segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Bicos de Piriquito


Este fim de semana o jornal Expresso trouxe-nos mais novidades relativas ao comportamento de Horácio Piriquito enquanto membro do conselho fiscal da FPF. Ficamos a saber que Piriquito fazia bicos a Pedro Guerra e André Ventura relativamente a questões económicas do Sporting. Para já vamos à transcrição da notícia.

O que tem a venda da antiga sede da FPF a ver com Pedro Guerra? Simples: Horácio Piriquito


"A 30 de junho de 2016, Horácio Piriquito, vogal do Conselho Fiscal da Federação Portuguesa de Futebol, partilhou informação da FPF com o comentador televisivo Pedro Guerra, conhecido por defender o Benfica no programa semanal “Prolongamento” (TVI). O conteúdo não é redigido por Piriquito, mas por dois indivíduos: um deles é Paulo Lourenço, secretário geral da FPF, e o outro é um fiscalista da Crowe Horwath, “empresa de auditoria, assessoria financeira, consultoria, gestão de risco, assessoria fiscal e tecnologias”, como consta no site.

O contexto é simples de explicar e tem dois momentos: no primeiro, Paulo Lourenço pede a opinião à Crowe Horwath, com quem a FPF tem uma ligação contratual, sobre a tributação e o regime fiscal a aplicar na venda da antiga sede da Federação, na Praça da Alegria; no segundo, o especialista responde às dúvidas que lhe foram colocadas por Paulo Lourenço.

Ambos os textos, sabe o Expresso, foram enviados de uma só vez por Horácio Piriquito a Pedro Guerra com o selo de confidencialidade. Ao nosso jornal, fontes próximas deste processo garantem que a troca entre Paulo Lourenço e a Crowe Horwath existe e que é classificada como “comunicação interna”. Fonte oficial da FPF diz “não ter mais nada a dizer” além do que já foi dito durante a semana, quando a revista “Sábado” revelou que Horácio Piriquito passou dados sobre auditorias da FPF a Pedro Guerra.

A Federação avançou com uma queixa-crime a Horácio Piriquito, e este demitiu-se do cargo, defendendo, em comunicado, a sua inocência (“não pratiquei atos ilícitos”) e assumindo uma “amizade de 20 anos” com Guerra. Piriquito é um conhecido benfiquista, com participações em alguns programas da BTV, o último dos quais o “Jogo Limpo”, a 3 de novembro deste ano.

A PWC E O SPORTING


É esta estreita relação que terá levado, sabe também o Expresso, Horácio Piriquito a partilhar o parecer da consultora PWC relativamente às contas do Sporting 2015-16. À data que o fez, a informação já era pública, mas Piriquito sublinhou alguns pontos do parecer quando o enviou a Pedro Guerra e a André Ventura, incitando-os a usarem o que estava na rubrica da “Reserva” da PWC nos programas “Prolongamento” (TVI) e “Pé em Riste” (CMTV). Os comentadores televisivos agradeceram e prometeram seguir as dicas.

Questionado pelo Expresso sobre estas novas informações, Horácio Piriquito respondeu assim: “Não vou falar mais sobre este assunto. Só o farei se entender que o devo fazer.” Pedro Guerra, por sua vez, disse que não iria falar sobre “toda esta farsa”. “Escreva o que bem entender e a sua consciência ditar”, afirmou. Já André Ventura reconheceu a existência deste e-mail e disse ser frequente a troca de ideias com Horácio Piriquito para esclarecimento de dúvidas relacionadas com temas económicos. “Mas nunca recebi informação confidencial da FPF, apenas debatemos textos públicos. Sou amigo dele.”

[Nota: estatutariamente, cabe ao Conselho Fiscal “fiscalizar os atos da administração financeira da FPF bem como o cumprimento dos Estatutos e das disposições legais aplicáveis”. O vogal do Conselho Fiscal é pago pela FPF apenas quando vai a reuniões convocadas pelo organismo.]

Este é mais um episódio do caso dos e-mails, que arrancou quando Francisco J. Marques divulgou informações trocadas entre Pedro Guerra e Adão Mendes, antigo árbitro, há vários meses, e que entretanto resultou numa guerra mediática mas também judicial que se resume aqui: o Benfica tentou, em vão, impedir que o Porto Canal revelasse os e-mails; houve buscas da PJ no Dragão e na Luz; o caso está entregue ao Ministério Público, que investiga a origem (e a eventualidade de crime) dos e-mails e o conteúdo dos mesmos; e Francisco J. Marques prosseguiu com a sua agenda, tendo apresentado, na sexta-feira de manhã, o livro “Polvo Encarnado”, que se baseia nas informações que os portistas têm em mãos."



Coisas giras


Para quem não sabe, este tal Paulo Lourenço, secretário técnico da FPF, foi o mesmo artista que deu autorização em nome da direcção da FPF para a utilização irregular de Bruno Coelho por parte do Benfica, num caso que já desmontei (aqui). Coincidências...

É também muito interessante constatarmos que André Ventura e Pedro Guerra recebem de Horácio Piriquito a cartilha financeira sobre os rivais. Verdadeiros bicos de Piriquito.

Agora só me falta encontrar os vídeos de Guerra e Ventura a debitarem a cartilha de Piriquito. Não deve ser muito complicado.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

4 comentários:

  1. lembro-me de Pedro Guerra ter acesso ao contrato de Rúben Semedo e de Coates... até a questão da proibição das chuteiras vermelhas! isto é espionagem e acesso a informação privilegiada entre empresas cotadas em bolsa. A Cmvm que se meta ao barulho para impor multas por concorrência desleal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. neste país ninguém faz nada, só se pedirem para investigar
      só se o scp se queixar à cmvm, não estou a vê-los agir de livre vontade, ainda por cima quando há lampionagem por todo o lado

      na foto os irmãos metralha

      o que passou-se neste fds?
      - o varela a fazer placagens de rugby? e o apitadeiro nada vê
      - pitonadas das francesinhas nos calcanhares? e o apitadeiro nada vê

      quando dão folga ao VAR volta tudo ao mesmo

      Eliminar
    2. Para se meter ao barulho á que fazer queixa. Qualquer um pode fazer a sua denuncia...

      "Exmo. Senhor,
       
      Em resposta à V. exposição recebida nesta Comissão no dia xxxxx de 2017, informamos V. Exa. que a situação que nos apresentou será alvo da nossa atenção no âmbito das atribuições legais da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários na matéria.
       
      A CMVM faz diariamente a supervisão do mercado de capitais através do acompanhamento permanente da atuação das pessoas ou entidades que intervêm no mercado com o objetivo de detetar atos ilícitos.
       
      Mantendo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional que se mostre necessário, telefonicamente ou através do nosso endereço eletrónico cmvm@cmvm.pt, apresentamos os nossos cumprimentos,...."

      ...ai meu querido tweets

      Eliminar
  2. Lembro-me bem desse ponto da cartilha, das reservas da PWC. E sim, foi assunto deles, já não recordo bem é como apareceu sequer, mas foi papagueada pelos cartilheiros nos seus "programas".

    A ver se descubro onde apareceu primeiro. Isto é muito importante, porque dá para fazer a ligação entre blogs lampiões não independentes.

    ResponderEliminar