sábado, 14 de julho de 2018

Afinal, as mensagem não estavam relacionadas com Alcochete


O Correio da Manhã publicou ontem uma "notícia" que lançava graves suspeitas sob André Geraldes e Bruno de Carvalho, utilizando alegadas mensagens de whatsapp. Sobre essa primeira notícia fiz um post que pode e deve ser lido (aqui).

7 horas seguidas na CMTV


Com as box´s das operadoras televisivas é relativamente fácil conseguir perceber rapidamente quais os temas que foram ontem debatidos na CMTV. Tirei alguns prints para que possam ter uma ideia. 




O jornal abriu às 19:45 com este tema. Cerca de 10 minutos depois, repetem a reportagem e chamam para fazer a análise o "expert" Rui Pereira, mandatário da última campanha eleitoral de Luís Filipe Vieira.

Após 20 minutos de discusão sobre esta matéria, Rogério Alves, candidato a presidente da MAG de Frederico Varandas, concede uma entrevista onde o principal destaque foi...

Link da notícia (aqui)
De seguida, o habitual programa diário da "análise desportiva", que desta feita contou com a participação especial de Tânia Laranjo, que se juntou a Calado, José Eduardo (homem dos croquettes) e  José Manuel Freitas.


Portanto, depois de dedicarem grande parte do jornal ao assunto e de o fazerem também no programa  Liga de Ouro, eis que metem em antena uma programa "especial" de análise ao tema do dia. Um "especial" que contou com gente como Octávio Machado, Vítor Ferreira, Carlos Severino e Carlos Anjos.


Ou seja, das 19:45h às 22:00h dedicaram grande parte do tempo a falar do assunto. Tiveram inclusivamente em estúdio o mandatário da candidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica e Rogério Alves que aproveitou para lançar o seu ataque da praxe. De seguida, foi para o ar o programa Liga de Ouro das 22:00h às 24:00 com a participação especial de Tânia Laranjo. Não satisfeitos com o tempo dedicado, ainda fizeram um programa especial das 00:00H às 1.00h com a participação de 4 "Sportinguistas".

Acham que ficaram por aqui? Nada disso. De seguida, das 1:00h às 2:00 foi para o ar o programa "Rua Segura", onde o tema debatido foi...




Um debate que contou com a colaboração dos insuspeitos André Ventura e Moita Flores.

Estamos a falar de 7 horas seguidas divididas por 4 programas diferentes sempre com o mesmo tema em análise. Isto é absolutamente surreal. Mas deverá haver alguém que acha isto normal...

Mentira de boca em boca


A notícia do Correio da manhã serviu de base para outros órgãos de comunicação social pegarem no tema usando a informação do pasquim. Aqui ficam alguns exemplos.

Record
Link da notícia (aqui)

O Record acrescenta mais uma mentira à narrativa do CM, afirmando que as mensagens ligam Bruno de Carvalho a ataques na Academia. Aqui ficam outras notícias online sobre o assunto.

Jornal Económico

Link da notícia (aqui)

 Observador
Link da notícia (aqui)

Até o grupo Impresa 



Link da notícia (aqui)

Curiosamente, até o grupo Impresa também anda a dar grande destaque às notícias da rival Cofina. O Expresso, jornal que tem a aura de ser a principal"referência" nacional, já anda a partilhar "notícias" do Correio da Manhã. Mas não foi só o Expresso. A SIC Notícias passou a noite de ontem a dar relevo a esta preudo-notícia. Vou deixar alguns prints e reparem nas horas a que passaram e nos respectivos tempos de intervalo entre as reportagens. 






Por coincidência todo este espectáculo aconteceu antes da entrevista do candidato Carlos Vieira que foi para o ar por volta das 22:30.

Eis que...


