terça-feira, 1 de maio de 2018

Os novos prémios da Champions League


O novo prizemoney da Champions League dará o pontapé de saída na próxima época e trará montante extraordinários para os seus participantes. Aqui fica a informação completa e a respectiva análise em relação às perspectivas dos clubes portugueses. 

Os prémios base


Todos os prémios aumentam em relação a esta época. Todas as equipa que se qualifiquem para a Champions League garantem de imediato 15 milhões de euros. Depois há os prémios de performance e as receitas de bilheteira. 

O prémio em função do ranking 


A grande novidade é a atribuição de um montante extra que tem em conta o ranking da UEFA nos últimos 10 anos. Neste ranking há bonificação para clubes que tenham vencido uma competição organizada pela UEFA, a que é são somadas vitórias em competições organizadas pela UEFA. 

O pontos de bonificação


Ora, de acordo com estas "bonificações" há três clubes portugueses com direita a pontos extra:

Porto: 16 Pontos
- Vitória na Taça dos Clubes Campeões da Europa em 1986/1987 (4 pontos)
- Vitória na Champions League em 2003/2004 ( 8 pontos)
- Vitória na Taça Uefa em 2002/2003 (2 pontos)
- Vitória na Liga Europa em 2010/2011 (2 pontos)

Benfica: 8 Pontos
- Vitória na Taça dos Clubes Campeões da Europa em 1960/1961 (4 pontos)
- Vitória na Taça dos Clubes Campeões da Europa em 1961/1962 (4 pontos)

Sporting: 1 Ponto
- Vitória na Taça das Taças em 1963/1964 (1 ponto)

O valor do prémio


Depois de apurados os 32 participantes na Champions League todos recebem este prémio em função do ranking. O clube que participar na competição com o melhor ranking recebe 32 milhões de euros. O segundo receberá 31 milhões de euros e por ai fora até ao clube com o pior ranking da competição que receberá 1 milhão de euros.

Simulação para os clubes portugueses



Porto:
É a melhor equipa portuguesa no ranking da Uefa, ocupando o 8º lugar. O Chelsea não conseguiu a qualificação e o Arsenal não conseguirá a qualificação pelo campeonato mas poderá vencer a Liga Europa garantindo lugar na prova. Se o Arsenal vencer a Liga Europa o Porto será o 7º melhor classificado e receberá mais 26 milhões. Se os gunners ficarem pelo caminho o Porto será 6º classificado e receberá 27 milhões de euros. Em termos globais, o Porto facturará entre 41 e 42 milhões de euros, sem contar com os prémios de jogo.

Benfica:
Está no 10º lugar no ranking da Uefa e numa situação semelhante à do Porto. Se o Arsenal vencer a Liga Europa será 9º classificado no ranking e receberá 24 milhões de euros. Se o Arsenal ficar pelo caminho na Liga Europa o Benfica receberá 25 milhões de euros. Em termos globais, o Benfica facturará entre 40 e 41 milhões de euros, sem contar com os prémios de jogo. Isto no caso de conseguirem ficar no 2º lugar e conseguirem passar as eliminatórias para entrar na Champions. 

Sporting:
O Sporting está no 34º lugar do ranking da Uefa e tem um enorme problema que só será resolvido daqui a 5 épocas, quando desaparecerem as épocas influenciadas pela pior época da história do Sporting (2012/2013). Nessa época o Sporting de Godinho Lopes acabou o campeonato em 7º lugar e fez isto na Europa. 


É importante que os Sportinguistas nunca se esqueçam de onde é que o Sporting veio. Com duas épocas normais em termos pontuais o Sporting estaria pelos menos 7 lugares à frente do actual lugar que ocupa. 

Considerando que o Sporting consegue o 2º lugar na Liga e depois consegue ultrapassar as eliminatórias para chegar à Champions é possível analisarmos uma subida no ranking através de equipas que não estarão na prova: Chelsea, Benfica, Sevilha, AC Milan, Olympiacos e Villarreal. Este facto garantirá uma subida de 6 lugares, para o 29º lugar. Depois há 11 equipas que podem entrar ou ficar de fora da prova. Na melhor das hipóteses o Sporting ficará entre o 18º e o 29º lugar o que dará um prémio que andará entre os 4 e os 15 milhões de euros. Somando com os 15 milhões de prémio de entrada na fase de grupos, estaremos a falar de um montante entre os 19 milhões e o 30 milhões de euros. Infelizmente, muito abaixo dos valores dos rivais que na última década tiveram desempenhos muito melhores do que o do Sporting. 

