segunda-feira, 26 de março de 2018

Tropa de Elite


Depois de na semana passada ter mostrado um pouco da relação privilegiada entre o Benfica e a Prosegur, parece-me relevante dar continuidade ao tema, até porque existem novos dados. Desde já é importante que os leitores sigam este post depois de terem lido o anterior (aqui)

Quem escreve assim não é Gago


Vou recuperar o email enviado por Nuno Gago para Paulo Gonçalves no dia 18 de Janeiro de 2011.

Cliquem para aumentar

Neste email, Nuno Gago dizia a Paulo Gonçalves que a Prosegur deveria colocar no estádio da Luz seguranças leais a si e ao Benfica. Gente que colocasse os interesses do clube e da direcção (gostei deste alerta a incluir a direcção) à frente dos interesses da entidade patronal (Prosegur). Acrescenta este sujeito que estes seguranças deveriam ser todos sócios do Benfica e dos No Name Boys. Não satisfeito com isso, ainda diz que deveriam receber o curso de defesa pessoal e terem licença de porte de arma. Para acabar em beleza, esta gente deveria ser colocada em pontos estratégicos do Estádio, nomeadamente o túnel, balneário visitante, sala de imprensa, tribuna de imprensa e porta 11 (porta dos adeptos adversários).

Nuno Gago chega até a indicar o nome dos elementos que deveriam constituir da equipa e o líder dessa verdadeira força de elite encarnada.

A resposta do Benfica


Peço aos leitores para se colocarem no lugar de Paulo Gonçalves por um minuto. Ora, temos então uma proposta do responsável pela ligação entre o Benfica e os adeptos. Um sujeito conhecido pela sua ligação às claques do Benfica. Claques que estão ligadas a casos que envolvem tráfico de droga, tráfico de armas e assassinatos, etc. Este sujeito sugere que em todos os locais onde passam ou estão os adeptos, jogadores e dirigentes do clube visitante, sejam colocados seguranças pertencentes aos No Name Boys. Adicionalmente é ainda pedido para que tenham licença e porte de arma. Muito resumidamente é isto que está aqui em causa.

Olhando para esta proposta, alguém no seu perfeito juízo colocaria nas mãos desta gente a segurança de um evento desportivo? Sinceramente, isto cabe na cabeça de alguém? 

É importante referir que nos arquivos disponibilizados pelo Mercado de Benfica não aparece resposta de Paulo Gonçalves a Nuno Gago. Posto isto, até poderíamos concluir que este email poderia ter sido considerado por Paulo Gonçalves como um devaneio do responsável pela ligação entre os adeptos e o Benfica. 

Só que...


Cerca de dois meses depois da "sugestão" de Nuno Gago, Paulo Gonçalves envia um email para João Nortadas da Prosegur. 

"Nortadas" 


Perfil de Linkedin de João Nortadas
Consultando o perfil de Linkedin de João Nortadas conseguimos verificar que foi funcionário da Prosegur de 2006 a 2013. Primeiro foi director de operações de vigilância tendo sido promovido em 2011 para Director geral de Vigilância. O perfil não indica o mês em que esse mudança de cargo ocorreu. Era interessante sabermos se a promoção ocorreu antes ou depois deste email. De qualquer das formas, em qualquer dos cargos estamos sempre a falar de alguém com forte peso na Prosegur da altura. 

Mas vamos ao que interessa. 

Um verdadeiro grupo organizado de sócios


No anexo do email enviado por Paulo Gonçalves para João Nortadas está o seguinte documento com a proposta do "braço direito" de Luís Filipe Vieira. Decidi não assinalar nenhuma passagem do documento, até porque é tudo para ser lido com a máxima atenção.




Como podem verificar, as sugestões de Nuno Gago foram passadas ao papel por Paulo Gonçalves que apresentou uma proposta à Prosegur. Paulo Gonçalves só acrescentou um ponto ao que tinha sido sugerido por Nuno Gago. Para Paulo Gonçalves o facto de terem o curso de defesa pessoal e o uso e porte de arma seria perfeito para acompanharem as deslocações do presidente e da equipa, ou outros eventos organizados pelo Benfica. Assim de repente, por "outros eventos organizados pelo Benfica", estou-me a lembrar da gala da semana passada...

O facto de Nuno Gago ter sugerido estas medidas é por si só um verdadeiro escândalo. Num clube sério seria demitido imediatamente, só pela sugestão. Como estamos no Benfica de Luís Filipe Vieira, as ideias deste sujeito tiveram cobertura imediata de Paulo Gonçalves, braço direito do presidente encarnado. 

Parece-me evidente que algo deste género terá de ter a aprovação da direcção do Benfica, nomeadamente de Luís Filipe Vieira. Não passará pela cabeça de ninguém que Paulo Gonçalves tenha agido sem o conhecimento do Presidente do Benfica. Mas se por acaso isso aconteceu, é hora de Luís Filipe Vieira se demarcar de Paulo Gonçalves. A não ser que tenha medo da teoria do "se eu cair, caímos todos". Já que Vieira está falador, que fale sobre isto. Ou então que peça ao gabinete de crise para falar. 

Para fechar


A trama vai-se adensando. De dia para dia vamos ficando a saber mais sobre os métodos utilizados pelo Benfica de Luís Filipe Vieira. Do email de Nuno Gago para Paulo Gonçalves com a sugestão, passamos agora para a proposta passada a papel por Paulo Gonçalves e enviada para a Prosegur. Até aqui são factos. A adicionar a estes dois emails, há que somar o caso denunciado por Nuno Saraiva na passada quinta-feira, em que afirmou que um dos seguranças que estava a fazer a gala do Benfica era 
um tal de Diogo Medeiros, membro dos No Name Boys e arguido no processo do assassinato do adepto italiano do Sporting. Coincidências, por certo. 

