sexta-feira, 24 de novembro de 2017

O comunicado dos Padrecos


A liderança da APAF, Conselho de arbitragem da FPF e a esmagadora maioria dos árbitros de primeira categoria estiveram reunidos na noite de quarta-feira em Fatíma para discutirem o momento da arbitragem. Nessa madrugada a APAF publicou um comunicado na sua página de Facebook que urge analisar com todo o cuidado. 

O comunicado




Greve? Nunca sube que a APAF fazia greve


Reparem que a APAF não utiliza a palavra "greve" uma única vez em todo o seu comunicado. Falam apenas numa "ausência dos árbitros nas competições profissionais", caso não se verifiquem uma série de pressupostos. E pergunta o caro leitor: Por que será que nunca falam em "greve"? Eu respondo de forma muito clara. Não falam em greve porque são uns cobardes. O que a APAF pretende fazer é utilizar um expediente relacionado com pedidos de dispensa por parte de todos os árbitros da primeira categoria (C1). Os regulamentos indicam que este tipo de pedido tem de ser feito com um prazo de antecedência de 20 dias e serve para questões extraordinárias. 

No dia seguinte à reunião, todos os árbitros de primeira categoria entregaram os pedidos de dispensa ao Conselho de arbitragem. É importante dizer que estes pedidos de dispensa não são de aceitação obrigatória por parte do Conselho de Arbitragem. Ora, perante o que estamos a ver, o Conselho de arbitragem da FPF já terá garantido a aceitação destes pedidos. O que é um verdadeiro escândalo.

Segundo a imprensa, a fundamentação para estes pedidos de dispensa versa sobre os árbitros não sentirem "condições psicológicas para apitarem os jogos. Provavelmente, tiveram uma consulta conjunta com o Professor Nhaga, que os informou com 20 dias de antecedência sobre uma falta de condições psicológicas que irão sentir. Vão ter condições psicológicas para apitarem os jogos desta jornada, mas daqui a 20 dias já não vão ter. Se isto já é surreal, mais surreal é o facto de estar tudo apalavrado com o Conselho de arbitragem para que estes pedidos sejam aceites. Num país sério o conselho de arbitragem teria de ser destituído imediatamente ao aceitar pedidos de dispensa com base nesta patetice. 

É vergonhosa a forma como este grupo organizado de apitadores, levantadores de bandeiras e de placas com o tempo de desconto, se esconde no regulamento para não perderem regalias. 

E este é o melhor exemplo do que é esta classe, que é transversal ao actual conselho de arbitragem. José Fontelas Gomes saiu da APAF mas a APAF ainda não saiu dele. Este senhor tem de se lembrar que representa a FPF e os interesses dos seus associados e não o interesse dos árbitros de futebol. Para isso é que existe a APAF. 

A ameaça e os pressupostos


A APAF é transparente na ameaça que faz. Ou fazem o que nós queremos ou então vamos para greve, perdão, vamos para "ausência dos árbitros nas competições profissionais". 

Vejamos os pressupostos previstos no comunicado: 

Os senhores do apito querem uma "total ausência de insinuações que ponham em causa a honra e o bom nome dos árbitros, por parte de por clubes e agentes desportivos entendem-se os seus dirigentes, treinadores, jogadores e demais funcionários, os meios de comunicação próprios e aqueles que promovem nas redes sociais".

Aqui não posso deixar escapar a frase sublinhada anteriormente. O que é que os árbitros querem dizer com isto? Quando de fala em meios de comunicação próprios estaremos a falar das televisões, jornais, sites e redes sociais oficiais dos clubes. Parece-me claro que a APAF vai mais longe e considera que os clubes promovem insinuações nas redes sociais, através de plataformas não oficiais. Ora, era importante saber quem são essas páginas ou sites, uma vez que foram incluídas neste comunicado. Provavelmente estarão a falar do Baluarte Dragão ou do Hugo Gil e Benfica. 

Insinuações explicadas ao pormenor


"Para que não restem dúvidas, entendemos por insinuações: acusar os árbitros de errarem de forma propositada; acusar árbitros de prejudicarem sempre o mesmo clube; referirem-se, direta ou indiretamente, a qualquer ato não provado de corrupção; aplicar aos árbitros, de forma direta ou indireta, expressões como «polvo», «padre», «diácono» ou «apito dourado», entre outras infelizmente utilizadas por diversos clubes já esta época;"

Aqui destaco particularmente o incomodo que causa aos senhores do apito a utilização de expressões como "padre ou diácono". Felizmente não incluíram na lista de alcunhas censuradas a minha alcunha favorita - "padrecos". 

