sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Os bandalhos da intimidação


Na passada segunda-feira (18), o Benfica declarou em comunicado que "para todos os efeitos legais, que irá responsabilizar todos aqueles que continuam a difundir informação confidencial sua e, ainda, aqueles que, através das hiperligações já publicadas ou outras que venham a ser publicadas, obtenham e acedam ao conteúdo dessa informação confidencial."

"Benfica segue rasto e notifica quem descarregou emails"



O Jornal de Notícias coloca hoje como tema de capa a informação sobre a perseguição que o Benfica está a fazer a quem acedeu aos emails. Segundo o jornal, o Benfica está a notificar as pessoas que descarregaram os emails. Perante isto os leitores são levados a pensar algo do género: "Porra, afinal a justiça trabalha rápido. O Benfica ameaçou na segunda-feira e na quinta-feira as pessoas começaram a ser notificadas". Na realidade esta linha de pensamento está incorrecta, senão vejamos:


Segundo o jornal, o Benfica está a enviar cartas assinadas pelo secretário-geral João Salgado a interpelar empresas alertando os seus responsáveis para a prática de crime por parte de funcionários, que alegadamente terão feito download dos ficheiros. Nessas cartas estão incluídos os endereços de email desses funcionários.

As cartas



Como é que o Benfica sabe quem é que está a fazer os downloads? 


É importante salientar que estas cartas estão a ser enviadas pelo Benfica e não por uma qualquer entidade policial ou judicial. Ora, se não está aqui envolvida nenhuma entidade pública, como é que o Benfica sabe quem é que anda a fazer download dos emails? A conclusão só pode ser uma: o Benfica anda a cometer crimes informáticos para descobrir quem é que anda a fazer download dessa informação. Ou seja, fazem precisamente aquilo que acusam outros de fazer. 

Questões sem resposta


De imediato o Jornal de Noticias colocou questões de extrema relevância ao director de comunicação do Benfica que optou por não responder. 


Provavelmente, Luís Bernado estava numa reunião com os cartilheiros e não teve oportunidade de responder...

Do ponto de vista legal



O Jornal de Notícias fez o seu trabalho e lá encontrou um pateta para se disponibilizar a avalizar esta atitude do Benfica, um tal de Miguel Matias. Como bom pirata informático, como me querem considerar, fui consultar a página de facebook deste artista do direito e encontrei um "curiosa coincidência".

Miguel Matias come propaganda às fatias



Seguindo a lógica deste artista irei brevemente receber uma notificação por ter utilizado fotos privadas, apesar de estarem disponíveis a qualquer pessoa com acesso à internet.


Uma manobra de diversão


Como disse Pedro Marinho Falcão, estamos perante uma manobra de diversão, uma vez que o crime (e ainda é preciso provar que existiu mesmo crime) não foi cometido pela pessoa que fez o download de algo que se tornou público. E basta pensarmos um pouco. Se fosse crime, todos os jornalistas já teriam sido condenados pela divulgação de informação, documentos e correspondência em casos como Panama Papers, Wikileaks, Watergate e por ai fora.

Os responsáveis encarnados estão tão desesperados que esquecem-se que nos quadros do clube existem funcionários como Pedro Guerra, Paulo Gonçalves e restante entourage que durante anos andaram a divulgar todo o tipo de informação confidencial nas televisões nacionais. Quem não se lembra dos contratos de jogadores do Sporting divulgados em directo por Pedro Guerra, ou então do "Fizeram-me chegar" de Paulo Gonçalves, relativo a um relatório de um árbitro da época passada, numa fase em que não eram públicos. Fiquem com a recordação de dois destes momentos:



Seria giro o Benfica receber também uma carta relativa ao comportamento destes dois artistas. Como o Benfica até está zangado com os CTT depois do que aconteceu na quarta-feira, até podem entregar a carta em mão. É só uma questão de João Salgado andar alguns metros no Estadio da Luz e encontrar os gabinetes destas duas figuras que tanto prestigiam o Benfica.

