segunda-feira, 22 de maio de 2017

O melhor marcador da Liga 2016/2017


A conquista do título de melhor marcador do campeonato nacional de 2016/2017 pelo holandês Bas Dost é um dos poucos pontos positivos da época desportiva. Contudo, os fantásticos números alcançados pelo ponta de lança merecem uma análise mais profunda.


Melhores marcadores Sporting de 2000 em diante


Melhores Marcadores na Liga pelo Sporting por época
Nas últimas 18 épocas, 8 jogadores conseguiram ser os melhores marcadores da equipa. Liedson (7); Jardel, Acosta, Van Wolfswinkel e Slimani (2); Hélder Postiga, Fredy Montero e Bas Dost (1). Os números de Bas Dost só são batidos pelos "irrepetíveis" 42 golos de Super Mário em 2001/2002. Das 17 épocas anteriores, Bas Dost fez mais do dobro dos golos do melhor marcador, por 13 ocasiões.


Vencedores prémio melhor marcador


Bas Dost é o 13º jogador a conseguir vencer o prémio de melhor marcador do campeonato com as cores do Sporting. Segue-se a Manuel Soeiro (x2), Fernando Peyroteo (6x), João Martins, Ernesto de Figueiredo, Hector Yazalde (x2), Jordão, Manuel Fernandes, Paulinho Cascavel, Jorge Cadete, Mário Jardel e Liedson (2x). Um distinção pessoal que não era conseguida por um jogador do Sporting desde 2006/2007.

Quem fez melhor do que Bas Dost?


Apenas 7 jogadores conseguiram um registo superior ao de Bas Dost: Hector Yazalde, Fernando Peyroteo, Mário Jardel, Eusébio, Fernando Gomes, Correia Dias e Araújo. O record continua a ser do nosso eterno Chirola.

São números absolutamente fantásticos do ponta de lança holandês, que será obviamente peça fundamental da equipa na próxima época. 

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

1 comentário:

  1. Não foi por por culpa de Bas Dost que a época foi horrível! Merecia sem dúvida a Bola de Ouro, excelente época do holandês! Uma equipa que tenha um goleador com 34 golos tem de pelo menos lutar pelo título até ao fim! Bas não sendo um Slimani em termos de pressão ao início do processo ofensivo do adversário demonstrou ser um exímio finalizador e também excelente a assistir colegas dentro da área melhorando em todos os outros índices como por exemplo jogar de costas para a baliza e fazer 1x2 com os apoios, é um jogador muito mais completo do que aquele que veio da Alemanha. Foi sem dúvida o jogador MAIS do SPORTING não esquecendo Gelson.

    Será importantíssimo "segurar" ambos para a próxima época.

    ResponderEliminar