sexta-feira, 27 de abril de 2018

O estádio da "porta do cavalo"


Um dos principais vectores de actuação no famoso power point apresentado por Domingos Soares de Oliveira para "dominar a ciência da vitória", passava por "aumentar a influência e controlar o poder da Federação". Está dado o mote para analisarmos alguns factos relacionados com a ligação entre o Benfica e a FPF.

O mítico episódio da "Porta do Cavalo".


Email divulgado pelo site Mercado de Benfica

No dia 21 de Setembro de 2009, Domingos Soares de Oliveira envia um email para Paulo Gonçalves onde diz que o acordo entre o Benfica e a FPF para a cedência do Estádio da Luz para o Portugal-Hungria está fechado. Mais informa que o "GM vai paga pela porta do cavalo mais 50k". Facilmente identificamos GM como sendo Gilberto Madaíl, presidente da FPF, nesta fase. 

Recordado este triste episódio - que ainda hoje continua por explicar - quero fazer uma análise aquilo que tem sido as escolhas da FPF em relação aos estádios onde a selecção disputa as suas partidas.

Outra vez no Estádio da Luz



A FPF anunciou ontem os estádios onde serão disputados os dois jogos de preparação para o Mundial. O Portugal-Tunísia será disputado no Municipal de Braga e no Estádio da Luz a selecção jogará diante da Argélia. 

Altura para recordarmos os encontros realizados pela selecção A em território nacional. 

O lobby dos €stádios


Todos os jogos realizados em território nacional depois do Euro 2004 - Contando já os próximos dois jogos com Argélia e Tunísia.
Contando já com os dois próximos jogos (Argélia e Tunísia), Portugal conta com 73 jogos oficiais em território nacional. Cerca de 21% desses jogos foram realizados no Estádio da Luz. Em termos absolutos estamos a falar de 15 jogos realizados no Estádio da Luz, o que corresponde a mais do dobro dos jogos realizados em Alvalade ou no Dragão. Alias, nem a soma dos jogos realizados em Alvalade e no Dragão chegam ao número de jogos realizados no Estádio da Luz. Alguém consegue perceber isto? 


Um pipa de massa
Nos emails ficamos a saber que no tal jogo da "porta do cavalo" foram pagos 200 mil euros ao Benfica pela utilização do Estádio. E aqui não estão contabilizados os 50 mil euros pela porta do cavalo ou a cláusula adicional de mais 75 mil euros caso o Estádio tivesse mais de 60 mil espectadores nessa partida. Fica claro que estamos a falar de muito dinheiro que entra nos cofres do Benfica.

Lobby político!?
Reparem como o Estádio do Algarve e do Dr.Magalhães Pessoa em Leiria estão no pódio. Convém dizer que estes são os únicos estádio construídos para o Euro 2004 que são geridos pelas autarquias. Será coincidência, ou será que a ligação de Tiago Craveiro à política está a influenciar estas decisões? Porque razão tem interesse a FPF em dar tantos jogos e estas magníficas receitas a estas autarquias? A FPF não deveria ajudar os clubes a se desenvolverem? Com receitas deste género porque é que a FPF não leva os seus jogos a estádios que necessitem de remodelações, condicionando a receita à obrigação de remodelação dos recintos desportivos? Estádios míticos como o Bonfim, Restelo, São Luís, Estádio do Mar, Estádio dos Arcos, São Miguel nos Açores ou até o municipal de Chaves não merecem uma ajuda por parte da FPF? 

Os clubes não dizem nada? 
Custa-me perceber o porquê de os restantes clubes da nossa Liga não abrirem a boca em relação a isto. Será que uma receita dentro destes valores não daria jeito? O G15 não tem nada a dizer? Pois é...

Não há ninguém que diga algo em relação a isto? O Governo não tem nada a dizer sobre o facto de uma instituição com o estatuto de utilidade publica fazer este tipo de discriminação? Onde está a tão apregoada descentralização? Só as gentes do litoral têm direito a ver os jogos da selecção? 

Para que não restem dúvidas, fiquem agora com os dados desde o dia em que Fernando Gomes assumiu a liderança da FPF.

A presidência de Fernando Gomes


Todos os jogos realizados em território nacional na Presidência de Fernando Gomes - Contando já os próximos dois jogos com Argélia e Tunísia.
Como podem verificar, na presidência de Fernando Gomes o "esquema" ainda fica mais evidente. Benfica tem 8 jogos no seu estádio, enquanto que Porto e Sporting têm apenas duas partidas. Guimarães e Coimbra contam com apenas uma partida, mas o Estoril tem dois jogos. De facto, tudo isto é fantástico. E reparem bem como com a entrada de Fernando Gomes e Tiago Craveiro permitiu uma nova vida aos estádios geridos pelas autarquias. 

Na fase de qualificação para o Mundial de 2018, Portugal jogou cinco partidas em casa. Destes cinco jogos, um foi para o Estádio do Bessa, um para o Estádio do Algarve, um para o estádio de Aveiro e... dois para o Estádio da Luz.

O último jogo da selecção nacional em Alvalade foi realizado em Setembro de 2015. De lá para cá a selecção foi jogar ao Estádio da Luz por umas incríveis 4 vezes e 1 vez ao Dragão. Tudo normal. Posto isto, não contem comigo para dar dinheiro a esta gente.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

6 comentários:

  1. é tudo farinha do mesmo saco cambada de corruptos esses fdp da FPF dinheiro meu também não vêm mais enquanto não mudarem de política.

    ResponderEliminar
  2. a juntar aos 14 convocados (suplentes incluídos) para os sub-17...
    os encarnados que não apoiavam a selecção, agora até batem na mulher se a selecção não joga em casa!!!

    ResponderEliminar
  3. A questão de jogarem no Algarve e em Aveiro é claramente política, para justificar o investimento de 2004 mas também faz sentido levar o futebol a todo o lado.

    Tendo a lixeira maior ocupação e sendo em Lisboa não me choca que lá se jogue mais especialmente em jogos importantes, mas 21% dos jogos é um exagero.

    ResponderEliminar
  4. O polvo em todo o seu esplendor!! Continuo a questionar-me... que informação estaria armazenada no computador que foi roubado das instalações da FPF, e que (supostamente) pertenceria a Fernando Gomes. Roubo esse que até hoje a PJ ainda não conseguiu descobrir os "artistas"... será que os inspectores responsáveis por essa investigação são os mesmos que habitualmente eram vistos em "lugares especiais" no estádio da luz a verem jogos do seu clube do coração??

    ResponderEliminar
  5. https://www.libertaddigital.com/deportes/futbol/2017-09-05/desde-cuando-no-juega-la-seleccion-espanola-en-cataluna-1276605320/

    13 años en los que nuestra selección ha disputado 45 partidos en territorio español incluyendo el último España-Italia del Santiago Bernabéu. España ha jugado, desde febrero de 2004, 9 veces en Andalucía y la Comunidad de Madrid, en Valencia 5, 4 en Asturias, 3 veces en Castilla-La Mancha, Castilla-León y Murcia, 2 en Galicia, Murcia y Baleares , y una vez en Extremadura, Cantabria y Canarias.

    Na Andalucia está o Betis, Sevilha, Malaga, Cordoba, Cadiz e Granada; em Madrid o Atlético, Rayo Vallecano e o Madrid...As regioes com maior representação em termos de clubes. ( a cataluña nao tem jogos devido aos "problemas " de sempre, recusa de cantar hino, independencia, atentados...)
    Vejo normal a distribuição.

    ResponderEliminar