É muito curioso que os padrecos tenham escolhido a palavra "polvo" como primeira palavra proibida no "index Apitadeirum Prohibitorum". Que eu saiba, ninguém neste país associa esta palavra à arbitragem, mas sim ao Benfica. A utilização do cefalópode serve para exprimir a teia de influências usada pelo Benfica e que tem vindo a ser desmontada através da divulgação dos emails. Como temos visto, este polvo tem tentáculos muito variados que passam pela arbitragem, justiça, disciplina, imprensa, cartilhas ou crime organizado. É sintomático que se sintam afectados por isto. 

Reuniões com o Presidente da Liga e alteração regulamentar


Este grupo organizados de padrecos querem levar 5 representantes a uma reunião com o Presidente da Liga "com o objetivo de definir e aprovar um corpo regulamentar que reforce a punição de quem não cumpre as normas éticas e disciplinares a que estão obrigados todos os agentes "e exigem que este regulamento seja submetido a Assembleia Geral da Liga até 31 de dezembro de 2017"

Primeiro que tudo, fico muito curioso para saber que são os 5 padrecos a estarem presentes na reunião com o Presidente da Liga. Sugiro o mota dos talhos, o mostovoi de Viatodos, o esquiça de Fafe, o padreco da Capela e o VARíssimo. 

Depois, acho fantástico o nível da exigência pelos padrecos que querem um alteração regulamentar e querem que a mesma seja aprovada até ao final do ano. Uma coisa assim às três pancadas é sempre interessante. 

Hipócritas


Se os padrecos têm um mestrado em cobardia, em hipocrisia são doutorados. Nunca ninguém se perguntou: Por que será que estes senhores têm uma conotação tão negativa em Portugal? Não será pelo histórico enorme de corrupção, tráfico de influências e afins que graçam no sector do apito há dezenas de anos? Quem é que toma café com leite? Quem é que andou 3 anos a "mamar" vouchers sem nunca terem escrito uma única linha no relatório de jogo? Quem é que envia emails para dirigentes do Benfica para lhes darem um jeitinho nas classificações? Etc, etc, etc. 

Perante este histórico, como é que querem que os adeptos, dirigentes, treinadores e jogadores não duvidem da vossa idoneidade? Se são assim tão mal tratados por que será que não abandonam a actividade? 

Acho inacreditável e vergonhoso o nível de censura que estes padrecos pretendem implementar através de questões regulamentares. Olhem para o que acontece com os jogadores, treinadores e dirigentes. Vejam o que tem sido dito sobre Bruno de Carvalho por jornalistas que deveriam ser isentos. O Presidente do Sporting também devia fazer greve? E os treinadores e jogadores criticados semanalmente e insultados de tudo quando a coisa não corre bem, também devem fazer greve?

Ainda há dias li a resposta de um jogador confrontado com as criticas dos adeptos. Segundo esse jogador a solução passava por estar ainda mais concentrado, treinar mais e melhor para conseguir conquistar a confiança dos adeptos do seu clube. Seguindo a linha de raciocínio dos árbitros este jogador deveria era apresentar um pedido de dispensa por não se sentir com condições psicológicas para jogar. 

Se os árbitros não têm condições psicológicas para lidarem com as críticas, que se dediquem à pesca. Dizem que é mais calminho. Se os comentários de treinadores, dirigentes, jogadores ou adeptos são ofensivos da sua honra existem instituições para resolver essas questões. Que processem essas pessoas, clubes ou entidades. Agora, não venham cá com sermões encomendados para cima dos adeptos. 

Ganhem juízo e dediquem-se à pesca!

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

20 comentários:

  1. A liderança da APAF, do C.Arbitragem do IPDJ e da disciplina NA PESSOA DO PIDE JOSE MANUEL MEIRIM estao compostas por vigaristas ao servico do benfica , valha-nos a europa para desmascarar tanto gatuno ao servico dessa mafia criminosa que tem um clube de futebol

    ResponderEliminar
  2. Mas que mal e que a malta da pesca fez para levar com essa seita.

    ResponderEliminar
  3. Mas que mal e que a malta da pesca fez para levar com essa seita.

    ResponderEliminar
  4. Mister,

    "Nunca soube" e não "Nunca sube"

    Abc

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a "greve" dos padrecos. Até sugiro medidas adicionais:
    - Para se acabar com este clima de insuspeicão arbitros estrangeiros serão nomeados a partir de agora para jogos dos clubes grandes (por clubes grandes intende-se o Sporting e dos 2 corruptos).
    - Sorteio dos arbitros na proxima epoca, caso os arbitros estrangeiros não estejam disponiveis para apitar jogos em Portugal, caso estejam continuam a fazer o bom trabalho.
    - Classificacão dos arbitros aberta e clara a todos, boas arbitragens serão recompensadas com mais jogos, piores jogos com medidas que podem ir até à despromocão. A classificacão será decidida por um orgão externo, e não pelos observadores nomeados pelo "polvo" (por polvo entenda-se a maquina dos 2 clubes grandes corruptos).

