quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Cátio Baldé e Bebiano Gomes - Os "irmãos verdades"


No verão de 2013 ainda com pouco tempo de Sporting, a direcção de Bruno de Carvalho teve entre mãos uma das mais complicadas novelas dos últimos anos: o caso Bruma. O Sporting acabaria por vencer a batalha jurídica tendo posteriormente vendido o jogador que já rendeu cerca de 14 milhões de euros ao Sporting (aqui).

A novela


Nesta novela Cátio Baldé e Bebiano Gomes foram personagens principais e ficaram a ser conhecidos do grande público. Aqui fica um breve resumo de alguns episódios.

(vídeo Com que joga o Sporting)

Nos jornais a máquina de propaganda alimentou bem o assunto. Foram dezenas de capas sobre o assunto. Ficam algumas:


Cátio Baldé e os 250 mil oferecidos pelo Benfica


O passado de Cátio Baldé nos negócios da noite não é famoso. Durante o dia, o estilo parece ser idêntico, como vimos no caso Bruma. Ainda recentemente, o guineense reapareceu para voltar a atacar o Sporting e Bruno de Carvalho sobre comissões que não tinham nada que ver com o clube, mas sim com outro empresário. Já escrevi sobre este assunto (aqui). É interessante recordarem.

Também é interessante sabermos que o Benfica pagou 250 mil euros por direitos de preferência de todos os jogadores da Academia Demba Sano na Guiné Bissau. Um contrato que entrou em vigor a 28 de Dezembro de 2015 e finalizou a 30 de Junho de 2017.

Link da notícia (aqui)
Portanto, o Benfica gastou 250 mil euros para ficar com o direito de preferência de jogadores formados na academia de Catió Baldé na Guiné Bissau durante um ano e meio.

Curiosamente, nenhum desses jogadores chegou ao Benfica. O único jogador do Benfica representado por Catió Baldé é o jovem Umaro Embaló de 16 anos que chegou ao clube antes da assinatura do acordo, conforme está versado no próprio acordo. Ora, concluímos então que Catió Baldé facturou 250 mil euros sem ter que dar absolutamente nada em troca ao Benfica. De facto, a cortesia do Benfica está a atingir patamares épicos, o Nhaga que o diga.

Não será difícil percebermos porque razão o Benfica ofereceu 250 mil euros a Catió Baldé, mas não custava nada vermos jornalistas e os próprios adeptos a questionarem a direcção do Benfica em relação a isto.


Bebiano Gomes ou "Bio" para os amigos Janela e Guerra



No dia 23 de Setembro de 2015, Bebiano Gomes envia para Carlos Janela a acusação contra o Dr. Eduardo Barroso, em que o advogado de Bruma pedia uma indemnização de 20 mil euros ao antigo presidente da Mesa da Assembleia do Sporting, por declarações proferidas no programa "Prolongamento". De seguida, Carlos Janela reencaminhou o email para Pedro Guerra, que de imediato pediu a Carlos Janela para lhe "reenviar apenas o despacho do MP que acompanha a acusação particular do Bio" para depois imprimir.

Ora, Bio é a alcunha pelo qual Bebiano Gomes é conhecido entre os amigos e especialmente entre os ex-companheiros de profissão. Sinal claro que demonstra a proximidade entre o Benfica e Bebiano Gomes.

Um tiro ao lado


Excerto da acção interposta contra o Dr. Eduardo Barroso
Como podem verificar no excerto da acção interposta por Bebiano Gomes, o sujeito exigia uma indemnização de 20 mil euros por danos não patrimoniais. O juiz não foi em "cantigas de bandidos" e deu razão ao Dr. Eduardo Barroso que nada teve de pagar ao nosso querido "Bio". Mais uma derrota em toda a linha para Bebiano Gomes, que já tinha sido achincalhado pelo tribunal no caso Bruma.

E um adiantamento, é possível?



Em Abril de 2017, Bebiano Gomes socorre-se do amigo Luís Filipe Vieira "para se possível desbloquear uma parcela do montante a receber numa futura transferência de Romário Baldé". Realmente, a cada dia que passa mais convencido fico que o Benfica é a instituição mais solidária do mundo. E é também isto que Bebiano Gomes aparenta pensar ao fazer um pedido de adiantamento para um negócio que nem sequer sabe se vai acontecer. E quem o pode censurar por pensar assim? Que outra instituição oferece 250 mil euros a empresários em troca de nada? Que outra instituição oferece bilhetes, refeições, noitadas no elefante branco e afins em troca da nada?

PS: Estou solidário com o Bio, por isso vou partilhar aqui a imagem do "investimento para o mercado de arrendamento". Se estiverem interessados, é favor contactarem o Bebiano Gomes, ou então o serviço aos sócios do Benfica no estádio da Luz. Se forem do norte podem contactar o Sporting de Braga, a Britalar ou a ABB. Se forem do Algarve é uma questão de se dirigirem à Garvetur.


