sábado, 21 de julho de 2018

"As modalidades à Benfica" de Frederico Varandas


Dando sequência ao post de ontem sobre o "SportingTalks", quero analisar a declaração do candidato Frederico Varandas que acabou por fazer as parangonas nos jornais. Diz o senhor que o Sporting tem "modalidades à Benfica".

Se não leram o post anterior sobre esta temática, recomendo que o façam porque existem várias questões interligadas. (cliquem aqui)

"Modalidades à Benfica"



"Infelizmente temos muitas modalidades que são, como costumo dizer, modalidades à Benfica. O automobilismo, onde temos um piloto onde simplesmente colamos um autocolante do Sporting e já é modalidade do Sporting. Temos um Padel, onde temos um atleta que vai fazer um torneio e ganha x se vencer o torneio e nem sequer tem, até os equipamentos tem de ser o atleta a suportar. 

Estas declarações são de uma profunda ignorância em relação à história do nosso clube. Enquanto sócio do Sporting, sinto-me ofendido por estas declarações, ainda para mais quando surgem da boca de alguém quer ser presidente do nosso clube. Isto é surreal.

Vamos por partes.

O Padel


Estamos a falar de Frederico Varandas, o homem que quer trazer novas modalidades como o Basquetebol ou o Padel, como podemos ver de seguida no seu programa eleitoral, num capitulo intitulado de "novas modalidades".


Para quem não sabe, o Sporting tem Padel e Basquetebol (escalões de formação). Fica a foto da nossa equipa de Basquetebol Sub-14.

Equipa Sub 14 Basquetebol Sporting

Vamos lá então falar um pouco de Padel.

A modalidade foi instituída no Sporting em  Agosto de 2016. Vasco Pascoal, Sportinguista assumido, tricampeão nacional e então nº 2 do ranking nacional e 109º do ranking mundial, foi a primeira contratação. De seguida entraram para a secção Filipa Mendonça e Ana Catarina Nogueira. Com o passar do tempo, mais atletas se juntaram ao clube.

Em Outubro de 2016 Ana Catarina Nogueira e Filipa Mendonça conquistaram o título de Campeãs Nacionais de Padel, tendo este sido o primeiro título do Sporting na modalidade.

Em Outubro de 2017 Filipa Mendonça e Ricardo Martins conquistam o título de Campeões Nacionais de Padel em Pares Mistos e em Dezembro desse ano decorreu no Porto o Campeonato Nacional de Clubes, tendo o Sporting Clube de Portugal conquistado pela primeira vez o título de Campeão Nacional de Padel. A equipa do Sporting foi composta por Filipa Mendonça, Sara Pujals, Inés Muñoz, Melani Merino, Tânia Couto, Bárbara Corte-Real, Filipa Caldeira, Chico Gomes, Javi Rico, José Rico, Vasco Pascoal, Ricardo Martins e Pedro Franchi.

Desconheço se os atletas do Padel do Sporting recebem prémio por vencerem uma determinada competição, mas se recebem qual é mesmo o problema? Eu ficaria preocupado era se recebessem e envergonhassem o Sporting. Quanto à questão do equipamento ser comprado pelos atletas, custa-me acreditar que seja verdade, mas mesmo que fosse qual é o problema? Se eventualmente isso ficou acordado entre as partes, qual é o problema?

Para fechar, fiquem com a foto dos campeões nacionais de 2017.

Vencedores do campeonato nacional de clubes em 2017

O Automobilismo


Se na questão do Padel, Frederico Varandas já mostrou a sua impreparação, no automobilismo é ainda pior. Se o Dr. Varandas não sabe, fica a saber que o automobilismo foi das primeiras modalidades do Sporting. Os primeiros registos da modalidade no clube datam de 1911 quando João d'Aguiar venceu a primeira corrida para o Sporting. Estamos a falar de um registo histórico com mais de um século de história.

Mas há mais, muito mais. O Sporting participou no prestigiado Rali de Monte Carlo em 1951 e o Conde de Monte Real e Manuel Palma terminaram a prova num brilhante segundo lugar absoluto. 