    ResponderEliminar
  6. Já todos percebemos que os padres não suportam as criticas das suas missas.
    Já todos percebemos qual é o clube a quem não interessa que se critiquem os padres.
    Já todos percebemos qual foi o clube que tudo fez para calar o SCP e agora o FCP mas não teve exito nem com as multas nem nos tribunais cívis.
    Mas também já todos psrcebemos que o polvo exite e se não for erradicado a bem vai ser a mal porque a paciência das pessoas tem limites e, se calhar, um dia destes teremos uma especie de (troika) da FIFA em Portugal para limpar este esterco todo.
    Por fim, o mair contributo que estes padres podiam dar ao futebol era desapafecerem definitivamente dos estadios. Afinal, a limpeza sempre terá de começar por algum lado.

    ResponderEliminar
  7. Isto lembra-me (por assim dizer, pois felizmente ainda estava dividido entre os organismos paterno e materno nessa altura) quando não se podia evocar, fosse de que forma fosse, a palavra "vermelho" neste cantinho à beira-mar plantado.

    ResponderEliminar
  8. Quando ninguém falasse deles, teriam sempre razão. É um bom objectivo.
    O que decidiram, já devia estar na "cartilha" e foi só um jantar de "amigos". Como costumam ser "His Master Voice", quem esteve presente em representação dos clubes?
    Quando será que passam a comportar-se com tratamento igual para todos e deixam de ter "Favoritos"?

    ResponderEliminar
  9. O mais irónico do comunicado é de onde ele foi emitido.
    Até parece que foi de propósito.
    Um abraço de um Portista que lê sempre o seu blogue com muita atenção e que subscreve tudo (ou quase) o que é normalmente escrito.

    Abraço e continue o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  10. Obrigado Mister por continuar a desmascarar esta gente.

    É curioso que não se tenham manifestado quando as expressões "padres" e "missas" foram pela primeira vez escritas, num dos celebres emails. Oh, espera... foi um deles que escreveu?!
    Eles que façam greve, por favor. Mas daquelas perpétuas. Era um favor que faziam à malta. Mas não dá jeito. O dinheirinho vale mais que a (apregoada) honra. E o patrão precisa deles no campo, que só com onze anda difícil.

    ResponderEliminar
  11. Mas este meninos, mais conhecidos por padres vão lá fazer o que dizem???
    Então o caso dos mail's não é baseado nas classificações dos arbitros, nas notas dadas a quem beneficiava uns e prejudicava outros, subindo e baixando arbitros até terem os padres que queriam nas missas que eles ordenavam?
    Se assim é, foi a propria ganancia dos arbitros que levou à corrupção, i é, recebem bons salarios (agora que são profissionais) tem prémios de deslocações, etc...
    Se se dispuseram a prejudiar e beneficiar para subirem na carreira, alguenm acha que vão por a carreira em risco (e o dinheiro) só para calar o pessoal???
    Não somos burros, eles sabem que se forem "amadores" apitar e fizerem boas arbitragens, eles perdem o tacho.
    Além disso tb sabem que têm de fazer jogos para terem notas, assim, só se todos os árbitros pararem é que não serão prejudicados por um colega os passar à frente.
    Isto é como o programa do benfica, uma mão cheia de NADA!!!!!!
    Só serve para demonstrar o quanto é corrupta toda a organização da APAF, FPF e Liga, pois estão claramente a tentar abafar o problema benfica, estando ao serviço do benfica.

    ResponderEliminar
  12. Vamos ver onde chegará a falta de decoro e pouca vergonha destes senhores do apito. É que não basta ser sério também é preciso ....ou não?
    Publiquem lá a história da ascensão meteórica de alguns desses meninos que ainda há poucos anos andavam nas claques de um certo clube... ele há com cada coincidência...

    ResponderEliminar
  13. Que balázio nas trombas destas bestas ! Maravilhoso.

    ResponderEliminar
  14. Não se pode falar em Padres e fizeram a reunião em Fátima! Não bate a bota com a perdigota!! Porque não fizeram na catedral dos vouchers?

    ResponderEliminar
  15. É mesmo isso Mister, e os adeptos, aqueles que sustentam este negócio é a profissão dos padre-nosso, já vai sendo tempo de os respeitar, não?
    Os pobres dos padrecos levam para casa mais de 5000€ por mês, já vai sendo tempo de corresponderem ás exigências da profissão.
    É difícil ser árbitro? E ser polícia, por exemplo, é mais fácil? Quantos polícias ganham 5000€?

    ResponderEliminar
  16. A utilização da palavra "polvo" pelos árbitros é também sintomático de onde veio a ideia desta "luta" que estão a empreender.

