quinta-feira, 12 de abril de 2018

O "default" mental de Camilo Lourenço


A máquina de propaganda tem utilizado muito a situação financeira do Sporting como arma de arremesso. Começaram pelas acções da SAD e agora estão no empréstimo obrigacionista. Sobre a questão das acções já desmontei a propaganda em dois posts: (aqui) e (aqui)

Como prometido, farei também uma análise em relação à participação da Holdimo na SAD do Sporting e explicarei a questão do empréstimo obrigacionista. Mas para já, não posso deixar passar em claro as declarações de ontem de Camilo Lourenço.

Um breve resumo


De facto, somos um país com uma capacidade fantástica de formar opinion makers de meia tigela. Basta aparecer algum artista bem falante, com um blazer azul marinho e unhas aparadas para termos um expert em potência. Ia dizer que era inacreditável a carreira que Camilo Lourenço consegue ter na comunicação social nacional, mas depois lembrei-me que estamos a falar da mesma comunicação social que deu palco a uma fraude como Artur Batista da Silva. 

Sobre Camilo Lourenço quero dar apenas duas notas introdutórias. Primeiro, recordar que estamos a falar do mesmo senhor que andou por ai a defender os produtos e a solidez do BES antes do seu colapso. Em termos desportivos, Camilo Lourenço é um dos autores disto:


Camilo Lourenço e José Marinho a falarem sobre José Viega. Uma verdadeira maravilha. Fica só a dúvida sobre se Camilo Lourenço ajudou Veiga apenas no livro ou se também lhe tratou da contabilidade. Pelos problemas fiscais que José Viega teve é bem capaz de ter lá metido a mão. Nada que não se resolva com a mão amiga d juiz Rui Rangel...

O "default" mental


No vídeo publicado ontem por Camilo Lourenço é feito um ataque inacreditável à gestão do Sporting. São declarações absolutamente mentirosas e que colocam em causa o Sporting e os seus dirigentes. Retirei aqui uma pequena parte do vídeo para análise dos leitores. No vídeo em baixo, coloco a declaração e dou a resposta verdadeira. Façam o favor de ver. 


O último relatório e contas 


Vamos então fazer o favor a Camilo Lourenço e vamos passar no site da CMVM para analisar o último relatório e contas do Sporting. Podem fazer o download do ReC do 1º Semestre 17/18 - (AQUI)

Vamos lá então por partes:

"Capitais próprios negativos"



Como podem verificar na pagina 12, o Capital Próprio do Sporting é positivo no valor de 16,468 Milhões de Euros. E até cresceu cerca de 11 Milhões de euros em relação ao ReC anual de 2017/2018. Para completar a informação, o Porto é o único "grande" com capital próprio negativo.

Aqui fica a desmontada a primeira mentira. Vamos a outra.

"Cash-Flow negativos"



Quando fala em Cash-flow, Camilo Lourenço quer referir-se à diferença entre as entradas e saídas de dinheiro no período em análise. Ora, como podem verificar, o Sporting tem um cash-flow positivo de 6,450 Milhões de Euros. Já agora, e aproveitando a deixa do artólas, vamos ver como estão os Cash-flows dos 3 grandes. No quadro seguinte até coloco mais informação complementar.

Como podem verificar, o Sporting é o único "grande" com cash-flow positivo.

Dívida de emissões obrigacionistas


Por momentos, o espírito de matemático de António Guterres invadiu Camilo Lourenço que decidiu inventar números de empréstimos obrigacionistas que não existem. Pelos números que ele avançou já íamos nos 106 Milhões, mas lá se ficou pelos 68 Milhões. Na realidade, o Sporting só tem um empréstimo obrigacionista no valor de 30 Milhões de euros. Para quem tem dúvidas, aqui ficam os valores dos empréstimos obrigacionistas dos três grandes.


"É bom ver essa reserva do auditor. A PWC"


Cliquem para aumentar

O relatório da PWC é sempre colocado no final do relatório e contas. Em cima estão as páginas dedicadas ao relatório (pag 53,54 e 55). Como podem verificar, não há qualquer tipo de reserva do auditor em relação às contas da Sporting SAD.