Bandalhos da intimidação


Os responsáveis do Benfica comportam-se como uns verdadeiros bandalhos da intimidação. Para quem nunca reconheceu a veracidade dos emails é sintomático que tudo tenham feito para impedir a divulgação dos mesmos. Começaram com a providência cautelar - prontamente negada - e agora seguem para esta técnica de intimidação absolutamente patética e centrada apenas na raia miúda. 

Gente anónima, com muitos benfiquistas à mistura, que têm interesse em saber mais sobre os esquemas de corrupção, tráfico de influência e afins perpetrados por esta corja que intoxica o futebol nacional. Esta ameaça a cidadãos anónimos, através da coação e da chantagem é uma vergonha e é, ela sim, um verdadeiro crime. Que moral tem o Benfica para pedir às empresas para interporem processos disciplinares aos seus funcionários, quando o próprio Benfica fomenta o uso de práticas criminosas nos seus funcionários? 

Que fique bem claro que o Benfica não tem qualquer legitimidade moral e muito menos legal para enviar este tipo de missiva às empresas. Felizmente, ainda não é o Benfica que faz justiça neste país, mas as entidades publicas têm a obrigação de se pronunciarem sobre esta tentativa de justiça pela próprias mãos levada a cabo pelo Benfica. Toda esta bandalheira deixa também aberta a porta para que os visados processem o Benfica e os seus responsáveis pelos transtornos causados. E ai sim, quero ver como é que o Benfica se safará. Sugiro que os visados processem o Benfica pedindo uma indemnização de 14 Milhões de Euros.

É também engraçado que o Benfica não tenha o mesmo tipo de postura perante publicações internacionais. Ainda na segunda-feira o jornal "As" publicou uma matéria sobre as negociatas entre Vieira e o Atlético de Madrid e não consta que tenham sido notificados. Portanto, forte com os fracos, fraco com os fortes. No campo tem sido a mesma coisa...

Cá no burgo o silêncio é praticamente absoluto por parte da imprensa que vê nesta patetice a desculpa perfeita para fugir às suas responsabilidades. Quanto a mim, não tenho sido particularmente incisivo na divulgação dos emails e só peguei na questão da "porta do cavalo", mas perante isto quero garantir aos leitores que o meu foco vai mudar. A intimidação vinda por parte destes bandalhos deve ter como resposta precisamente o efeito contrário pretendido por esta corja. E é o que vai acontecer.


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

20 comentários:

  1. Já o tinha referido n'"O Artista do Dia", mas os corruptos podem estar a usar um honey pot: criam um site que permite o download de emails e registam quem o faz.
    O mais interessante é a lista de endereços emails em si. O download em si pressupõe apenas o registo do IP, e nada de endereços de email. Portanto, o mais provável é estes bandalhos terem tido acesso à lista de downloads de uma fonte que precise de emails para permitir a transferência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim possivelmente criaram um honey, mas se o IP for fixo e associado a um DNS, podem saber de que empresa foi feito o download, mas para dentro da rede népias, por isso fazem a palhaçada de intimar a empresa, para esta consultar os logs do proxy e encontrar que hosts consultaram o honey pot.
      Mas atenção, segundo a ACTUAL lei de protecção de dados, a empresa não pode consultar os ips navegados sem haver um inquérito ou processo disciplinar interno.
      Se o IP for dinâmico, só conseguem relacionar, se os ISP (MEO, NOS, etc) colaborarem e neste caso só com mandato judicial, se obtiveram essa informação, o crime é pior que o eles acusam o bimbos.
      Na carta que enviaram Às empresas não referem nenhum IP nem URL, logo .....
      As galinhas estão doidas.

      Eliminar
    2. isso seria apenas idiota. não podem processar ninguém por fazer download de informação tornada publica por eles mesmos. alias não podem processar ninguém por fazer download de informação publica. ponto final

      Eliminar
  2. Não há muito mais acrescentar, já que a publicação do Mister do Café é clara como é seu apanágio, apenas digo que duvidas houvesse sobre a falta de escrúpulos da direcção do Benfica, ficam desfeitas...

    Uma autentica palhaçada e que pode inclusivamente virar-se contra o feiticeiro porque todos aqueles que receberam as cartas podem na verdade processar o Benfica e inclusivamente o ISP com a qual tem contrato de distribuição de internet por violação da sua privacidade no que toca a navegação de internet e divulgação de dados.

