sexta-feira, 9 de junho de 2017

O dono da bola


A RTP apresentou a sua equipa de comentadores para a Taça das Confederações na cidade do futebol e Rui Costa fez o papel de "dono da bola" ao lado de Toni. Duas glórias do Benf.. perdão, da Selecção Nacional. Já tinha falado sobre a vergonhosa escolha de Rui Costa, administrador da SAD do Benfica para comentador dos jogos de Portugal na competição (aqui). Mas vamos agora à super-equipa. 

A Super-equipa


Link da notícia (aqui)

Para começar é preciso destacar que o cicerone desta apresentação na cidade do futebol foi Humberto Coelho, vice-presidente da FPF para as relações com o nacional-benfiquismo.

O "dono da bola" teve direito a discurso

Para haver jogo não basta haver apenas um "dono da bola". É preciso montar uma "super-equipa" à sua volta. Já vimos que Rui Costa terá o palco principal e fará os comentários de TODOS os jogos da selecção nacional. Será interessante vermos as opiniões do administrador da SAD do Benfica sobre as actuações dos seus jogadores, e ainda mais interessante sabermos o que pensa dos jogadores de outros clubes, nomeadamente dos rivais...

Aos comentadores residentes António Tadeia, Bruno Prata, "benfiquista de Paredes" e o encartilhado José Nunes, juntam-se antigos internacionais como Hélder Postiga, Toni, Costinha, Jorge Andrade e César Peixoto. Mas a RTP também terá a visão de treinadores como Manuel José, Marco Silva e Paulo Bento.

É engraçado percebermos como Paulo Bento e Marco Silva são sistematicamente promovidos pela estação pública. No caso de Paulo Bento até compreendo que seja convidado uma vez que para além de ser um antigo internacional, está neste momento desempregado. Já a escolha de Marco Silva, figura sem qualquer histórico como jogador e que é neste momento está empregado é absolutamente patética.

Marco Silva e Rui Costa apresentaram o livro de Carlos Daniel. Link da notícia (aqui)
É a chamada amizade de "serviço público" paga com os impostos de todos os portugueses. Assim de cabeça deixo aqui alguns nomes de treinadores com histórico nas selecções que nunca foram considerados nas lides do comentário "à pala dos contribuintes": Oceano Cruz, Jorge Costa, Ricardo Sá Pinto, Domingos Paciência ou Paulo Sousa.

O que diz o provedor...


Após o post que fiz sobre o facto de Rui Costa ter sido convidado pela RTP para comentar os jogos da selecção um leitor enviou um email para o provedor pedindo esclarecimentos. Eis a resposta:


Por que será que a RTP foi acertar precisamente no "único jogador de relevo com capacidades de comunicação que faz parte de uma SAD"? O bom-senso não deveria ter levado a RTP a ter usado precisamente o critério oposto a esse? Ou seja, escolher alguém que não fosse assalariado de uma SAD e muito menos alguém com um cargo de chefia numa instituição que terá em competição muitos milhões em activos. Fala o provedor de figuras como Vítor Baía e Luís Figo. Ora, estando livres de qualquer ligação profissional a clubes não teriam sido escolhas inquestionáveis?  

Mas até na questão de Rui Costa ser o "único" o Sr. Provedor está equivocado. Quer no Porto, quer no Sporting existem figuras de relevo e com passado na selecção nacional como Octávio Machado (director-geral do futebol) e Fernando Gomes (responsável pelas relações internacionais). Curiosamente, nenhum deles tem problemas de comunicação tendo ambos até um histórico alargado de presenças em programas desportivos. 

Eu gostava de ver o que se diria e escreveria se Octávio Machado fosse o escolhido pela RTP...

PS1: Entretanto continuo à espera que o Sr.Provedor apure responsabilidades por isto: (aqui)
PS2: Se o Sr.Provedor estiver a ler, gostaria de saber porque razão António Tadeia comentou durante os últimos dois anos os jogos todos da Liga do Campeões, com excepção das finais, cujo convidado de honra tem sido sempre o Sr. Bruno Prata, marido da secretária de Jorge Mendes.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

8 comentários:

  1. Bom dia. O provedor da rtp escreveu-me a dizer que a rtp tinha errado por tentar dar dois programas em simultâneo e não dar só a final da taça, e por não ter dado os festejos também.

    ResponderEliminar
  2. Estão a dar demasiada importância a esta questão. Eu quero lá bem saber o que os comentadores dizem?
    Tenho 37 e o Sporting sempre foi discriminado
    Nós sportinguistas temos que pensar formas de evitar levar com eles e não chorar porque os temos que aturar.
    O Rui Costa em primeiro lugar não devia comentar a competição se fosse uma pessoa coerente. Manifestou-se contra a competição mas vai lá mamar algum e mandar umas farpas contra o Porto.
    O que interressa aos sportinguistas é o desempenho dos jogadores do Sporting, nada mais.

    ResponderEliminar
  3. E será o provedor, outro, bem colocado adepto do carnide...??? Para uma pergunta parva... uma resposta.............. R: Claro que não...!!!

    Figuras de proa da RTP como pivots de programas desportivos da estação... Ambos FANÁTICOS do carnide... (CERTIFICADOS)

    O Marquinho... Então lá pode ser patética a 'contratação' do futuro treinador do único clube do mundo que consegue ter mais adeptos que a população do seu país... Daqui a dois anitos falamos...!!!

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  4. Entretanto, no jornal de desporto da antena 1, noticiou-se tudo menos as investigações (ou pelo menos o facto) relativas aos emails do slb com os árbitros. E quando digo que se noticiou tudo, é tudo mesmo, inclusivamente o relato mexicano do golo que jimenez marcou pelo méxico.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Concordo com quase tudo. Aproveito para dizer que o Bruno Prata nem é de Paredes nem é benfiquista.Também acho que não se deveria estar a pedir aos adeptos do Sporting para escreverem ao Provedor do telespectador, mas antes a direcção do clube fazer uma exposição detalhada no que pensa estar a ser discriminado e institucionalmente fazer valer as suas posições. Tantos profissionais a trabalhar do clube e nada é feito? Ou não se apresentam publicamente as tomadas de posição bem dirigidas e sustentadas?
    Não podemos acreditar em tudo o que ouve e lê nas redes sociais e jornais. Precisamos de mais transparencia e verdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "Benfiquista de Paredes" é o Carlos Daniel.

      Hoje Bruno de Carvalho respondeu à altura dos jornaleiros. http://oartistadodia.blogspot.pt/2017/06/bela-resposta-cmtv.html

      Eliminar
  6. O Paulo Sousa passou o Euro 2004 a dizer póssamos e tênhamos em directo na RTP. É natural que tenha sido encostado.

    ResponderEliminar
  7. O seu blog é serviço público! Grande trabalho. Por favor continue.

    ResponderEliminar