sábado, 4 de março de 2017

O "verdadeiro" dia de Sporting



A escolha dos órgãos sociais do clube que amamos é um dos momentos mais importantes na vivência de um sócio. É neste dia que os Sportinguistas devem fazer ouvir a sua voz e é através do voto que o rumo do clube é definido para 4 anos.

Estando o actual Presidente entre os candidatos, devemos fazer uma avaliação sobre o seu trabalho. Para isso, nada melhor do que recordar o estado que a anterior direcção deixou o clube.

O ambiente pré-eleitoral de 2013



Como me parece que há muita gente esquecida, decidi colocar um pequeno vídeo que é ilustrativo do período pré-eleitoral de 2013. Na altura a RTP e a SIC fizeram duas grandes reportagens sobre a crise do Sporting que podem ser vistas (aqui) e (aqui).

Quatro anos depois


Quatro anos depois, o espectro da falência, da descida de divisão ou da refundação, deixou de pairar sobre Alvalade. O difícil processo de reestruturação financeira foi implementado e esta a ser cumprido com resultados muito superiores do que o esperado. As finanças do clube estão recuperas e os resultados financeiros são claros. Com esta direcção o clube teve sempre lucro em todos os exercícios económicos acumulando uns impressionantes 12 Milhões de lucros acumulados. Na SAD, a equipa liderada por Bruno de Carvalho está com resultados positivos de cerca de 35 Milhões de Euros acumulados ao longo do mandato. Registo que supera em muito o melhor registo dos presidentes leoninos, que tinha sido obtido por Filipe Soares Franco que deixou o clube com 2 Milhões de Euros de resultados positivos acumulados ao longo do seu mandato. No grupo Sporting, o Passivo foi reduzido em cerca de 90 Milhões de Euros. Em apenas 4 anos já foram garantidos 10 Milhões de Euros numa conta reserva para o pagamento dos 44 Milhões de acções Vmocs. Vmocs que terão de ser compradas até 2026.

Estes argumentos não podem ser ignorados pelos Sportinguistas. Bruno de Carvalho e os restantes membros do conselho directivo e da administração da SAD, merecem o agradecimento de todos os Sportinguistas. Não consigo conceber que existam Sportinguistas que não reconheçam este trabalho, independentemente de gostarem mais ou menos do estilo ou postura. Esta direcção conseguiu evitar que o Sporting como sempre o conhecemos morresse. E isto é algo que irei agradecer e reconhecer até ao final da minha vida.

Depois de 7 anos sem títulos, o Sporting conquistou a Taça de Portugal e a Supertaça em 2015. Poderíamos ter feito melhor, especialmente na época passada e na actual, onde conseguimos ter outras condições para lutarmos por títulos. O caminho é longo e os Sportinguistas também têm de perceber que a estrutura do futebol é muito recente quando comparada com as dos rivais. E isso tem uma grande influência, especialmente no futebol português.

Foi com esta direcção que o sonho de termos uma casa para as modalidades foi concretizado. O maior, mais moderno e completo pavilhão de clube em Portugal. Um Pavilhão que honra a história centenária do Sporting, os seus adeptos e as nossas modalidades. O regresso do hóquei em patins - com uma conquista internacional e uma nacional - do futebol feminino ou do ciclismo são demonstrativos do respeito pelo ecletismo do clube. Recordo que o que estava em cima da mesa por parte de outras candidaturas passava pelo encerramento das modalidadade ditas como profissionais (Andebol e Futsal)

A tão desejada Sporting TV também foi concretizada neste mandato. Muitos foram os candidatos/Presidentes que prometeram a Sporting TV e o pavilhão. Nenhum cumpriu. Bruno de Carvalho, teve pela frente o momento mais difícil da história centenária do clube e conseguiu dar a volta aos problemas e oferecer estes dois enormes "presentes" aos Sportinguistas sem que sequer tenha colocado estas questões como promessa eleitoral.

Já me estou a alongar, mas deixo apenas mais alguns pontos: Aumento de 60 mil sócios no mandato; aumento das assistências em Alvalade; aumento de todas as rubricas de receitas quer no clube quer na SAD; lançamento de inúmeras Academias espalhadas pelo mundo; remodelação da Academia, Multidesportivo, balneários e camarotes de Alvalade, relvado do Estado e Academia com novo sistema de drenagem; maior contrato de direitos televisivos em Portugal, etc.

A obra feita é absolutamente genial e merece o reconhecimento de todos!

Candidatos


Por tudo isto, considerei desde o primeiro momento que uma candidatura alternativa a Bruno de Carvalho teria de ter sempre em conta o reconhecimento por todo este trabalho feito. É legitimo que apareçam novos candidatos num clube da nossa dimensão, mesmo num momento em que considero que todos temos um dívida de gratidão para com esta direcção. Mas isso não pode impedir que apareça alguém que pense que consegue fazer melhor. É legítimo a até salutar.

