quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

O "caso Rangel" ao pormenor


Durante o dia de ontem foi desencadeada uma mega operação de buscas no âmbito do processo Lex, que tem como figura central o juiz desembargador Rui Rangel. Em traços gerais estamos a falar de um caso de corrupção, tráfico de influências e fraude fiscal. Alegadamente, Rui Rangel terá vendido decisões judiciais e influencia em processos que não estavam nas suas mãos. 

Aqui o que me interessa é a vertente desportiva do caso, e neste sentido importa referir que foram desenvolvidas buscas em casa de Luís Filipe Vieira e no Estádio da Luz, com especial foco no gabinete do vice-presidente Fernando Tavares.

Arguido ou não? Eis a questão


No jornais generalistas Luís Filipe Vieira é classificado cabalmente com arguido no Publico, Correio da Manhã, Negócios e Jornal I. No Diário de Notícias é dito que "fontes ligadas ao processo garantem que é arguido, mas o Benfica negou ontem que o seu presidente fosse arguido". Já o Jornal de Notícias diz que Vieira é  "suspeito de tráfico de influências".


O que passou se?


Relativamente aos crimes alegadamente cometidos por Luís Filipe Vieira, apenas o Publico e o Correio da Manhã dão mais pormenores. No Publico é dito que: "Entre os "clientes" do juiz do tribunal da Relação de Lisboa, estará o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, que terá pago pela influência do juiz na resolução de um processo fiscal que envolvia o filho e estava pendente nos tribunais administrativos e fiscais. É por este motivo que Vieira foi constituído arguido no âmbito desta investigação".

O Correio da Manhã confirma esta ideia e acrescenta bastante informação.


- O CM começa a sua notícia em grande estilo não deixando margem para dúvidas: "Luís Filipe Vieira é arguido, suspeito de tráfico de influências, apesar dos desmentidos do Benfica. E em causa está, para já, uma cunha que o líder dos encarnados meteu ao juiz Rui Rangel para que este intercedesse junto de outros magistrados, a favor do filho Tiago, que tinha uma decisão pendente no Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra. Queria resolver uma dívida fiscal de 1,5 milhões de euros. E, à troca, Vieira prometia a Rangel cargos remunerados no universo encarnado: presidir à Fundação Benfica e ser responsável da universidade a criar pelo clube no Seixal."

"Tudo isto foi revelado à investigação por escutas telefónicas. Os dois, que foram concorrentes na luta à presidência do Benfica mas que depois se aproximaram, têm um amigo em comum – que ontem foi preso: o advogado Jorge Barroso, que trata de questões dos negócios de Vieira ligadas ao imobiliário."


A explicação para esta dúvida entre ser ou não formalmente arguido está relacionada com a recusa de Luís Filipe Vieira em assinar a constituição de arguido. Uma chico-espertice que permite ao Benfica andar a propagandear que Vieira não é arguido. Uma estratégia comunicacional que ficou clara quando o advogado João Correia (fica a dúvida se falava enquanto advogado de Vieira ou do Benfica) se espalhou ao acrescentar o "ainda".


Mas melhor do que o "ainda", vem a forma com o Dr. João Correia se pronuncia sobre a condição de arguido.


Os desportivos


O Record diz que "Vieira deverá ser constituído arguido" e que "segundo o Record apurou, a investigação já dura há vários meses e existem escutas telefónicas nas quais o presidente está envolvido". 

O Ojogo dá uma versão deliciosa: "O dirigente do clube máximo das águias foi apontado como arguido por várias fontes, mas o Benfica pôs a circular que é Fernando Tavares, vice-presidente para as modalidades." 

Agora fiquem com a versão do "oficioso" Abola.


Portanto, temos aqui uma versão diferenciada das demais ao dizerem que o tal "agente desportivo" referenciado pelo Ministério Público é Fernando Tavares, vice-presidente do Benfica. Adicionalmente, o jornal também confirma que Vieira deverá ser constituído oficialmente como arguido. Perante isto surge aqui uma dúvida. A quem se refere o MP quando fala na constituição de arguido de um agente desportivo: Será Vieira ou Fernando Tavares? Mesmo tendo recusado assinar a constituição de arguido, Vieira fica constituído arguido ou essa oficialização só é válida após futura notificação? Ficam estas perguntas no ar. 

Olhando para isto do ponto de vista da Abola, serão os dois arguidos neste processo. Fica a faltar saber qual foi o alegado crime cometido por Fernando Tavares.

Resumindo


Alegadamente, Luís Filipe Vieira terá solicitado uma cunha a Rui Rangel junto dos magistrados que estavam a julgar um processo fiscal no valor de 1,5M em nome do filho, Tiago Vieira. Por compensação por esta ajuda, Vieira iria dar a Rui Rangel a presidência da Fundação Benfica e a liderança da Universidade Benfica. Estamos a falar de uma investigação está no terreno há meses e conta com escutas telefónicas que indiciam este e outros crimes, sendo que durante o dia de ontem foram realizadas buscas no Estádio da Luz e na residência de Luís Filipe Vieira. O presidente do Benfica não assinou a constituição de arguido o que atrasa a oficialização do acto, mas na prática é arguido. 

