quinta-feira, 25 de maio de 2017

Uma pré-época complicada


Foram hoje divulgadas as convocatórias das selecções nacionais com vista à participação na Taça das Confederações e Campeonato da Europa de Sub-21. O Sporting cede 10 jogadores a estas selecções, o que implicará que estes atletas regressem ao clube com a pré-época em andamento.

Regresso aos trabalhos


Segundo os jornais, o regresso aos trabalhos está marcado para dia 22 de Junho onde será iniciado o processo de exames médicos. Os treinos no relvado da Academia irão ter início no dia 26 de Junho. Os jogadores sem compromissos com as selecções nacionais terão precisamente um mês de férias. De 22 de Maio (passada segunda-feira), até 21 de Junho. 

O jornal Abola diz que o Sporting irá estagiar na Suíça e usará o Estádio Colovray para os treinos/jogos da equipa. O jornal adianta ainda que serão disputados vários amigáveis nos primeiros 15 dias do mês de Julho. 

Perante esta informação, acredito que o estágio será algo nesta linha:

- 22 de Junho a 1 de Julho -  Exames médicos e inicio dos trabalhos na Academia. Provavelmente com um jogo treino com a equipa B ou uma equipa de um escalão menor.

- 2 de Julho a 15 de Julho - Estágio na Suíça com a disputa de vários jogos amigáveis.

- 22 de Julho (Jogo de apresentação aos sócios)

- 29 de Julho (Troféu 5 violinos)

Os internacionais


Os atletas que representam as selecções chegam mais tarde e ai tudo depende da prestação das equipas nas respectivas competições. Vejamos:

Selecção AA - Taça das Confederações

- Se Portugal ficar pela fase de grupos os atletas estão dispensados no dia 25 de Junho
- Se Portugal passar a fase de grupos ficará sempre em competição até ao último dia da prova onde jogará ou a Final ou o jogo de atribuição do 3º e 4º lugar. 

Selecção Sub-21 - Campeonato da Europa

- Se Portugal ficar pela fase de grupos os atletas estão dispensados no dia 24 de Junho
- Se Portugal perder nas meia-final os atletas estão dispensados no dia 28 de Junho
- Se Portugal for à Final, os atletas estão dispensados a 1 de Julho.

Depois da dispensa dos trabalhos das selecções, os jogadores terão direito a um curto período de férias que será sempre próximo dos 15 dias. Ora, se Portugal for até ao fim nas competições em que está inserido, os jogadores irão regressar ao Sporting em meados do mês de Julho, logo após o regresso da equipa do estágio na Suiça. Parece-me que esta é a situação esperada. 

O primeiro jogo oficial


O primeiro jogo oficial da época será a 1ª mão do Play-off da Champions (15/16 Agosto). Depois segue-se a primeira jornada no fim-de-semana e depois a 2ª mão do Play-off da Champions (22/23 Agosto). Um play-off que se adivinha muito complicado, uma vez que o Sporting não é cabeça de série. 

Se as selecções avançarem até ao final das competições, os nossos atletas terão sempre o período de um mês para se prepararem para o primeiro jogo da época. Não é o cenário ideal, mas não deixa de ser um período aceitável para que esses atletas se enquadrem na equipa. Neste sentido, temo apenas por Iuri Medeiros que é o único jogador deste lote que não fez parte da equipa principal em 2016/2017. 

Não há desculpas


Uma vez que o Sporting ficará privado de 10 atletas, surge assim espaço para Jorge Jesus dar oportunidade a outros jogadores que estiveram emprestados esta época ou que jogaram pela equipa B.

O calendário é conhecido e as suas dificuldades também. Não podemos escamotear estas condicionantes, mas há tempo e capacidade da parte da equipa técnica e dirigente para resolver estes problemas. Os adeptos também terão um papel importante nesta fase, e o apoio de todos é fundamental. 

O mote foi dado de forma clara pelo Presidente do Sporting. Na próxima época queremos ser campeões nacionais e para que isso aconteça a organização, planeamento e competência são factores cruciais para prepararmos bem uma época que se quer de conquistas. E como dizem as nossas jovens leoas: "Não há desculpas!"

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

6 comentários:

  1. Jorge Jesus está a começar a sofrer o preço da sua incompetência. Sendo previsível que muitos jogadores do plantel iriam estar convocados para as diversas selecções, a leveza e teimosia com que orientou nas últimas jornadas a equipa, fez com que tivéssemos acabado no terceiro lugar levando à situação ridícula de começar a nova época sem metade do plantel. Isto só demonstra falta de visão, de planeamento e de inteligência. O egocentrismo que tanto demonstra nas entrevistas que dá, não abafam a incompetência da forma como geriu toda a época e que muito vai influenciar o futuro próximo do clube. Assim, se Jorge Jesus quiser demonstrar que afinal é o melhor treinador a trabalhar em Portugal, tem agora um oportunidade única para o mostrar sem desculpas e que merece os milhões que recebe.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente Jorge Jesus devia ter ficado com Elias, Petrovic, Joel Campbel e Marikovic para precaver esta situação. Jogava o último terço do campeonato com eles e fazia descansar os seleccionáveis - foram 10 mas podiam ter sido 15. Talvez Azbe Jug devesse ter também jogado pelo Rui Patrício e o Douglas pelo Rúben Semedo. Assim já estariam entrosados para o início da próxima época.

      Eliminar
  2. «- 22 de Julho (Jogo de apresentação aos sócios)

    - 29 de Julho (Troféu 5 violinos)»

    Isto são são palpites, ou as datas já estão confirmadas? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas datas foram anunciadas pelo jornal Abola.

      O adversário para o troféu 5 violinos deverá ser a Fiorentina.

      Eliminar
  3. Pré época complicada, inicio de época também muito complicada. JJ terá de colocar toda a sua experiência desde o inicio, sem desculpas, pois como disse o PRESIDENTE é tolerância ZERO!

    Será muito importante ter o plantel já muito definido para o arranque da época, mas todos sabemos como isso é muito difícil senão impossível, pois até final de Agosto há sempre "carvão" a ser colocado pela cs e algumas cabecinhas não vivem bem com a possibilidade de ir ganhar mais guito.

    Espero como todos nós que os erros não se repitam como a época passada e que TODOS estejam focados no mesmo objectivo.

    ResponderEliminar