    ResponderEliminar
  3. Também vão notificar quem veja o vídeo do youtube dos 7-1, bem como lances em que se veja que afinal há outras imagens das que a btv mostra.

    Ah...."ouvi dizer"!!

    ResponderEliminar
  4. Deixem-nos andar, vão morrer no próprio veneno...

    ResponderEliminar
  5. Na minha opinião, o SCP devia emitir outro comunicado, colocando à disposição de eventuais receptores, das cartas do benfica, o seu departamento jurídico, com vista a uma eventual acção por violação de privacidade contra esse clube na pessoa de LFV.

    ResponderEliminar
  6. Mister, muito bem, muito bom!
    Uma questão, apenas, sobre uma questão que me terá escapado: que se passou na 4ª feira com os CTT e os lamparinas (lamparinas porque o pavio está quase esgotado)?

    ResponderEliminar
  7. Isto é ...víííírgula... só rir... ...ponto de exclamação abrir parêntesis três vezes fechar parêntesis

    Estamos juntos Mister...!!! Sem medos...!!! É para abater, de uma vez por todas, esta corja de canalhas corruptos... (vermelhos, comunicação social, órgãos jurisdicionais desportivos e autoridades judiciais e policiais) Está tudo em conluio...

    nota comparativa: ainda há dias surgiu o escândalo da 'Raríssimas' e já há houve buscas, sanções, suspensões e afins... Nesta merda do futebol... que se arrasta em Portugal, e não querendo ir 20 ou 30 anos atrás... (só mesmo numa república de corruptos), andamos há anos..., anos..., a falar do mesmo e nada.... "Tudo como dantes... quartel-general em Abrantes...". Está tudo dito ou é preciso fazer um desenho....

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  8. espetáculo Mister!O proto e o Sporting deveríam criar um gabinete de apoio a todos os visados nas notificações para receberem aconsellhamento juridico para processarem esses bandalhos!

    ResponderEliminar
  9. fui a este site mas depois vi que eram 6Gb e nao estive para sacar, tenho pena, gostava mesmo de ver a carta a chegar a casa carago, ia ganhar umas belas maquias à conta desse bando de filhos da puta

    ResponderEliminar
  10. A PJ também teve acesso aos emails, será que foram notificados? No mínimo tudo isto é ridículo.

    Quer dizer os outros acederem aos emails do SLB é crime, mas o SLB aceder a informação confidencial de outros já não é?

    ResponderEliminar
  11. DESESPERO!!! Estou à espera da minha notificação, pois também saquei... De seguida vou meter um processo aos meninos bonitos.

    ResponderEliminar
  12. Quem se sentir lesado pelas acções do benfica deve fazer queixa preenchendo este impresso....é o primeiro passo


    https://www.cnpd.pt/bin/duvidas/queixas_frm.aspx

    ResponderEliminar
  13. como ja foi referido, as paginas web e os dowloads P2p, podem registar apenas o IP publico do PC ou em todo caso o enderco MAC, mesmo sendo este unico, nao te permite, directamente saber o nome e email de quem fez o dowload. A unica maneira "legal" de o fazer, seria como disse o Koboi, com algum honey pot, em que temos de facilitar dados (registro) antes de um download. Agora, so vi os emails alojados quer em torrents, quer em sites tipo servidor(mega, uploaded...)

    Outra seria como o Ricciardo comentou, que os ISP's, ou algum ISP em determinado tenha facilitado informacao e isso, a nao ser com ordens da policia, vai contra a lei.

    ResponderEliminar
  14. É preciso é não ter medo deles e continuar. Tudo é que querem é coagir e intimidar.

    ResponderEliminar
  15. Isto é de todo um outro nível de ridículo. Quando soube pensei que era a gozar :D

    ResponderEliminar
  16. Grande Mestre. Então os e-mails não eram falsos? Como é que é invasão se não existem? E "devassa da vida privada" pensava que os clubes não tinham "vida privada" uma vez que deviam ser transparentes e os sociis terem acesso a tudo sobre o clube a quem pagam cotas. Enfim...

    ResponderEliminar