Entrega de prémios do Rali de Monte Carlo 1951. Conde de Monte Real e Manuel Palma no seu Ford V8 100cv a melhor classificação de sempre de uma equipa portuguesa, 2º lugar à geral

O Ford V8 100cv que deu ao Sporting o 2º lugar no Rali de Monte Carlo em 1951

Tivemos 6 vencedores dos nacionais de ralis, vencemos dois nacionais de ralis por equipas nos anos 70 e tivemos a honra de vencer o campeonato mundial da FIA de Formula 1 Históricos com Rodrigo Gallego. 

Rodrigo Gallego e o Troféu de Campeão do Mundo na Gala da FIA de 2004
Por certo, grande parte dos Sportinguistas estarão também lembrados de uma competições automobilística exclusiva para grandes clube europeus:A SuperLeague Formula. Prova em que Pedro Petiz conseguiu vencer no mítico circuito de Monza em 2009. 


São apenas alguns dos episódios de uma história riquíssima nesta modalidade. Uma história que Frederico Varandas ignora por completo. Um verdadeiro enxovalho ao Sporting.

Para fechar


Confesso que quando vi a referência a "modalidades à Benfica" pensei que o candidato se estivesse a referir a modalidades como o lançamento do voucher, 100m toupeiras, maratona dos emails, etc. Infelizmente, o Dr. Varandas decidiu atacar as modalidades do Sporting comparando-as com as do Benfica, ferindo a dignidade dos Sportinguistas.

De facto, para esta gente, estúpidos são aqueles que deram e dão a cara pelo Sporting, muitas vezes sem ganhar nada e com sacrifício pessoal. Já pensaram sequer na dificuldade que terá sido ir de Lisboa para Monte Carlo em 1951. Deixo-vos com um excerto:


É este legado que Varandas insulta com o tese do "colar um autocolante no carro". Já pensaram que provavelmente os pilotos actualmente ao serviço do Sporting pouco ou nada recebem do clube, para além da visibilidade que depois conseguem dar aos seus outros patrocinadores por estarem associados ao Sporting? Estes senhores são os mesmos que andam por ai a falar na importância da "marca Sporting" e não conseguem atingir o apoio que o clube dá nesta áreas.

Bem, mas se calhar sou eu que estou a ver isto mal e na realidade Frederico Varandas e a amiga querem é que o Sporting tenha uma fabrica automóvel própria para fazermos os nossos carros. A juntar a isto provavelmente uma escola de condução desportiva com todos os escalões devidamente definidos com bambis, iniciados, juvenis e por ai fora. Quem sabe até uma escola para "paddock girls". Podem sempre colocar a Margarida Caldeira da Silva, Eduardo Proença de Carvalho, Isabel Trigo Mira ou até a Rita Matos como professoras. E já agora, porque não um autódromo próprio? Assim passamos a jogar em casa. Muito melhor do que "apenas" colar o autocolante.  

Deixando a ironia de parte, já todos percebemos que se estes senhores estivessem à frente do Sporting não haveriam autocolantes para colar nos carros e nenhum destes títulos estaria no nosso museu. Fica também claramente perceptível que a torneira vai fechar para estas modalidades, caso estes senhores tomem conta do clube. Têm a palavra os Sportinguistas. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

29 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mister, faltou referir a pesca desportiva do polvo, cartilha acrobática e o carregamento da mala

      Eliminar
  2. “Lançamento do voucher, 100m toupeiras e à maratona dos emails”

    Já ganhei o dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mais recente modalidade já aprovada pelo comité e que fará parte dos próximos Jogos Olímpicos é o Cashball. A modalidade é muito semelhante ao basebol mas sem taco e a bola é feita com notas de 100 e de 50. Quem agarrar a bola deixa-se perder e quem lança ganha sempre.
      Outra modalidade que o COI está a avaliar tem os membros de claques como jogadores. Haverá um sorteio prévio de um balneário e a claque terá que entrar nele e bater o mais possível. A que mais bater, ganha. Ainda não tem nome definido mas estão a pensar em Alcochetada, uma mistura de Alcochete com porrada.

      Eliminar
    2. Uma outra modalidade que parece estar e voga ultimamente é o assassinato com arrastamento e fuga na via publica,por parte de chefe de grupo de adeptos não organizados para posterior exercício de conceituada empresa de advogados, sub. Contratada por outra conceituada empresa de advogados, SUPOSTAMENTE paga pelo clube do qual o chefe de grupo é adepto, para fazer a defesa do maleante, já com antecedentes criminais, adiamento do processo, sine die, é eventual, qui ça, absolvição. LINDO!!! É um novo jogo que parece estar em voga

      Eliminar
    3. Não é preciso uma guarda pretoriana para saber distinguir o que é futebol e o que são actos criminosos que devem ser devidamente punidos.
      O louco afectou-vos o discernimento!

