segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Contas, quotizações e militância


Na passada sexta-feira realizou-se a habitual Assembleia Geral ordinária do Sporting Clube de Portugal para apresentação de contas clube. Também nesse dia foram aprovadas as contas da Sporting SAD em AG exclusiva para accionistas. 

Sei que ainda há sócios que confundem as contas do clube com as da SAD, por isso volto a explicar. A SAD abrange tudo o que é futebol, sendo que o clube fica com as restantes modalidades. 

O Presidente explica 


Quero mais uma vez salientar o facto de o Presidente do Sporting permitir que a sua declaração inicial seja filmada e passada em directo na SportingTV. Algo que permite aos Sportinguistas que estão longe de Lisboa ou que não se conseguiram deslocar à AG, perceberem um pouco mais sobre o principal tema em análise. Neste caso, eram as contas do clube de 2016/2017. De seguida coloco o vídeo apenas com a parte referente às contas. Podem ver toda a intervenção neste link (aqui).

São apenas 10 minutos de vídeo. Não é muito tempo "perdido" para quem quer estar a par sobre esta questão. 



O Resultado Líquido do Exercício


Mais uma vez, a direcção presidida por Bruno de Carvalho apresentou lucro nas contas do clube. Desta feita, os Sportinguistas foram brindados com um lucro de cerca 2,622 Milhões de Euros. Vamos a números:


Como podem verificar, na época 2011/2012 e 2012/2013, o Eng.Godinho Lopes e a restante trupe do croquette deixaram um prejuízo acumulado de cerca de 6 Milhões de Euros. O actual Conselho directivo acabou o mandato com 14,678 Milhões de Euros positivos acumulados e com contas sempre no verde. O passivo do clube aumentou cerca de 2 Milhões de euros nestes últimos 4 anos, mas o activo cresceu mais de 20 Milhões de Euros.

Bruno de Carvalho referiu em AG que quando chegou ao Sporting, o clube estava com resultados líquidos acumulados negativos na casa dos 18 Milhões. Desses cerca de 18 Milhões restam apenas 3,2 Milhões que a actual direcção se propõe a abater nos próximos dois exercícios económicos.

O que é que Bruno de Carvalho anda a fazer com o dinheiro dos sócios?


É fácil verificar que estamos perante uma gestão muito rigorosa do dinheiro dos Sportinguistas, uma vez que a principal fonte de receita do clube são as quotizações dos seus associados. Recordo que foi a direcção presidida por Bruno de Carvalho que acabou com a entrada de quotizações na SAD. Agora, todo o dinheiro das quotizações vai directamente para o clube e para as suas modalidades.

O Sporting que Godinho Lopes deixou tinha prejuízos atrás de prejuízos e a única solução apontada por esses senhores passaria pelo fecho de modalidades. Foi isto que quiseram passar aos Sportinguistas. Felizmente, Bruno de Carvalho apareceu e transformou um clube com 35 modalidades num clube com 54 modalidades. Para não maçar muito os leitores aponto apenas algumas modalidades que regressaram: Ciclismo, Hóquei em Patins, Basquetebol, Rugby ou o Voleibol que fez o primeiro jogo este fim-de-semana no Pavilhão João Rocha. 

Por falar em Pavilhão. Durante anos e anos foram muitos os presidentes, candidatos e dirigentes que nos prometeram uma casa para as modalidades. Bruno de Carvalho não prometeu o pavilhão no seu programa eleitoral, mas o que é certo é que ele é uma realidade. O Sporting voltou a ser um clube temido em termos nacionais e internacionalmente voltou a conquistar títulos. No primeiro mandato de Bruno de Carvalho o Sporting ganhou a Taça CERS em hóquei em patins, a Taça Challenge em Andebol e uma Taça dos clubes campeões europeus de pista feminina. Nos últimos 3 anos o Sporting conquistou 3 títulos internacionais. Tantos como nos últimos 16 anos anteriores.