Para concluir


É notável a convicção com que Camilo Lourenço diz: "Está no site da CMVM. Eu tenho pena que haja muitos jornalistas a falar nas televisões e noutras coisas sem irem ver estas coisas. Está lá". Adoro ver a presunção deste tipo, a tentar ensinar a outros jornalistas como se faz, quando na realidade só está a debitar asneiras. Era giro ver algum tipo de reacção dos seus colegas de profissão. Até mesmo da senhora do sindicato dos jornalistas.

No meio de tudo isto, a verdade é que o vídeo deste senhor andou a rolar nas redes sociais durante o dia de ontem e é provável que tenha convencido muitos Sportinguistas desconhecedores da realidade financeira da SAD.

Fica mais um exemplo evidente da forma como se forma opinião neste país.


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

40 comentários:

  1. Isto não devia dar processo judicial?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se pode! Porque depois há sportinguistas "da linha" que ficam todos ofendidos pelo Sporting do povo levantar a voz e dizer as verdades!

      Eliminar
    2. Quem deve processar é o Gabinete Jurídico da Sporting SAD. Acho que alguém os deveria alertar para este vídeo. O que este "senhor" "jornalista" aqui afirma é BASTANTE GARVE pois mente descaradamente sobre informação que ele próprio situa na CMVM o que potencia a consumação de vários crimes: difamação, dano de imagem de sociedade, dano de imagem de instituição reguladora, prática de acto tendente à perpretação de concorrência desleal, quebra do código deontológico do jornalista, etc

      Eliminar
  2. Muito bom! Mais uma vez obrigado pelo esclarecimento.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom. Obrigado pelo esclarecimento a quem procura informação fidedigna.

    ResponderEliminar
  4. O amigo Camelo é recorrente nestes expedientes...
    Pena é que ninguém ainda lhe tenha pregado um murro naquela fronha de Luisão...
    Obrigado mais uma vez, pela desmontagem, Mister.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele fez bem as contas (fez é por parcelas como as crianças): 12+26=38 + 30 = 68

      Eliminar
  5. O que eu lhe dava sei eu bem o que era... E não, não era uma 'cachaporrada' naquele 'frontespicio', vulgo tromba (que eu não sou de 'b'iolências)... Dava-lhe antes uma lobotomia... Temos de ser solidários com certas enfermidades...!!!

    ResponderEliminar
  6. Este nosso Portugal está cheio de Hipocritas. Camilo = Camelo.

    ResponderEliminar
  7. Será que este Sr Camilo é mesmo economista? É que já me constou que não tem curso nenhum.

    ResponderEliminar
  8. era fazer-lhe a folha, sim senhor! Grandes FDPs

    ResponderEliminar
  9. esse R&C é só o da Sporting, SAD e não é a esse que ele se refere. ele fala do grupo Sporting, cujo último R&C disponível é do final da época passada (30 de junho) e lá está tudo o que ele diz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MENTIRA!!!

      O pretexto para a conversa são as obrigações da Sporting SAD.Ele está a falar da SAD do Sporting e nunca do grupo Sporting. Ele quando manda as pessoas ao site da CMVM sabe perfeitamente que na CMVM só estão as contas da Sporting, SAD. Sabe também que nenhuma outra empresa do grupo Sporting tem Empréstimos obrigacionistas, e por ai fora.

      Eliminar
    2. Como é que poderia ser assim se o R&C do clube apenas está disponível para sócios?
      Está a dizer aos jornalistas que se façam sócios antes de irem ao clube (nunca CMVM) ver as contas?
      Enfim. Se realmente queria falar do Sporting (clube), também acaba por meter os pés pelas mãos...

      Eliminar
    3. eu só estou a relatar a informação que existe. o pretexto desconheço e pouco me importa, até porque não acredito em teorias da conspiração, mas nas contas do Grupo Sporting do final da época está lá isso tudo: capitais próprios (bem) negativos, cash-flow negativo e passivo corrente muito elevado e bastante superior ao ativo corrente.

      Eliminar
    4. tá tudo oke com as finanças... entretanto estão a convocar uma AG para discutir o adiamento do pagamento dos 30M que vencem em Maio... faz todo o sentido.

