quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Jornaleiragem à portuguesa


No passado dia 9 o Sporting Clube de Portugal convidou 38 jornalistas/comentadores desportivos de 20 órgãos de comunicação social para uma sessão de esclarecimento relativa aos pontos em discussão na Assembleia Geral do próximo dia 17 de Fevereiro:
- Ponto 1: Deliberar sobre novos estatutos do clube
- Ponto 2: Deliberar sobre regulamento disciplinar
- Ponto 3: Deliberar sobre a continuidade dos órgãos sociais do Sporting CP

A lista de convidados


Em comunicado oficial colocado no site do clube os órgãos sociais do Sporting convidaram os seguintes jornalistas e comentadores para estarem presentes nesta sessão:

SIC – Rui Santos e Gonçalo Azevedo Ferreira
TVI – Rui Pedro Braz e Frederico Mendes Oliveira
RTP – Carlos Daniel e Alexandre Santos
CM/CMTV – Octávio Ribeiro e Octávio Lopes
Sport TV – Nélson Pereira e António Macedo
A Bola – Vítor Serpa e José Manuel Delgado
Record – António Magalhães e Nuno Farinha
O Jogo – José Manuel Ribeiro e Jorge Maia
DN – Paulo Baldaia e Ferreira Fernandes
JN – Domingos Andrade e Luís Mota
i/Sol – Vítor Rainho e Afonso de Melo
Expresso – Pedro Santos Guerreiro e Pedro Candeias
Público – David Dinis e Paulo Curado
Lusa – Nicolau Santos e João Cartaxana
Observador – Bruno Roseiro
MaisFutebol.pt – Luís Mateus e Sérgio Pereira
Bancada.pt – António Tadeia
TSF – Mário Fernando e João Rosado
RR – Carlos Dias e João Fonseca
Antena 1 – Paulo Sérgio e Alexandre Afonso

Uma assembleia histórica


Vamos já com 11 dias consecutivos em que o tema principal dos programas desportivos é a Assembleia Geral do Sporting. Durante os últimos dias tenho visto e lido coisas absolutamente surreais e que demonstram um completo e profundo desconhecimento sobre estes assuntos por parte da imprensa. Neste sentido, e uma vez que a informação que está a chegar aos Sportinguistas por parte da imprensa é péssima, os órgãos sociais entenderam por bem fazer uma sessão de esclarecimento sobre todas estas questões. Logo, seria de esperar grande adesão por parte de toda a imprensa que não fala de outra coisa nos últimos tempos. Será que foi assim?

Jornaleiragem à portuguesa


Dos 38 jornalistas/comentadores convidados de 20 órgãos de Comunicação social apenas 5 se fizeram representar:
- António Tadeia (Bancada.pt)
- Nicolau Santos (Lusa)
- Sérgio Pereira (MaisFutebol)
- Bruno Roseiro (Observador)
- Luís Mota (Jornal de notícias)

Todos os outros faltaram à chamada. Aqui fica a listagem com as caras e os respectivos órgãos de comunicação social. 


Uma vergonha


Nesta lista de jornalistas/comentadores estão alguns dos mais ferozes críticos de Bruno de Carvalho. É importante que as pessoas percebam que o Sporting não se refugiou em jornalistas amigos para fazerem perguntas simpáticas. Foram chamados precisamente aqueles que mais dúvidas têm levantado sobre o processo, para que pudessem depois dar os devidos esclarecimentos sobre a AG aos seus leitores, ouvintes ou telespectadores. 

O Sporting Clube de Portugal é uma das maiores instituições deste país e merece o respeito da imprensa. O facto de esta gente ter faltado à chamado é bem demonstrativo de uma enorme falta de respeito pelo clube e pelas mais básicas regras de jornalismo. Ao não estarem presentes demonstraram categoricamente que o seu verdadeiro intuito não é informar de forma imparcial mas sim manipular a opinião das pessoas. 