      Eliminar
    4. Cheira a terra, cheira a toupeiras.

      Eliminar
  3. que tenham a palavra os responsaveis do padel e do automobilismo para falar de sua justiça....agora a gente sabe que nao vai haver um presidente que va agradar 100% aos sportinguistas o que e perfeitamente normal deveremos antes de apontar os defeitos dos futuros candidatos apontar lhes as qualidades e como podem ajudar o sporting nesta fase

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então está na altura DAQUELES QUE NÃO GOSTAREM DE DEIXAREM DE ESTAR SENTADOS SOBRE AS MÃOS E PERDEREM UM DIA PARA IR VOTAR... O CLUBE TAMBÉM É DELES, E NÃO DEVEM "DEMITIR-SE" DISSO...

      Eu sei que é uma GRANDE chatice para aqueles que vivem longe de Lisboa, os Varandas e balcões da vida contam com isso (são só paus mandados com simpatia e ou prestígio, não importa quão ignorantes, ou estúpidos mesmo, sejam das matérias e realidades do Sporting) -> continuar o Sporting de Lisboa, Croquetes e Politiquice... É FAZER ESSE ESFORÇO (de lembrar que na última AG só votaram ~11% de todos os sócios com capacidade de voto, e ~7% da totalidade dos 172 mil sócios actuais )... POIS PARA "O FUTURO" LEVAR O SPORTING A QUEM ESTÁ LONGE DE LISBOA É ABSOLUTAMENTE FUNDAMENTAL PARA UMA REPRESENTATIVIDADE LEGÍTIMA E CONDIGNA (*JÁ DIGO ISTO HÁ ANOS, INCLUSIVE PARA O ESTRANGEIRO*) ...

      ... PENA Q *SÓ UM* CANDIDATO, que querem travar por todos os meios, não importa quão ilícitos, é que tem estas ideias...

      Estas coisas acontecem porque está no ar q o poder no Sporting depende muito de PROPAGANDA, INDOCTRINAÇÄO, CAMPANHAS E MENTIRAS PROPAGADAS COMO VERDADES (a máquina não pára!) ... POR ISSO A JORNALIXEIRADA VIL PUTRIDA E TENDENCIOSA, Q HOJE SE PASSEIA DENTRO DE ALVALADE ONDE A SPORTINGTV É BARRADA, É ABSOLUTAMENTE FUNDAMENTAL PARA ALGUNS SENHORES COMO VARANDAS E BALCÕES... e q os sócios ou são compelidos a não votar na proporção directa do barulho, ou são muito piores que os gelados na testa das ETAR de Carnide.

      Por isso a Escumalha das Comissões tem o displante a arrogância de fazer "dictatos" aos núcleos (e muitos desses são no estrangeiro), a base do VERDADEIRO SPORTING, quando na realidade era muito mais legítimo ser ao contrário... é caso para dizer VIVA A DEMOCRACIA!.. de alguns!...

      É MAIS QUE OBVIO, q para alguns, parte significativa, A PARTE MAIS SIGNIFICATIVA DE TODAS DO SPORTING, ou têm que ser camponeses iletrados, ou não podem contar para absolutamente nada -> ESTÁ NAS VOSSAS MÃOS.