Para os Sportinguistas mais desatentos, a época 2016/2017 foi a mais produtiva em termos de títulos nacionais da história do clube. 

Quotizações - A principal fonte de receita


Em termos de sócios, Godinho Lopes deixou o Sporting com cerca de 90 mil sócios e neste momento já vamos com mais de 160 mil sócios, e relembro que foi feita uma renumeração ainda recentemente. Vejamos a evolução das receitas de quotização.


Este quadro é bem elucidativo do trabalho que todos os Sportinguistas tem feito em prol do clube. Desde o presidente até ao mais jovem leão todos temos esta obrigação de engrandecer o clube. É importante que os Sportinguistas percebem que têm de trazer cada vez mais sócios para o clube. Só assim é que podemos ter um orçamento que nos permita competir em todas as frentes honrando a história e o desígnio do nosso clube. 

"Ah e tal, mas o presidente disse que íamos fechar modalidades..."


Esta é uma mentira que alguns querem fazer passar. Em momento algum, Bruno de Carvalho afirmou que o Sporting iria fechar qualquer modalidade. Passo a citar: "Eu disse que era importante termos 175 mil sócios pagantes. Não atingimos isso. Esta época continuamos a fazer o investimento, mas, na próxima, já não podemos fazê-lo, se os sportinguistas não disserem "presente". Ou os sportinguistas se mobilizam e gastam menos tempo no facebook e chamam sócios para o clube ou, no próximo ano, o Sporting será obrigado a fazer um corte substancial naquele que é o orçamento das modalidades"

É importante que os Sportinguistas percebem de uma vez por todas que se querem ter um clube ecléctico com capacidade para ganhar as competições que disputa, têm de se tornar sócios do clube. Sem dinheiro não há possibilidade de contratarmos atletas que sirvam a grandeza do clube e de que vale termos uma equipa só para dizer que temos!? O objectivo tem de ser sempre o mesmo: vencer.

Neste sentido lanço até para a discussão a instituição de uma quota extra e facultativa para apoio às modalidades, algo que o Benfica tem nos seus estatutos. Se metade dos sócios Sportinguistas pagarem anualmente essa quota extra estamos a falar de uma receita que ajudará imenso o clube e ter condições melhores para lutar pelos tão desejados títulos. 

Este assunto é importante e deve ser debatido internamente nos próximos tempos, mas sem nunca esquecermos que a forma mais simples de fazermos as nossas modalidades crescerem passa por todos nós. Esta é apenas uma das variantes da tal "militância" pedida por Bruno de  Carvalho aos Sportinguistas. Adaptando a mítica frase de J.F.K,  não perguntem o que o Sporting pode fazer por vocês, perguntem o que é que vocês podem fazer pelo Sporting.


Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

7 comentários:

  1. Podiamos realmente criar algo estilo patreon, onde os Sportinguistas que quisessem dar algum contributo de forma esporádica, sem estarem obrigados a um valor fixo (sem deixarem de ser sócios e pagar a mensalidade normal).

    Só não percebo é o porquê de baixar o investimento. Ou seja, se temos lucro de 2M significa que temos lucro com o investimento actual. Se estivéssemos no vermelho (cruz credo) ainda percebia a questão, mas assim não percebo.

    ResponderEliminar
  2. "Bruno de Carvalho referiu em AG que quando chegou ao Sporting, o clube estava com resultados líquidos acumulados na casa dos 18 Milhões". Faltou referir que os resultados eram negativos.
    SL

    ResponderEliminar
  3. Sei que é o menos importante mas caso queira corrigir, no parágrafo referente as quotizações está escrito remuneração e não renumeração.
    SL

    ResponderEliminar
  4. Não concordo nada com este ultimo parágrafo.

    Cabe ao presidente Bruno de Carvalho, angariar novos sócios, e fidelizá-los ao clube seja pelos bons resultados da equipa de futebol, seja via campanhas de marketing e melhores protocolos com determinados parceiros, que nós sportinguistas usamos no nosso dia a dia, de modo a ser vantajoso ser associado do SCP!!

