segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Fernando Veiga Gomes - Mais um especialista em direito desportivo


Nos últimos anos a quantidade de advogados especialistas em direito do desporto, que invadem o espaço de comentário público tem sido muito elevada. Curiosamente, praticamente todos têm ligações directas ao Benfica. 

O exemplo de José Miguel Meirim


O Sr. Meirim foi durante muitos anos o expert ao qual os jornais recorreram para questões jurídicas relacionadas com o desporto. Não foi por isso surpresa para ninguém a sua chegada ao cargo de Presidente do Conselho de Disciplina da FPF em meados de 2016. Para quem não sabe, "José Manuel Meirim faz questão de frisar previamente que é "adepto do Benfica, mas que entende que o Direito não é nem vermelho, nem azul-e-branco, nem verde" e vinca a sua posição de jurista.". Foi precisamente isso que disse a 14 de Maio de 2008 quando foi chamado pelo Mais Futebol para comentar o Apito Final. Uma notícia que pode ser lida (aqui).

Neste momento a concorrência entre os especialistas em direito do desporto é muita, mas os que têm cobertura mediática são praticamente todos do Benfica. E digo praticamente todos, mas ainda não apanhei um expert de outro clube. Mais para a frente falarei sobre alguns destes artistas. Vamos ao caso de Fernando Veiga Gomes.

Fernando Veiga Gomes


Na passada quinta-feira no programa "Verde no Branco" na Sporting TV, a comentadora Elsa Tiago Judas denunciou as declarações de Fernando Veiga Gomes feitas durante essa tarde num programa da SportTV+. Este senhor foi convidado na qualidade de especialista em direito desportivo para falar sobre o castigo a Bruno de Carvalho e Carlos Pinho. Vejamos:


Desde logo importa salientar a forma vergonhosa como este sujeito tentou condicionar a decisão futura do TAD e especialmente a opinião publica, afirmando que "o tribunal arbitral do desporto tem interpretado as normas no sentido de serem justas ou injustas". Um jurista a fazer um juízo sobre decisões de um tribunal é sempre algo interessante. Obviamente, esta declaração tinha água no bico (literalmente), basta vermos a conclusão do artista. 

Para não restarem dúvidas, diz este sujeito que "não devia haver recurso. Os presidentes deviam pedir desculpa pelo comportamento que tiveram e nem recorrer e acatar a decisão de um regulamento disciplinar que eles próprios aprovaram".

Eu não sei se as pessoas têm noção da gravidade destas declarações. Estamos perante o mesmo senhor que segundos antes tentou condicionar a decisão do TAD tendo até colocado em causa decisões recentes desse tribunal. Mas quando se fala na decisão do Conselho de Disciplina, já não há razões para qualquer contestação e a decisão de Meirim nem deveria merecer recurso por parte de Bruno de Carvalho, que ainda deveria ter pedido desculpa. Hilariante. 

Não sou especialista em direito, mas o que se pode dizer de alguém que ignora o conceito de "transito em julgado"? É que para quem não sabe o caso do túnel de Alvalade só acaba quando se esgotarem todas as hipóteses de recurso. E como foi prontamente anunciado pelo Sporting, haverá recurso para o TAD. 

A SportTV+ propaganda


Este senhor foi introduzido no programa como sendo um especialista em direito desportivo, mas ficou apresentado devidamente quando atropelou todos os princípios éticos e deontológicos, tendo decidido expressar uma opinião pessoal quando foi chamado para dar o seu ponto de vista legal. Tudo isto com a conivência e a bênção da SportTv. 

A opinião de qualquer um de nós sobre este caso é legítima. Agora, a Sporttv não pode permitir que alguém que foi chamado na condição de especialista em direito desportivo faça juízos de valor sobre o assunto. A não ser que a intenção seja mesmo a de usar um pretenso especialista para passar atacar o presidente do Sporting. Será?

Vejamos a sondagem feita pelo canal na sua conta de twitter.



Os senhores da Sporttv não colocam sequer a opção de Bruno de Carvalho estar inocente, o que é sintomático da ideia que querem fazer passar. Curiosamente, estes senhores também não conhecem o conceito de "transito em julgado" e já começaram a fazer julgamentos sumários. 

Mais um "Abreu"



Vamos a umas curiosidades:

Curiosamente, Fernando Veiga Gomes é associado da Abreu Advogados. A mesma firma que está a defender o Benfica em inúmeros assuntos, com especial destaque para a questão dos emails, como foi recentemente noticiado pelo Expresso. 

Curiosamente, também estamos a falar da mesma firma que conseguiu colocar 2 dos seus advogados em 4 possíveis no recente concurso para delegados da Liga. Isto através do vergonhoso método da pós-graduação, como já demonstrei em posts anteriores nomeadamente (aqui) e (aqui). 

