quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

"É muito mais fácil expulsar um jogador do Sporting"


No final do jogo com o Moreirense em que o Sporting acabou a partida reduzido a nove jogadores, Jorge Jesus afirmou: "É muito mais fácil expulsar um jogador do Sporting". Vamos então ver se os números batem com a percepção do técnico leonino.

Gatilho rápido

Dados de 2017/2018
Como podem verificar os árbitros são muito mais lestos a irem ao bolso quando se trata de jogadores do Sporting. Em termos gerais a cada 7,6 faltas do Sporting são passíveis de cartão amarelo enquanto que os rivais estão na casa das 9/10 faltas. Em termos de cartolinas vermelhas o panorama é idêntico. Os jogadores do Sporting levam vermelho a cada 119 faltas. Já os jogadores do Porto levam vermelho a cada 202 faltas. Os do Benfica são uns senhores e só levam vermelho a cada 386 faltas. Ainda no último jogo do Benfica se viu o porquê de o Benfica precisar do fazer 3x mais faltas do que o Sporting para os seus jogadores irem para a rua.

Estes dados são elucidativos, mas há mais coisas interessantes. Vamos recuar 5 anos, desde a entrada de Bruno de Carvalho no Sporting e vamos analisar as expulsões dadas aos três grandes. Atentem nesta pouca vergonha.

Expulsões dos 3 grandes 



Como podem verificar, o Sporting é de muito longe o clube com mais expulsões no 156 jogos realizados na Liga desde o início da época 2013/2014 até ao dia de hoje. Em termos de vermelhos directos o Sporting está equilibrado com o Porto com 7 expulsões; o Benfica levou apenas 2 cartões vermelhos directos. Já em termos de duplos cartões amarelos o Sporting está com 15 expulsões contra 7 dos rivais. Vejamos um gráfico com o panorama geral.


Desde o início da época 2013/2014 até hoje o Sporting já teve 22 expulsões. Apenas menos uma do que o somatório dos outros dois rivais. É obra!

Expulsões em Alvalade, Dragão e Luz


Muito se diz que os árbitros não têm coragem de ir a casa de um dos três grandes e expulsar um jogador da equipa da casa. Vejamos se é mesmo assim:

Nos últimos 5 anos o Sporting já viu 5 dos seus jogadores serem expulsos por vermelho directo no Estádio de Alvalade. No Dragão isso aconteceu duas vezes e na Luz apenas uma vez. Com duplos amarelos o Sporting tem 6 expulsões em Alvalade e o Benfica tem duas expulsões na Luz. Tudo somado ficamos com isto:


Portanto, nos últimos 5 anos o Sporting já teve 11 jogadores expulsos no Estádio de Alvalade. Enquanto isso, o Porto teve duas expulsões no Dragão e o Benfica 3 expulsões (já vou falar de duas delas) na Luz. O Sporting tem mais do dobro das expulsões dos rivais juntos. É obra, não é?

Percentagem de expulsões em casa



Como podem verificar, o Sporting tem tantas expulsões em casa como em jogos fora. Já as expulsões dos rivais são praticamente todas em jogos fora. O Porto está nos 14% de expulsões em casa e o Benfica está nos 33%. Só que no caso do Benfica há uma particularidade muito interessante. Vejamos:

Duas das três...


Das três expulsões que aconteceram no Estádio da Luz nos últimos 5 anos, duas delas foram feitas a pedido para limpar castigos. Vejamos.

"O lateral do Benfica viu amarelo aos 54 minutos, chegando aos cinco na Liga, o que o impedia de alinhar nos Barreiros, frente ao Marítimo, mas acabou por ver um segundo cartão amarelo em período de descontos e consequente vermelho, que o afasta assim do jogo da Taça da Liga e o mantém «à bica» na Liga."

Mas mais engraçado do que o caso de André Almeida é o caso de Pizzi.


Vamos ao vídeo que a coisa fica mais bonita.