Para fechar, era bom ouvirmos o que a Prosegur tem a dizer sobre isto. Era também bom ouvirmos o que o que é que o Governo e nomeadamente o ministério da administração interna têm a dizer sobre isto. O IPDJ que reprovou o regulamento de segurança do Benfica para o aprovar dias depois, também poderia clarificar a situação. Isto se não estiverem todos muito ocupados a pedirem bilhetes para o jogo do próximo fim de semana. 

Também era giro sabermos o que é que o presidente do Benfica tem a dizer sobre a esta questão da segurança do estádio da Luz. Provavelmente diria: "nunca sube que tinha seguranças no estádio da Luz. O que existe é um grupo organizado de tropas na "defesa intransigente do SLB"."

Tenham vergonha na cara!


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

13 comentários:

  1. no comments... AL CAPONE would have much to learn from these guys ...

    ResponderEliminar
  2. Até iria mais longe, e diria que o Sporting deixasse de usar tal empresa para o que quer que seja. Se é que a usa actualmente. Obviamente quem coloca os Interesses do cliente acima do empregador terá de ser despedido, e como tal não acontece não estão reunidas as condicões de seguranca para trabalharem com o Sporting.

    Imaginem que a PSP colocava os interesses do clube acima dos interesses da própria policia e andavam a bater nos adeptos adversários ou pior.... fechavam os olhos a crimes cometidos pelo gang das meninas... nem quero imaginar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a empresa, ProSegur, ainda é apenas mais uma vítima. ALGUÉM usou os meios da ProSegur para benefício próprio, e do clube encornado. Se a empresa não tomar medidas, e ao contrário do Benfica, não se demarcar destas alegações, então acharia, por bem, a cessão do contrato. Mas mais uma vez, existem contractos, e um contrato é um acordo por escrito e deverá ser, sempre, honrado. Se já existe contrato e não pretenderem mais os serviços da empresa, terão que pagar o valor do contrato, que ainda está em falta. Nenhum tribunal dará razão ao Sporting.

      Eliminar
  3. Uma verdadeira Guarda Pretoriana, mas parece que ninguém dos organismos estatais está preocupado.
    Isto explica muito da razão da não legalização das claques.

    O guarda Abel ao pé destes é um menino de coro

    ResponderEliminar
  4. Isto a ser verdade e outros assunto já divulgados, meus amigos nós não estamos perante o AL CAPONE, mas sim algo bem pior, neste caso, estamos a falar de uma empresa de segurança, que faz segurança a uma boa parte do país e a bens de muitos portugueses, isto é gravíssimo. se tudo isto a ser verdade se vier a confirmar, estamos perante a uma das maiores organização de criminosos do país. a ser verdade tal factos peço PRISÃO PERPETUA para estes criminosos

    ResponderEliminar
  5. Os Sportinguistas têm de fazer o seu papel. Quem tem serviços dessa empresa é rescindi-los, se possível, e mudar para outra.

    Noutro plano: O Toupeira Orelhudo fica mesmo bem de fato de comando e metralhadora. Razão tem o nosso Presidente para invocar esse cidadão exemplar que era Alphonse Capone.

    ResponderEliminar
  6. Resumindo: em 2011, a Irmandade Lampiânica dava os primeiros passos no sentido de formar organizar o seu próprio exército, o exército do EL.
    Sete anos depois, qual será o ponto da situação?
    A Administração Interna, a PSP, IPDJ, sabem disto, não duvido. Será o seu silêncio um sinal claro de comprometimento? Ou, pior, de apoio?

    Os desacatos provocados pelas claques lampîânicas em campos de futebol e em pavilhões desportivos; os incidentes no Campus da Justiça, à porta de um Tribunal, serão os primeiros sinais de desafio que a IL lança ao Governo de Portugal?

    ResponderEliminar
  7. Aquela parte em que recomenda um dos seguranças por ter " experiência de vida e ser de Chelas" cheira-me alguem que julgam capaz de, no mínimo fechar os olhos e no máximo cumplicidade, no que diz respeito aos negócios da Porta 18.

    ResponderEliminar
  8. Conseguiram! São o clube mais corrupto do mundo! bem andaram a inventar uma lista para meter fumaça...Pois bem diz-me com quem andas dir-te-ei quem és?
    Não zé do benfica? Ora diz lá quem te pagava para usares os carros do clube para levares o material?
    já sei! Nunca sube quem me pagava!

    ResponderEliminar
  9. Mister, vê lá esta...

    https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/prosegur-critica-representantes-da-liga

    ResponderEliminar
  10. Nunca percebi por que razão o FCP nunca processou criminalmente a Prosegur, por um dos seus elementos em serviço no Túnel da Luz no final do Jogo SlbxFcp, ter tido um comportamento de "agente provocador", típico dum adepto do SLB ou, pior ainda, Sócio do SLB, ou, ainda pior, membro dos NN, comportamento esse que levou à reacção intempestiva do Hulk e do Sapunaru, que levou àquela página negra do futebol Nacional escrita por um juizeco de nome Ricardo Costa. Digo Juizeco, porque as suas sentenças vieram mais tarde a ser consideradas inadequadas e corrigidas. Tarde de mais. O efeito das sentenças dele já tinham deixado as suas verdadeiras marcas: fazer do SLB campeão da treta.

    ResponderEliminar
  11. Bom dia vou deixar aqui uma questão a ver se alguém sabe responder .Eu acho que vi publicidade da ipdj ao benfica + ou - 5 anos num edificio do lado esquerdo antes de chegar ao estádio do benfica na 2º circular quem vem do monsanto em direção ao aeroporto, se puder ser investigado por alguém que saiba

    ResponderEliminar