Bruno de Carvalho tomou nota


No final da sessão de esclarecimento que durou cerca de uma hora e meia, Bruno de Carvalho agradeceu aos jornalistas presentes e falou sobre aqueles que faltaram à chamada.


É preciso agir 


Uma vez que estamos a poucos dias de uma AG que decidirá o futuro dos órgãos sociais do Sporting não me parece a melhor altura para o clube tomar uma posição institucional relativamente a esta matéria. Se os actuais órgãos sociais forem "aprovados" no próximo sábado, espero e desejo que o clube tome imediatamente uma posição sobre esta matéria. 

A decisão de órgãos de comunicação social privados pode ser criticada, mas sendo privados escolhem o critério editorial que entenderem. Por exemplo, o Record gosta de enviar uma equipa de reportagem para o aeroporto para acompanhar a partida e chegada das viagens do Presidente do Benfica. Já para sessões de esclarecimento sobre uma AG que definirá o futuro do Sporting não há interesse. Estão no seu direito.

Agora, não posso deixar passar em claro que a RTP e a Antena 1, duas instituições pagas com os impostos dos portugueses, não tenham enviado um único funcionário seu a esta sessão de esclarecimento. Paulo Sérgio, Alexandre Afonso, Carlos Daniel e Alexandre Santos foram quatro nomes convidados e todos faltaram à chamada. Isto é uma vergonha e os Sportinguistas têm de tomar uma posição imediata. Algo que pode ser feito enviando esta questão para o Provedor do telespectador (aqui) e para o provedor do ouvinte (aqui).

Vamos mostrar a nossa militância, ou vamos comer e calar? Têm a palavra os Sportinguistas.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

40 comentários:

  1. É tratalos com o mesmo desprezo,o Sporting e o seu presidente são muito maiores do que estes jornaleiros, quase todos eles sem ética profissional.

    ResponderEliminar
  2. trabalho feito, mensagem enviada para as duas "casas" publicas

    ResponderEliminar
  3. Eu acho imensa piada ao facto de constantemente virem com a treta da conversa que o tema do dia era os emails do carnide e agora o Bruno veio desviar as atenções disso com estas situações da A.G.

    com as devidas distâncias, isto quase que parece uma reunião familiar por terem descoberto que o Tio violou a sobrinha, e quando o estão a confrontar, por azar, a avozinha da um peido e pronto, lá foi a avozinha desviar as atenções e agora a família, em vez de estar a massacrar o Tio pelo crime que cometeu, a família vira baterias para criticar o peido da avozinha...

    se não fosse a A.G. a "desviar atenções" acham mesmo que não se ia inventar nada para não se falar nos emails?

    mas as pessoas estão esquecidas, que com o Bruno de Carvalho a falar diariamente ou calado, ninguém falavas dos emails?

    e agora o Bruno é que desvia as atenções??

    bardamerda para esta malta toda!!!

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. No Youtube ainda não está nada, mas a sessão passou em directo na Sporting TV na segunda-feira pelas 16h

      Eliminar
    2. Já encontrei num blog leonino, não me lembro qual... mas vou à procura a ver se encontro e já aqui posto.

      Eliminar
    3. Cá está, o histórico é uma maravilha.

      https://youtu.be/_BnSJqNZxhQ

      Eliminar
    4. Pedro.. Essa é a de domingo. Alguém tem link para a de segunda? Obrigado

      Eliminar
    5. Quem tenha a MEO vá às gravações na Sporting TV de 2ª fª parte final do programa "Boa Tarde Sporting"

      Eliminar
  5. Eu já enviei mensagem. Façam o mesmo, temos de nos unir e mostrar a nossa força!