      Eliminar
  4. Basta a forma como entrou para o nosso clube pela porta de Godinho e seus comparsas revela muito do caracter deste homem (recuso a palavra senhor). O seu comportamento durante os graves acontecimentos acentuou a nossa opinião. Agora estas afirmações são o seu atestado final. O meu sporting que me orgulho de pertencer não se identifica com este bom médico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos Silva, desculpe mas não vou por aí. Até porque, se isso fosse condição de incompetência ou falta de sportinguismo, ter-se-ia de perguntar por que razão BdC ficou com ele.
      O que eu analiso (como estará a fazer o Mister do Café) é avaliar as eventuais virtudes e defeitos do seu Programa, dos seus Projetos e das suas Propostas e a credibilidade dos elementos que compõem as equipas da sua candidatura.
      E, até agora, só tem apresentado ideias vagas e demagógicas dando claramente a ideia de que para concretizar o lema da sua campanha, Unir o Sporting, tem de se apresentar bem com Deus e o Diabo; nas poucas oportunidades em que tem "concretizado" um pouco mais o que propõe, têm saído estas "pérolas de comunicação", que são autênticos TIROS NOS PÉS (o que não é muito abonatório sobre a pontaria de um militar, mesmo que médico).
      Comparando, o que tem sido proposto ou defendido pelos diferentes candidatos de quem se tem ouvido ou lido alguma coisa, até agora, apenas gostei (e muito) do Programa de João Benedito (que me deixou agradavelmente surpreendido, pois pensei que fosse apenas mais um candidato a valer-se do facto de ter sido atleta e capitão de eleição e referência no Clube). Aconselho todos a ler: defende com clareza que o anterior CD teve um trabalho cujo balanço é positivo e inclui no programa a continuidade e reforço - com medidas bem concretizadas - do que foi bem feito, incluindo dar continuidade ao acordo de renegociação da reestruturação da divida com a Banca (que vai permitir saldá-la a curto prazo e dar ao Clube a maioria de 90% das acções da SAD), lançar o empréstimo obrigacionista que foi suspenso em Junho, manter as quotas dos sócios alocadas às Modalidade, procurar manter e se possível reforçar o nível actual de investimento nas Modalidades e manter ou alargar o seu número; procurar aumentar receitas e associados com inscrições em escalões de iniciação e formação não competitiva de Modalidade como a Ginástica e Natação (por terem muita procura e e serem disciplinas de base para a Educação Física e o desporto para Todos) manter e reforçar a aposta nos Gabinetes Olímpico, Paralímpico e de Desporto Adaptado, etc.

      Mas o que u mais gostei foram as muitas ideias específicas (bastantes até de simples concretizar, simultânemente o incremento dos valores e da cultura Sporting em TODOS os ATLETAS de TODOS os ESCALÕES e MODALIDADES, usando os Museus Sporting, as iniciativas sociais da Fundação Sporting e dos Grupos Stromp e Leões de Portugal, a obrigatoriedade de, com uma regularidade mínima, assistir a jogos e a treinos das outras modalidades, a obrigatoriedade de, com uma regularidade mínima, participar em acções de contacto com os adeptos, a obrigatoriedade de, com uma regularidade mínima, fazerem visitas a Núcleos SCP (nomeadamente nas deslocações competitivas), enfim, uma série de coisa simples que já se fazem mas de modo muito esporádico, apenas por alguns e sem grande preocupação de "fixação dos conteúdos e valores"; no Programa tudo está bem estruturado, de uma forma transversal a TODOS os Atletas e com modelos de absorção dos valores e da Cultura Sporting e objectivos calendarizados.
      Saudações leoninas

      Eliminar
    2. (cont.)
      Estou à espera de poder ler outros programas, mas não espero nenhum melhor: o de Frederico Varandas, na minha opinião, excedeu em baixa as piores expectativas; BdC e Carlos Vieira não se devem poder apresentar a votos; Pedro Madeira Rodrigues teve um ligeiro upgrade em relação ao do ano passado, mas não o suficiente para considerá-lo mais que sofrível (e a credibilidade essa não melhorou muito, apenas a imagem e o modo de comunicar, onde está muito melhor); Dionísio Castro, o comparsa Sobrinho deve ter-lhe dado indicação para anunciar a desistência a favor de Varanda (e ele assim o fez); de Fernando Tavares Pereira não há nada a esperar a não ser a vontade de protagonismo de um burgesso novo-rico e de Dias Ferreira o emaranhado de ideias tolas que só atraem parte a brigada geriátrica (e não pelas ideias mas por se identificarem com o Homem); mas, enfim esta apenas a minha opinião. Deixo-a apenas para vos exortar a fazerem, pela Vossa cabeça e recorrendo aos Programas e declarações dos Candidato, o mesmo tipo de exercício, para que a escolha possa ser mais esclarecida e sempre em defesa do que CADA UM entenda ser o melhor para defender o Futuro do Sporting.
      Saudações leoninas

      Eliminar
    3. oh Álvaro!.. para com isso do Sportinguistas e do somos diferentes etc etc e outros clichés estúpidos.(até o Narco Vieira foi sócio do SCP, facto inegável).