Para fechar


Tudo isto demonstra e justifica a necessidade de o Sporting ter um plantel competitivo para a próxima época. Se queremos subir no ranking da UEFA temos de ter um plantel capaz de suportar essa ambição. Nesse sentido, conseguirmos garantir estes milhões seria muito importante para o clube. No sábado os Sportinguistas têm de ajudar a equipa do primeiro ao último minuto num jogo que vale muito milhões. É também muito importante que estejamos todos muito atentos ao serviço do apitador. Este é o jogo em que o polvo estará mais disponível para mostrar os seus tentáculos. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

9 comentários:

  1. Caros,

    Quem edita um post como este, claro, conciso e preciso, merece uma grande "chapelada" porque sobretudo, faz corar de vergonha os profissionais da coisa, os meus sinceros parabéns, o meu obrigado, e, para que conste, sou Portista!

    Também para que conste, desejo muito que o Sporting acompanhe o FC Porto na próxima edição Champions, chamem-lhe aliança ou o que quiserem, porque provavelmente a Máquina de Propaganda do Sport Comércio e Bieira, irá propagar a tese que o FC Porto "ofereceu" 2 Taças ao Sporting (2 Meias Finais, e ambas decididas nas GP), e inversamente o Sporting "ofereceu" e estendeu a passadeira para o FC Porto ser Campeáo Nacional. Portanto, não estranhem que essa narrativa muito rebuscada e estapafúrdia seja brevemente ampliada e ramificada, pelos vários Ministros da Propaganda, superiormente orientados, pelo Janela "opaca", o "Pai" do Famalicão Gate em 1988, ou do "caso Meyong", mas que extraordinária carta de recomendação!

    Agora partilho com vocês, registos pontuais do Sporting, em Campeonatos com 34 Jornadas, e com a vitória a valer 3 pontos, este é o 15º Campeonato nesses moldes, quais os melhores registos pontuais do Sporting nesses 15 Campeonatos com 34 Jornadas, e com a vitória a valer 3 pontos:

    1º 2015/16 Sporting de Jesus: 86 pontos (Vice Campeão).
    2º 1999/00 Sporting de Inácio: 77 pontos (Campeão).
    3º 2014/15 Sporting de Marco Silva: 76 pontos (3º classificado).
    4º 2000/02 Sporting de Boloni : 75 pontos (Campeáo).

    Pela 32ª Jornada neste Campeonato 2017/18, o Sporting de JJ, soma 77 pontos (com 2 jornadas por disputar), e pode perfeitamente superar os 80 pontos, e é quase virtualmente o 2º melhor Sporting dos ultimos 22 anos. Provavelmente, anda muita gente distraída, porque afinal os registos estatísticos são como o algodão ...

    1 abraço

    ResponderEliminar
  2. Impressionantes montantes! Alvalade tem de bater o recorde de assistências no próximo jogo! O apoio tem de ser do primeiro ao último minuto de compensação! Temos de marcar pelo menos dois golos...

    ResponderEliminar
  3. Com o que está em jogo Bruno de Carvalho queria suspender o plantel e jogar com a equipe B...É pouco burro é...Bem que podemos agradecer aos que meteram o homem na ordem porque senão o provável era já estarmos atrás do Braga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó JRamos deves ser da brigada do reumático...só podes...ou então um dos croquetes que enxameavam Alvalade.

      Eliminar
    2. Aqui o Burro será o JRamos... Ou melhor, não quero magoar tão nobre animal, logo, fica apenas a ser estúpido...
      Se colocar os neurónios a funcionar, constatará que desde que BdC "puxou as orelhas" ao plantel, foram SÓ vitórias, com uma vontade e entrega que ainda não se tinham visto!... Mas, lá está, é preciso inteligência para esta análise...

      Eliminar
  4. Caro Mister, permita-me corrigir um lapso que cometeu nesta sua excelente análise (mais uma) quando diz: "...tem um enorme problema que só será resolvido daqui a 5 épocas, quando desaparecerem as épocas influenciadas pela pior época da história do Sporting (2012/2013)"; ora essa contagem zero de 2013/14 (porque não participámos) só te efeito negativo por mais uma época (2018/19); na época seguinte (2019/20), essa época triste já fica definitivamente para trás.
    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a pior época do Sporting na EUROPA fez 4000 pontos, nesta mesma época ficou em 7º Lugar e por consequência no ano a seguir não foi à Europa, logo os zero pontos...
      Creio que é isto..

      Eliminar
  5. Muito bom. É este tipo de qualidade de análise que se quer no Sporting.

    É crucial ficar em segundo lugar este ano

    ResponderEliminar
  6. É claro que o Sporting tem um problema no ranking europeu e que essa época do Godinho foi má. Mas convém não esquecer que o Sporting já fez ainda pior com o Jesus no banco (isto vendo de forma objectiva os pontos) na época 2016/2017 conseguindo apenas 3 pontos no grupo da Champions e sendo afastado da possibilidade de fazer mais alguns na Liga Europa pelo Legia.

    ResponderEliminar