Quando a "cunha" prometida a Rangel são dois altos cargos remunerados no Benfica, não me venham com a teoria que o Benfica não tem nada a ver com o caso. É claro que tem.

Estamos então perante alguém que alegadamente compra árbitros, dirigentes da arbitragem, delegados, observadores, membros do conselho de disciplina, altos cargos da Liga e da FPF, ministros, deputados, presidentes de câmara, presidentes de clubes, jogadores adversários para perderem jogos, jornalistas e até juízes.

EDIT: Já depois do post ter sido publicado a Procuradoria Geral da República confirmou a condição de arguido para Luís Filipe Vieira e Fernando Tavares.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

12 comentários:

  1. A assinatura não é obrigatória e não atrasa nada.

    Artigo 95.º
    Assinatura
    1 - O escrito a que houver de reduzir-se um acto processual é no final, e ainda que este deva continuar-se em momento posterior, assinado por quem a ele presidir, por aquelas pessoas que nele tiverem participado e pelo funcionário de justiça que tiver feito a redacção, sendo as folhas que não contiverem assinatura rubricadas pelos que tiverem assinado.
    2 - As assinaturas e as rubricas são feitas pelo próprio punho, sendo, para o efeito, proibido o uso de quaisquer meios de reprodução.
    3 - No caso de qualquer das pessoas cuja assinatura for obrigatória não puder ou se recusar a prestá-la, a autoridade ou o funcionário presentes declaram no auto essa impossibilidade ou recusa e os motivos que para elas tenham sido dados.

    ResponderEliminar
  2. A PGR já confirmou a constituição de arguido do orelhas!
    Alguém que informe o porco Gil 😂

    ResponderEliminar
  3. Quero é perceber uma coisa do jornal i (o tal que se vangloria por ter uma imagem sui generis - deve ser por viver noutro universo):

    Suposta queixa sobre Bruno de Carvalho é igual a capa monstruosa com a cara dele e letras garrafais a dizer que está a ser investigado.

    Já o Luis Filipe Vieira, mais um processo na justiça a juntar aos muitos outros onde o seu nome circula (vouchers, emails, porta 18, etc), inclusive constituído arguido e o máximo é o nome dele com a foto do Rangel.

    Sim, pasquim por de mais isento!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É processar o jornal i e ponto final, até porque devem estar a nadar em dinheiro...

      Eliminar
  4. Devem ser interessantes as escutas telefónicas. Se o Vieira foi apanhado certamente que os telefones dele também devem ter sido controlados. Deve haver muita matéria interessante nomeadamente em relação aos outros processos.
    Vai ser lindo, vai.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é o problema de criminosos... err estadistas!.. q quando atingem um certo nível se acham intocáveis...

      Provavelmente o(s) telefones dele estiveram sempre sobre escuta... pois só um mentecapto q se babe ao andar na rua, fica convencido que toda a culpa do célebre caso porta #18 (TM), foi exclusiva dum motorista... de director passou a motorista... ou era motorista e passou a director... mas no fundo era é um Narcotraficante (confesso, preso e não apresentou recurso)... estória própria dum debiloide mental... ou dum testa de ferro, um "fall guy"...

      No mesmo sentido está esse tal de 'Tavares do benficas', pronto a ser mandado para debaixo do autocarro, se o querido lider precisar de ajuda para não ter pena agravada (a q não deve escapar)...

      Depois iremos ver quem é que se parece com o Vale e Azevedo...

      Eliminar
  5. Para o universo do Glorigozo isso sao peaners...como ja li em outros blogs, parece que aquela gente se sente (ou sentia) acima da Lei, intocavel.
    Espero que caiam escadas abaixo e com o focinho para a frente, que nao fiquem dentes naquelas bocas arrogantes...

    ResponderEliminar
  6. é muito engraçado que alguns media andaram a papaguear "o slb disse que não é arguido"...

    ResponderEliminar
  7. Um sujeito que tenta comprar juizes, o que não fará mais. Não sei como ainda pode haver quem tenha duvidas que compraram arbitros, avaliadores, órgãos de decisão, jogadores das equipas adversárias e sabe-se lá que mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprar árbitros de futebol então, são 'peaners' e já bolorentos...

      Eliminar
  8. Há que olhar para figura de palhaços que os deputados fazem com penseu Juizes destes !! Do Orelhas nem vale a pena falar porque deiza rasto em todo o lado por onde passa ! LEmbram-se do Mantorras ??? Âh pensei que não se lembravam ? O Benfica pagou 5 milhoes de Euros ao Alverca que encherrou as portas por falencia e não registou essa venda ! Sabem onde foi parar esse dinheiro do Benfica ? E sabem porquê que o presidente do Benfica não é remunerado ? Àh já sei !! POrque é um mecenas ! Certo ?

    ResponderEliminar