quarta-feira, 17 de maio de 2017

Propaganda interna do Benfica


É comum ouvirmos os nossos amigos benfiquistas dizerem que "uma vitória do Benfica no campeonato fará com que o PIB (Produto Interno Bruto) aumente". Este é mais um daquelas mentiras que se vai propagando ao longo dos tempos pela máquina de propaganda encarnada. A mesma que entre outra pérolas nos presenteou com a tese dos 14 milhões de adeptos em todo o mundo. Só na Indochina seriam mais de 100 mil adeptos encarnados. Mas o mais engraçado é que há quem acredite nisto!

As origens


É sempre complicado chegar à origem destas "teorias", contudo é possível encontrarmos algumas declarações públicas de alguns "artistas". Em 2013, António Mexia, presidente da EDP disse o seguinte nas vesperas do clássico do Dragão entre Porto e Benfica que poderia dar o título ao Benfica e que acabou com a vitória do Porto, com o célebre golo de Kelvin.


Uma declaração que até levou Pinto da Costa a procurar novo fornecedor de energia para o clube.

Link da notícia (aqui)

É incrível como em Portugal os grandes CEO´s podem dizer tudo o que lhes apetece sem que ninguém os coloque no devido lugar, que neste caso só poderia ser no "olho da rua". São todos um verdadeiros gentleman´s até ao dia em que são constituídos arguidos num daqueles processos de milhões que acabam por não dar em nada. 

No ano passado este senhor facturou apenas:

2 Milhões de Euros para António Mexia em 2016 - (link)
Faço aqui um pequeno aparte para que os leitores percebam melhor o negócio da venda da EDP aos chineses da "China Three Gorges".

Momento da assinatura de venda de 21,35% da EDP aos Chineses
Em 2011, os chineses da "China Three Gorges" pagaram ao estado português 2,7 mil milhões de euros por 21,35% do capital social da EDP. Curiosamente, hoje começam a ser pagos os dividendos da EDP relativos ao ano de 2016. 


Tudo somado, de 2012 a 2016 (5 exercícios económicos) os chineses já recuperaram um terço do investimento na eléctrica nacional (870 Milhões de Euros). Não demorará mais de uma década até que os Chineses recuperem todo o investimento. Mais uma demonstração vergonhosa da forma como os nossos governantes gerem a coisa pública. Pelo menos deu para celebrarem este negócio com champanhe... 

Voltando ao tema.

Como podemos ficar admirados com estas declarações, se até jornalistas pagos pelos nossos impostos são os primeiros a propagandear tal alarvidade!?

Link do artigo (aqui)

Mensagem subliminar no... Correio da Manhã



A capa de ontem do Correio da Manhã foi dividida entre os festejos do campeonato e o aumento da riqueza e o crescimento do PIB. Coincidências. 

Gala do Benfica


No passado dia 22 de Março, o Benfica realizou a sua gala anual. Nesse evento também falaram na relação proporcional entre o Benfica e o crescimento do PIB. Vejamos:


"Sempre que o Benfica foi campeão, o PIB nacional cresceu" diz o artista, acompanhado pelo gemer de satisfação de Cláudia Vieira. Vejamos se é mesmo assim.

Dados do Banco Mundial (link). Cliquem na imagem para aumentar
Como é lógico, não existe relação directa entre o crescimento do PIB e o título de campeão nacional, por muito que alguns iluminados queiram passar essa ideia de grandeza do Benfica. De 1961 até 2015 o valor do PIB só não cresceu em relação ao ano anterior, por 11 ocasiões. Nestas 11 ocasiões o Benfica foi campeão por 5 vezes, o Porto foi campeão por 4 vezes e o Sporting foi campeão por 2 vezes.

Julgo que é o suficiente para matar a tese, mas outras serão inventadas. Até deixo uma sugestão: Digam que a vitória do Benfica no campeonato diminui os casos de violência doméstica. A brincar, a brincar, até pode ser verdade...


Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

28 comentários:

  1. A partir do momento que se faz um comparativo do PIB .... em USD (quanto estamos a falar de um país da zona Euro), está tudo dito acerca da "utilidade" deste artigo.... Esqueceu de colocar aí o PIB em ienes, libras, kwanzas ou em rupias e fazer o mesmo comparativo.... a conclusão seria mesma.... Bosta de comparativo e artigo!! Aprendam a fazer análises honestas e decentes!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O comparativo é feito em USD porque é a moeda usada pelo Banco Mundial, que foi a fonte do artigo. Algo que não altera em nada o aumento ou a diminuição percentual do PIB.

      Aposto que esta mensagem veio da casa do Benfica na Indochina...

      Eliminar
    2. Estive para não responder dado o facto de depois de ler a sua intervenção ter ficado com a nítida sensação de ter sido feito por uma pessoa com um "atraso" e sendo assim e como não gosto de abusar de deficientes estava a pensar não responder, mas depois pensei, naaaaa isto não è atraso nenhum è desonestidade intelectual pura e simples e assim vou responder o que è que a moeda em que está representado o PIB tem a ver com comparações honestas ou desonestas? Se não gosta da moeda em que è representado o valor que è absoluto, bem como as percentagens de crescimento que são iguais em euros ou Kuantan, pega num conversor do Google ou afim e passa para Euros, realmente só nos faltava essa
      , os lampiões não aceitam que o Banco Mundial apresente os resultados dos PIB de todos os países em dólares daaaaaase que è demais, ma fé desonestidade e ignorância eis o adepto do carnide!!!!!

      Eliminar
    3. Uma análise isenta seria na moeda do país, neste caso em Euros... sendo em USD está-se a desvirturar totalmente o objectivo da comparacao porque entra com a questão cambial. Experimenta fazer o mesmo exercício em Euros e os resultados serão bem diferentes deste. Mas pronto, tirando este "pormenor", tudo bem... O que importa é que fiques feliz... se o és, continua!! Rumo ao Penta!!

      Eliminar
    4. Ajuda-me lá a perceber o que altera a moeda nos resultados globais - pode ser, ó observador?

      Eliminar
    5. Jota Pe Eme, atrasado é quem não percebe que um dado valor em Euros pode diferir substancialmente do valor em USD por questões cambiais e que foi o que aconteceu aqui... Mas sabe uma coisa, estou literamente a marimbar para estes artigos da treta que só servem para a carneirada ficar mais contente.... O meu comentário foi somente para o objectivo comparativo nada mais, poderíamos estar a falar do Benfica, do Sporting ou do Cacilhense.... Aproveito para sugerir Eno para acalmar a azia, isso está bem forte por esses lados...

      Eliminar
    6. Para todos os "atrasados", um pequeno exemplo.

      Em Euros (dados do Pordata):
      2014 - 173.079 (em milhões)
      2015 - 179.504 (em milhões)

      Portanto em Euros o PIB aumentou 3,71% de 2014 para 2015 MAS em USD caiu 16% no mesmo período em virtude desse ano o USD ter valorizado 20% em relacao ao EUR!!

      Pergunto.... PERCEBERAM?? Ou querem um desenho à lá Espírito Santo???

      Eliminar
    7. Eishhhh onde já vais. Agora misturas dados de instituições diferentes. Eu meti aqui os dados do Banco Mundial e tu vais buscar os dados do Pordata sendo que o valor de 2015 até é um valor estimado.

      Comparas os dados de um portal estatístico (Pordata), com os dados do Banco Mundial. LOL

      Eliminar
    8. Ò mister desista ... é mais ou menos como discutir a teoria das cordas com uma minhoca.

      Eliminar
    9. Observador, parafraseando o anúncio "Bronco mais Bronco não há..."

      Eliminar
    10. Se for em dólares americanos diz-se percentage, em euros portugueses diz-se percentagem... hummmm... realmente não me parece a mesma coisa... fico a aguardar o esclarecimento de um economista ou de um matemático...

