte desse EO.

Infelizmente para o Sporting, o plano financeiro traçado pela administração da Sporting SAD foi gravemente prejudicado pelos acontecimentos dos últimos dois meses. Acontecimentos que não permitiram a emissão do tal EO de 15M, deixando o Sporting com algumas dificuldades até ao fecho do exercício 17/18. Com a entrada do mês de Julho e o novo exercício económico, as receitas começam novamente a entrar e os compromissos dos dois meses anteriores foram resolvidos, como já confirmou a comissão de gestão. As vendas de William Carvalho e de Piccini ainda vieram trazer um estabilidade adicional a este exercício. Pena não terem sido fechadas em Junho para assim permitirem à SAD acabar o exercício económico com lucros.

Sobre a questão das "dívidas ao fisco", farei um post nos próximos dias. Para já, num próximo post vou escrever um pouco sobre este tipo de opção da SAD e de que forma a futura direcção deve abordar a política financeira e de investimento.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

19 comentários:

  1. Votem no frederico 'filma a fivela' varandini e quando o jj regressar, desta vez a ganhar perto de 10M liquidos, digam-me que há problemas de tesouraria.

    ResponderEliminar
  2. Acho engraçado que boa parte das publicações deste blog são sobre como Bruno dedeCarvalho Carvalho ia resolver os problemas mas nunca questionando porque é que muitos desses problemas foram criados. Decerto há uma explicação para tudo, todavia não é convincente. Apesar de tudo, e no fim de contas, devemos estar agradecidos a Bruno de Carvalho pela dedicação e por muito bom trabalho pelo Sporting mas no entanto houveram erros. Alguns graves e bem recentes, pelo que fazendo um balanço: tentou, trabalhou, mas falhou, logo mudou. Não devemos nada, de nada, a Bruno de Carvalho. Pagámos o seu bom trabalho, ainda pagamos pelos seus erros, obrigado e volte sempre como adepto. Agora chega de dar importância a quem só pir si se acha demais importante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiago.

      O problema está em que há muitos interesses instalados que não pretendem que o rumo seguido pela anterior direcção continue (outros não querem um Sporting vencedor, como está a ser). Esse é que é o problema.

      Se for eleito um Presidente que queira prosseguir o trabalho desenvolvido, BdC deixa de ser assunto.

      Tenho a certeza que o Tiago não quer novamente um Sporting manso, perdedor, endividado, nas mãos dos abutres que permitiram que o Sporting chegasse ao que chegou em 2013.

      Eliminar
    2. A questão é que o Sporting é hoje um clube manso, perdedor, que vende ao desbarato e do qual tudo se sabe. Em suma, voltamos aos "bons" velhos tempos.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Obrigado pela atenção. Não tenho qualquer interesse que o SCP volte a cometer os erros do passado nem tão pouco os erros recentes. Na verdade quero que cometa o menor número de erros possível: primeiro, porque não tem o dinheiro dos rivais; segundo, porque não tem a estrutura ( o tal polvo) que os outros têm. Eu apenas quero é que o SCP avance rumo ao futuro que se espera risonho e glorioso. Nenhum dos "agora" candidatos será como o BdC - com tudo o que isso tem de bom ou mau - logo quem for eleito terá que ter o nosso apoio e daqui a um ano cá estaremos para fazer o balanço. Mas por agora chega de falar - bem ou mal - de BdC. Apenas isso. Saudações Leoninas.

      Eliminar
  3. Eu explixo a origem destes 'problemas':
    - 1o, o Sporting não é campeão há 16 anos. Isto implica esforços extra para voltar a conquistar um campeonato,
    - 2o, se queremos voltar a ser campeões, temos de estar preparados para gastar e investir perto daquilo que os nossos rivais gastam e investem. Ou seja, sermos competitivos no verdadeiro e total sentido da palavra.

    ResponderEliminar
  4. Estranho, muito estranho mesmo é ver os comportamentos e a atitudes de certos sportinguistas, sempre que alguém conhecedor das realidades e dos reais problemas do Sporting Clube de Portugal, de forma comprovada, faça referências à excelência de gestão do Clube, por parte de Bruno de Carvalho e da sua equipa, ... Enfim!!!Viva o Sporting, viva o presidente Bruno de Carvalho!

    ResponderEliminar
  5. Mais uma tentativa de branqueamento do defunto «brunismo».

    E sobre a AG à la Bruno, que o zombie de Alvalade queria para se tentar livrar da suspensão, mesmo sabendo que os estatutos do SCP não permitem uma AG com tal motivação?!...

    Prossegue, pois, a fuga em frente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. africâner os estatutos dizem que é proibido fazer críticas aos jogadores e ao treinador, por isso esta época vamos todos aplaudir a equipa, mesmo nas derrotas

      Eliminar
  6. Ontem à noite estava fazer zapping na tv

    Passo pela sportv e estava o bombeiro a dar uma entrevista dizendo que estava muito orgulhoso, que voltou a paz ao SCP e que falta fazer voltar as vitórias ao clube. Mas faltam vitórias onde? No andebol? No futsal? No voley? No hóquei? Só se for no futebol, porque no resto elas já voltaram há muito.

    Depois passo pela cmtv e lá estava o bombeiro a falar que tem de se limpar as matas.
    Pois mas este ano não há incêndios porque não há ... calor. Basicamente o verão fugiu para o norte da europa.

    ResponderEliminar
  7. gostava tanto quando o mister lia o blog mercado de Benfica|

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora está mais focado na "tesouraria" do Sporting! Afinal de contas, de onde vem o dinheiro que paga o serviço de meretriz do Clister de Café?

      Eliminar
    2. Saraiva, parece que ficou mal disposto ao ver a rubrica, "antecipação das receitas".
      Agora diga-me. É incontornável que o Saraiva não gosta deste blog. Agora a minha dúvida é, se continua a frequentá-lo, qual destas situações é valida:
      -Pago para vir para aqui aborrecer-nos,
      - O seu QI não consegue perceber que não gosta.

      Eliminar
    3. Essa da antecipação de receitas, aqui neste blog, serve apenas para mostrar à carneirada que o Benfica bem mais do que o Sporting em matéria de antecipação de receitas. E...? Será que tudo o Sporting faz ou deixa de fazer só tem valor quando comparado com o que o Benfica faz ou deixa de fazer?
      P.S. Gosto deste blog, pelo que se pode ler nas entrelinhas! :-) Topas?

      Eliminar
    4. 'Saraiva, não és muito inteligente, pois não? Não preferes ler o hugo gil?

      Eliminar
  8. SCP perde com o Mafra com golo de .... Bruninho

    que ironia.. hehehe isto é escrever direito por linhas tortas

    ResponderEliminar
  9. Mister, está a faltar um post sobre o cashball

    ResponderEliminar
  10. Como e que esse ditadouro BdC se ganhar as eleicoes ,como e que vai falar com os jogadores se eles nao o querem perto de si, e o Sousa Cintra disse aos jogadores que esse mentiroso sem vergonha nao voltava mais ao sporting, ainda vao ver o que vai a contecer esse macaco vai ser a causa do sporting ser um clube da terceira divisao, esse facista mafioso julga-se dono do sporting, nem me quero lembrar se esse trafulha ganhar as eleicoes em que estado vai ficar o meu sporting.

    ResponderEliminar