quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Por um Benfica "made in China"


A viagem de Luís Filipe Vieira à China numa fase tão importante da época faz lembrar o fim-de-semana prolongado de Pinto da Costa e Carolina Salgado para fazerem compras de Natal no El Corte Inglês em Vigo. Escrevo este post hoje por ser precisamente o dia em que está previsto o regresso do caixeiro viajante que durante esta viagem Vieira garantiu o reforço "Xau Taça" para a equipa de Rui Vitória, mas não é sobre isto que vos quero falar...

Timing perfeito



Por coincidência, Luís Filipe Vieira viajou precisamente na altura em que estava marcado o julgamento do processo interposto pelo Benfica a Jorge Jesus. É curioso que Vieira tenha chegado precisamente hoje, última data disponível para ser ouvido. 

Obviamente, o Benfica será atropelado pelos argumentos de Jorge Jesus que muito provavelmente terá base legal para exigir uma indemnização para além do último vencimento que o Benfica decidiu de forma patética não lhe pagar. 

O enxovalho já começou quando o próprio tribunal considerou a acção do Benfica como "inepta". A treta da indemnização dos 14 milhões (1€ por cada alegado adepto do clube) não terá por certo provimento e o Benfica sairá vergado a uma humilhante derrota depois de todo o circo mediático que a máquina de propaganda fez em torno da saída de Jorge Jesus. E já viram o que seria se esta decisão saísse antes do derby. Não dava jeito nenhum...

Vieira despediu-se sorridente


Record 13-12-2017
Só mesmo em Portugal é que um jornal envia um repórter ao aeroporto para tirar uma foto do Presidente de um clube de Futebol a partir em viagem. Sobre o motivo da visita, o Record não quer adiantar e muito menos especular os motivos pelos quais Vieira embarcou nesta longa aventura.

Chineses em Portugal



Curiosamente, no final do mês de Setembro o Presidente encarnado recebeu uma comitiva chinesa no Estádio da Luz. Algo que é já um clássico, senão vejamos:

"Vai vir charters"


Link (aqui)

Muito antes de Futre, já Luís Filipe Vieira tinha "conquistado a China". Em 2006 esteve no país asiático e trouxe "o melhor jogador chinês da actualidade", como diria Paulo Futre. Infelizmente para Vieira, não vieram "charters" para ver tamanha estrela, de seu nome: Yu Dabao 


A segunda tentativa por um Benfica "made in China"


A 11 de maio de 2016 as "negociações" intensificaram-se entre os chineses e Vieira e o DN garantia que tinham 10 mil milhões para investirem em Portugal.

Dias depois destas negociações em Portugal, Vieira deslocou-se à China e trouxe...

Um contrato milionário



Nesta segunda visita a território Chinês, Luís Filipe Vieira fez-se acompanhar de Jorge Mendes, mas na prática a viagem serviu apenas para propagandear mais uma mentira. De facto, não existiu nenhum contrato milionário da China. Como é habitual em Portugal, o assunto morreu para a imprensa. Ninguém se interessou em saber "o que passou se" com o tal contrato milionário. 

Não há duas sem três



Como vimos em cima, uma comitiva chinesa esteve na Luz no final de Setembro e Vieira chega hoje para dar a boa nova à nação benfiquista. E que "boa nova" é essa, perguntam os leitores. É simples, meus caros. Luís Filipe Vieira tem estado a negociar um aumento de capital da SAD fazendo entrar os chineses no capital da sociedade, mas mantendo os 50,01% na titularidade da SAD para o clube. 

Provavelmente nas próximos dias será anunciado com pompa e circunstância mais um contrato estratosférico na mesma linha do contrato com a NOS e com a Emirates, que como ontem ficamos a saber estão muito longe dos valores anunciados pela máquina de propaganda.

A informação relativa ao aumento de capital não é propriamente uma novidade para os benfiquistas mais conhecedores da realidade do clube, assim como não surpreende os jornaleiros da nossa praça, que mesmo tendo acesso cabal a esta informação continuam a assobiar para o lado. A forma como a imprensa tem silenciado os emails é um sinal claro que demonstra que não querem estragar o negócio ao Benfica.

Bem sei que na China o acesso à internet é muito condicionado, razão pela qual os chineses podem não ter acesso aos emails da vergonha e fechem o acordo com o Benfica. Se por outro lado não fecharem negócio, Vieira não dará a viagem por perdida e por certo aproveitará importará a ideia do condicionamento do acesso livre à internet para a tentar implantar cá no burgo. As ameaças que o Benfica fez em comunicado até às pessoas que apenas viram os emails é um bom sinal disso mesmo.


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

6 comentários:

  1. Acesso limitado à internet ?? Parece que a influencia chinesa está adiantada

    ResponderEliminar
  2. Tens a certeza Mister? Não terá sido uma viagem para procurar "parcerias estratégicas" na área da construção? O estadista não costuma fechar a porta (do cavalo) a um bom "negócio" e olha o potencial enorme que o mercado chinês oferece. Aquilo poderá significar "paletes" de obras em estádios...

    ResponderEliminar
  3. Não foram uns chineses que apostaram muito dinheiro no placard e, por isso, aquilo bloqueou?

    ResponderEliminar
  4. Se tinha sido notificado como testemunha e sabia que a data era a 20 /12, se não compareceu, tinha de apresentar atestado da sua incapacidade de estar presente por "razão de força maior", não sendo o "estar na China" uma delas.
    Se o não fez tinha que pagar uma "multa"! Se o não fez, ou falseou o motivo (com Atestado) ou tinha alguém conhecido no circuito que o ajudou.

    ResponderEliminar
  5. Curioso, não costumam ser os chineses que estão sempre ligados a esquemas de apostas ilegais/adulteração de resultados? E quem é o clube que está a ser investigado por viciação de resultados? Como eu gosto de teorias da conspiração, qual é a melhor maneira de encobrir um clube ligado a estes esquemas? É mesmo montar uma cilada a outro clube,escondendo o jogo viciado no meio de outros do Rio Ave

    ResponderEliminar