quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Bardamerda


No final da última Assembleia geral o presidente do Sporting teceu algumas considerações sobre a imprensa nacional. Declarações essas que tiveram grande repercussão em alguns grupos de interesses. Mas já lá vou. Primeiro parece-me muito importante analisar as declarações e sobretudo fazer um enquadramento ao contexto em que foram proferidas. 

A declaração de Bruno de Carvalho



Demasiada exposição mediática e os posts Facebook


A pasquinada não sabe, mas durante a AG alguns sócios pediram para que Bruno de Carvalho se resguardasse mais dos holofotes e fizesse menos posts no Facebook. Desde logo, este enquadramento era necessário ser feito por quem quer analisar seriamente a posição do Presidente do Sporting. E os jornalistas não fizeram este enquadramento por óbvia má vontade, até porque esta questão foi referida pelo presidente leonino no início da sua declaração final que teve transmissão na Sporting TV.

Passo a citar: "Vocês todos de uma maneira geral, pediram para que eu fizesse alterações. Certo. Estou nessa disposição. Mas para eu fazer aquelas alterações que tenho de fazer: expor-me menos, ir menos ao Facebook. Então, os Sportinguistas vão ter de ser mobilizar naquilo que é a militância e eu vou explicar o que é."

No seguimento Bruno de Carvalho pediu aos Sportinguistas para deixarem de comprar jornais desportivos e o Correio da Manhã; que não vissem programas televisivos portugueses de debate desportivo e que vissem apenas a Sporting TV; e que os comentadores Sportinguistas saíssem dos programas onde estão.

O sindicato dos jornaleiros


No dia seguinte, logo pela hora do almoço chegou a primeira reação vinda do sindicato dos jornalistas. Reparem bem nisto:


Sofia Branco, presidente do sindicato dos jornalistas diz que "as declarações do Presidente do Sporting são profundamente anti-democráticas e têm como objectivo condicionar a liberdade de imprensa". É importante desmontar esta declaração em duas partes.

Começo pela treta do anti-democrático. Quem teve uma declaração profundamente anti-democrática foi esta senhora ao condenar a opinião livre e o apelo de Bruno de Carvalho aos Sportinguistas. Qualquer cidadão tem legitimidade para dizer o que pensa e a pedir o que quiser. Por exemplo, na RTP há um novo programa que apela aos portugueses para comprarem produtos nacionais e abandonarem a compra de produtos estrangeiros. Eu pergunto: Esse programa também é anti-democrático? Quando em Portugal foi feita uma campanha anti produtos fabricados na Indonésia - com forte empenho da comunicação social - também estávamos todos a ser "anti-democráticos"?

Mas a patetice não se ficou por aqui. Olhando agora para o "condicionar a liberdade de imprensa". O presidente pediu aos Sportinguistas para não darem atenção a alguma imprensa, precisamente por considerar que não existe nesses órgãos uma verdadeira liberdade. Onde é que apelar para que os Sportinguistas não consumam esta imprensa condiciona a sua liberdade? Amigos jornaleiros, escrevam o que quiserem, como quiserem e para quem quiserem. Nós não queremos saber, porque simplesmente não acreditamos em vocês.

Mas ainda há mais, muito mais.

Uma posição concertada e as coincidências do costume


No final do vídeo anterior, Sofia Branco apelou "às direcções editoriais que se juntem, reflictam em conjunto e achamos que era importante que a resposta dada fosse colectiva e que impusesse uma forma de actuar face a este clube". 

Ora, esta declaração foi feita no Domingo de manhã e ao final da tarde foi boicotada a conferência de imprensa de Jorge Jesus.


Portanto, os senhores que acusam o presidente do Sporting de ser anti-democrático e de condicionar a liberdade de imprensa decidiram boicotar eles próprios uma CI punindo os seus telespectadores de terem acesso a essa informação. Telespectadores de todos os clubes que por certo teriam interesse em verem esta CI. É engraçado que o boicote só serviu para a CI. É que durante as emissões dessa mesma noite e dos dias seguintes o principal tema de conversa nesses canais passa por atacar Bruno de Carvalho e o Sporting. Ora digam lá que isto não é maravilhoso.

Ainda estão com dúvidas que Bruno de Carvalho e os Sportinguistas têm razão para não verem e lerem o que é produzido por esta gente? Se estão, tenho aqui mais coisas giras.

O Benfiquista de Paredes


É muito curioso que a única declaração em vídeo de Sofia Branco, presidente do sindicato dos jornalistas, tenha sido dada em exclusivo à RTP. É ainda mais curioso verificarmos que essa declaração foi dada para o jornal da Tarde que é da responsabilidade de Carlos Daniel que como vimos no vídeo anterior apresentou o jornal.

Curiosamente, vejam lá quem é que faz parte da direcção do sindicato de jornalistas...


Isto de facto há mesmo coincidências incríveis. Carlos Daniel, mais conhecido como Benfiquista de Paredes, foi um dos jornalistas convidados pelo Sporting para a sessão de esclarecimento sobre os pontos em análise na última Assembleia Geral. Curiosamente, também não apareceu. Nem ele nem os outros 3 jornalistas de órgãos designados de serviço público, num caso que já falei (aqui). Os Sportinguistas andaram a levar com propaganda mentirosa nas televisões durante três semanas e na hora em que o Sporting convocou os jornalistas para lhes tirar todas as dúvidas, ficaram em casa. Maravilhoso, não é? Um verdadeiro serviço público.

Provavelmente, Carlos Daniel não foi à sessão de esclarecimento porque já estava devidamente esclarecido pelos seus amigos.

Carlos Daniel em confraternização com alguns Sportingados e benfiquistas - Destaque para Sérgio Abrantes Mendes, Manuel José, João Barnabé, Vítor Ferreira e Carlos Seixas
É muito provável que nesta reunião "familiar" o "benfiquista de Paredes" tenha ficado devidamente esclarecido sobre os pontos em análise na AG leonina.

Assim como estava sempre bem esclarecido sobre tudo o que se passava no Sporting nos tempos de Marco Silva, o tal treinador que disse a jornalistas que não seria o presidente a tirá-lo do Sporting, mas que seria ele a tirar Bruno de Carvalho do Sporting. Algo que foi confirmado pelo próprio Bruno de Carvalho na última AG.

Marco Silva e Rui Costa apresentaram o livro de Carlos Daniel
Curiosamente, Bruno de Carvalho também confirmou que tudo o que havia sobre MArco Silva para passar no Record tinha de ir obrigatoriamente ao lápis vermelho de Nuno Farinha. Outro dos grandes amigos de Carlos Daniel.


Coincidências da vida...

Veio mesmo a calhar


Mas as coincidências não se ficam por aqui. Durante meses ninguém reparou que o sindicato de jornalistas existia e muito menos na sua presidente. É engraçado que o sindicato e a sua presidente não tenham aberto a boca nem mesmo quando o Benfica tentou "condicionar a liberdade de imprensa" com as ameaças a jornalistas e jornais em caso de publicação de notícias sobre o caso dos emails.

Portanto, pedir aos sócios para não consumirem imprensa é um crime de lesa-pátria. Por outro lado ameaçar jornalistas e jornais com processos em tribunal no caso de publicarem algo sobre assuntos que não interessam ao Benfica, nem uma palavra. Sim senhor.

Mas esta tomada de posição tem uma explicação, meus senhores.


Olha, e não é que as eleições para o sindicato dos jornalistas se realizam precisamente hoje!? Ahhhhh isto há mesmo coincidências incríveis não há?

Portanto, a três dias do acto eleitoral a senhora do sindicato decide politizar uma declaração absolutamente normal do presidente do Sporting para aparecer e mostrar serviço. Curiosamente, tudo isto é feito com o apoio de Carlos Daniel, membro da direcção do sindicato. Melhor ainda é tudo isto ser pago com os nossos impostos.

Ainda há dúvidas sobre o pedido de Bruno de Carvalho? Se há, vou continuar...

O CNID


Depois do Sindicato dos jornalistas, veio a terreiro o CNID, associação dos jornalistas do desporto. Estes senhores condenaram "da forma mais veemente as declarações do presidente do Sporting Clube de Portugal" mas seguiram um caminho diferente do sindicato dos jornalistas. Não criticaram a posição tomada: "O presidente do Sporting Clube de Portugal tem direito a não gostar de jornais e televisões, por absurdo até tem direito a pedir aos seus consócios que não comprem jornais nem vejam televisão", mas sim o momento em que as declarações foram proferidas uma vez que estavam jornalistas no exterior da AG.

Ora, eu gostaria de perceber qual seria o momento oportuno para o Presidente do Sporting falar sobre algo que foi um dos principais temas de conversa da AG? Então os sócios pediram ao Presidente para que ele se expusesse menos no espaço público e o homem não ia dizer nada sobre isso na própria AG? Ia guardar a resposta para outro dia, querem ver? Isto de facto já começa a ser surreal. Esta gente pega em tudo para atacar o Sporting e o seu presidente.

É importante referir que nenhum jornalista foi agredido e só existiram insultos. É também preciso referir que os ânimos se exaltaram quando um operador de câmara da SIC decidiu focar a sua filmagem num sócio do Sporting que pediu para não o fazer. Está aqui a explicação do sócio, apagando a sua identidade que já foi demasiado exposta aquando da filmagem que correu o país.


As declarações de Bruno de Carvalho são tão poderosas que até conseguem ter uma efeito ainda antes de serem proferidas e em adeptos rivais. Vejamos o que aconteceu no Estádio da Luz três horas antes do discurso do presidente leonino.


Sobre isto, o CNID e o sindicato dos jornalistas não se pronunciaram. É curioso não é? Nem sobre isto nem sobre as ameaças a jornalistas e jornais no caso dos emails. Muito menos sobre cartilhas, jornalistas avençados pelo Benfica e por ai fora.

Curiosamente, a direcção da CNID é composta por duas figuras muito conhecidas do grande público.


Ora, o seu presidente é Manuel Queirós, figura que se senta à mesa com gente da estirpe cartilheira como Diamantino Miranda, Rui Pedro Brás ou Luís Aguilar. O "presidente-adjunto" é António Magalhães, director do jornal Record e um dos jornalistas que rejeitou estar presente na sessão de esclarecimento dada pelo Sporting em relação à AG. E para fechar há ainda José Manuel Freitas, homem que ainda há dias disse isto sobre o presidente do Sporting.


As pessoas continuam a achar normal dizer "cá granda animal" referindo-se ao presidente do Sporting. E depois a culpa é de Bruno de Carvalho.


Para fechar


Bruno de Carvalho fez um apelo com o qual me identifico na integra. Quem acompanha o blog com regularidade sabe o que penso sobre a imprensa nacional. Apesar de concordar com os três pontos tendo que dizer que na questão relativa à saída dos comentadores era muito complicada de cumprir, uma vez que os comentadores afectos ao Sporting são pagos pelos serviços prestados aos canais e seria sempre um rendimento que não estariam disponíveis para abdicar. Compreendo isso perfeitamente. De qualquer forma este alerta serve também para redobrarem as atenções em relação ao que acontece nesses espaços.

Agora, ficará na consciência de cada Sportinguista aceitar ou não o pedido do Presidente do clube. De uma coisa tenha a certeza. Este pedido defende por inteiro os superiores interesses do Sporting. E no final do dia, não é isso que nos deve importar?

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

11 comentários:

  1. Na foto pode ainda ser identificado o ex-presidente da câmara de Loures, o Carlos Teixeira que é ex-Conselheiro Leonino e ex-membro da lista de Severino à direcção do SCP

    ResponderEliminar
  2. Façam o favor de ver em cnid.pt se não há mais comunicados. Não é preciso mentir! Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Manuel, há link para o comunicado a condenar a agressão ao jornalista da Sporrtv no passado Sábado no Estádio da Luz? Há comunicado sobre as ameaças do Benfica a jornalistas relativas ao caso dos emails? E em termos pessoais porque é que o amigo Manuel não fala sobre a pouca vergonha que lhe fizerem e que está versada nos emails? Se não viu aqui fica o link: https://oartistadodia.blogspot.pt/2018/02/sem-que-eu-pudesse-fazer-algo.html

      Eliminar
    2. Aaahhh!!! Ganda Mister, encavou-o bem! aquilo do cnid serve para quê ? "Desinsencao".

      Eliminar
  3. Mister,
    Os comentadores que são efectivamente afectos ao Sporting deviam sair dos programas. Se lá estão devem-no ao Sporting. E deviam perceber que a sua saída dos programas era importante para os esvaziar... assim, com a sua presença, acabam por legitimar as pretensões de "isenção" de alguns desses programas.

    ResponderEliminar
  4. Mister do Café

    Já te tinha dito que te amo?

    Isto é serviço público!

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. E foi hoje que deixei de ler este blog!
    Ficou claro para mim que mais não é que um objecto de propaganda. ..
    Tanta merda para escrever, como por exemplo desmontar os penalties claros que ficaram por marcar a favor do sporting, e perde-se tempo com esta insignificância?
    Vais mudar os jornalistas que temos?
    Pro caralho pá !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perdeste uma oportunidade para estar calado. Ainda ontem falei sobre a arbitragem do jogo com o Tondela...

      https://misterdocafe.blogspot.pt/2018/02/uma-granada-em-tondela.html

      Eliminar
    2. Era capaz de apostar que este João é o mesmo atrasado mental pseudo-sportinguista que gravita no Cegueira de Mercado...Nesse antro são bem mais nojentos os "sportinguistas" que lá andam do que os lampiões e corruptos todos juntos...

      Eliminar
  6. Tudo boa gente, fantásticos jornalistas, pessoas sérias e com valores, isentos, coerentes e independentes. Em suma, a escória jornalística nacional.

    ResponderEliminar
  7. Estou farto de dizer que se alguém quiser ver os programa que o façam mais tarde no YouTube. Quanto aos jornais se quiserem por os links que façam somente "copy & paste" . Ou então vejam as letras garrafais e comentem sem carregar no link .SL

    ResponderEliminar