      Eliminar
    5. O que aparece na CMVM é Sporting SAD. Óbvio... se fosse assim então os clubes da 3ª divisão também teriam de dar informação à cmvm. LOL

      Eliminar
    6. Deixei te aqui um comentario educado e a meu ver informativo. Decidiste nao publicar. Usas esta plataforma para propaganda e desinformacao. Nao passas de um cobarde - perdeste um leitor

      Eliminar
  10. Este Camelo é ralé da pior espécie. Capataz de tudo o que é latifundiário, monopolista e especulador! Foi um dos cavaleiros da Austeridade, pregando a suposta iniciativa privada mas sendo pago pela TV..... (tcham...tcham...tcham....!) pública! A única qualidade que tem é ser lampião: não queríamos gentalha dessa a profanar o nome do Sporting!

    ResponderEliminar
  11. E isto fica assim? Este tipo anda publicamente a debitar mentiras acerca de coisas tão sérias e ninguém entra com um processo contra ele? Isto é que tem de ser desmascarado e esclarecido rapidamente, até porque pode ter impacto com este negócio do adiamento do reembolso das obrigações.

    Já agora mister só uma nota. Ele diz que temos vários reembolsos de dívida para fazer este ano, entre os quais as obrigações. Ou seja, os outros reembolsos podem ser de outros tipos de dívida. Não li o relatório, mas se alguém conseguir identificar que reembolsos são esses...

    ResponderEliminar
  12. Não era necessário gabinete de crise algum em Alvalade para levar este palhaço a justiça por difamação da marca Sporting e tentativa de lesar o bom nome do clube com tudo o que isso de negativo acarreta . No fundo a culpa é de BC que se colocou a ele e ao clube a jeito para que energúmenos deste calibre saíssem do esgoto .

    ResponderEliminar
  13. Mister, nestes casos, para além da denúncia pública da mentira (a este propósito os meus parabens a este blog), não pode o SCP apresentar queixa formal junto da CMVM. Quero acreditar que não seja aceite a emissão de informação falsa sobre determinada sociedade cotada.

    ResponderEliminar
  14. rocesso judicial, fazer a folha.... lindo.

    é só aguardarem e confirmar este esclarecimento ai do mister a surtir o seu efeito!

    já falta pouco.

    ResponderEliminar
  15. É como o outro artista Bacalhau à Braz, o lucro negativo.
    Anda Mister dá cabo deles. Estranhei o teu silêncio nos ultimos dias bem atribulados para o nosso lado, mas compreendo ( salvo seja sem ser condescendente, era o que mais faltava, também eu tive que respirar fundo ), sem medos em cima deles. Isto que nos aconteceu, culpa nossa também, foi mel na sopa para todos os cartilheiros.

    ResponderEliminar
  16. És GRANDE, meu caro. És muito IMPORTANTE para o mundo sportinguista, nunca desistas.

    OBRIGADO!

    ResponderEliminar
  17. Ora, sendo o que o Camilo diz mentira e mentendo em causa a SAD e tendo iguapmente em conta o espaço mediatic9 que ocupa, não é isso motivo mis do que suficiente para a SAD anunciar de imediato um processo contra o mesmo?
    Este tipo de opinião se for provada como mentira tem custos que podem ser elevados para a sociedade e não devem passar em claro.

    ResponderEliminar
  18. O gajo estava a referir-se ao RC 16-17. Propositadamente não referiu o RC mais recente. Que Pelintra...

    ResponderEliminar
  19. espero que a direcção da SAD veja isto e intente respectivo processo criminal por difamação/calúnia!

    ResponderEliminar
  20. MISTER:Obrigado pot tudo que fazes a defender com factors reais o nosso grande AMOR*SPORTING.Sei que deve um trabalho muito HARD,Mas por favor em Nome daqueles que Mai's AMAS,nunca deixes de fazed/que Deus te abencoe e, the déjà sempre circa Lara continues com este excelente trabalho de informar.PARABENs!🔰

    ResponderEliminar
  21. Como pode falar em capitais próprios negativos se nos resultados aparecem largos milhões positivos? Impressionante. Será que isto já é a Venezuela?
    Cada vez chego à conclusão que o que interessa no nosso futebol não é a verdade.

    ResponderEliminar
  22. mister, excelente como sempre, mas para nao cairmos no mesmo saco deles, esse jabardo quando diz 12/26/38/30, ele nao ta a somar 38, ele ta a fazer a conta de cabeça no raciocinio de 12+ 26 =38 , 38 + 30 =68

    ResponderEliminar
  23. Camilo, Camelo , aldrabão,mal empregado o pão que comes, nojento.