      O facto de ser "plural" não quer dizer por si q tem que ser "desunido" (AGORA A JORNALIXEIRADA VIL, PUTRIDA, *CORRUPTA*, DEMAGOGA E TENDENCIOSA, A PASSEAR-SE LIVREMENTE DENTRO DE ALVALADE, É PIOR QUE TER NARCO VIEIRA A PRESIDENTE, NÃO PODERIA IMAGINAR PIOR FOCO DE INSTABILIDADE E INSULTO QUE ISTO). A EXPLOSÃO DO SPORTING, muito para espanto dos croquetes e politiquices, não é obra de Bruno de Carvalho, é obra dos SÓCIOS E ENTUSIASTAS, TAL COMO MUITAS AS MODALIDADES O SÃO. Bruno de Carvalho apenas percebeu isso, incentivou e deu oportunidade de dar azo a essas expressões e ENTUSIASMO... não é caso de cultura, "OBRIGATORIEDADES", "DICTATOS"... é caso de incentivar e DEIXAR ACONTECER. PONTO

      Falas de "Museus", mas Leiria tem um museu, SPORTINGUISMO mais alto não consigo imaginar!!.. no entanto são rascos de mais para alguns, para ter a porcaria duma delegação da MAG, para poderem votar em TUDO, mais ou menos relevante, sem terem o incómodo e muitas vezes a impossibilidade de se deslocarem a Lisboa. E quem diz Leiria, poderia dizer muitos e muitos outros locais, e bem mais longe...

      ... é pena q só um candidato se lembre disto, e tem que ser o mesmo... o q leva a pensar que muito boa gente desconhece por completo a realidade do Sporting e as suas dinâmicas (não é só o Varandas, q por exemplo desconhece q alguns núcleos já foram CAMPEÕES NACIONAIS, à frente e ou em vez da casa mãe) -> INCENTIVAR E DEIXAR ACONTECER, está no fundo da lista, se alguma vez esteve na lista.. CONTROLO, CONTAR ESPINGARDAS, POLITIQUICE, E DAR A INICIATIVA À JORNALIXEIRADA está no topo da lista de muito boa gente..

      Se esta última vier a ganhar, bem podem dizer adeus ao VERDADEIRO SPORTING por mais 4 anos... se não for por muito mais tempo (para sempre querem os inimigos).

      Eliminar
    4. Álvaro, não se engane com Benedito! É o candidato da Holdimo e, se o Figo avançar, até se vai unir a ele.

      Isto são concorrentes da banca, não se iluda(em)!

      Eliminar
    5. A ideia dos núcleos desde os fundadores oh Álvaro, foi praticar desporto, não levantar o copo de tinto e comentar a porcaria do futebol profissional português, com TODAS as suas aberrações, farsas e atropelos à verdade desportiva...

      Gosto pela competição desportiva, q implica à priore gosto pela verdade, no intuito da VALORIZAÇÃO HUMANA.. NÃO PELOS TROFÉUS POLÍTICOS... muito singelo, para quem começou do nada com essas ideias, pois os fundadores foram eles quase todos atletas também (procura da auto valorização, muito perto dos ideais olímpicos).

      Assim delegações, núcleos, filiais... implantar, praticar desporto, praticar vários desportos. ECLETISMO SEMPRE FOI MAIS Q FUNDAMENTAL, MUITO ACIMA DE QUALQUER NEGÓCIO. É nesse aspecto os fundadores foram mais que bem sucedidos, pois hoje em dia tens o Sporting de Paris, mais velho q muitas ramificações em Portugal continental q já conseguiu ser Campeão Nacional de Futsal de França...

      No reverso da medalha tens o Sporting Farense, exemplo nítido do que se está a tentar fazer à casa mãe, ex-filial nº 1 do SCP, que foi infiltrado por lampiões e mentecaptos, todos sócios do SCP à altura sem dúvida, q não só revogou e renunciou a essa filiação, como acabou na falência total...

      HISTÓRIAS FUNDAMENTAIS PARA ENTENDER A HISTÓRIA DO QUE É O SPORTING.

      Eliminar
  5. Modelo bruneco das modalidades: a caminho das 4578 modalidades em 2037...