    Depois essa chantagem, do corte no orçamento das modalidades, também não posso concordar com ela.
    Cabe também ao presidente, arranjar solução, caso a quotização não seja necessária para os orçamentos das modalidades.
    Melhores patrocínios, melhores parcerias, etc.

    A nós pode e deve pedir para angariar-mos mais sócios, mas não na base da chantagem. Não foi o seu melhor momento.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, eu não concordo com nenhum dos seus parágrafos -são modos diferentes de ver o Clube (e não clube...), mas cada um fala por si e respeito a sua posição.
      Note que o Clube resulta da acção dos sócios e dos seus dirigentes, nunca da acção dos dirigentes a puxar pelos sócios - o tempo dos mecenas já lá vai, acredita?

      Saltando atrás, à proposta do TM: "...os Sportinguistas que quisessem dar algum contributo de forma esporádica, sem estarem obrigados a um valor fixo..." -daqui tenho que retirar a ideia "sócios", pois sportinguistas somos todos, os que amam o Clube. E dito isto, sim, disponibilizo-me a dar alguns contributos, desde que esporadicamente e sem qualquer obrigatoriedade (seguramente que vou ajudar mais do que ajudo hoje).
      SL

      Eliminar
    2. Apenas para clarificar a ideia. O que eu queria dizer era que o clube poderia criar uma especie de sistema de patronato. Ou seja, os socios A e B continuariam como estão hoje, no entanto esse sistema não permite contribuicões esporádicas como sabemos.

      Por isso com um novo sistema de patronato (em paralelo) todos os que quisessem poderiam fazer contribuicões conforme as possibilidades, sempre sem comprometer o sistema actual que faz parte da estrutura do clube e permite o acesso a orgãos sociais do clube, a votar, etc.

      Não quero reduzir o Numero de socios com esta ideia, é apenas um sistema paralelo, como existem noutras àreas.

      Eliminar
  5. Tenho o Mister do Café como um dos meus blogs de referência por isto mesmo: destreza de raciocínio, clareza na escrita e critério nas análises em todos os posts. Só não entende quem não quer, mais uma vez parabéns caro Mister.

    Quanto à nossa AG, felizmente não houve arremesso de mobiliário nem "caralhadas e porras" para acalmar ânimos mais exaltados (espero que o ex candidato à CM de Loures leve para a cmtv o vídeo e o audio do que se passou na grande ag democrática onde se aprovavam as melhores contas de sempre do carnide desde os tempos em que o Cosme deixou de jogar no SCP)!

    Se há coisa que estes órgãos sociais têm demonstrado ao serviço do SCP tem sido os mesmos adjetivos que referi no inicio do meu comentário em relação ao autor deste blog. Na defesa da transparência da situação financeira, desportiva e social do SCP esta Direção tem conseguido reerguer o GRANDE SCP é dever de todos nós quer sejamos sócios ou adeptos termos também de retribuir com a nossa militância e a nossa paixão para que não só as modalidades do clube sejam sustentadas em títulos nacionais e internacionais mas também em crescimento enquanto Instituição desportiva mais importante neste país.

    Esta militância terá de ser a nossa responsabilidade como SPORTINGUISTAS o nosso pavilhão João Rocha é a prova do nosso AMOR INCONDICIONAL A ESTE GRANDE CLUBE.

    Se queremos atingir objetivos teremos de ser efetivos em ajudar a quem se sacrifica tanto diariamente para nos voltar a pôr num lugar que é nosso por direito, o PRIMEIRO, SEMPRE!

    Por isso, e enquanto eu testemunhar o grande trabalho feito por esta equipa diretiva, serei sempre militante em prol destes órgãos sociais que finalmente metem o nosso SCP com números verdes em termos financeiros e desportivos.

    ResponderEliminar