Curiosamente, estamos também a falar da mesma firma de advogados que fez pareceres a favor de Frankc Vargas/Ferreira Nunes no valor de 18.450€ e pagos pelo Benfica, como recentemente foi divulgado pelo Porto Canal. 

Curiosamente, os autores desse parecer são Alexandre Mestre, antigo secretário de Estado do Desporto e Ricardo Costa, antigo presidente do Conselho de Disciplina da Liga cujo histórico é conhecido de todos. 

Mais uma curiosidade para fechar: Ricardo Costa, consultor da Abreu Advogados faz parte do TAD. Este senhor é vice-presidente do Conselho de arbitragem desportiva, órgão que escolherá os 8 árbitros para o processo de recurso que será interposto pelo Sporting.

E de curiosidade em curiosidade, de coincidência em coincidência, o polvo lá vai fazendo lei. Para fechar, deixo mais uma curiosidade. 

Benfica TV - A academia dos especialistas em direito desportivo



Ficam apenas 4 prints de participações distintas em programas do canal encarando. Coincidências...

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

12 comentários:

  1. E lá vão eles colocando as peças em lugares-chave. Parece xadrez. Xadrez vai ser o que o orelhas vai ver quando deixar de ter a cobertura do manto sagrado.

    ResponderEliminar
  2. Estando mais que vista a promiscuidade existente entre todos estes indivíduos e o clube da "galinha"...
    Competiria ao poder politico a "obrigação" de moralizar a situação actual do futebol português...
    Mas quando todos sabemos que o "chefe máximo desse poder politico" se senta no camarote presidencial do "chefe da capoeira"...
    Será que alguma vez poderemos esperar...que a "Justiça...seja justa"...?

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. recorrendo ao tribunal europeu mostrando a parcialidade da justiça portuguesa que está manietada pelos politicos do clube do vigarista

      Eliminar
  3. Ou eles enquecem-se de onde e com quem andam (o que não acredito) ou então a desfaçatez é tal que torna tudo vulgar.

    ResponderEliminar
  4. Dá-lhes Mister desmascara esta escumalha toda. Por causa de toda esta promiscuidade e compadrio é que temos um desporto nacional completamente corrompido e adulterado quanto à verdade desportiva.

    A justiça desportiva neste país é treta é feita a sons de favores e cooperativismo ao carnide. É impressionante a quantidade de histórias que estão todos os dias nas redes sociais em relação a tanta trafulhice do carnide, eles julgam que são os ddt, pode ser que a história dos emails os enterre de vez.

    O carnide e a abreu advogados são os patrocinadores das trafulhices e jogadas de bastidores do desporto nacional. Francisco J. Marques já avisou o Ricardo Costa em relação ao TAD, esse sujeito só tem de pedir "recusa" de processos que lhes estão profissional ligados através da abreu advogados. Está tudo inquinado por esta gente rasteira.

    ResponderEliminar
  5. excelente trabalho. e quem é que tratou de autorizar a btv a fazer filmagens dos jogos na luz?

    ResponderEliminar
  6. um regulamento que os clubes proprios votaram mas que o benfica jamais obedeceu e as claques sao o proprio crime do clube do cadastrado e dos advogados vermelho o meirim então é um bandalho vermelho a fazer justiça em causa propria , este futebol portugues esta cheio de LIXO VERMELHO a precisar de uma cadeia por muitos anos , um tribunal arbitral com lixo vermelho , um conselho de discipina com lixo vermelho , arbitragem com lixo vermelho isto já só vai la de g3 ou com pau de basebol nos joelhos dos gatunos porque não se vê outro meuio já que portugal não garante a justiça isenta e séria

    ResponderEliminar
  7. Na imprensa portuguesa só dá bandido vermelho do mais alto gabarito em desonestidade .

    ResponderEliminar
  8. será que estes bandidos nao vêm que está tudo corrompido pelo seu porco clube ?

    ResponderEliminar
  9. É revoltante saber tudo isto e a justiça portuguesa nada fazer ENTÀO A QUEM RECORRER ?

    ResponderEliminar
  10. Impressionante, este polvo é um mutante.

    Não è octopode, é oitechentxapode e de braços compriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiidos, de Alverca a carnide........ Uma longa linha branca que a lucy vê do céu (com diamantes)

    ResponderEliminar
  11. Eu até nem me incomodava com as alrvidades que este senhor debitou e aqui denunciado se houvesse no painel o direito ao contraditório porque se se estiver preparado não é difícil desmontar a demagogia destes advogados de meia tigela tal como o Mister fez (e faz, grato).

    ResponderEliminar