quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

João Pessoa e Costa e os emails para Pedro Guerra


Hoje quero-vos falar de João Pessoa e Costa, antigo vice-presidente do Sporting nas direcções de Jorge Gonçalves, Sousa Cintra e Godinho Lopes. 

Quem é João Pessoa e Costa?


João Pessoa e Costa foi vice-presidente do Sporting na direcção de Jorge Gonçalves (Junho de 1988 a Junho de 1989). O mandato durou apenas um ano porque o Conselho Fiscal e Disciplinar apresentou demissão colectiva, acusando a Direcção da prática de "actos de gestão considerados pouco claros, anómalos, ou mesmo danosa para os interesses do Clube". Entre os diversos actos de gestão considerados pouco claros ficou por esclarecer a transferência do jogador Frank Rijkaard, onde na altura dirigentes apontaram o dedo a João Pessoa e Costa e a Miguel Catela. 

Apesar disso, João Pessoa e Costa fez parte da direcção seguinte, sendo vice-presidente de Sousa Cintra. Esteve dois anos no Sporting, não tendo depois integrado a direcção no segundo mandato de Sousa Cintra. Tudo somado esteve 3 anos no Sporting entre 1988 e 1991.

O histórico não era nada favorável mas passados 21 anos, João Pessoa e Costa regressou ao Sporting pela mão do Eng. Godinho Lopes. Em Setembro de 2012, Carlos Barbosa e Paulo Pereira Cristóvão saíram do Sporting e Godinho Lopes escolheu este senhor e José Manuel Silva e Costa para serem cooptados como novos vice-presidentes da direcção do Sporting CP. Pessoa e Costa ficou com o pelouro do património e infra-estruturas. 

Cerca de meio ano depois saiu do Sporting após Godinho Lopes ter pedido a demissão do cargo sendo convocadas novas eleições que culminaram com a vitória de Bruno de Carvalho sobre José Peyroteo Couceiro. 

Nos emails divulgados pelo "Mercado de Benfica" existem inúmeras trocas de emails entre João Pessoa e Costa e Pedro Guerra. Existem emails muito extensos com todo o tipo de informação essencialmente sobre Bruno de Carvalho onde são apresentadas com citações, notícias e até transcrições de passagens de discursos do Presidente do Sporting. Decidi escolher alguns dos emails mais relevantes.

Processos contra dirigentes



A 4 de Novembro de 2014, João Pessoa e Costa enviou um email para Godinho Lopes e José Silva e Costa, o tal vice-presidente que foi cooptado juntamente com João Pessoa e Costa para os lugares de Paulo Pereira Cristóvão e Carlos Barbosa. 

Nesse email, Pessoa e Costa explora a narrativa que diz que em Barcelona os processos contra antigas direcções por má gestão caíram por terra e que agora os sócios até querem o regresso de antigos dirigentes. Em anexo segue uma notícia de um jornal espanhol. 

Esse email foi depois reencaminhado por Pessoa e Costa para Aureliano Neves com o conhecimento de Pedro Guerra. Portanto, temos aqui Pessoa e Costa a passar uma narrativa de defesa da direcção de Godinho Lopes para Pedro Guerra usar.  E como sabemos Pedro Guerra usou e continua a usar esta narrativa de defesa dos antigos dirigentes. 

Contas à taberneiro



Neste email datado de Outubro de 2014, João Pessoa e Costa envia um ficheiro de excel sobre as vendas feitas de Bruno de Carvalho de jogadores que segundo João Pessoa e Costa tinham sido contratados na direcção de Godinho Lopes. Aqui fica o print do ficheiro:

Ora, em termos gerais João Pessoa e Costa considera que em Outubro de 2014, Bruno de Carvalho tinha feito cerca de 61,7 Milhões de euros em vendas de jogadores que tinham sido contratados por Godinho Lopes por cerca de 32 Milhões, o que daria uma resultado positivo de cerce de 34 Milhões de euros, e que seria a prova que Godinho Lopes tinha comprado bem. 

Nada mais falso. Este artista de primeira apanha considera Bruma, Tiago Ilori e Eric Dier como sendo jogadores "adquiridos no mandato de Godinho Lopes". Jogadores que estavam na formação bem antes de Godinho Lopes chegar ao clube, mas que este artolas considera como sendo "filhos de LGL". Obviamente isto não tem sentido absolutamente nenhum. Só nestes jogadores estão 23,25 Milhões de Euros. Depois considera venda de Ricky Van Wolfswinkel quando o jogador foi vendido pelo próprio Godinho Lopes para pagar salários em Janeiro de 2013. Lá se vai o lucro de 34 Milhões que da cartilha financeira deste artista. 