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Tem!... Bastará que a Justiça mude de vassoura de piaçaba para vassoura de fios de aço temperado.

      Eliminar
  2. Cada cavadela cada minhoca. Isto é surreal. Bem, enquanto o mercado_de_Benfica_polvo não nos oferece mais arroz de polvo, vamos ficando de boquiabertos com estes enredos que não lembram ao diabo. Só lembram ao Orelhas mais a sua quadrilha e ainda ao Nhaga.
    #NuncaMaisOsVejoNa2ªliga

    ResponderEliminar
  3. O Luís é um mãos largas... Viva a cortesia da "voucherada".

    Quanto aos dois estarolas que representam o Bruma, parecem os ladrões da sequela do sozinho em casa, levam uma vida a tentar "entalar" o BdC, mas caiem nas próprias esparrelas por tão trapalhões que são.

    Duas personagens, com dotes de esperteza saloia e patrocinadas por quem? Exatamente, o ESTADISTA LUÍS!

    ResponderEliminar
  4. Convém lembrar um parecer na altura dum reputado especialista em direito desportivo que afirmava a pés juntos que o SPORTING não tinha razão no caso Bruma!
    Pistas?
    É um conhecido escuteiro que agora é o supra da disciplina...
    Ao ver esta ligação ao Babuíno só posso dizer que nada é por acaso...

    ResponderEliminar
  5. Volto a uma frase dita há tempos que me parece a melhor definição para todo este imbróglio ... "O BENFICA NÃO É UM CLUBE ORGANIZADO, É UMA ORGANIZAÇÃO QUE TEM UM CLUBE" ...

    Mais que ser um processo extremamente complexo, de ligações e uniões... completamente worldwide... com milhares de ramificações por todo o lado... é um processo, talvez por isso, em que é muito fácil, com um petit infiltrado na investigação..., (MP ou PJ), conseguir anular muitas dessas conexões por forma a impedi-lo chegar a bom porto com uma acusação formal... e sustentada jurídicamente para CONDENAÇÃO MAIS QUE ÓBVIA AOS OLHOS DE UM SIMPLES E COMUM E HONESTO MORTAL..........

    A "Comissão de Honra" do orelhas não é alheia a isso... e foi muito bem montada...

    ResponderEliminar
  6. Caro Mister, apesar do assunto ser sério (que o é), como muitos artigos que tem postado a denunciar toda aquela corja, e com o devido respeito pelo autor e pelos comentários já aqui colocados, ri-me e bem com este post. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me ri a bom rir...

      Acreditar que um clube paga de bom grado 250k por ano e meio um "direito de preferência" numa academia de putos na Guiné Bissau... é quase como acreditar que o que consta na foto ultima é mesmo para "arrendamento"...

      A não ser que os 250k sejam para exportar a ideia de expansão da marca Carnide juntamente com uma joint venture do Elefante Branco... estabelecimento por demais conhecido pelo tipo de arrendamento especifico que fomentava.

      Eliminar
  7. Lembro-me do Bio nas cadernetas de cromos, penso que no Penafiel

    ResponderEliminar
  8. UMARO BALDÉ NO LEIPZIG!
    20M€?!

    Hummm...

    Bebiano pode respirar fundo, já vai poder concluir o empreendimento para "arrendar"...

    O Catió bem pode pedir agora uns 500k para extender os direitos de preferência ao Carnide!

    Vou ficar atento para perceber quem vai efectuar as obras de ampliação pretendida na ARENA LEIPZIG para aumentar a capacidade...

    Mais um triângulo das Bermudas!

    20m€! hahahahahahahahahahhaahhahahaha

    Como diriam os ingleses: "UMARO ME"

    ResponderEliminar
  9. Este vieira é pior que o escobar!
    Onde anda é só chafurdice...
    Deve centenas de milhões..
    Enterrou o Alverca...
    Colocou o clube slb a dever centenas de milhões...
    Negócios...tudo que envolva ilegalidades é com ele...tráfico de droga, de influências, corrupção, pagamentos por "nada", testas de ferro para se a "coisa" correr mal passar impune, compra de jogadores de equipas adversárias, compra de jogadores para equipas adversárias, meninos queridos, periquitos, elefantes brancos, meninos queridos em direções de clubes "adversários", injeção de dinheiro em clubes "adversários", manipulação de jornais, manipulação de jornalistas, manipulação de politicos, manipulação de FPF, LIGA, manipulação de descida de notas de árbitros, manipulação de subidas de árbitros à 1ª categoria...F*-SE! P* QUE O PARIU! ESTÁ EM TODAS O FILHO DA P*!

    ResponderEliminar