domingo, 7 de janeiro de 2018

"Sem o teu empurrão não íamos lá"


Recuemos até ao dia 17 de Março de 2017. André Costa Monteiro, assessor diplomático do ministro das Finanças enviou um email para Ana Zagalo, responsavel pela área de corporate do Benfica, pedindo dois lugares no camarote presidencial do Estádio da Luz para o jogo entre o Benfica e o Porto. Os dois lugares seriam para o ministro das Finanças e para o seu filho. 

Sim, senhor ministro



Não gosto de trazer questões políticas para o blog, mas neste caso não me resta outra alternativa perante os factos divulgados. Desde logo, ver um Ministro das Finanças a pedir lugares nas tribunas presidenciais é uma vergonha para o país e uma utilização indevida do cargo que exerce. Quando utiliza este procedimento para incluir um seu familiar, passamos da vergonha para um escândalo de proporções nacionais. 

No mesmo email foram pedidos mais 3 bilhetes para qualquer bancada para o senhor Álvaro Novo, secretário de Estado do Tesouro, que seriam "naturalmente, pagos". A questão de pagar os bilhetes é completamente irrelevante para este caso. Ao pedirem a reserva antecipada de três bilhetes estão a beneficiar de um tratamento de excepção. Qualquer outro cidadão interessado em ver o jogo teria de se deslocar às bilheteiras e esperar o tempo que fosse necessário para adquirir os bilhetes. 

Código de conduta


Depois do escândalo do GalpGate onde três secretários de estado foram exonerados por terem aceitado viagens e bilhetes para a final do Euro 2016, o conselho de ministros deliberou um código de conduta para membros do governo. Esse código foi publicado em diário da república a 21 de Setembro de 2016, logo abrange por completo este caso dos emails. Vejamos o que diz:

Código pode ser consultado (aqui)
O código de conduta é clarinho como a água e prova que quer o Ministro das Finanças quer o Secretário de Estado do Tesouro atropelaram o código de conduta. Mas fizeram pior do que isso!

É Crime!!!


O crime de recebimento indevido de vantagem tem uma pena de prisão até aos 5 anos de prisão ou uma pena de multa até 600 dias. Importa referir que não é necessário estabelecer um nexo causal entre o alegado recebimento e um determinado ato de favorecimento ilícito. Ou seja, o crime consuma-se quando se verificam estas duas situações:

- O funcionário público/representante Governo tem de solicitar ou aceitar uma determinada oferta que não lhe seja devida;
- O empresário tem de dar ou prometer tal oferta indevida.

E não há dúvidas que estas duas situações se verificaram. Em cima já está o email com a solicitação da oferta e de seguida está o vídeo que prova que a oferta foi concedida.

O "primeiro-ministro" com António Costa e Mário Centeno



Neste caso, foram os próprios elementos do governo a solicitarem "uma oferta que não lhes era devida", o que torna o caso ainda mais grave. No caso GalpGate os beneficiários das ofertas foram de imediato constituídos arguidos. Fico a aguardar a constituição destes senhores como arguidos.

Ó senhor ministro e o colapso do BES?



Para reflexão dos leitores: É ao homem com ligações a mais de 1000 milhões de euros de dívidas no BES que o ministro das Finanças de Portugal anda a pedir bilhetes.

Coincidências


Se bem se recordam, na altura do escândalo GalpGate ficamos a saber que existia um contencioso entre a petrolífera e a autoridade tributária. Curiosamente, os três secretários de estado que foram presenteados representavam áreas de grande interesse para a Galp: Secretário de estado da Internacionalização, Secretário de Estado da Indústria e por coincidência o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Há coisas incríveis não há!? Querem ver mais coisas incríveis?

Pag 132 do ReC Benfica SAD 2016/2017
Curiosamente, o Benfica também tem um contencioso com a administração fiscal no valor de 1,442 Milhões de Euros. São as chamadas "coincidências da vida". As mesmas coincidências que permitiram a Manuela Ferreira Leite aceitar acções da Benfica SAD quando as mesmas ainda nem sequer se encontravam cotadas em bolsa, como garantia de pagamento de impostos.