Fechei o post de ontem com as seguintes questões: "Alguém acha que se o contexto das mensagens fosse bom para a narrativa, o CM não colocaria as mensagens na integra? Alguém acha que se a data das mensagens se enquadrasse no que aconteceu na Academia, o CM não as revelaria? Alguém acha que se Bruno de Carvalho tivesse respondido, o CM não colocaria a resposta? "

A resposta surgiu hoje nas páginas do jornal Record.


E pronto, assim fica desmontada mais uma teoria do Correio da Manhã. O problema é que a mentira já passou por outros jornais e especialmente nas emissões televisivas da SIC e do Correio da Manhã. Isto representa uma alcance brutal por milhões de portugueses que não vão ter acesso ao desmentido de hoje e ficarão com a ideia da ligação clara e inequívoca de Bruno de Carvalho e do Sporting, no ataque a Alcochete. 

Como é fácil de perceber, nem a SIC nem o Correio da Manhã vão fazer peças e debates a desmentir a informação errada que passaram ao seu público. É a velha história de uma mentira repetida muitas vezes se tornar uma verdade irrefutável. A informação dos nossos dias tornou-se em entretenimento e quanto pior, melhor. É muito triste mas é a realidade. 

Coincidência ou não, esta "notícia" - caso fosse verdadeira - fragilizava a posição do Sporting na questão das rescisões. Precisamente num dia em que é unanimemente considerado pelos Sportinguistas que os 16M de euros por William Carvalho são curtos para a sua valia. 


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

35 comentários:

  1. Isto é mesmo muito triste. Como num pais dito democrático é permitido esta nojeira ? E o mal é que esta virose da estupidez maldizente está a pegar-se a pessoas, que eu tinha como minimamente inteligentes !!! Será isto os novos tempos das tecnologias de (des)informação ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disse o mesmo quando inventaram todo o complot contra o Benfica.

      Eliminar
  2. Caro mister,
    Não consumo CMTV. Contudo, o que acaba de relatar e não ponho em causa os fatos relatados é o cúmulo da ignobilidade.

    Independemente da pessoa em causa - podia ser eu -isto não deve continuar e deve indignar qualquer pessoa de bem.

    Assim só tive uma forma de manifestar a minha indignação foi ir ao sitio da ERC - Separador Perguntas Frequentes - Resposta ao Ponto 9 (Como elaborar participação "Formulário de participação" preencher e dizer-lhe que o fundamento da minha queixa foi indicar o seu link.


    Se outros sentirem o que senti tomem a melhor forma de repulsar este tipo de informação de sargente denunciando-a à ERC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. denunciar, porquê?
      Será a ERC uma entidade estrangeira?
      Todos sabem o que se passa e eles não?
      Estão é todos comprados, também.
      Não esquecer que a guerra é com banqueiros corruptos!!!!

      Eliminar
  3. http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT90076

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai valer o que valer..
      Também já assinei..
      Se não utilizarmos todas as nossas pequenas armas … que se forem em grande número talvez possam produzir alguma coisa nesta vergonha de fazer informação ...

      Eliminar
    2. já dei o meu pequeno contributo, afinal são só dois ou tr~es cliques e perde-se alguns segundos.

      Eliminar
  4. É lamentável todo este circo que a CS tem vindo a apresentar diariamente em especial a CMTV, tentando baralhar os mais incautos. Será que estes trapaceiros continuem impunes nesta sua campanha desbragada contra BC?

    ResponderEliminar
  5. Mister
    Acabei de tomar conhecimento do seguinte, julgo que no FB de uma senhora que falou na AG de branco e que trabalha na Remax, pois vejo o carro dela sempre aqui estacionado (uma vez que vivo perto do estádio)
    Gostaria que tentasse averiguar e trazer - se os houver fatos - que suportem a informação.
    NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA:
    ” GNR acusa CMTV de saber antecipadamente do ataque à Academia de Alcochete e não ter informado as Autoridades.
    Segundo palavras do Cmte Distrital “Este é um crime grave de conluio, punido pela ordem jurídica .”
    Com que então teorias de conspiração??comprova se que se tratou de um golpe muito bem organizado contra Bruno de Carvalho.
    Dúvidas??se existiam deixaram de existir …
    Partilhem
    As autoridades estão à espera de quê para punir estes bandidos?
    https://www.facebook.com/olga.borges?fref=pb&hc_location=profile_browser

    ResponderEliminar
  6. E ligando isto à frase de uma advogado dos arguidos que disse:
    "Sigam a pista do dinheiro".
    Isto terá algum fundamento
    A ser verdade é MUITO GRAVE.

