quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

O ressabiado e o mercenário


Os últimos dias foram muitíssimo interessantes no que diz respeito à actividade relacionada com Marco Silva e Abel Ferreira.

Um "classico" de Marco Silva 


No passado dia 18 começaram a surgir as primeiras notícias que davam conta que Marco Silva estaria em rota de colisão com a direcção do Watford.


Dois dias depois, chegava a confirmação oficial do despedimento de Marco Silva.


Nada que surpreenda quem está atento à carreira do "Mourinho da Amoreira". Na Grécia tinha acontecido precisamente o mesmo.

Link da notícia (aqui)
Quanto ao percurso no Sporting não é preciso colocar nenhuma notícia, uma vez que foi algo debatido durante meses e todos estarão recordados. Apesar de tudo, Bruno de Carvalho manteve Marco Silva até ao final da época. Na altura o presidente leonino foi atacado por toda a imprensa e até por alguns Sportinguistas em relação a esta matéria.

Passados dois anos e meio da sua saída de Alvalade, julgo que já ficou claro para todos que a fonte dos problemas é o próprio Marco Silva. Haverá treinador na Europa que em tão curto espaço de tempo tenha sido despedido por perda de confiança da direcção de tantos clubes (Sporting, Olympiacos e Watford)? E não esquecer a descida de divisão "conquistada" no Hull City.

A brigada do campadrio


Já falei sobre a "relação privilegiada" de Marco Silva com o jornal Record num artigo que pode ser lido (aqui). Com o MaisFutebol e a TVI24 a relação é semelhante. Vejamos agora como é que estes dois órgãos de comunicação social noticiaram o despedimento de Marco Silva.

Capa Jornal Record 22-01-2018


Foi com um "Marco Silva deixa o Watford" que o Record e o MaisFutebol noticiaram o DESPEDIMENTO de Marco Silva. Portanto, quem lê apenas os títulos fica com a clara ideia que a decisão de sair partiu do próprio treinador. É desta forma que esta gente se propõe a fazer jornalismo. Se perderem uns minutos a darem uma vista de olhos nas contas de twitter dos jornalistas do MaisFutebol conseguirão verificar a choradeira que por lá vai.

Simplesmente, Abel


Acho uma piada enorme ao facto de os jogadores que fazem carreira utilizando apenas um nome, passem a utilizar dois quando chegam a treinadores. Parece que sentem que o facto de acrescentarem um apelido lhes dá mais credibilidade ou competência. Até pode ser que funcione nesse sentido, mas o Abel pode acrescentar os apelidos que quiser que nunca conseguirá apagar o epíteto de ressabiado.

Cerca de meio ano após ser demitido o ressabiado reapareceu numa fase em que muito se discutia o futuro de Marco Silva no Sporting.

Link da notícia (aqui)

De imediato a Sporting SAD respondeu a estas declarações afirmando que Abel Ferreira foi demitido do cargo de treinador do Sporting B pelo Director do Futebol Profissional no verão de 2014, tendo sido convidado para assumir para assumir outro cargo na formação do clube. Apesar de ter sido demitido, Abel Ferreira reapareceu no treino da equipa no dia seguinte. Nesse mesmo dia solicitou ao Presidente que se reunisse com ele, algo que aconteceu e onde foi mais uma vez explicado o motivo para a sua dispensa. Foi reiterado o convite para continuar em funções na formação do clube, ficando o treinador com algum tempo para pensar. No dia seguinte, Abel rejeitou a proposta e preferiu abandonar o Clube.

Curiosamente...


Passados 15 dias desta entrevista onde mostrou todo o seu ressabiamento, o artista foi contratado para treinador do Braga B. (Já estou um pouco perdido. O Braga B por esta altura deve ser o Benfica F, certo?)

Há coincidências fantásticas não há!?

O rapaz está confuso


Em Agosto de 2017 referiu-se a Sérgio Conceição como "uma pessoa que teve o prazer de trabalhar e que o ajudou". Já na véspera do jogo com o Benfica em meados deste mês já se tinha esquecido de Sérgio Conceição dizendo até que "Não o conheço pessoalmente".


Vejamos a resposta de Sérgio Conceição:


Mas as "confusões" de Abel não se ficam por aqui.


É absolutamente maravilhoso ver o discurso patético deste sujeito. Esta gente pensa que basta acrescentar um apelido e falar grosso batendo com o indicador na mesa lhes dá um estatuto superior.

Com que então "anda no futebol há 21 anos e enquanto jogador não teve um problema com um treinador! UM!" e conclui a ideia contrariando tudo o que disse até então, afirmando "que quando o tinha (problemas) fazia como os homens fazem, falando pessoalmente". Ó rapaz em que é que ficamos? Então nunca tiveste um problema com um treinador mas quando os tinhas falavas na cara deles. Maravilha, Abel!

Depois consegue dizer sem se rir que enquanto treinador nunca teve um problema com ninguém e que anda no futebol de cara limpa. Deve ser outro que pensa que para andar de cara limpa no futebol basta ter a barba feita. Estamos a falar do mesmo tipo que foi apanhado a mentir sobre Sérgio Conceição - sabe-se lá porque o fez - e que depois de ser demitido do Sporting B apareceu na Academia no dia seguinte para dar o treino. 

Mas o melhor estava na parte final do discurso onde Abel tentou fechar a declaração em modo padreco, afirmando que "para os ignorantes, para os mal intencionados, para os recalcados, fica a oração dos sábios". Ó Abel, se calhar quem está a precisar de umas quantas horas de oração dos sábios és tu. É que para dizeres uma coisa e o seu oposto na mesma frase, mais vales estar calado. Olha aproveita e pede uns conselhos à tua "referência". Pode ser que ele te empreste algum livro do Gustavo Santos.


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

3 comentários:

  1. Excelente. Está aqui tudo escarrapachado. O Rui Vitória e o seu discurso de "livro de auto-ajuda" já teve destaque próprio, de modo que faltava "tratar" destes dois outros sonsos.

    ResponderEliminar
  2. Excelente post sobre estes dois sonsos......

    ResponderEliminar