Este vídeo é perfeito para demonstrar a impunidade dos jogadores do Benfica no estádio da luz. Reparem que Pizzi tenta a todo o custo fazer uma falta para levar o segundo cartão amarelo e acaba por ter uma entrada que era merecedora de cartão vermelho directo. Reparem como o árbitro ignora a falta. É que o cartão vermelho não permitiria a Pizzi estar disponível para o jogo com o Guimarães. Depois na falta acaba por levar o segundo amarelo e limpar num jogo da Taça da liga.


Concluindo


Com recurso a dados estatísticos é fácil verificar que Jorge Jesus tem toda a razão quando diz que "é muito mais fácil expulsar um jogador do Sporting". São quase o dobro das expulsões dos nossos dois rivais juntos desde 2013/2014.

Uma matéria interessante para esta semana nos nossos jornais seria descobrir qual foi o último jogo de Porto e Benfica nas suas casas em que acabaram a partida com 9 jogadores, como aconteceu na passada segunda-feira com o Sporting. Isso sim, seria de valor.

Se calhar é hora de os Sportinguistas deixarem de assobiar os jogadores e virarem as suas atenções para outro tipo de artistas, não? Ou acham que isto é tudo uma enorme coincidência?

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

9 comentários:

  1. Quando começarem a levar na tromba, as coisas começam logo a ficar equilibradas...

    ResponderEliminar
  2. ora nem mais mister

    os números não mentem

    e agora uma análise para os jogos europeus de FCP SLB SCP e SCB para verificar como as coisas mudam de figura. Aí é mais frequente ver jogadores SLB e FCP expulsos e o número de faltas diminui

    ResponderEliminar
  3. A média de faltas mais alta é do tondela, feirense, mas no jogo contra o SCP as faltas ultrapassaram essa média. e depois ainda tem que se gramar com comentadores que acham o tempo extra exagerado.

    Outro exercício curioso de fazer: ver quantas faltas fazem equipas como tondelas contra SLB ou FCP. no jogo contra SCP foram 24(!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contra SLB foram 8 (é só um terço); até o treinador achou estranho na conferência de imprensa.

      Eliminar
  4. Has além de comentar, divulgar e alertar para todas estas suspeitosas situações o que mais se poderá fazer? Se o SCP ou seus representantes abrirem a boca levam logo processos e entretanto as instituições desportivas e governamentais olham para o lado e até provavelmente nos seus meandros vão gozando e parodiando, pois estão bem apetrechadas de inimigos.Somente nos resta uma justiça honesta e isenta, mas mesmo aí as duvidas persistem.

    ResponderEliminar
  5. O que acontece até tem lógica: faltam-nos jogadores da qualidade de Feija, Pizzi, A Almeida, Samaris, Luisão, R Dias, Luisão, Fernando, Marcano, etc, etc.
    Ou seja, a falta de qualidade de William, Mathieu, etc, não dá hipóteses, por isso levamos tantos amarelos

    ResponderEliminar
  6. Falta ainda contar aí a quantidade de entradas a varrer em que se o portador da camisola for de certa cor nem falta é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois. Esta estatística é uma fraude. Oh Mister, faltam aí as faltas não assinaladas (que não o são porque teriam de dar cartão). Já agora, e indo ainda mais atrás, lembro-me de uma época em que o Bruno Alves, no Porto, distribuía pau a torto e direito, no jogo com o SCP pisou a perna do Moutinho com este no chão após ter sofrido uma falta de outro jogador do FCP, no jogo com o Leixões tirou o Yountché do jogo com uma pitonada no cimo das costas que, 10 cm mais acima, o matava ou deixava paraplégico, e ... acaba o campeonato com um único amarelo à penúltima jornada, num jogo em casa com o Marítimo .. por mão na bola. Só na nossa Ligazinha!

      Eliminar
  7. E a atitude do treinador... n se passa nada. "Nem foi falta oh Vitória. Tudo limpinho, nem lhe tocou...."
    Vendidos.

    ResponderEliminar