sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

56 Milhões à moda do Porto


A SAD do Porto confirmou a compra de Oliver Torres por 20 Milhões de Euros ao Atlético de Madrid. O espanhol iguala Imbula como a transferência mais cara da história dos Dragões. 

Durante o dia de ontem fiz um post sobre o assunto, onde demonstrei que o Porto nunca assumiu oficialmente a obrigatoriedade de compra do passe do jogador. Podem ler (aqui).

Os comunicados à CMVM


Cliquem para aumentar


É possível verificar nos comunicados à CMVM sobre os empréstimos de Diogo Jota e Oliver Torres que a SAD do Porto referiu-se sempre a estes negócios como "opção de compra" e não como "obrigatoriedade de compra.


A comunicação e as Finanças



Francisco J.Marques, novo director de comunicação do FC Porto após a saída de Rui Cerqueira trouxe o assunto para a agende mediática na passada terça-feira, no programa "Universo Porto - Da Bancada" no Porto Canal. A conversa surgiu como resposta ao trio de propagandistas do Seixal (Rui Gomes da Silva, Pedro Guerra e André Ventura), que insinuaram no dia anterior em coro que o jogador Soares tinha sido contratado por empréstimo ao Vitória de Guimarães e que por esse facto não iria jogar nesta jornada na cidade berço.


Acredito que a CMVM tenha questionado de imediato o clube face a estas declarações de uma figura tão importante na estrutura do clube, como é o director de comunicação.

O que é certo, é que o clube apressou-se a anunciar a compra definitiva do atleta.

Comunicação à CMVM



Gosto particularmente do "na sequência do comunicado feito no dia 25 de Agosto". O tal comunicado onde o Porto mentiu à CMVM. Uma mentira com uma influência de 20 Milhões de euros na actividade da sociedade. Fico à espera da multa...

Oliver Torres vale 20 Milhões?


Do ponto de vista de gestão do plantel, parece-me claramente que é um jogador muito caro para a nossa realidade. O atleta tem qualidade mas neste momento não justifica estes valores, provavelmente, nem metade. O Porto pode estar a contar com uma enorme evolução por parte do atleta, e tendo Jorge Mendes do seu lado tudo pode acontecer. Contudo, nem Jorge Mendes conseguiu dar "um jeito" aos 11 Milhões investidos pelo Porto em 60% do passe de Adrian Lopez, que curiosamente também chegou do Atlético de Madrid.



"Só o FC Porto pode decidir. No meu entender, acho que é um jogador que não vale os 20 milhões de euros. Era deitar dinheiro fora. (…) Até porque o FC Porto não está a nadar em dinheiro e acho que temos jogadores com muito valor para a posição dele. Dar 20 milhões por um jogador como Óliver é muito dinheiro. Acho que deviam dispensá-lo porque o FC Porto tem mais opções", referiu, Jaime Magalhães em declarações à Antena 1.

A gastar como nunca!


Do ponto de vista financeiro, esta compra é um enorme erro. Relembro que o Porto está sob o escrutino da UEFA relativamente aos critérios de Fair-play financeiro. Os Dragões estão com prejuízos acumulados nas últimas 3 épocas de cerca de 80 Milhões de Euros. 

O Porto tinha obrigatoriedade de compra do passe do atleta até ao final do ano, pelo que poderia perfeitamente ter esperado mais algum tempo para inscrever a compra no exercício da próxima época. Optaram por fazer já a compra ficando o Porto com um valor global de compra de jogadores nesta época cifrado nuns impressionantes 56 Milhões de Euros. Pela primeira vez na história do clube a barreira dos 50 Milhões em compras foi ultrapassada e logo na época onde a contenção deveria reinar.

Obviamente, esta política despesista terá impacto nas contas do clube, que terá mesmo de vender jogadores até ao final de Junho para conseguir tapar este enorme buraco. O facto de existir uma deadline para efectuas as vendas é também um factor de desvantagem negocial com que o Porto vai ter de lidar. 

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

8 comentários:

  1. Fala o clube roto para o nu. Vocês acabam primeiro que o Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/benfica/noticias/interior/uefa-benfica-e-o-segundo-clube-europeu-com-maior-divida-5601373.html

      E puff... desfez-se o chocapic...

      Eliminar
    2. Um conselho mister, é correr com estes lampiões que andam a conspurcar blogues afectos ao Sporting.
      Ele que se junte ao asinino ventura!!

      Eliminar
  2. como portista, não me estás a dizer novidade nenhuma..
    O Imbula só custou 10 milhoes ao porto, sendo o resto dado pela doyen, e o oliver vai ser pago em 3 tranches provavelmente e infelizmente pela doyen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doyen e jorge mendes não se dão.
      Imbula foi nesses moldes, mas neste caso aposto mais numa venda já garantida (André Silva provavelmente) para um dos destinos do Mendes.
      Diria 35 ou 40M pelo miúdo. Não pode é parar de marcar, para não dar tanta cana como o Orelhas Júnior.

      Eliminar
    2. E a "proibição" de detenção de parte dos direitos económicos (passes) por terceiras partes (TPO para a UEFA)!?

      Como é que resolves isso?

      A Doyen ou outros entrarem com dinheiro, só num esquema de 'sacos azuis', pois o contrato com o Atlético só vai mencionar 2 entidades, a compradora e a vendedora. Ponto

      Como é que resolves isso.??

      E o fair-play financeiro a mesma coisa, se o pagamento for em 3 parcelas a começar agora em ja em janeiro, são menos 13,3 milhões à conta do Mister, e que de qualquer forma dá 43,7 milhões em contratações até agora... uma barbaridade para quem DEVIA de fazer contenção.

      Mais um prejuízo e estás proibido de registar mais contratações... e se calhar fora de participar em provas da UEFA. (se for violado o TPO então é certinho)

      Eliminar
  3. eh la, 3 posts seguidos sobre o FCP? mas que, ver se rebentamos o fair play financeiro pra voces irem a champions?
    ja aconselhie a ler o blogue Tribunal do dragao, uma especie de mister sem grande agenda que fala tanto bem como mal, e ate expoe mtos podres de negocios do FCP.
    estes 20M tao la desmascarados ja desde Agosto ! Agosto! mas os avencados lampioes lembraram se agora, e va se la saber pq, voces tb ficaram histericos.
    e que? se for tipo o imbula nem um tostao saiu nem um tostao entrou, e nao venham com CMVM's e R&C, sabemos mto bem como estes "negocios" funcionam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então não há problema se o corrupto do Norte for um entreposto de jogadores? Sem despesas mas também sem receitas, nesse mundo de fantasia.
      É isto o futuro de um "grande"? Essa resignação é prova suficiente para mostrar que esse não é o caminho. No dia em que aparecerem Adrians a mais (não se conseguem livrar deles depois de registarem compras a valores ridículos), acabam a hipotecar o clube. "E quê?"

      Eliminar