terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Bas Dost marca tanto como Mário Jardel


Com o "hat-trick" de ontem Bas Dost igualou os números de Mário Jardel em termos de jogos e golos com a camisola do Sporting. Ambos estão com 49 jogos e 53 golos marcados no campeonato nacional. Vejamos:

Percurso de Jardel


Mário Jardel esteve duas épocas ao serviço do Sporting onde marcou 67 golos em 63 partidas nas épocas 2001/2002 e 2002/2003. Conquistou um campeonato nacional, uma taça de Portugal e uma Supertaça. Em termos individuais sagrou-se o melhor marcador do campeonato em 2001/2002 com 42 golos. Um registo que lhe valeu também a bota de ouro europeia.

Jardel mostra a bota de ouro 2001/2002 aos sócios do Sporting

O registo de Mário Jardel em 2001/2002 fez com que entrasse para o pódio dos melhores marcadores numa só época do campeonato nacional. Um registo que só foi superado por outros dois grandes nomes do Sporting: Fernando Peyroteo em 1946/1947 marcou 43 golos e Hector Yazalde em 1973/1974 marcou 46 golos. 

Na época seguinte vieram os problemas pessoais do jogador que fizeram que nunca mais jogasse ao mais alto nível. Mesmo assim ainda marcou 11 golos em 19 jogos na liga 2002/2003

Percurso de Bas Dost


O holandês chegou ao Sporting no final do mês de Agosto de 2016, tendo falhado os 3 primeiros jogos da época. Mesmo assim conseguiu marcar 34 golos em 31 partidas o que lhe permitiu ser o melhor marcador do campeonato nacional e ter ficado no 2º posto na luta pela bota de ouro europeia. Foi apenas superado por Lionel Messi que marcou 37 golos. Importa salientar que o Sporting fez um mau campeonato na época passada e que Adrien Silva foi até aos últimos jogos o marcador de penáltis do Sporting. 

Este época os números de Bas Dost continuam a ser excelentes. O holandês leva já 19 golos marcados em 18 jogos no campeonato. Números que lhe permitem igualar o registo de Mário Jardel.

Os números



A única diferença entre Bas Dost e Jardel está no tempo médio que precisaram para fazer golo. Jardel marcava a cada 80 minutos. Bas Dost precisa de mais dois minutos, ficando com uma média 1 golo a cada 82 minutos de jogo. 

Outros goleadores


Para que se perceba melhor a influência de Bas Dost deixo um quadro com os números dos principais avançados do Sporting nos últimos anos. Reparem como Jardel e Dost "atropelam" os números dos restantes goleadores leoninos.

Dados campeonato nacional
Absolutamente fantástico o percurso do holandês no Sporting.


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

5 comentários:

  1. Grande aquisicão! Pena este ano termos poucas hipoteses na Bola d'ouro, porque com os golos a valerem apenas 1.5 pontos será quase impossivel, até porque já vimos que ficam penalis por marcar a nosso favor que seriam uma grande ajuda nessa luta.

    ResponderEliminar
  2. NA NA NA NA... Bas Dost!!! NA NA NA NA... Bas Dost!!! NA NA NA NA... Bas Dost!!!

    ResponderEliminar
  3. Traduzindo estes dados em termos financeiros temos que Bas Dost custa 188.680€ por golo marcado no campeonato, 167.667€ no cômputo geral em todas as competições.. E ainda só vamos em época e meia.. A cada golo que marca, o investimento fica cada vez mais rentável.. Quem dá prejuízo são os Andrés, Cisses, Carrillos, Gimenez, Adrians, Buenos e outros que tais

    ResponderEliminar
  4. Bas Dost é, sem dúvida um grande goleador! E sem guaraná, nem coca..."cola"!

    ResponderEliminar