    ResponderEliminar
  6. Da minha parte, aceitando e apoiando o repto, já cumpri. Deixo o texto que redigi para que quem tenha menos paciência ou tempo o possa copiar e alterar a gosto:

    Bom dia,

    A minha questão prende-se com a ausência total de jornalistas da empresa pública de comunicação ao convite efectuado pelo presidente do Sporting Clube de Portugal para a sessão de esclarecimento que antecede uma das mais importantes Assembleias Gerais da história do clube que representa a preferência clubística de cerca de 3 milhões de portugueses. Como pode isto acontecer quando se fazem horas de programas a falar da dita Assembleia sem que nenhum profissional dos operadores públicos de comunicação, pagos por todos nós, contribuintes, se digne a procurar a informação directamente na fonte. Qual é afinal a real linha editorial da RTP? É preferível ter profissionais a dissertar, muitas vezes numa especulação assustadora, sobre a pessoa que está à frente da instituição referida?

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  7. Mister do cafe desculpa mas estou com o presidente !!
    Quando os sportinguistas vem TODOS os dias falar para os jornais a dizer mal do presidente
    Porque e que eles se hao de dar ao trabalho de ir a uma sessão de esclarecimento quando tem
    Capas garantidas ??!
    Espero bem que o presidente continue e que corra com esta tralha !!
    E os jornaleiros que faltaram nao tinham direito a estar em nenhuma conferência de impressa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que aquilo não era uma Conferência de Imprensa. Era uma sessão de esclarecimento aos jornalistas que divulgaram opiniões erradas sobre a AG e os temas nela propostos. É o Clube a facultar as fontes correctas e jornalistas (entre os quais Directores e subdirectores de jornais desportivos) a confirmarem que se estão borrifando para saber a verdade, para consultar as fontes que denigrem e insultam, para cumprir com as mais elementares regras do código deontológico que rege as suas profissões). E muito bem esteve a Direcção ao convocar estas sessões: ficou esclarecido quem quis (5 jornalistas de 36 convidados e 2 de 5 associados de entre os 46 convidados: 41 não apareceram e 3 retiraram-se quando se tratou de esclarecer sobre os pontos da AG). ASSIM SEPAROU-SE O TRIGO DO JÓIO! NUM E NOUTRO CASO! E O UNIVERSO SPORTING PASSA A PODER IDENTIFICAR BEM CLARO AS INTENÇÕES DOS AUSENTES!!!

      Eliminar
  8. Caríssimo, triste triste é ver o presidente a barafustar e fazer grande espalhafato contra jornalistas que nem são conhecidos ,muitos deles se calhar estagiários pela cara imberbe que apresentar...
    Mais,não é triste, é RIDÍCULO ,dispender a energia de constantemente tentar reaponder a tudo o que mexe, tal dom Quixote...
    O presidente em termos técnicos é fabuloso, mas política e estrategicamente é um incapaz, é uma decepção verificar que, ao fim de 5 anos está pior nos capítulos em que precisava de aprender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que comentário mais absurdo!!!
      1º Não foi o Presidente, foram TODOS OS ÓRGÃOS SOCIAIS QUE CONVOCARAM AS SESSÕES DE ESCLARECIMENTO E NELAS SE FIZERAM REPRESENTAR;
      2º Não se atacou absolutamente ninguém; fez-se uma sessão de esclarecimento que decorreu muito civilizada e educadamente e que os presentes consideraram muito útil
      3º Ridículo seria o Clube definir quem convidava por ... ser ou não imberbe. O Clube decidiu convidar os jornalistas que entendeu não estarem bem esclarecidos porque nos 11 dias que antecederam a convocatória escreveram ou comentaram sobre a AG e os seus temas demonstrando muito pouco conhecimento do que estava a divulgar
      4º Colocar a nú qual a Comunicação Social que não está interessada na verdade (como aconteceu nesta 2ª feira a todos os que não apareceram) não é combater moinhos de vento, é SERVIÇO PÚBLICO!
      5º Como é serviço público os sportinguistas apresentarem massivamente queixa destes comportamentos aos Provedores do Teleespectador e do Ouvinte (e até entendo que deveria correr uma exposição abaixo assinado à Ordem dos Jornalistas, por iniciativa do SCP)
      6º já o que o senhor comenta no seu post, isso sim é triste e ridículo
      MAIS UMA VEZ, HAJA PACHORRA! ATURAR OS DE FORA JÁ É OBRA! TER QUE LER DESTAS COM OS "DE DENTRO" ULTRAPASSA OS LIMITES!