Justificação da treta


O Observador fez notícia com esta situação e questionou o gabinete do ministro das Finanças. A resposta foi a seguinte: 

"A notoriedade pública do ministro das Finanças coloca exigências à sua participação em eventos públicos como jogos de futebol no que concerne a garantir a sua segurança pessoal. Foi neste contexto que foram solicitados dois acessos, um para o ministro das Finanças e outro para um dos seus filhos, com vista a poderem assistir ao jogo S.L. Benfica – F.C. Porto que se realizou no passado dia 1 de Abril de 2017 no Estádio da Luz”

Obviamente estamos perante uma justificação absolutamente patética, senão vejamos. O Estádio da Luz tem lugares que podem ser adquiridos e que têm todas as condições de segurança. São os chamados lugares VIP. Se Centeno queria ir ao jogo sem se misturar com o "povo" poderia ter adquirido dois destes bilhetes. Mas se calhar "ficava fora de mão" gastar 200 ou 300 euros nessa brincadeira. É sempre mais fácil pediu um empurrãozinho, não é senhor ministro?

Eu pergunto: O Sr. Ministro anda com segurança 24 horas por dia? Quando vai almoçar ou jantar fora com a família leva um batalhão de seguranças? Quando vai a um concerto no Coliseu também pede um lugar VIP para si e para a sua família? Quando vai ao Teatro pede ao director da casa para ter um camarote só para si e para a sua família? Quando vai ao cinema, pede para fecharem a sala só para si?

Vejamos agora a forma como fontes da PSP desmontaram por completo o argumento da segurança.

Link da notícia (aqui)
Vou apenas deixar um print com um pequeno excerto que é elucidativo:


Fazem borrada da grossa e ainda querem fazer os portugueses de tolos.

"Sem o teu empurrão não íamos lá"


Uma semana depois do pedido dos bilhetes, o filho de Luís Filipe Vieira envia o seguinte email para o pai:


Mais uma coincidência...

E o que é que "já cá canta", pergunta o leitor? Nada mais, nada menos do que uma isenção de IMI conseguida em tempo recorde. No anexo deste email está o despacho assinado por Carla Ruas, directora de Receitas e Financiamento que anteriormente pertencia aos quadros da CM de Vila Franca de Xira (também uma CM Socialista). 

O outro primeiro-ministro


Quem também esteve no estádio da Luz foi o primeiro-ministro "oficial" e já veio a terreiro defender o amigo.

Link Notícia (aqui)
Claro que tinha boas razões. E até posso enumerar algumas: Cadeira almofadada no melhor lugar do estádio, tv para ver as repetições dos lances, jantar de borla, estacionamento no interior do estádio, etc. Para ele e para o filho, que também merece. Para a próxima tem de arranjar boas razões para levar também a mulher, o cão e o piriquito (esqueçam o Piriquito, esse já lá está sempre).

Curiosamente, António Costa também tem uma história engraçada com o Benfica enquanto era Presidente do município. 

Link da notícia (aqui)

É provável que alguém também tenha dado um empurrão neste caso. Mas há mais coincidências. O tal imóvel do universo empresarial da família Vieira (neste caso era um imóvel da Realitatis, empresa presidida pela filha) teve um diferimento rapidíssimo por parte de Manuel Salgado, vereador da CM de Lisboa, que enviou de primeira e sem deixar cair para o tal departamento que depois de levar um "empurrão" atribuiu a isenção de IMI.

Por falar em Manuel Salgado, o senhor do "urbanismo e planeamento estratégico" foi o mentor deste perdão que levou até a muitas criticas, nomeadamente de Helena Roseta que considerava que o perdão ao Benfica teria um montante global de 4,6 milhões de euros. Podem ficar a saber mais sobre este assunto (aqui).

Para fechar


Este caso é muito fácil de verificar. Relativamente aos bilhetes parece-me óbvio que foi quebrado o código de conduta e que estamos perante um crime de recebimento indevido de vantagem. Já sobre a questão do "empurrão", também não será difícil de comprovar. Basta que a PJ verifique a data de entrada do processo de pedido de isenção de IMI na CM de Lisboa e que perceba se outros processos ficaram para trás, como parece ter sido o caso. É simples, é fácil e é barato, como dizia o anúncio. Ou isso, ou então perguntem ao Pedro Guerra. Consta que na mala de viagem com que anda diariamente estão alguns dossiers sobre a forma como os "empurrões" são dados. 

