quinta-feira, 12 de outubro de 2017

A "espinha dorsal" da selecção portuguesa em Mundiais


Com a vitória frente à Suiça, a selecção nacional garantiu o apuramento directo para o campeonato do Mundo a realizar no próximo ano na Rússia. Esta será a 7º participação de Portugal no mais importante torneio de selecções do mundo. O programa "Verde no Branco" na Sporting TV levantou ontem a questão das convocatórias de jogadores leoninos para prova. 

O clube que mais contribuiu para as convocatórias



Como podem verificar, o Sporting tem sido o clube que mais contribuiu com jogadores para a selecção nacional nas fases finais dos campeonatos do Mundo. Em segundo lugar aparece o Benfica com 22 atletas e depois o Porto com 17. 

Os atletas leoninos



Rússia 2018


Olhando para o plantel dos 3 grandes é fácil percebermos que a vantagem do Sporting tem tendência para alargar. Do actual plantel dos leões temos Rui Patrício, Fábio Coentrão, William Carvalho, Bruno Fernandes e Gelson Martins. Parece-me que todos terão optimas condições para estarem presentes no Mundial. 

No Benfica existem 5 internacionais: Bruno Varela, Pizzi, Eliseu, André Almeida e Rafa. Olhando para estes 5 atletas parece-me que só Pizzi terá condições para ser convocado.

No Porto há também 5 jogadores "seleccionaveis": José Sá, Ricardo Pereira, Danilo, André André e Sérgio Oliveira. Provavelmente só o Danilo é que terá lugar nos 23 escolhidos por Fernando Santos.

A "espinha dorsal"


O Sporting foi o clube que mais jogadores forneceu à Selecção nacional na última Taça das confederações (5). No último Europeu o Sporting também foi o clube que mais jogadores forneceu à equipa nacional (4). Mais do que Benfica e Porto juntos (3). Na final do Europeu contra a França, 10 dos 14 jogadores utilizados foram formados na Academia do Sporting. 

Se alguém tinha dúvida sobre a "espinha dorsal" da selecção nacional, aqui ficam as provas. De qualquer forma não podemos ser injustos. De facto, o Benfica também tem uma espinha, como brilhantemente foi ontem demonstrado por Jaime Mourão Ferreira. 


Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

8 comentários:

  1. O vídeo está excelente. 😂

    ResponderEliminar
  2. Para mim, este JMF, é de facto o melhor comentador de todos os que defendem o nosso GRANDE SCP, na minha simples opinião. Cada semana que passa está melhor. Tem um discurso fluente, coerente, calmo, facilmente perceptível por ter uma linha de raciocínio com lógica do princípio ao fim. Agora até na ironia está a dar cartas, Muito bom. Não quero dizer que os outros não são bons,pelo contrário, gosto muito do Inácio e do Fernando Mendes, apenas me agrada mais a forma. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E normal que com o passar das semanas a qualidade dos comentários e do programa aumente. No programa desta semana foram levantadas questões muito interessantes.

      Eliminar
    2. Também gosto de o ouvir na rádio, no grandes adeptos.

      Há algum modo de apanhar estes programas da Sporting TV sem ser em directo?

      Eliminar
  3. e a diferença seria muito maior, não fossem alguns interesses estarem acima da selecção, nomeadamente, e principalmente do benfica nas participações em 66 e 86, e mais recentemente, os interesses do nosso "amigo" mendes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem não se lembra da exclusão de João Moutinho do Mundial da África do Sul...

      Eliminar
  4. Contra factos não há argumentos... O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL tem dado tanto ao futebol e ao desporto em geral deste país! Temos sido tão ingratamente espezinhados por interesses superiores...

    ResponderEliminar