    ResponderEliminar
  7. Já assinei a petição. Aquilo não é jornalismo.

    ResponderEliminar
  8. Todo este post irradia felicidade por não ter sido desta vez que o patrãozinho foi apanhado como o mandante moral e material que todos nós sabemos que foi.
    Não foi desta que foi apanhado, mas não demora. Mais cedo ou mais tarde aparecerá uma ligação e depois quero ver como é que o MdC vai defender o indefensável.
    Convença-se MdC, o meio milhão e os vouchers não voltam mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que nem com o desmentido do próprio jornal você abre abre os olhos. É o chamado burro com palas! Você acha quevse não houvesse algo nesmo grave e provado o cm j5 não tinha publicado? Abc

      Eliminar
    2. Só mesmo um lampião burro é que primeiro compara este ataque com o suposto ataque (lol) aos corruptos do Sul, e depois na mesma caixa de comentários usa uma mentira anterior do mesmo meio de CS (meio milhão para bloggers) para justificar a sua opinião.
      Credo.

      Eliminar
    3. Cowboy nós já falámos várias vezes e tu sabes que desde 2013 que vos venho alertando
      para o grande embuste que vocês tinham à frente e depois em 2015 para o "ganda" fiasco que contrataram.
      Já estou como Scolari, e o burro sou eu?

      Eliminar
    4. E o autista Vieira (grave insulto para todos que, infelizmente, o são), segundo o RGS? Nada a dizer?

      Eliminar
    5. Sim, Zé Burras, muito a dizer mas não aqui e nunca em "público".

      Eliminar
  9. Sinto vergonha do Sportinguistas que se deixaram levar por este jornalixo e por estes Sportinguistas que há muito já não deviam estar no clube que tanto maltrataram no passado e agora andam com pele de cordeiro a fazerem-se passar por aquilo que não o são e nunca foram!

    ResponderEliminar
  10. O Mister nunca lhes dá descanso! Bravo!
    E aos Sportinguistas, quero ver tudo a assinar a petição e a partilhar nas redes sociais... Esta pouca vergonha simplesmente não pode continuar!

    ResponderEliminar
  11. Os imbecis das claques que atacaram os jogadoresna academia,tteriam sido muito mais úteis, diria mesmo, que teriam efectuado um serviço publico, se tivessem destribuido uns vlentes tabefes dentro da redacção do cm e da cm tv.

    ResponderEliminar
  12. Apresentem denúncia na ERC ao invés de se queixarem do ataque... entupam essa identidade de queixas e publiquem as respostas que vos são dadas...
    Peçam a intervenção pública do PR que foi capaz de se pronunciar sobre BdC... perguntem o que tem a dizer sobre as autoridades fiscalizadoras e governamentais do nosso pais com responsabilidades na matéria...

    ResponderEliminar
  13. Se, como dizem, o sol quando nasce é para todos, já a presunção de inocência ou o julgamento em praça pública, é só para uns.
    Estes casos só provam ao quanto baixo se chegou Já claques cantarem sobre a morte de adeptos nem um minuto de debate. Já agora uma nota para o Sr Rogério Alves. A ele apropria-se "diz-me com quem andas dirte-ei quem és". Orgulho-me de ser do Sporting mas nunca com ditos sportinguistas como estes.

    ResponderEliminar
  14. Prossegue a patética tentativa de BRANQUEAMENTO do descalabro do sistema BdC, Geraldes, Juve Leo & Cia.