      Eliminar
    11. É muito fácil de resolver: ficamos com dados anteriores ao Euro (em 99).
      Portanto, até 2000 houve 6 ocasiões em que PIB PT desceu, em metade delas os lamps foram campeões. Já está bem assim, ou temos de ir buscar isto em Escudos?

      Se quiserem, ainda dá para ir ver a evolução cambial EURvsUSD desde 99:
      https://www.ecb.europa.eu/stats/policy_and_exchange_rates/euro_reference_exchange_rates/html/eurofxref-graph-usd.en.html

      A grande queda foi realmente de 2014 para 2015.
      Até faço mais e uso apenas o Pordata (a fonte que reconhece) que tem dados desde 95. Há 3 anos em que desce: 2008, 2010 e 2011 (todos anos que Porto ganha).
      Juntando valores anteriores a 95, ficamos com 8 descidas do PIB, nas quais:
      - Sporting campeão 1 vez
      - Benfica x 3
      - Porto x 4

      Continua a suportar a tese de que vitórias de lamps não significam subida de PIB. O PIB, como é óbvio, normalmente sobe nem que seja pela inflação. As excepções estão ligadas a crises financeiras que têm zero a ver com futebol. As subidas, como também será óbvio, também terão pouco a ver com isso. Esse era o objectivo do post, conseguido com maior ou menor rigor...

      Eliminar
    12. Já que me estou a chatear com isto, também fui ver os valores da taxa de crescimento real do PIB (que teoricamente anula o efeito da inflação). http://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+de+crescimento+real+do+PIB-2298

      Aqui já há dados desde 1967. Anos em que desceu: 1975, 1984, 1993, 2003, 2009, 2011, 2012, 2013. Campeonatos nesses 8 anos:
      - Sporting: 0
      - Benfica: 2
      - Porto: 6

      Portanto, no máximo podem culpar os corruptos do Norte pela descida do PIB. Se quiserem realmente perder mais tempo com isto, recomendo que façam média de subida de PIB para cada equipa no ano que foram campeões. Não vai dar nada que indique causalidade, mas pode dar alguma correlação com sorte (sinceramente já perdi o interesse). :/

      Eliminar
  2. Mas porque é que ainda perdemos tempo com estas coisas?
    Será que quem sabe o que o PIB é pensa que realmente poderia crescer? O PIB é a riqueza interna, o que o país gera internamente, não tem nada a ver com gastos em gameboxes ou cachecois.... Se o dinheiro vier de fora (prémios de jogos ou algo assim) nem sequer faz parte do PIB porque seria EXTERNO...

    Mas enfim, cada um gasta o seu tempo como bem entender.

    ResponderEliminar
  3. Ó Saraiva, o assunto do dia é o último post do presidente Bruno.
    O que tu fazes para desviar as atenções!
    Ridículo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma...

      Mas gosto de ver benfiquistas preocupados com esse assunto.

      Eliminar
    2. Ólhó Rudolfo!... E sobre o assunto do post, que tens tu a dizer?

      Eliminar
    3. Rena...o natal já passou, julgava que estavas a hibernar algures no círculo polar Ártico...

      Eliminar
  4. Convém informares-te melhor antes de fazeres posts que te fazem passar por totó.

    A situação com o Mexia teve a ver com um incumprimento de meses do FCP com a EDP. De tal forma que o FCP só pagou parte quando a EDP aparece no dia anterior a um dia de Champions para desligar a electricidade no Dragão.
    Foi isso que levou PC a atacar Mexia e a EDP. Achava que ía pressionar o Mexia a cerder ao FC Porto. Tiveram azar. Deram depois como garantia de bom pagamento do valor em atraso um contrato de publicidade com a CCola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Depois de tomar posse, amanhã, Pinto da Costa tem outro processo para resolver a breve prazo, o dossiê EDP. “Para a semana vamos consultar as empresas concorrentes para podermos analisar a substituição da EDP”, assegurou o presidente, não esquecendo o desejo de António Mexia de ver o Benfica campeão.