Infelizmente, não foi isso que aconteceu. Pedro Madeira Rodrigues começou a sua campanha a mentir sobre a questão de ser ou não o blogger City Lion do Camarote Leonino. Desde esse momento, ficou apresentado para mim. Pior ficou quando começou a atacar a obra feita mentindo aos Sportinguistas. O candidato ainda hoje não consegue perceber que por exemplo na questão das assistências e do número de sócios, atacou  directamente os Sportingusitas que contribuíram com o seu esforço pessoal e financeiro para que estes resultados fossem obtidos. Foi o clube e os sócios que saíram beliscados por essas acusações que serão usadas pelos rivais, que sobre democracia não têm legitimidade para sequer emitirem opinião.

E sobre este sujeito e os seus acólitos já falei o suficiente. Deixo-vos apenas dois vídeos de alguém que já passou por Alvalade e que resume na perfeição algumas das atitudes destes senhores.



Os meus votos


Obviamente, os senhores da Lista de Pedro Madeira Rodrigues não levam nenhum voto meu. E confesso que acho inadmissível existir quem vote neste tipo de gente, depois de todas as informações que aqui tenho colocado.

Para quem não leu, pode fazê-lo nos links seguintes: (Link 1), (Link 2), (Link 3), (Link 4), (Link 5)

Os meus votos vão para a lista B de Bruno de Carvalho para o Conselho Directivo, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal e Disciplinar. A decisão tem dois vectores principais. Primeiro, pelo agradecimento a todos os órgãos sociais pelo enorme trabalho feito na recuperação do clube. Segundo, pela plena confiança que tenho em que estamos no rumo certo e com as pessoas certas.

A minha única reticência está no Conselho Leonino. De facto, existem alguns nomes que compõem a lista para o Conselho Leonino que não me agradam. E os dois pressupostos apresentados para os votos nos outros órgãos não se enquadram neste. Para além disso, tenho sérias dúvidas sobre a utilidade do Conselho Leonino nos termos do que está estatutariamente definido.

Obviamente, os senhores da lista A não levam o meu voto. Estive a ver os programas da lista B e C e mediante isso tomei a minha decisão. Vou optar também pela lista B. Um decisão tomada com base na promessa de uma profunda análise ao órgão, conforme se encontra no Programa, e pela questão levantada pelo Presidente sobre a militância dos Sportinguistas que se encontram nas esferas de decisão de algumas instituições de relevo. É altura da tal militância aparecer.

Independentemente da lista em que votarem, é dia de todos os Sportinguistas saírem de casa e exercerem o seu direito de voto, ajudando na construção de um Sporting cada vez maior, mais forte e mais unido.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

10 comentários:

  1. Vou agora para Alvalade. Uma pequena viagem de Setubal para lisboa.
    Tal como o mister a minha unica duvida refere-se ao conselho leonino.
    SL

    ResponderEliminar
  2. Para mim existem 3 tipos de votantes hoje:
    1- os que seguem o Sporting e todo o seu universo e se apercebem das artimanhas dos adversários, que têm plena consciência do estado do Sporting( como estava à 3 anos e o que foi feito/conseguido),que, sabendo que o nosso presidente nao é perfeito, lhe damos valor por tudo o que fez por amor ao nosso clube, que lhe tirou a pouco e pouco as sanguessuga (Doyen, mendes, fundos, etc. ) e lhe restituiu o equilibrio financeiro, melhorou academia estadio, e, ainda o nosso pavilhao( parece pequeno, pq vai estar sempre cheio!!!)Que denunciou esquemas dos aversarios e nos restituiu a confianca e, de que a partir de agora é diferente de que o passado ficou no passado . Estes sao os "Cherbas, Misters e Artistas, eu" e sabemos em quem votar!!!....
    2- os que não sabem muito do universo Sporting mas até vêem os jogos e não sabem em quem votar, mas, tendo em conta a campanha e o "¿projecto?" que foi apresentado por PMR e as pessoas que o acompanham só poderão votar numa lista!!!

    3- os que estão muito mal informados, os que se informão pelos canais não oficiais e que acreditam em todas as tretas que os jornais escrevem sem se aperceberem que estao a ser manipulados( ex.: no jornal rascord Sandro ataca o medico do Sporting e é noticia de primeira pagina da edição online, o medico justifica-se e aparece na edição premium, ou seja o ataque esta visível para todos mas a defesa só para quem paga). E, vendo que a comunicação(lampioes e tripeirada) é contra BDC e tendo em conta o teor de noticias, diria que estes votantes ainda nao sabem em quem votar, mas, tambem aqui tendo em conta a campanha e o "¿projecto?" que foi apresentado por PMR e as pessoas que o acompanham só poderão votar numa lista!!!

