terça-feira, 30 de maio de 2017

Bruma rende 14 Milhões


A generalidade da imprensa desportiva nacional publicou passou hoje uma notícia relativa à eminente transferência de Bruma do Galatasaray para o Leipzig, vice-campeão alemão esta temporada, por uma quantia a rondar os 18 Milhões de Euros. Altura por isso para explicar todos os contornos do negócio e desta novela à portuguesa.

A novela


A novela em torno de Bruma alimentou a imprensa durante semanas e o país ficou a conhecer melhor duas estrelas emergentes do panorama futebolístico nacional: Bebiano Gomes e Cátio Baldé. Aqui fica um pequeno resumo num vídeo feito pelo "Com que joga o Sporting".


Resultado do processo:



Comunicado à CMVM




Segundo o comunicado do Sporting o negócio foi feito pelo montante fixo de 10 Milhões + 3 Milhões por componente variável. O Sporting ficou ainda com 25% de uma eventual mais-valia numa transferência futura.

Quanto é que o Sporting recebeu de montante variável? 



Contrato divulgado pelo Footballeaks

De acordo com o contrato publicado pelo Footballeaks, o Sporting ficou com o direito a receber 1M de euros por cada qualificação para a Champions League do Galatasaray. Esse objectivo foi conseguido após a conquista do campeonato turco em 2014/2015. 

R&C Sporting SAD 2014/2015

Como podemos verificar o Sporting recebeu mais 1 Milhão de Euros pelo jogador no exercício económico de 2014/2015. Nas épocas seguintes o Galatasaray não se conseguiu qualificar para a Champions League.

Ficou também estipulado no acordo que o Sporting tem direito a receber 2 Milhões de euros no caso de o jogador se transferir ou rescindir com o clube turco até 31.05.2018. Um montante a que será deduzido o valor já conseguido em componente variável. Assim sendo, os leões recebem mais um milhão.

25% de uma mais valia


O Sporting recebeu 10 Milhões de euros em componente fixa e um Milhão em componente variável. Como vimos, concretizando-se a transferência até ao final da época 2017/2018 o Sporting encaixará mais um milhão de euros. Estamos por isso a falar de 12 Milhões de Euros.

Se se confirmar os 18 Milhões como valor de venda, o Sporting tem direito a 25% da mais-valia de 6 Milhões de euros (18M-12M=6M), que dá 1,5 Milhões de euros adicionais. 

Mecanismo de solidariedade


Para além do montante fixo, do montante variável e dos 25% de uma mais-valia, o Sporting também tem direito ao mecanismo de solidariedade que no caso de Bruma é de 2,5% do valor total da transferência (18M), o que dá um montante adicional de  450 mil euros.

Tudo somado, Bruma rendeu aos cofres do Sporting 13,950 Milhões de Euros. Não é um valor particularmente alto se compararmos com outros jogadores de idade similar e na mesmo posição, mas recordo que estamos perante um atleta que esteve perto de sair do Sporting a "custo zero". É importante que as pessoas não se esqueçam que foi Godinho Lopes e Jesualdo Ferreira (à data Director Desportivo) quem colocaram o jogador na equipa principal sem antes terem acautelado a renovação de contrato. Algo na linha do que aconteceu com Eric Dier e Tiago Ilori. Mesmo assim, a actual direcção conseguiu dar a volta a um contexto complicado e com recurso a inúmeras cláusulas adicionais conseguiram trazer 14 Milhões de euros para os cofres do Sporting e ainda impedir que o jogador fosse para os rivais até ao final de época 2017/2018. 

Com a confirmação da transferência nos próximos dias, fica assim terminada uma telenovela que dura desde meados de 2013.


Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

9 comentários:

  1. Já agora pede-se umas contas de quanto rende realmente Ederson ao Carnide. 30% Rio Ave + 20% panama papers e restam 50%. Se for 40milh no total dá 20 milhões. Ora o SCP encaixa quase tanto com Bruma... Se destes 20 algum vai para vouchers (a 150€ cada) e cartilhas, assim é difícil abater passivo.

