quinta-feira, 26 de outubro de 2017

A imagem do momento


Dizem que uma foto vale mais do que mil palavras e a foto que escolhi para ilustrar este post é bem representativa do momento em que o futebol português vive.

Fernando Gomes


Por um lado temos um Fernando Gomes sorridente, armado em paladino da verdade e dos bons costumes. Este senhor foi à casa da democracia pedir a "criação de uma autoridade administrativa exclusivamente vocacionada para a segurança e combate à violência no desporto, dotada de recursos e não apenas de atribuições e competências, de forma a que, qualquer infracção à lei, seja sancionada de forma célere.", quando já existe um organismo para o efeito, o IPDJ. Por coincidência este senhor segue a tese de Luís Filipe Viera que no almoço da Supertaça no inicio da época, pedia precisamente o mesmo.

Que eu saiba a legislação dá todos os poderes à FPF através do Conselho de Disciplina para punir os clubes por comportamentos incorrectos dos seus adeptos. A Federação deste senhor já se pronunciou sobre o assassinato de um adepto do Sporting por um alto quadro da uma claque ilegal do Benfica? 

Estamos perante alguém que não hesita em fazer juízos de valor sobre outros dirigentes do futebol português, arrogando-se no direito de os obrigar a um curso de formação cívica. Mas quem é este tipo pensa que é? Que moral tem este senhor para pedir o que quer que seja quando esteve envolvido em coisas como estas:


Se o curso versar sobre falsificação de facturas e prostituição, o senhor Fernando Gomes será o professor perfeito. Se nesse curso existir uma cadeira sobre fraude fiscal pode pedir a João Vieira Pinto - seu colega de direcção na FPF - para dar esse cadeira, uma vez que já foi condenado pela prática desse crime.

Pedro Proença


Tal como na imagem, Pedro Proença anda de cabeça baixa, desaparecido do grande público, sem declarações a fazer quando o edifício do futebol português está prestes a ruir. Na semana passada tivemos a maior operação de buscas que o futebol português tem memória e nem uma palavra do Presidente da Liga. Eu pergunto: buscas a um dos competidores na competição sobre suspeitas de corrupção a árbitros não descredibilizam o nosso campeonato? Não há uma reação porquê?

Acho que já toda a gente percebeu que o futebol português entrou por estes dias em guerra civil declarada. Por um lado temos uma federação que quer conquistar todo o poder à força e esvaziar por completo a Liga, que devia ser preservada por todos os clubes que são os pais da competição. Do outro lado temos uma Liga amorfa e que tenta sobreviver a ataques como a golpada parlamentar proposta pelo PSD para retirar os poucos poderes que a Liga tem, ou a propaganda mentirosa sobre uma demissão de Proença na última AG. Algo que nunca aconteceu e que foi plantada nos jornais para fragilizar a sua liderança. 

Esta semana foi também esclarecedora quanto à posição da APAF e do sindicato de jogadores e treinadores que se colocaram ao lado da FPF. É hora de a Liga tomar posição de combate e defender de uma vez por todas os clubes. Pedro Proença não se pode esconder e tem de tomar medidas, até porque por inerência também é vice-presidente da FPF.

Os próximos dias serão interessantes de acompanhar e brevemente falarei muito mais em pormenor sobre este assunto. Para já fica esta pequena introdução. 

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

6 comentários:

  1. Muito bem! O fantoche Gomes tem que ser desmascarado, maior sonso do futebol português (e sabemos como os sonsos pululam neste futebol decrépito). Puta que pariu o vassalo do Vieira, e muito bem metida essa escuta. Quer mesmo vir falar agora de ética? Essa escuta devia ser divulgada diretamente pelo Bruno de Carvalho.

    Ir de frente contra esse boi!

    ResponderEliminar
  2. O molusco do Fernando Gomes tudo fará para abafar o apito abençoado e por entre os pingos da chuva tentar chegar ao poiso pretendido na FIFA ou UEFA.

    É que estar envolvido diretamente nos dois maiores escândalos do futebol português, apito dourado e apito abençoado, corta-lhe as vazas todas.

    Mas tenho a sensação que se vai afundar com os corruptos da porta 18.

    ResponderEliminar
  3. Mas não há um único meio de comunicação social que ponha esta vergonha toda para ? Nem O Jogo tão afiliado ao FCP? Cheira-me esturro! A bipolarização do nosso futebol continua a ser implementada por fcp e slb!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que você está super errado o Sporting tem sido prejudicado sim mas acho que o FCp tem sido muito mais prejudicado .

      Eliminar
  4. Acho que, apesar de tudo, há que apoiar o Proença. O Venfique quer o contrário.

    ResponderEliminar
  5. Como se atreve este Sr. Fernando Gomes a manifestar preocupação porque houve críticas legítimas a erros gravíssimos de arbitragem (gravíssimos porque tão evidentes que só podem ter sido intencionais), quando ficou calado que nem um rato perante o brutal assassinato de um adepto e as declarações inconcebíveis do clube dos adeptos assassinos?

    ResponderEliminar