    ResponderEliminar
  6. Sempre a argumentar com factos. Muito bem Mister. Não é que eu seja um defensor absoluto do BdC mas perante tanto ataque e nem um pequeno reconhecimento estamos obviamente perante gente que não servirá nem interessará ao Sporting. Precisamos de união e de alguém sério e de compromisso sério com o Sporting, coisa que não se vislumbra em nenhum destes incompetentes.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns a Sousa Cintra e colaboradores pelo reingresso de Bas Dost: mais uma estrepitosa bofetada de luva branca (e estrangeira!...) na calamitosa gestão desportiva de Bruno, o facebooker.

    ResponderEliminar
  8. O Marquises, de cada vez que abre a boca, é mais uma cavadela para a sepultura... O seu clone Benedito tem a vantagem de saber estar calado e apenas ler o que lhe metem no papel.

    ResponderEliminar
  9. Estive a ver todos os vídeos do Sorting Talks. Não discordo da iniciativa, acho que qualquer oportunidade de discutir o Sporting é bem vinda, desde que se tenha o cuidado de convidar pessoas capazes de acrescentar alguma coisa aos temas em discussão, o que não foi de todo o caso de Margarida Caldeira da Silva... Agora, das dezenas de pessoas que lá estiveram, Frederico Varandas conseguiu destacar-se pela negativa, mais uma vez mostrou estar completamente impreparado para ocupar o cargo. Vê-se que alguém lhe vai passando umas dicas, que ele depois debita, mas onde se nota um profundo desconhecimento de todos os temas. Até conseguiu, com a sua incompetência fazer com que Pedro Madeira Rodrigues parecesse um professor catedrático. Bem sei que a ele só lhe pedem que ganhe as eleições, depois, os tipos da Holdimo não o deixam mexer em mais nada e ele fará o papel do boneco do ventríloquo.
    A acontecer a sua eleição, alguém ficará a ganhar, mas não será concerteza o Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é o principal problema.

      É muito mau ser este o "principal" candidato, tendo em conta toda a sua sabedoria do clube e planos a médio/longo prazo. É preocupante!

      E se juntarmos a isto o apoio de ilustres como Luís Duque e Paulo Farinha Alves.....

      Eliminar
    2. Com tantos ilustres, ainda me obrigam a votar em branco. É que além de Luís Duque e Paulo Farinha Alves, há ainda muitos outros "ilustres" que nos envergonham todos os dias, por essas televisões, destilando ódio e por causa disso, não se coibindo em "afundar" o Sporting Clube de Portugal, com factos (falsos ou não)e noticias que deviam ser do foro intimo do clube. Não se vê nada disso nos nossos adversários...

      Eliminar
  10. Ilustres, paulo farinha alves e luis duque. Ahahahah......

    ResponderEliminar
  11. Quem é o Frederico? Quem é o Varandas? Um individuo que está dentro do balneário aquando dos acontecimentos de Alcochete, e quando a sua obrigação de funcionário do Sporting era defender o Clube, opta por fazer filmagens de telemóvel para enviar para a CMTV? Que raio de Sportinguista é este? Bardamerda para o Fivelas

    ResponderEliminar
  12. Este marquise é uma anedota completa. Idéias próprias zero, argumentos zero, discurso zero, carisma zero.

    Acho inacreditável como alguém com este perfil e com o que de tão mau tem revelado desde o 1º minuto, possa ser um candidato ao cargo de presidente do meu Clube!

    ResponderEliminar
  13. Off topic

    Incrível a ignorância de muitos jornalistas. Uma noticia na Bola TV (que passou num bloco de notícias deste domingo) referia que o Sporting não tinha pago ao IRS e TSU e depois misturavam com as dívidas a fornecedores de 40 milhões

    ResponderEliminar
  14. Foi uma tentativa de se limpar da gaffe do Padel como nova modalidade. Ainda fez pior

    ResponderEliminar
  15. Faltou referir que o Rodrigo Gallego, também foi Tri-Campeão Mundial pelo Sporting com um Minardi M85 em F1 históricos FIA da Classe D (carros pós 1971 - com fundo plano) entre 2006 e 2008, por sinal a foto que ilustra essa parte é a do Minardi desses anos. O título Mundial de 2004 foi na Classe B (carros pós 1971 - sem efeito de solo) FIA com um March 761. Parabéns pelo Post

    ResponderEliminar