    Vão bem... mas irão melhor com HALDOL para controlar imaginação tão desenfreada...

    ResponderEliminar
  15. Ontem vi uns 5 minutos de cmtv e não aguentei mais. Eram todos os comentadores a falar das supostas mensagens, que o Bruno Carvalho e até o Geraldes teriam que saber antecipadamente do ataque, não acusam directamente mas chamam-no de autor moral e negligente.
    A idéia é não deixar Bruno Carvalho e Carlos Vieira por arrasto se candidatar.
    Publicam mentiras atrás de mentiras, mas como se consegue dar a volta a isto? Como paramos este ataque terrorista comunicacional da imprensa escrita e falada? Será que só não querem o Bruno Carvalho como presidente? Ou será que depois se e quando as coisas tiverem a correr mais ou menos bem mesmo com outras pessoas, a comunicação social volta a atacar desta forma?

    ResponderEliminar
  16. Qual SKIP, qual carapuça!...

    Quem procurar DETERGENTE puro & duro é apostar no MISTER do CAFÉ!...

    Embalagens por medida e a pedido.

    ResponderEliminar
  17. Já dizia o grande escritor e humorista americano, Samuel Clemens (a.k.a Mark Twain) que “Ifyou don't read the newspaper, you're uninformed. If you read the newspaper, you're mis-informed.”
    Pois parece que Portugal continua a atingir níveis semelhantes ao dos americanos no que toca a “BS” (Bulls**t). O que dói em tudo isto é que o povo está (presumo eu) demasiadamente ocupado, desatento, mal-informado etc. para poder identificar e interpretar as mentiras da comunicação social. À comunicação social o que lhes interessa é vender e serem os primeiros espalhar essa verborreia ; são também fundamentais na participação em esquemas como estes que têm vindo a ser noticiados pelo Mister.


    Como cidadão, portista e acima de tudo desportista não me custa nada admitir que, depois de Pinto da Costa (no mundo do desporto), o único homem com garras para fazer frente a esta grande cavalaria mecanizada (e aqui não incluiu só a comunicação social) chama-se Bruno de Carvalho. Podemos até discordar da sua postura enquanto presidente mas não podemos nunca deixar de aplaudir os esforços que fez (e continua a fazer) pelo Sporting e pelo desporto em geral.


    Para aqueles espertinhos que acham que um adepto de um clube rival não devia estar preocupado com isto apenas digo que o que se passa interessa a TODOS e não somente aos sportinguistas; It’s called politics! E o sentimento não pode ser muito diferente do tal famoso discurso “I’m Mad As Hell” de Peter Finch - https://www.youtube.com/watch?v=WINDtlPXmmE

    ResponderEliminar
  18. Hoje (16-07) há NOVO reforço de mensagem de terror.

    Já publicaram desmentido destas mentiras, antes de colocarem já outro??

    ResponderEliminar
  19. parece que o que interessa a alguns não é esclarecer; é especular e baralhar para alimentar um mito

    um pouco como as conversas de café onde não se aprende rigorosamente nada

    ResponderEliminar
  20. Esta na hora deste grande Jornalista Mister do Café aparecer nos debates da Cmtv lampião e mais futebol.....para que sejam ditas as verdades! Pra mim, 8 Setembro e Bruno Carvalho para tornar a limpar aquele calhau com olhos e um saci de dinheiro nas costas...ele que vá contratar os carecas é o Mark Knofler

    ResponderEliminar
  21. Meio milhão não chega para o Mr do Café mostrar a cara - o "abrantes" do sócrates só a mostrou porque o tribunal insistiu.

    ResponderEliminar
  22. A campanha suja continua.... porque é preciso assegurar que o varandinhas seja "eleito" para que nada interfira com a venda da SAD.

    Infelizmente é o país que temos e com tanta pessoa estupida essas "noticias" passam por verdades.

    ResponderEliminar