quarta-feira, 31 de maio de 2017

O campeão voltou e a imprensa mente sobre os títulos do Sporting


O Sporting Clube de Portugal voltou a conquistar o título de campeão nacional 11 anos após a última conquista (2006). Este foi o 20º título nacional do Sporting CP e não o 18º como anda a dizer a imprensa nacional. E passo a explicar:


A questão dos títulos nacionais


Pouco depois de o Sporting ter conquistado o seu 17º título Nacional (2001), foi fundada a Liga Portuguesa de Andebol (LPA), com o objetivo de tornar o Campeonato mais profissional e mais forte. Contudo, o surgimento deste organismo causou alguns desentendimentos entre a Federação de Andebol de Portugal e alguns dos principais Clubes Nacionais, devido a questões fracturantes, sobretudo os direitos televisivos.

Neste sentido, a Federação, organização máxima do Andebol em Portugal, criou, em 2002/03, a divisão de elite, passando a existir duas competições principais no Andebol Nacional. A Liga, onde estavam os principais clubes nacionais (Sporting CP, FC Porto, ABC, Madeira SAD) e a divisão de elite, reconhecida pela Federação como a principal prova de Andebol em Portugal. De tal forma que, apesar das vitórias do FC Porto na Liga, o representante Nacional na Taça dos Clubes Campeões Europeus era o São Bernardo, na condição de vencedor da divisão de elite. Não restam dúvidas de que, para a história, esta era a prova que apurava o Campeão Nacional e não a Liga.

Bicampeonato "roubado"


Assim, em 2004/05, o Sporting CP transitou para a Divisão de Elite onde já estava o Benfica, e venceu dois campeonatos consecutivos (2004/05 e 2005/06), sendo que em 2004/2005 conseguimos a "dobradinha".

Entretanto, em 2006/2007, o Sporting CP regressou à Liga, que aí, sim, começou a apurar o Campeão para a principal prova da Europa. Em 2009 a Liga foi extinta e passou a existir apenas o atual campeonato PO01, organizado pela Federação.

Portanto, ao contrário do que surge na pasquinada, o Sporting Clube de Portugal conquistou hoje o seu 20º título e não o 18º, colocando ponto final a um jejem que durou de 2006 até hoje, e não de 2001 como tem vindo a ser passado pela pasquinada.


Histórico de campeões


Aqui fica a mentira que a imprensa anda a passar recorrentemente e que até chega à boca de alguns Sportinguistas.


No início da época os jornais dizem que o Porto tinha 20 títulos, Sporting (17), ABC(13), Benfica(7) (...)  

Estamos perante uma MENTIRA!!!

O que diz a Federação de Andebol de Portugal?


A Federação de Andebol de Portugal, exclui por completo os vencedores da Liga nos anos em que existiu o diferendo entre a Federação e a Liga. Vejamos:

Aqui estão os prints do vencedores, considerados pelo site da Federação. Aqui fica o link para consulta: (link)



Como é possível verificar, e de acordo com aquele que sempre foi o organismo máximo do Andebol em Portugal, é esta a distribuição de títulos nacionais de andebol:

20 - Sporting Clube de Portugal
17 - Futebol Clube do Porto
6 - Sport Lisboa e Benfica

Nos sites de Porto e Benfica é feita uma contabilidade "criativa", considerando como títulos nacionais competições organizadas pela Liga, sem qualquer aval da instituição máxima do Andebol em Portugal, e cujos resultados não foram considerados para o apuramento  das competições europeias. Para a história, fica a saída do Porto do técnico Branislav Pokrajac, cansado de não poder participar nas competições europeias.



Resumindo: o Porto tem 17 títulos e não 20 títulos. E o Benfica tem 6 e não 7.

Que Porto e Benfica façam contabilidade criativa nos seus sites, até posso aceitar. Agora, isto está a ser divulgado pela comunicação social nacional, passado como uma verdade incontestável. 

Fica mais uma vez o esclarecimento. Agora fiquem com a festa!

Sporting Allez


Vídeo "O Artista do Dia"

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

12 comentários:

  1. Mister muito obrigado pelo esclarecimento, desta eu não sabia e estava plenamente convencido que era o nosso 18¤ título.

    ResponderEliminar
  2. Eu, pessoalmente, concordo com toda a argumentação de base do presente post, sem qualquer reserva. No máximo, os clubes devem colocar os títulos que têm nos seus sites, mas separando as competições em que os ganharam.

    Parece-me lógico que, até que alguém se lembre de corrigir essa situação, apenas se considere como títulos aqueles que são reconhecidos pela FEDERAÇÃO!!

    Acho é curioso que não tenham a mesma opinião em relação aos títulos de futebol reconhecidos pela FEDERAÇÃO...

    Daí que, um site que tantas vezes defendeu os 22 títulos no futebol do SCP, vir falar em "contabilidade criativa" é, no mínimo, irónico!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão sobre os títulos de Futebol é que a Federação alterou a forma de contabilizar os títulos. Algo que não aconteceu com o Andebol.

      O Sporting sempre defendeu os seus campeonatos de Portugal. Está registado em documentos, notícias, etc. Não foi BdC que inventou esta questão. É uma luta com dezenas de anos.

      Eliminar
  3. lol estas confusões de titulos só acontecem com o sporting... porque será...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque aqui nao existe colinho sempre que se faz um choradinho . Tem que se provar .... nao e como em certos clubes que basta pedir

      Eliminar
  4. Mestre, daqui a uns anos vamos assistir ao que se passa actualmente no futebol...

    ResponderEliminar
  5. Uma coisa não podem inventar: é que FCP e SLB têm ZERO títulos europeus. Os aldrabões não têm € para mandar cantar um cego. JJ, Marco, Sérgio tudo miragens. O "sangue azul" nunca pode dar a entender que está com bolsos vazios.

    ResponderEliminar
  6. Triste o SCP aliar-se aos aldrabões dragões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Triste o slolb aliar-se à corrupção que outrora verberava.

      Eliminar
  7. "Legalmente "contam os títulos indicados pela federação

    Moralmente, acho que devem contar aqueles onde estavam as melhores equipas a competir e esse parece-me ser a liga nesses anos...
    Por outro lado também estavam alguns históricos do andebol na elite....

    Oficialmente, o que a federação considerar deve ser o que conta.
    E obviamente, conta quem foi à liga dos campeões.

    ResponderEliminar
  8. Jornalixo sempre ao serviço do Sport Ladrões e Bandidos & do Futebol Clube dos Corruptos.

    ResponderEliminar