    ResponderEliminar
  2. Bruma, Ilori e Dier eram tres jogadores de um potencial enorme... como é possivel o Sporting ter desperdiçado estas perolas? Péssima gestão de Godinho Lopes...

    ResponderEliminar
  3. Todos os contornos da história da saída de Bruma num contexto muito difícil foi uma das primeiras grandes vitórias de BdC como PRESIDENTE do SCP.

    Uma história cheia de pressões/chantagens realizadas por aqueles dois estarolas, BdC fez um excelente negócio. Pena os casos de Ilori (que não vai vingar) e Dier (este sim, vai ser o grande patrão da seleção inglesa) terem cláusulas contratuais ridículas.

    Foi a herança do legado de Godinho Lopes e Companhia... Fazer melhor era impossível.

    Hoje em dia quem quiser levar, paga o que se pretende e não há saldos como noutros tempos.

    ResponderEliminar
  4. mister não faças muito barulho, o que importa é que o Bernardo valeu mais milhóes ao SLB (1,8€). Viva o Khadafi dos pneus e o JJ é uma merda...

    ResponderEliminar
  5. As mais-valias (os tais 25% sobre o valor de uma transferência futura) não se deveriam contabilizar a partir do preço base de venda - 10 ME - e não a partir do preço base mais as variáveis entretanto recebidas (no caso, 10 + 2 ME)?
    E de onde resulta que aos 2 ME a receber no caso de o jogador se transferir ou rescindir com o clube turco até 31.05.2018 deverá ser deduzido o valor já conseguido em componente variável? Isto é, de onde resulta que aos 2 ME a receber pelo facto de o Bruma ter sido emprestado pelos turcos tem de ser deduzido o 1 ME que o SCP recebeu da ida à Champions dos turcos no 1º ano de contrato?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As mais-valias têm de ser calculadas com o valor recebido pelo Sporting à data de venda do atleta. É isso que está no contrato. Em relação às outras questões, essas informações estão no print do contrato divulgado pelo Footballeaks que coloquei no post. Está no ponto 2.4.1.1.3

      Eliminar
    2. Grato pelo esclarecimento...
      É o que dá não ler com a devida a tenção todo o "post" e não ser grande barra a inglês...

      Eliminar
  6. Daria um post interessante sobre a tal proibição do TPO e da promiscuidade que se assiste nos negócio do futebol:
    http://www.record.pt/internacional/paises/inglaterra/detalhe/nuno-confirmado-no-wolverhampton.html
    http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2017/01/30/mais-milhoes-para-o-benfica-helder-costa-definitivo-no-wolverhampton
    https://www.vavel.com/pt/futebol-portugues/674161-benfica-arrecada-2-milhoes-com-venda-de-pele-ao-wolverhampton.html
    http://desporto.sapo.pt/futebol/segunda_liga_inglesa/artigo/2016/07/30/silvio-rescinde-com-o-atletico-madrid-e-ruma-ao-wolverhampton
    http://www.maisfutebol.iol.pt/transferencias/made-in/oficial-ivan-cavaleiro-no-wolverhampton
    http://www.maisfutebol.iol.pt/inglaterra/helder-costa/novo-dono-do-wolverhampton-confirma-negocio-com-jorge-mendes
    http://www.independent.co.uk/sport/football/football-league/wolves-fc-news-takeover-fosun-jorge-mendes-gestifute-a7472016.html
    https://www.policyforum.net/the-guanxi-of-football/


    in: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/682738/jorge-mendes-quando-imperio-atinge-o-zenite-comeca-a-decair
    Jorge Mendes tem uma extensa rede no futebol europeu. Os clubes de referência são Manchester United, Mónaco, Atlético de Madrid e Valência. Há também uma relação especial com o Wolverhampton, que foi o clube que juntou Jorge Mendes ao seu amigo na China, Guo Guangchang, da Fosun. Há também outros clubes, como Chelsea, Barcelona, Real Madrid ou Bayern Munique, que é algo de completamente novo.

    ResponderEliminar
  7. O que me faz confusão é mesmo depois desta novela, o Sporting continuar a fazer negócios com Catiós Baldés e Bebianos Gomes.

    ResponderEliminar