    Mas depois de ver/acompanhar toda esta onda verde eu sei que tipo de votantes vai estar em esmagadora maioria hoje nas urnas. Daremos uma resposta definitiva ao Godinhos Croquetes Doyens e demais sanguessugas que se aproveitaram do Sporting : "AQUI NUNCA MAIS, O SPORTING É NOSSO"

    ps.:queria felicitarte pelo teu excelente trabalho de investigação em prol de um Sporting maior. excelente

    ResponderEliminar
  3. Já votei!
    Demorou uma hora mas a fila ja estava na sede do directivo. À saída (12h30) estava na loja verde e quase dava uma volta ao estádio!
    É bom ver que o Sporting está vivo!
    Estou confiante que os sócios tenham memória e que vão premiar quem merece e quem devolveu o orgulho a todos os sportinguistas!

    ResponderEliminar
  4. Às 10h lá me acrescentei à fila. Fila esta q "apenas" estava junto do local de paragem das viaturas da CS. Uma pequena volta pelo edifício e chegado lá dentro foi tudo simples e organizado.

    À saída nada melhor q dar uma saltada à Loja Verde para distribuir uns cumprimentos a Ângelo Girão, João Pinto, Taciana Lima, Zabic e João Pinto.

    Novamente no exterior, descer a rua, sorrindo a ver o pavilhão e fazer uma visita de arquitecto. Sim, daquelas bem minuciosas a todos os pormenores.

    Estamos vivos e de saúde!
    SL!

    ResponderEliminar
  5. Mister, se ainda não o fizeste, esperimenta dar uma vista de olhos ao blog do City. Parece que hoje até houve direito a post da Rainha Madeira Rodrigues. Aquele festival de distorção que ela por lá escrevinhou é qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  6. "Esta direcção conseguiu evitar que o Sporting como sempre o conhecemos morresse. E isto é algo que irei agradecer e reconhecer até ao final da minha vida."

    Se eu tivesse que indicar uma razão para dar os meus 8 votos à lista B, esta frase encaixava na perfeição

    ResponderEliminar
  7. Para quem tem a memória curta. Obrigado ao Bruno de Carvalho e a toda a sua equipa por devolver o Sporting aos sportinguistas. Que hoje, seja a continuidade do bom trabalho desenvolvido.

    ResponderEliminar
  8. A Sporting TV (a melhor ferramenta de propagação da NOSSA mensagem) tem mostrado o comprimento das filas para o voto (quilómetros, até Telheiras). Impressionante...mas sem ser surpresa.

    Numa altura em que a Com. Social (em particular dois Grupos de Com. Social) têm atacado o Sporting e falsificado noticias (a da UEFA concordar "oficialmente" com o CA relativamente à vergonhosa arbitragem na luz...é mais uma entre tantas), numa altura em que o Polvo Vermelho tanto ataca o nosso clube e a Direcção de BdC...

    aí estão os Sportinguistas a dizer quem são e em quem acreditam.

    Parabéns Sporting!

    SL

    PS: espero que a Mesa decida prolongar o voto o tempo que for preciso. Esta multidão é mais uma medida da nossa força.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O rival do SLB nos ultimos 30 anos foi sempre o FCP, pois o SCP nada ganha a nível de campeonatos. 2 campeonatos em mais de 30 anos assim o provam.

      O SCP para voltar a ser um grande rival do SLB teria de ter uma postura vencedora, a qual não existe. Existe sim um complexo de inferioridade, a prova disso esta no constante ataque ao SLB,no discurso do Bruno de Carvalho e adeptos Sportinguistas.

      Ao falarem tanto no SLB deixaram o FCP andar com as suas jogadas e la se foi a Champions. Esqueçam os rivais e façam o trabalho bem feito..

      Os jogadores de merda que se foi buscar e despachar passado poucos meses
      foi culpa do SLB?

      Os jovens que se foram resgatar para a equipa A, mas que estao equipa B, foi o SLB?

      A culpa de não haver estrutura profissional para o futebol a culpa sera do SLB?

      Quem arranjou guerra com tudo e tudos, rasgar contratos processos perdidos nas instâncias internacionais e nacionais foi culpa do SLB?

      Enquanto pensarem que tudo e culpa do SLB nada de relevo iram ganhar, o mal antes de estar na casa dos outros esta na nossa primeiro.

      Opinião de um Transmontano que ao estar distante vê os erros enormes que vocês teimam em dar.

      Eliminar
  9. O que o Costinha diz sobre quem discorda da actuação da administração aplica-se que nem uma luva a um dos representantes da lista A na TVI24! Nunca abriu a boca numa assembleia geral (algum dia lá foi, sequer?), mas entrevistas a denegrir os órgãos sociais do SCP nunca lhe faltaram... Levou ontem a devida resposta dos sportinguistas que amam realmente o nosso clube e se tivesse um bocadinho de vergonha desaparecia imediatamente de circulação do universo sportinguista!)

    ResponderEliminar