sábado, 28 de janeiro de 2017

O padrinho do apito


O arbitragem nacional tem sido sustentada com base em pilares fundamentais como a manipulação, o branqueamento a incompetência e compadrio. As nomeações cirúrgicas, os observadores da treta, as reavaliações de notas para "inglês ver", são alguns dos cancros que teimam em continuar na "apitadeiro" nacional. 

Hoje, quero-vos deixar mais um exemplo da forma como alguns árbitros são protegidos em detrimento de outros. Já aqui falei em casos como os de Rui Oliveira que foi apanhado a copiar nos exames, ou na forma vergonhosa como Fábio Veríssimo e Tiago Martins chegaram a internacionais sem qualquer tipo de experiência. 

Fábio Veríssimo estará hoje em Alvalade a apitar o Sporting Vs Paços de Ferreira. Curiosamente, o Conselho de arbitragem escolheu o árbitro que mais cartões deu até ao momento na Liga para o jogo que antecede o clássico entre Porto e Sporting, tendo o Sporting vários jogadores em risco de exclusão como Adrien, William ou Bruno César, potencialmente titulares no jogo de mais logo. 

Gonçalo Martins viu a Luz


Quero voltar um pouco atrás e regressar ao jogo para a Taça de Portugal entre o Benfica e o Leixões apitado por Gonçalo Martins, que é mais um dos árbitros da "nova geração do apitadeiro" nacional. Vejamos o seu enorme "potencial":


Já vai com 28 jogos na II Liga e com exibições destas não faltará muito tempo para regressar ao estádio da Luz.

"Um árbitro com pinta"


Quem gostou muito da actuação deste "artista" foi o senhor comentador Duarte Gomes. Vejamos:



"O árbitro de Vila Real... tem pinta. Pisa bem o relvado, é fisicamente forte (muito forte), movimenta-se com categoria e mostra segurança nas suas intervenções. É muito credível. Está tudo lá."

Curiosamente, Duarte Gomes não incluiu na sua crónica o lance em que Jonas agrediu um adversário. Não deve ter "vislumbrado"...


Há sempre Capela na Catedral



Obviamente, o trabalho de Gonçalo Martins foi péssimo e fica marcado por dois lances decisivos, de acordo com a análise de Marco Ferreira no jornal Record. Uma expulsão por agressão de Jonas - que falharia pelo menos o jogo seguinte para a Liga - e uma grande penalidade por assinalar a favor do Leixões.

Não deixa de ser curioso que Gonçalo Martins tenha tido como 4º árbitro, o "senhor" João Capela. De facto, foi um baptismo perfeito.


Querido, apitei na Luz! 




Gonçalo Martins tem apenas 4 likes na sua página de Facebook. Sinal que é bastante selectivo nas suas escolhas. Curiosamente, em primeiro lugar está... Duarte Gomes. Provavelmente, o seu maior ídolo...


Mais uma moeda, mais uma volta


Depois da vergonhosa reunião do Conselho de arbitragem com os clubes cuja principal conclusão foi passar a ideia que não existiram penáltis contra o Benfica na Luz, aconteceu outra tentativa de branqueamento por parte deste órgão Federativo. Hoje o jornal Ojogo diz que este orgão federativo "é um erro admissível".



E é desta forma que o Conselho de arbitragem pretende acalmar os ânimos.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

9 comentários:

  1. Se existe personagem que eu detesto no panorama futeboleiro português, um deles é sem dúvida, este imbecil (duarte gomes). Nunca irei esquecer o episódio infame, em pleno Alvalade, em que, borrifando-se para o pedido do nosso treinador de guarda-redes para passar por detrás da baliza, como se fosse dono daquilo tudo, ainda vem "crescer" para cima deste, numa profunda demonstração de falta de respeito para com o nosso clube. Na altura pensei que, a coisa não ficaria por ali e o devido "apertão" iria ser dado. Enganei-me, e é por estas e outras que não têm respeito por nós, quando começarem a levar porrada, mas digo porrada a sério, talvez comecem a ver o Sporting com outros olhos (negros)...é isso que está a faltar...

    ResponderEliminar
  2. è ou não possível os nossos jogos serem apitados por árbitros doutros países? Se sim o Sporting só tem uma maneira de eliminar isto de vez, que é, mesmo pagando do seu bolso, solicitar que todos os seus jogos sejam apitados por árbitros de fora, especialmente ingleses. Seria a necessária bofetada sem luva...

    ResponderEliminar
  3. Conheci pessoalmente o Gonçalo Martins. Nos escalões distritais dava-se ao luxo de provocar o público. Lampião ferrenho, arrogante e convencido. Tem tudo para singrar nesta arbitragem.

    ResponderEliminar
  4. Petição contra a corrupão no futebol, demissão de Vitor Pereira e fim das nomeações! Os adeptos devem manifestar-se contra a pouca vergonha! http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT84283

    ResponderEliminar
  5. Nao é arbitro mas tambem levava uns palmadoes...

    ...um dia a paciencia acaba!!!

    eu ja nao tenho muita!

    ResponderEliminar
  6. Enquanto continuam com a obsessão do benfica, o porto vai sendo beneficiado em todos os jogos, mas não interessa porque não é o Benfica. Depois queixam-se que não há liga dos campeões.

    ResponderEliminar
  7. Ó anonimo das 12h22, boifiquista corrupto,os porcos do Norte também ladravam assim e negavam a corrupção,tal como fazes agora, triste lampião corrupto.

    ResponderEliminar