      Eliminar
  9. Queixa efectuada em ambos os sites. Obrigado ao Mister do Café

    ResponderEliminar
  10. A questão é que os "jornalistas" pensavam que iria existir um "red wedding", onde eles acabariam com a cabeca no caixote do lixo. Por acaso não era má ideia, mas seria o Green Wedding :) Mas sim, o BdC desmacarou essa gentalha, que apenas quer atacar sem perder tempo em se informar, ou a informar-se com a cartilha.

    ResponderEliminar
  11. Aí está a resposta:
    Exmo Senhor Rui Dias,

    Agradeço a sua mensagem.
    Tenho a precisar-lhe que a RTP não foi convidada para tal sessão. Os convites foram enviados pessoalmente a alguns jornalistas, sem se conhecer qual o critério que incluía uns e excluía outros. Em simultâneo com este convite seguiu também um outro (para a mesma sessão) a um certo tipo de sportinguistas. Os jornalistas da RTP (assim como muitos outros profissionais convidados) declinaram o convite.
    Deixe-me dizer-lhe que eu, naquelas circunstâncias, também o teria feito.
    m/ cumprimentos,

    Jorge Wemans
    Provedor do telespetador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obtive exactamente a mesma resposta, copy/paste. É tão fácil ser provedor...

      Eliminar
    2. Exmo Senhor Provedor Jorge Wemans

      Sejamos rigorosos e demonstremos o conhecimento real da situação, até porque um cargo de Provedor, a isso obriga.

      O convite que o Sporting Clube de Portugal fez ao dito grupo de sócios e aos jornalistas foi para sessões diferentes, em dias diferentes.
      Caso não tenha reparado, a sessão de esclarecimento para o dito grupo de sócios foi no Domingo, nas horas que antecederam o jogo no estádio José Alvalade Séc XXI.
      A sessão para os Jornalistas convidados teve lugar na passada Segunda-feira.

      Quanto aos jornalistas da RTP, por serem da RTP, paga por todos nós, (ao contrário de todos os outros meios de comunicação privados) podem e devem tomar decisões que defendam, não a sua vontade ou o seu conforto profissional, mas sim a necessidade de procurar esclarecer e informar correctamente os portugueses, e haviam muitos interessados nesta questão.

      Cumprimentos,

      Eliminar
    3. Senhor Ouvinte
      Sobre a matéria do seu protesto consultei a Direcção de Informação da Antena 1 que fez as seguintes observações que lhe transmito:
      Os organizadores de eventos (sejam eles instituições sociais, partidos políticos ou clubes desportivos) têm todo o direito de convidar determinados meios de comunicação e mesmo jornalistas para eventos.
      Como é evidente, em Portugal ou em qualquer outro país democrático, não são entidades externas aos meios de comunicação (públicos ou privados) que definem quem deve fazer esta ou aquela reportagem, nem sequer se elas devem ser feitas.
      As decisões de acompanhamento editorial (de agenda ou outros) são tomadas tendo em conta a relevância dos eventos (em função do fluxo informativo de cada momento) e a disponibilidade de recursos humanos e técnicos.
      Cumprimentos,
      O Provedor do Ouvinte

      Eliminar
    4. também obtive a mesma resposta do provedor do ouvinte (antena1).

