segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

O casal do apito e mais um escândalo na arbitragem nacional


Muito se tem falado sobre o estado da arbitragem nacional nas últimas semanas. Uma discussão que foi colocada na agenda mediática pelas péssimas prestações das equipas de arbitragens na I Liga. Seria um bom momento para que a sociedade desportiva nacional reflectisse sobre este assunto, encontrando soluções para o futuro da arbitragem e do desporto nacional.

Infelizmente, nada disso está a ser feito. Continua-se a discutir o acessório em vez do essencial. Basta para isso percebermos que a principal conclusão da reunião que o Conselho de arbitragem teve com os clubes, foi a defesa de Jorge Sousa através do branqueamento das duas grandes penalidades que não assinalou no derby da Luz. E o circo continua agora com o lance do 3º golo do Boavista no estádio da Luz. 

São estas a principais conclusões de uma crise tão grande. É incompreensível que ninguém queira pensar a arbitragem nacional. Ninguém quer analisar as alterações aos corpos dirigentes do Conselho de Arbitragem, ninguém quer saber das classificações dos árbitros, ninguém quer saber da formação dos árbitros, ninguém quer saber da divulgação dos relatórios dos árbitros, ninguém quer saber da profissionalização dos árbitros, entre outros temas fundamentais. 

Curiosamente, também ninguém quer saber quem é que manda no "apitadeiro" nacional. Por isso, parece-me que está mais do que na hora de trazer este assunto para a praça pública. 

Senhoras e senhores, apresento-vos o "Casal do apito".

Uma paixão em comum


Link Duarte Gomes (aqui), Link Pedro Proença (aqui)

Em qualquer relacionamento é sempre importante existiram "amores em comum".

O vídeo de casamento



"Eu diria até que se o Duarte Gomes fosse mulher, eu casava com ele"

Haverá relação mais intima do que esta no futebol nacional? É sempre interessante ver as brincadeiras de uma casal tão apaixonado, por isso deixei ficar essa parte no vídeo. Só não percebi o momento em que Duarte Gomes pegou numa banana... Deve ser alguma modernice.

Pedro Proença sai em defesa da sua "amada"


Em 2013/2014, o Sporting deslocou-se ao Estádio da Luz para disputar a quarta eliminatória da Taça de Portugal.Vamos lá recordar a "apitadela". 



Entre outros lances, Duarte Gomes não vislumbrou duas grandes penalidades a favor do Sporting. Lances indiscutíveis entre os analistas e adeptos. Lá teve Pedro Proença de vir a terreiro defender a sua amada. Vejamos:


"Aquilo que eu vou dizer pode ser polémico: Fez uma excelente arbitragem dentro de um determinado contexto"

Se o contexto era favorecer o Benfica, concordo que tenha feito uma excelente arbitragem. 

Nada de novo de alguém que até já andou aos empurrões com um treinador de guarda-redes do Sporting (link)

Querido mudei a casa


No dia 27 de Janeiro - dia seguinte à eliminação do Benfica na Taça da Liga frente ao Moreirense - o jornal Abola fez uma reportagem sobre os testes do videoárbitro. Vejamos:



Como podem verificar, o jornal indica que Duarte Gomes foi o videoárbitro do jogo Moreirense vs Benfica. Na foto, o casal mostra toda a sua cumplicidade. Vejamos se eu percebo alguma coisa disto:

1 - Pedro Proença é Presidente da Liga, mas como alguém dizia há uns tempos: "Pedro Proença saiu da arbitragem mas a arbitragem não saiu dele". É um facto indesmentível. Eu pergunto: O que está a fazer o Presidente da Liga na cabine do videoárbitro? Não deveria estar a controlar todos os preparativos organizativos da competição? É que como toda a gente sabe, a arbitragem está sob a alçada da FPF, pelo que a Liga e o seu presidente não tem que se imiscuir nas questões de arbitragem. 

2 - Então e onde anda José Fontelas Gomes, Presidente do Conselho de arbitragem da FPF? Ficou em casa? E os restantes membros do conselho de arbitragem, como Lucílio Baptista ou João Ferreira onde andam? Também ficaram em casa? Não deveriam ser eles a acompanhar de perto os testes do vídeoárbitro?

3 - Esperem lá! O Duarte Gomes não saiu da arbitragem para se dedicar ao comentário televisivo na SIC e cronista do Expresso e da Abola? Como é que um comentador tem acesso a algo que é organizado pelo Conselho de arbitragem? Será que qualquer um de nós pode ser videoárbitro, ou é condição obrigatória ser "casado" com Pedro Proença?

Um escândalo no apitadeiro nacional!


Não consigo responder à primeira e segunda questão, mas sobre a terceira já consigo acrescentar algumas coisas. 

Ora, segundo o regulamento de arbitragem existem claras incompatibilidades. Acompanhem-me numa viagem pelo regulamento:


Como podem verificar, não é possível ao titular do Conselho de Arbitragem "exercer a actividade de jornalista, colunista ou comentador em órgão de comunicação social, sobre matérias relacionadas com o setor da arbitragem". Só que o Duarte Gomes não é titular do conselho de Arbitragem.


O artigo 20º diz-nos que o estabelecido no artigo 7º é aplicável a qualquer agente de arbitragem. Ora, Duarte Gomes esteve num jogo oficial como videoárbitro. Obviamente prestou um serviço ao Conselho de arbitragem, na qualidade de agente de arbitragem, pelo que se enquadra perfeitamente no impedimento definido no regulamento de arbitragem. A não ser que nos digam que foi contratado para limpar o chão da cabine do videoárbirto. Já vimos de tudo no futebol nacional, era apenas e só mais um "dolo sem intenção", ou um "erro admissível". 