    O "polvo", como todos sabemos e o Mister do Café bem lembra, refere-se ao benfica e não aos árbitros.
    Falar-se no "polvo" revela que quem está por detrás desta orquestração é precisamente o benfica.

    Da mesma forma que foi o benfica que esteve por trás do discurso do presidente da FPF, Fernando Gomes, de há umas semanas atrás.

    E isto é mais uma prova de que o "polvo" benfica continua a controlar os árbitros, nas suas acções dentro e fora do campo.

    ResponderEliminar
  17. Se sinto algo por este comunicado, é o de satisfação. Só um exército em desespero (carnidense) lança para a luta as suas últimas reservas. Esta corja ainda julga que está no tempo da ditadura, podendo amordaçar a liberdade de expressão. Querem-me também afectar. Quando for ao restaurante, tenho que pedir ao empregado...Por favor, uma dose "daquilo" à lagareiro

    ResponderEliminar
  18. São padrecos com graves tendências censórias...

    Eles que vão censurar o polvo assado que devoraram no restaurante dos vouchers!

    ResponderEliminar
  19. Hipócritas!??.. eu cago mas é para os regulamentos dessa escumalha nojenta que quiser restringir ou anular os meus direitos à opinião e ao "free speach", fundamento da internet desde as BBS até as actuais redes sociais.

    Pelo comunicado, os árbitros querem viver à margem da lei... como no tempo do Salazar... ou como no tempo da Stasi na antiga RDA... uma coisa assim desse género (ou eles ou alguém por eles, pois acima de qualquer regulamento estão as leis do país, das quais a constituição é a suprema).

    Os Marcos Ferreiras, os Coroados e Outros q denunciaram coisas (pressões, coacções, critérios injustificáveis e muito dúbios), são uns inqualificáveis da pior especie...

    Os árbitros q entretanto usaram a lei que abrange todos, e puseram processos crime contra o Merdica... são a mesma coisa, e uns estúpidos ignorantes, pois não percebem que tal coisa não se aplica a eles nem deve ser usada por ninguém deles...

    A PJ q decidiu investigar ao abrigo da tal lei... deviam era ser todos irradiados pelo camarada querido líder Meirin da PIDE/STASI (atroz pulha inqualificável), Supremo Pontífice e Justiça do grande 'Reich' q há-de durar 1000 anos...

    O Ministério Público ao abrir processos e constituir arguidos, então deve ser considerado como uma invasão exterior... e não falta muito pedem a intervenção do exército para expurgar tal coisa...

    Está até consagrado na 'constituição' o direito à honra e ao bom nome, e existe mais leis contra a devassa da vida privada etc... mas tal não se aplica a eles, a não ser que todos se chamassem Bruno de Carvalho!.. nem vai ser necessário, pois quem não se curvar perante a magnificência das apitadelas, vai levar com a PIDE/STASI do grande Meirin, 'Mão' e 'Protector do Reino' , do Grande Rei Sol Idiota, 1o de suas Orelhas...

    Como a tal de "CONSTITUIÇÃO" não sabem nem interessa, e têm raiva de quem sabe,.. até para mais não vá um grupo organizado de adeptos fazer reivindicações à porta deles... portadores oficiais dos desejos reais e dos padrinhos, pois não vale haver "DENUNCIAS" com provas de 'fruta' e outras, e pela saúde da família e para haver muitos "vouchers" variados de muita coisa, toda a gente sabe que é preciso ser um menino querido do 'homem'... a coisa... o deus todo poderoso... (sacrilégio com pena de morte por apedrejamento em praça pública, pela JORNALIXEIRADA SUJA CORRUPTA DEMAGOGA IMORAL E PARCIAL, levantar processos crime q lesem firam ou prejudiquem mesmo indirectamente, a paz de alma do 'homem'.. da 'coisa'... ao abrigo da "tal lei"... é coisa de demónios com instrumentos demoníacos.)

    Por isso, protecção da lei, é uma "Nuisense", uma coisa sem sentido... O que interessa é ter REGULAMENTOS ACIMA DA LEI (e ao arrepio e mesmo antagonico ao espírito e letra da tal de 'constituição' -> isto para mim era GUERRA e não tinha pejo nenhum em matar todos os filhos de puta nojentos q quisessem impor tal coisa) e uma POLÍCIA POLITICA para os impor mais que ferozmente...

    Por isso ou baixam as calças ou vão ter árbitros espanhóis se quiserem!.. palavra de APAF!..

    EH PÁ! DIGO EU!.. NÃO ESTARÁ AQUI UMA SOBERBA DUMA MAGNIFICA IDEIA!?? (se calhar até recebem menos que a escumalha local q está gangrenosa... PIOR que podre!.. não há emenda nem remédio, tem mesmo de ser amputada.)

    ResponderEliminar