      Eliminar
    5. É como eu comentei atrás. A queixa tem de ser apresentada é à Ordem dos Jornalistas por quebra voluntária e evidente do Código Deontológico (os convidados foram-no por terem divulgado informação incorrecta - já para não falar dos epítetos insultuosos que, em alguns casos, acompanhava essa (des)informação); ao recusarem estar presentes numa Sessão de Esclarecimento precisamente relativa aos conteúdos sobre os quais divulgaram informação incorrecta. Ora isso viola o mais elementar dever deontológico de informar com isenção e exactidão; mesmo que quisessem pôr em dúvida a capacidade de esclarecer dos Órgãos Sociais do Sporting, puseram em causa o dever do contraditório. Aliás, separar os públicos dos privados neste caso nem faz grande sentido (compreende-se apenas sob o prisma de sermos cidadãos que com os nossos impostos contribuem para o financiamento desses órgãos).

      Eliminar
    6. Mas que raio de resposta é esta? Antes de mais conviria esclarecer que se as reclamações aos Provedores fossem para receber as justificações das Direcções de Informação dos Órgãos de CS, não precisávamos de Provedores para nada; perguntávamos directamente às Direcções de informação.
      Depois, parece que estes senhores ainda não perceberam que não se tratou de nenhuma "organização de evento" para a quall houve convites individualizados de "reportagem". Não. O que o SCP fez foi disponibilizar a jornalistas que andaram a falar do que não sabiam, informação relevante para passarem a dar informação correcta. Dito de outra forma: o Sporting disponibilizou aos srs jornalistas a FONTE CREDÍVEL para o que estavam a "reportar" mal. Quanto à "relevância dos eventos" para "definir decisões de acompanhamento editorial", julgo parecer óbvio que ela já tinha sido dada pêlos próprios jornalistas convidados pela forma como se tinham referido à matéria em causa. E era sobre isto que os srs Provedores deveriam manifestar a sua opinião, procurando responder aos cidadãos que lhes solicitaram esclarecimento e/ou intervenção

      Eliminar
    7. Não existe Ordem dos Jornalistas.

      Eliminar
    8. a queixa tem de ser feita é aqui
      http://www.jornalistas.eu/?c=a627

      Eliminar
  12. É por estas coisas que eu os impedia de entrarem em nossa casa... Têm toda a legitimidade em tomarem as suas opções... Inquestionável... mas eu, nós, também temos a nossa... A isto chama-se Liberdade...!!!

    É como ver na bancada pessoas a desancar de alto a baixo essa corja... e depois andam com o jornal debaixo do braço... Não consigo atingir essa dimensão...!!!

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde,

    Queixa enviada. Se o provedor for como os meninos que estão em causa não vai passar cartucho...

    SL

    ResponderEliminar
  14. A comunicação social está entregue a escribas cobardolas que ignoram o que é brio profissional. Vendem-se por um prato de lentilhas. Só de ver a falta de investigação jornalística àcerca dos emails que têm vindo a público confirmamos que uns estão vendidos e outros são cobardes. Pata gáudio desses cobardolas o mercado de benfica polvo anúnciou hoje o seu encerramento.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Segue a resposta do provedor da Antena1, o da RTP deu-me a mesma resposta, também só mudou o nome, já este da Antena1 nem o nome pôs.

    Senhor Ouvinte

    Sobre a matéria do seu protesto consultei a Direcção de Informação da Antena 1 que fez as seguintes observações que lhe transmito:
    Os organizadores de eventos (sejam eles instituições sociais, partidos políticos ou clubes desportivos) têm todo o direito de convidar determinados meios de comunicação e mesmo jornalistas para eventos.
    Como é evidente, em Portugal ou em qualquer outro país democrático, não são entidades externas aos meios de comunicação (públicos ou privados) que definem quem deve fazer esta ou aquela reportagem, nem sequer se elas devem ser feitas.
    As decisões de acompanhamento editorial (de agenda ou outros) são tomadas tendo em conta a relevância dos eventos (em função do fluxo informativo de cada momento) e a disponibilidade de recursos humanos e técnicos.