    ResponderEliminar
  24. Este Camilo é um triste que foi encostado pelas tvs e decidiu criar um canal de youtube seguido por lunáticos que acreditam em todo o tipo de teorias da conspiração.

    ResponderEliminar
  25. Caro Mister,
    De facto o Sr. Camilo equivocou-se nos dados apresentados.
    Como o Senhor certamente sabe, apresentação de contas é sempre uma tentativa o gestor fazer o retracto da situação económico-financeira da empresa/sociedade num dado momento. No entanto a forma como o gestor apresenta os mesmos números poderá desvirtuar/deturpar o reflecto/estado da empresa/sociedade.
    Assim em relação à questão do Capital Próprio, imagine que no caso das VMOC’s, se estas não estivem-se inscritas a somar para o Capital Próprio. Pois como Senhor sabe VMOC’s são Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis, basicamente consiste num financiamento em que no final do prazo o montante é convertido Obrigatoriamente em Capital Social da empresa/sociedade. Neste ponto questiona-se, mas para quando a maturidade desse financiamento/responsabilidade (Data de conversão em Capital Social)? No caso das VMOC’s da Sporting SAD terá lugar algures em 2026. Agora pergunto-lhe, não seria mais adequado inscrever as VMOC’s como responsabilidade/financiamento, até à data de conversão (2026), ao invés de contabilizar adicionando como acontece presentemente ao Capital Social. Pois que fique bem claro, só será convertido em Capital Social em 2026, no entretanto consiste numa responsabilidade. Assim se retirarmos da equação as VMOC’s qual seria o Capital Próprio? Eu repondo-lhe seria Negativo em 111,5M€.
    Relativamente a questão da “divida que deverá ser reembolsada este ano”, Senhor Camilo deveria estar-se a referir aos financiamentos obtidos (correntes) com prazo/maturidade de pagamento/amortização nos próximos 12 meses. Aqui o senhor Camilo incorreu novamente num erro, pois não são (12 e 26=38 + 30= 68M€) 68M€ mas são sim 81M€. Poderá consultar no passivo corrente, referente financiamentos obtidos o montante de 81M€, que deverão ser reembolsados/amortizados/pagos nos próximos 12 meses. Eu sei que o Senhor poderá afirmar, mas nessa rubrica dos financiamentos contempla a verba presente no descoberto bancário de cerca 22,4M€. Pois bem, esse facto (descoberto bancário de 22,4M€) deveria ser objecto de maior análise, mas ficará para outras ocasiões. No entanto Senhor tenderá em concordar que o Senhor Camilo estaria pecar não por excesso mais sim por defeito, pois as responsabilidade da Sporting SAD para os próximos 12 meses ascendem a 81M€, contabilizados da seguinte forma : 30M€ Empréstimo Obrigacionista + 8,3M€ Empréstimo Bancário + 20M€ de antecipação de receitas (factoring) + 22,4M€ Descoberto Bancário totalizando 81M€.
    Por fim, em relação ao cash-flow não encontro explicação, o Senhor Camilo estava mesmo errado.
    Cumprimentos,
    Santos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o careca do filme se refere às contas do Sporting grupo e não SAD. Se sim Mister, as contas dele batem certo.

      Eliminar
  26. Obrigado pelos esclarecimentos e pelo bom trabalho. É bom haver gente que nos abra os olhos. SL

    ResponderEliminar
  27. https://www.facebook.com/ACorDoDinheiroCL/videos/1304590409641479/

    ResponderEliminar
  28. Analistas ouvidos pela Lusa alertaram para a situação financeira "muito debilitada" das Sociedades Anónimas Desportivas (SAD) em Portugal, muito endividadas, e referiram que o problema surgiu logo na sua criação.

    O economista da IMF - Informação de Mercados Financeiros, Filipe Garcia, advertiu para a situação financeira "muito debilitada" das SAD, uma vez que estas se encontram fortemente endividadas, o que arrisca a sua capacidade de solvência.

    Segundo Filipe Garcia, alguns analistas falam mesmo em "falência técnica".

    ResponderEliminar
  29. que vergonha o que se esta a passar a fazer contra o bruno e o sporting. obrigado mister do cafe pela informacao

    ResponderEliminar