Perante tudo isto é fácil verificarmos a relação de proximidade entre o PS e o Benfica. Aqui a pergunta do milhão de dólares é simples: Por que será que os partidos da oposição não aproveitam este caso para cavalgarem contra o Governo? A resposta é mais fácil do que parece: Não o fazem porque também estão todos metidos ao barulho do caso dos emails, como nos próximos tempos ficará demonstrado.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

14 comentários:

  1. o Costa já é um vigarista que tambem nada ganhou eu nem quero imaginar quanto esse vigarista dá em beneficios ao benfica

    ResponderEliminar
  2. boa noite Mister
    o melhor seria enviar isto ao Fernando Mendes que está na cmtv e ele não tem medo nenhum de falar sobre estes assuntos, porque eu não consigo encontrar a pagina dele no Facebook senão partilhava no mensager dele

    ResponderEliminar
  3. Dá-lhes, Mister!
    Essa corja tem de ir toda com o c******!

    ResponderEliminar
  4. O nacional lampionismo em todo o seu esplendor. Somos um país de xico espertos a promiscuidade entre o carnide e o estado sempre foi muito vincada. Como lembra e bem o Mister a situação de pagamento fiscal com ações da sad do carnide, sem que estas nem valor de cotação tinham! Santana Lopes também como presidente da CML andou à pressa a alterar o PDM, para a construção do novo galinheiro... São tantos mas tantos os casos...

    O que mais nojo me dá, é ver a vassalagem que governo e deputados dão ao maior criminoso deste país... O condecorado do bairro das furnas!!!

    Isto tem de acabar, aqui peço como o nosso PRESIDENTE, necessitamos também nós de militância de sócios e adeptos que tenham cargos de relevo, para combater esta FALTA DE POUCA VERGONHA.

    VÃO CAIR UM A UM, DOA A QUEM DOER!

    ResponderEliminar
  5. Mister é mau? É sim sr! Mas prefiro este governo mesmo que dê a mão aos lampiões que o anterior ou outro parecido! Desculpe lá mas há coisas mais importantes que o futebol. Chama-se vida. Negociatas com clubes? Diga lá em que governo não houve? Misturar as coisas e politizar a bola é um erro crasso, daqueles que a lampionagem gosta...

    ResponderEliminar
  6. "Sem o teu empurrão não íamos lá"...
    É caso para dizer que a lampionagem só pega de empurrão!

    ResponderEliminar
  7. A folha de pagamentos do venfique deve ser tão extensa como o do Escobar. Policia, politicos, empresários e pequenos clubes todos recebem como pagamento de serviços prestados ao EL. E com porta 18 e tudo é mesmo o chamado Narcofica.

    ResponderEliminar
  8. Mister do café, nada melhor que estas bolachinhas para acompanhar. Muitos parabéns.

    ResponderEliminar
  9. Já nem sei o que comentar... Mete tanto nojo! Andam algumas pessoas com ordenados penhorados porque não conseguem pagar as suas dívidas e está esta gente a ser perdoada... Nojento!! A sério façam alguma coisa, isto já é demais...

    ResponderEliminar
  10. Mister do café e artistadodia...A PJ com a vossa investigação tem a papa toda feita nem precisa de trabalhar para colocar estes patifes todos atrás das grades!
    Obrigado e bem hajam!
    Vocês devem causar muitas insônias a estes trafulhas!

    ResponderEliminar
  11. Eu acredito que só lá iremos com uma guerra civil!
    Estes cabrões não cabem na prisão! há que os exterminar e isto com uma guerra civil vai lá rapidamente e ficará o aviso para os futuros traidores da nação.

    ResponderEliminar
  12. EXCELENTE trabalho Mister!!! Parabéns!!! O quadro com os valores em divida ao BES é por si só elucidativo!! Este pais está igual (ou pior ainda) a um outro qualquer da América Latina dos anos 70 É UMA VERGONHA!!

    ResponderEliminar
  13. Perguntar à Câmara? Nem foi preciso, virou-se para o lado, e perguntou Medina: "Olha lá, tens alguma boa razão para não dar isenção de IMI aqui ao amigo?" E pronto, até isso ficou logo resolvido! Uma maravilha do Nacional Benfiquismo em todo o seu esplendor!!

    ResponderEliminar