    Cumprimentos,
    O Provedor do Ouvinte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obtive exactamente a mesma resposta do provedor do ouvinte

      Eliminar
    2. "As decisões de acompanhamento editorial (de agenda ou outros) são tomadas tendo em conta a relevância dos eventos" - Retive esta frase...

      Eliminar
  17. Mister, de nada adianta queixarmo-nos de que não apareceram e não noticiaram. É tudo a mesma corja. Isto só funciona ao contrário, ou seja, assegurar que eles não têm acesso à informação, mesmo querendo. E principalmente quando querem. Assim, algumas coisas deveriam ser seguidas pela Direção (e não têm sido...):
    - só dar entrevistas à Sporting TV e ao nosso jornal (dirigentes, treinadores e jogadores).
    - nas flash interview e conferencias de imprensa (antes e depois dos jogos) dizer o minímo possível (sim, não, talvez e não sei). Depois fazer uma conferência como deve ser só para a Sporting TV.
    - denunciar a falta de isenção dos meios de comunicação social (ilustrando) e apelar INSTITUCIONALMENTE para que os adeptos não comprem esses pasquins nem busquem os seus sites.

    ResponderEliminar
  18. Um ótimo site para divulgar novos posts https://www.waaap.net

    ResponderEliminar
  19. É evidente que quando se quer dar esclarecimentos à imprensa não se lança uma convocatória pessoal de jornalistas mas um convite aos órgãos de comunicação social. Os jornalistas enquanto tal fazem parte de empresas que têm uma palavra a dizer sobre onde vão ou não fazer coberturas. Esta convocatória ignora este facto mas como é para apoiar tudo o que BdC faz, mesmo quando faz merda, 'bora lá todos fingir que BdC neste caso tem razão.

    ResponderEliminar
  20. Mister, não é com falinhas mansas que lá vamos. Desde há muito que o Sporting é destratado pela comunicação social. Já chega de sermos politicamente correctos, quem não se dá ao respeito não deve ser respeitado.
    Continuo a achar estranho que a direcção permita que esta gente circule à vontade em Alvalade, estranho também que atletas, treinadores e dirigentes continuem a dar entrevistas a esta gente. Exemplo disso foram os recentes comentários do Rui Santos que chamou ao clube de circo e ao presidente de palhaço. Que atitude tomou ao direcção face a este artista e à SIC? Como diria JJ bola!
    Já o disse várias vezes, enquanto não mudarmos radicalmente de atitude para com estes animais e deixarmos de ser politicamente correctos seremos sempre a chacota do desporto português.

    ResponderEliminar
  21. já realizei o pedido...aguardo resporta da rtp e antena 1...obrigado pela dica

    ResponderEliminar
  22. A mesma resposta do provedor da RTP (da RDP ainda não chegou mas será igual, como se tem visto).
    Tomei a liberdade de lhe devolver o mail, nestes termos:
    Boa tarde.
    Obrigado pela resposta em copy past.
    Lastimo que referende a posição dos jornalistas da RTP, que foram convidados a serem esclarecidos na fonte sobre assunto que manifestamente não conheciam ( a ver pelas abordagens a despropósito em vários programas de informação, desportiva ou outra), tendo prestado um péssimo trabalho para com o telespectador pagante.
    Senhor provedor, o jornalista RTP tem um pouco mais ainda a obrigação de informar correctamente que qualquer outro, uma vez que é pago com o dinheiro de todos nós para o efeito.
    Mais uma vez, é lamentável ler o provedor do espectador tomar as dores de quem, manifestamente, se desinteressou de uma notícia relevante para mais de 3.000.000 de portugueses.
    Estimo que no dia em que e se o SCP impedir a RTP de frequentar o espaço privado das suas instalações, o senhor provedor tenha tanta exigência para o assunto, como teve para com este, ou seja, nenhuma!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar