segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

A televisão dos "independentes"


No passado dia 20 a TVI comemorou 25 anos de emissões sob o desígnio de  "televisão independente". Olhando para os seus jornalistas, comentadores e tipo de emissão que fazem ainda há alguém que considere este canal como "independente"? Para quem tem dúvidas aqui ficam alguns exemplos dos últimos dias. 

"Uma notícia que não me recordo de anunciar"



Foi desta forma que José Alberto Carvalho decidiu dar a notícia sobre a vitoria do Sporting em Tondela. Diz o artólas que "esta é uma notícia que não me recordo de anunciar. Um golo marcado ao minuto 99´". De facto, um comentário absolutamente maravilhoso vindo de alguém que está numa posição em que não deve omitir qualquer opinião. A não ser que agora seja moda o espectador receber a notícia com piadas e opiniões pessoais pelo meio. Já nada me surpreende.

Mas esta piadola é ainda mais grave por ter saído de alguém que para além de ser pivô do telejornal da TVI é também Presidente do Comité Editorial da TVI. Vejamos uma notícia com cerca de 15 dias. 


Absolutamente maravilhoso. Trinta mil euros recebidos através de uma empresa que criou com a filha. Recordo que o senhor presidente do comité editorial da TVI foi o entrevistador de Luís Filipe Vieira na célebre sessão de propaganda vendida como entrevista, mas que na realidade contou com  perguntas encomendadas feitas pelos comentadores afectos ao Benfica, nomeadamente Diamantino Miranda. Pedro Ribeiro e Domingos Amaral foram os outros actores de serviço nesta farsa já desmontada no caso do emails como podem ver (aqui)

Estamos perante um presidente do comité editorial que aceita fazer uma entrevista onde as perguntas são previamente definidas e apresentadas por cartilheiros ligados ao Benfica. É deste senhor que estamos a falar. Onde é que anda o sindicado dos jornalistas, o CNID ou a ERC quando são precisos?

Mas há mais escolhas editoriais interessantes vindas deste canal.

"Basta uma vitória dos encarnados para reduzir para 3 pontos a vantagem do Sporting na Liga"



O Sporting venceu todos os jogos da fase regular entrando para o derby com uma vantagem de 6 pontos sobre o rival. Que eu saiba, um jogo de futsal tem três resultados possíveis, mas para o jornaleiro de serviço o único cenário possível seria a vitória dos encarnados: "duas derrotas que para já afastam a formação orientada por Joel Rocha da liderança da Liga. Mas no futsal tudo pode acontecer num curto espaço de tempo, até porque basta uma vitória dos encarnados neste sábado para reduzir para três pontos a vantagem do Sporting na Liga".

Foi pena não ter dito que no caso de o Benfica não vencer a partida, só uma hecatombe tiraria o Sporting do primeiro lugar da fase regular. Foi o que aconteceu, uma vez que a partida terminou empatada a duas bolas. 

Ignorante, estúpido e racista


No Mais Futebol da passada sexta-feira, Cláudia Lopes perguntou a opinião de Pedro Barbosa sobre o problema em que Rúben Semedo está envolvido. O antigo jogador do Sporting respondeu bem fugindo ao tema e afirmando que não gostaria de tecer grandes considerações por não saber o que de facto se passou. Apenas desejou que tudo se resolvesse pelo melhor. De seguida, foi a vez de Nuno Gomes. 


Depois de ter levado um pontapé no rabo do Benfica, Nuno Gomes lá arranjou um pouso na TVI24 e tornou-se num daqueles comentadores que têm sempre um posta de pescada para mandar mesmo que não saibam nada sobre o assunto. Foi o que aconteceu neste caso, com alguns requintes de racismo pelo meio. 

Começa logo bem quando diz que Rúben Semedo nunca tinha jogado no estrangeiro. Errado! Já tinha jogado no Reus de Espanha em 2014/2015 como disse Pedro Barbosa. Nuno Gomes é um ignorante. 

Depois virou o foco para a critica ao acompanhamento que o Villarreal faz aos seus atletas, concluindo com um "posso estar a falar sem conhecimento de causa". Lindo! Então se não tens conhecimento para que é que colocas em causa o clube espanhol? Nuno Gomes é um estúpido. 

Para fechar, Nuno Gomes decidiu entrar num caminho muito apertado falando da história de vida atribulada de Rúben Semedo. Começou com "a cultura do jogador guineense, infelizmente", depois lá se lembrou que o rapaz nasceu em Portugual e começou a mudar o discurso concluindo que "os jogadores devem ser melhores acompanhados e ter muito cuidado com as pessoas que os rodeiam". Resta dizer que Rúben Semedo nasceu na Amadora e que é de origem Cabo-verdiana. Cada tiro, cada melro. 

Numa coisa Nuno Gomes é coerente. Como comentador "desportivo" acerta tanto como acertava enquanto jogador de futebol: muito pouco. 

Mais Futebol com "mais sombra"


Ao ver este tweet a primeira coisa que pensei foi que Ricardo Araújo Pereira iria estar no programa, mas não foi bem isso que aconteceu. Vejamos:


Na compilação anterior é possível vermos os 4 benfiquistas do "Governo Sombra" a juntarem-se ao painel do Mais Futebol para algo que confesso ser incapaz de expressar por palavras. Vejam e tirem as vossas conclusões. Deixo apenas duas notas:
- De facto, o adepto do Sporting em estúdio tem toda a razão. Isto não é televisão. Foram 10 minutos desta palhaçada. 
- Um dos interventivos neste verdadeiro nojo foi João Miguel Tavares, que precisamente no dia do 25º aniversário de TVI escreveu isto no jornal Publico. 


E assim segue o canal dos comentadores independentes Diamantino Miranda, Luís Aguilar ou Rui Pedro Brás. Fica comprovada a independência destes senhores. Mas ainda há dúvidas quanto à justiça e importância do apelo feito pelo Presidente Bruno de Carvalho?

PS: Não deve faltar muito para que os "independentes" aparecerem por aqui a apagarem os vídeos.

#MaisSportingMenosCarvão


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

11 comentários:

  1. Será que ele se lembra de alguma equipa portuguesa ter perdido todos os jogos na fase de grupos da Champions?? Ou para o mesmo efeito, o campeão de algum país que tenha feito ZERO pontos??

    ResponderEliminar
  2. presumo que nunca deve ter dado a noticia de nenhum jogo com prolongamento, as vezes até é ao minuto 120....., azia deve ser brava

    ResponderEliminar
  3. Mais um grande post. Não vejo nada há muito tempo. Abraços

    ResponderEliminar
  4. Este choradinho já mete impressão. Para quando decisões efectivamente drásticas? Como é que somos insultados constantemente pela comunicação social, nomeadamente pelos jornais desportivos, SIC, TVI e CM e CMTV e tirando os dois últimos todos os outros se pavoneiam por Alvalade, vão às conferências de imprensa, colocam perguntas e obtém respostas, como se tratassem de órgãos de comunicação social sérios? Com a mania que somos diferentes e que somos bem comportados nunca mais lá iremos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é possível impedir jornalistas de estarem presentes nas CI. Nesse ponto não há solução.

      Eliminar
  5. Ontem o meu marido estava a assistir a um desses programas... sinceramente já não me lembro do canal, mas ouvi a seguinte pérola: "se o benfica não ganhar o campeonato não será o fim do mundo para os benfiquistas pois têm ganho muitos nos últimos anos, acho que o Sporting ganhar a Taça da Liga é que é o mesmo que não ganhar nada..." e depois o senhor continuou a dissertar, dizendo que o porto será muito difícil de bater pois está imparável.. Ainda bem que já nos tirou a nós da equação!
    Já não vejo programas destes há muito tempo (bem antes do apelo do BDC) e tive a certeza que quero continuar sem ver!

    ResponderEliminar
  6. Oh João Miguel FANHOSO Tavares, se alguém tem algum conhecimento de história, QUE NÃO É O TEU CASO, a Alemanha Nazi, começou a hostiluzação Institucional conta os Judeus, porque estes pediram e impuseram um BOICOTE aos produtos Alemães (informa-te antes de abrires a fossa céptica)...

    Portanto O PORCO NAZI ÉS TU, e só resta saber se vais sugerir a câmara de gás a todos os Sportinguistas que seguirem o BOICOTE, eu muito incluído, pois já faço esse boicote, muito antes de BdC ser Presidente do Sporting...

    E depois a HIPOCRISIA é mais que aberrante, o que vocês todos pediram, muito em especial na TV do Moniz, é q o homem se calasse... queriam calá-lo à força... queriam puni-lo exemplarmente por não se calar nas suas críticas, mas todos os outros tinham de ter direito à liberdade de expressão e opinião... TODOS MENOS UM!..

    Foi assim que o Hitler começou... TODOS MENOS OS JUDEUS... meu grande escroque asqueroso, PULHA incomensurável!.. tu ainda consegues ser pior que o Hitler oh hipócrita fanhoso de me*da..

    ResponderEliminar
  7. Mister, aos poucos vão perdendo a vergonha de mostrar o desde há muito vimos afirmando: eles são, realmente, os Donos-Disto-Tudo. Antes, ainda o contestavam; agora, vão colocando os seus homens de mão, capangas, o que quiserem, em tudo o que é programa televisivo em que, se tal vier a revelar-se necessário, haja um conjunto de vozes a defender o que o MP e a PJ vão querendo condenar.

    ResponderEliminar
  8. Mister
    Não os podemos impedir de estarem presentes nas CI, mas podemos organizar sócios e adeptos a espera-los á porta em silêncio e com catazes provocadores e divulgadores
    da pouca vergonha que andam a fazer e sempre que possivel em todo o lado, futebol e modalidades.

    ResponderEliminar
  9. Mas o Mister acha mesmo que o presidente ensinou alguma coisa nesta matéria aos Sportinguistas? Não temos olhos, ouvidos e cérebro para perceber o que se passa já há muito tempo. Não percebo o que espera BdC? Espera mudanças na CS por acaso?

    ResponderEliminar
  10. Nunca vi um ditador a pedir aos seus cidadãos para deixar de comprar jornais ou de ver televisão. Os ditadores apoderam-se da comunicação social e fazem dela instrumento da sua propaganda, com boys e cartilhas a instrui-los. Isso, sim faz-me lembrar a comunicação social Portuguesa comandada pelo Luís Filipe Maduro de carnide.

    ResponderEliminar