Este ficheiro é uma palhaçada sem fim. João Pessoa e Costa esqueceu-se de meter na lista os contentores de entulho que Bruno de Carvalho teve de limpar. Deixo alguns exemplos: Bojinov, Labyad, Boulahrouz, Onyewu, Pranjic, ou Sunil Chhetri.

O que é certo é que me lembro de ver esta cartilha manipulada a circular, só não me recordo onde. Se os leitores puderem ajudar, parece-me interessante. 

Temos então um antigo vice-presidente do Sporting a passar informação a Pedro Guerra para este atacar Bruno de Carvalho defendendo a gestão anterior de Godinho Lopes. 

Mas há mais...

"É para um amigo"



Para além de enviar "cartilhas" de defesa da direcção de Godinho Lopes para Pedro Guerra, João Pessoa e Costa tem um tipo de relação com Pedro Guerra que lhe permite pedir umas cunhas para um filho de um amigo. Recordo que este senhor foi vice-presidente do Sporting em 3 mandatos distintos!

Mas há coisas ainda mais graves. 

O ataque a Augusto Inácio


A 24 de Outubro de 2014 , João Pessoa e Costa envia um email para Pedro Guerra com um ficheiro em anexo da Autoridade tributaria que demonstra que Augusto Inácio tinha uma dívida fiscal.

Meus amigos, este comportamento por parte de um antigo vice-presidente do Sporting para com Augusto Inácio - homem que colocou fim ao longo jejum de títulos - é completamente inaceitável. João Pessoa e Costa enviou esta informação deliberadamente para Pedro Guerra usar contra o então director de futebol do Sporting. Depois disto a informação foi parar aos jornais, nomeadamente ao Correio da Manhã que por várias vezes passou esta notícia.

João Pessoa e Costa é isto. Um escroque da pior espécie. 

Um artista da política


João Pessoa e Costa é também um artista com um passado e um presente na política. Foi deputado municipal de Lisboa nos tempos de Santana Lopes e mais recentemente foi candidato à presidência da Junta de Freguesia de Alvalade. Podem ver (aqui) um dos seus vídeo de campanha.


Neste email é possível vermos que João Pessoa e Costa recebeu a digitalização da carta enviada pelo vereador Manuel Salgado à Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa sobre a isenção de taxas municipais em favor do Benfica. De seguida, reencaminhou o email para Pedro Guerra. 

Um caso que provavelmente até voltará a ser bastante falado durante os próximos tempos. Sobre este assunto já falei um pouco num outro post sobre o deputado Sérgio Azevedo, que é um dos principais informadores de Pedro Guerra e do Benfica (aqui).

Amizades giras


Lourenço Fernando Thomaz e João Pessoa e Costa
É engraçado vermos João Pessoa e Costa ao lado dos senhores dos cartazes. Fiquem com a recordação (aqui). 

Para fechar, lamento profundamente que existam Sportinguistas que sejam capazes de se aliar aos rivais. O Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting não pode assobiar par ao lado e tem de tomar devida nota de tudo e expulsar definitivamente esta gente de associado do clube. 

Este é o terceiro caso de um Sportinguista com responsabilidades que se alia ao Benfica e que é exposto nos últimos emails, depois de André Carreira Figueiredo denunciado pelo Blog Artista do Dia (aqui) e João Pedro Paiva dos Santos, o homem que enviava informações relativas à auditoria para Pedro Guerra (aqui)

Mais uma razão para os Sportinguistas estarem em peso na próxima AG e definirem o que querem para o futuro do clube. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

5 comentários:

  1. como sportinguista com as quotas em dia fico eternamente agradecido ao trabalho do mister, esta é mais uma q todos nós tinhamos q saber.
    obrigado

    ResponderEliminar
  2. RUA!RUA!RUA!
    RRRRRRUUUUUUUUUUUUUUUAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Há que limpar o clube destes escroques!
    E não são só estes 3, há muitos mais! lixo genético! PMR é outro! As direções anteriores a BDC temos imenso lixo que tem que ser irradiado do Clube para que futuramente nunca lá metam os pés pois são tipos como estes que afundaram o clube e encheram os bolsos deixando o clube com migalhas de masses de jogadores. CR7 Com BDC tinha rendido balurdios, foi vendido por 15 e ficaram no clube 7/8 milhões! Vergonhoso e ridículo!

    ResponderEliminar
  3. Mister, hoje no Camarote Leonino já te identificaram como fazendo parte da "central de informações" do Bruno. O teu amigo Ricardo Leão acordou bruto!

    ResponderEliminar
  4. Existem páginas nas redes sociais deste traidor à Pátria Sportinguista?

    ResponderEliminar
  5. Os sportinguados NÃO SÃO UMA RAÇA EM EXTINÇÃO.

    ResponderEliminar