E agora meus senhores? Vão atropelar os regulamentos e fechar os olhos a esta situação? Eu só vejo uma solução para isto. Demissão imediata de todos os titulares do Conselho de arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. 

Mas que grande lata!!!


Link da notícia (aqui)

E depois estes senhores ainda têm a lata de dizer que “não permitem magistérios de influência de comentadores, ex-árbitros, de alguém ou de alguma organização em particular”.

Tenham vergonha na cara!

Peço a todos os leitores para partilharem este post pelas redes sociais. Só assim será possível colocar o tema na agenda mediática.

Outros posts sobre esta temárica:
Duarte Gomes "O padrinho do apito" 
António Rola "O algodão não engana"
Conclusões da reunião do Cons. Arbitragem com os clubes
Jorge Coroado "Os protegidos"
Jorge Coroado "Promiscuidade"

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

12 comentários:

  1. Nao quero ver nem ouvir mais do Proença, ainda estou traumatizado com a tentativa de beijar o Alain na boca, durante a entrega das medalhas na taça CTT !!!

    Nada contra mas façam-no á porta fechada, ou como dizem os ingleses: "Get a room"

    ResponderEliminar
  2. Enquanto isso o clube da fruta e do apito dourado vai prosperando e progredindo e já dizem que já chega, não se fale mais de arbitragem. O 2º lugar está mais difícil...
    Mas o lugar do Sporting não interessa, desde que o Benfica não seja campeão...

    ResponderEliminar
  3. Expor esta corja. Muito bem!

    ResponderEliminar
  4. Mister,

    grande falha sua neste post!

    então você tem o descaramento de pôr o Proença vestido de homem?

    ResponderEliminar
  5. O QUE É MAIS ESCANDALOSO:

    Aqui há uns anos Pedro Proença levou uma cabeçada de um adepto de carnide no Colombo que lhe partiu um dente. O caso foi registado pelas autoridades mas o caricato é que Proença retirou a queixa da polícia...vergonha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não retirou a queixa, foi a julgamento. Mas a causa para a agressão não teve a ver com futebol. A agressão foi consequência de uma discussão. Um provocou, o outro cresceu.
      Embora o agressor tenha dito à polícia que era adepto do Benfica. O próprio Proença disse que a agressão não tinha nada a ver com futebol.

      Eliminar
  6. Mister, aconselho veres o comentário do Pedro Henriques ontem na Sport TV sobre este assunto, corrobora muitas das tuas dúvidas e ainda revela alguns pormenores sobre o porquê do autismo da APAF em relação às últimas exposições sobre erros de arbitragem nos jogos da Liga.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Caros Amigos, alguém se lembra do famoso documentário biográfico na SIC sobre o Pedro Proença, em que utilizava um microfone durante os jogos? Lembram-se? Lembram-se como se dirigia aos jogadores? QUERIDO!!!
    A sorte dele é que nunca arbitrou jogos nos campeonatos ingleses, senão estaria agora a ser investigado.
    Sobre a pretensa cabeçada de que foi alvo, vendo bem as coisas, deve antes ter sido um beijinho mal dado na careca do diabo...

    ResponderEliminar
  8. Mais uma vez excelente a cada dia é mostrar a porcaria que decide o futebol em portugal, o pai´s sem desporto mas com muita falta de vergonha.

    Já agora permita-me um pequeno acrescento.

    O Video pito !

    Sim é um pito mas daqueles bem sujos.
    Os primeiros a realizar a "experiência" forma o sousa que gosta de desportos onde se joga com as mãos e o ferreira le ronny manita.
    Todos os conhecemos, são tudo menos juizes e andam por ai de apito a decidir jogos.

    Agora vem este duarte fazer o quê?
    Credibilizar o pito ????????????????????

    Vejam,

    https://oartistadodia.blogspot.pt/2017/01/impunidade-vermelha.html#comment-form

    Um pito chocho é o que é.
    Em portugal nunca vai servir de nada e mãos serão sempre de dificil analise/juizo, porrada será sempre intensidade de jogo ou no calor do momento, os fora de jogo que de duvida que não o são serão sempre erro admissivel.
    Tudo dependerá, como é claro, da cor da camisola, uma terá sempre regras próprias a parte de todas as outras.
    Depois irão continuar a chamar-lhe campeonato disputado entre todos.
    Hip, Hip, Hurra !

    ResponderEliminar
  9. Mister, ainda que não seja tema deste tópico era interessante, através do seu vasto conhecimento do estranho mundo do futebol, tentar perceber o "magnifico" negócio que o Benfica fez agora com o jogador Hélder Costa que estava emprestado ao Wolverhampton. 16,5 m€ deve ser os 15 milhões da praxe mais 10% de luvas. Ora se supostamente o "super agente" Jorge Mendes está ligado ao citado clube, assim deve receber dos dois lados: 3 milhões de Euros. A lavagem de dinheiro continua em toda a força. Vai mais uma "party" com "farinha". O bigode do LFV não engana.

    ResponderEliminar
  10. Eu só me questiono como é possível estes patetas passarem sempre impunes? veja o ARTISTA DO DIA os lampiões estão se a queixar da arbitragem de ontem são tão ridículos. oh míster se puder depois analise o setubal vs Carnide para desmascarar mais um conto de fadas..SL

    ResponderEliminar