      http://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/fc-porto/detalhe/acabar-ligacao-com-a-edp-823943.html

      "Espero que tudo corra bem. Tudo faremos para que isso aconteça embora haja alguns incendiários por aí espalhados que não têm nada a ver com o futebol. A caminho daqui ouvi uma entrevista do António Mexia [presidente executivo da EDP], na Antena 1, que formulou o desejo que o Benfica vencesse o campeonato porque era bom para o país e para o PIB. É lamentável uma atitude destas”, disse Pinto da Costa, citado pelo “Record”.

      Pinto da Costa acrescentou que “os portistas não esquecerão estas palavras. Tudo farei para o FC Porto tenha uma alternativa à EDP enquanto ele lá estiver. Fica aqui o meu lamento"."

      http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/detalhe/pinto_da_costa_vai_procurar_alternativa_a_edp_apos_mexia_desejar_vitoria_do_benfica

      Onde é que está a notícia a dizer que a EDP apareceu no Estadio do Dragão para cortar a electricidade? E onde está a notícia a dizer que o Porto deu como garantia de pagamento um "contrato de publicidade com a CCola"?

      Eliminar
    2. Meu caro, tu escreves num blogue com alguma projecção e vais recuperar um tema destes com base em notícias de jornal? Bastava falares com gente do Porto bem informada que obterias a história por detrás destas trocas de palavras.

      Ou será que a cartilha do Sporting agora é solidária com o FCP? :)

      Eliminar
    3. Aqui está, nas Sombras, uma das imagens de marca da indesmentível (porque já devidamente documentada) Cartilha: a insidia, recorrendo à velha técnica do "virar o bico ao prego". Ou, no caso desta tática falhar, recorre-se a uma ainda mais velha: a falácia do espantalho.

      Eliminar
    4. um gajo conhecido por sombras que é um dos mais nojentos escribas da blogoesfera, que escreve num blog que censura comentários além de publicar insultos permanentes e mentiras vergonhosas vem aqui dar lições de como se escreve e de onde basear a informação.

      «basta falares com gente do porto» está ao nível daquela merda a que chamas blog.

      desaparece daqui... vai festejar o tetra com o mexia e os 30 milhões de comissões ao jorge mendes.

      Eliminar
    5. Que grande moral Shadow, tu fazes o mesmo que estás a apregoar... aliás no teu blog o que não faltam são exemplos de desinformação, falsa informação. Incluindo, para que não fiquem dúvidas do que escrevi, da tua parte, apesar de até admitir que provavelmente és o mais coerente, ou menos incoerente.

      Eliminar
    6. Caro Shadows, eu não faço posts com base no diz que disse ou em fonte. Coloco apenas o que posso comprovar através de uma notícia de jornal, vídeo, documento, etc. Para rumores e "diz que disse" há outros espaços na internet.

      Tu queres que acredite que um clube como o Porto numa fase muita boa, quer na vertente financeira quer na vertente desportiva, não tinha dinheiro para pagar a conta da EDP. Tá certo...

      Eliminar
  5. O pior é que alguns Sportinguistas vão nesta conversa do Benfica com o PIB com os milhões de adeptos, etc e também repetem essa lenga lenga, já mete nojo alem de nunca conseguirem basear essas afirmações com dados concretos, mas como diz o outro o que importa é o que parece e não o que se é.E depois ainda tem a deselegância e afirmam à boca cheia e na casa do anfitrião que este é mentiroso e incendiário.

    ResponderEliminar
  6. Grande shadows.das cabo deles. Cada vez sinto que o penta fica mais próximo. Continuem atirar areia , nós agradecemos.

    ResponderEliminar
  7. por falar em galas, queres falar sobre a vossa?????

    ResponderEliminar