quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

A Federação das rodinhas


Mais uma jornada, mais uma serie de "curiosidades" no hóquei em patins nacional. No último fim-de-semana, o campeão Benfica deslocou-se a Oliveira de Azeméis para jogar com a Oliveirense. Os locais venceram por (4-2) impondo assim a primeira derrota ao Benfica. Só que mais uma vez aconteceram algumas coisas "estranhas".

Uma jogada perfeita!



Jordi Adroher agride Jorge Almeida de uma forma clara e inequívoca mas a dupla do apito mandou seguir o lance, permitindo ao Benfica marcar o segundo golo. Estamos a falar dos segundos finais da partida onde os jogadores do Benfica já estavam de cabeça perdida pela derrota.

Este é mais um lance representativo do que é o hóquei em patins nacional. No início da época em Viana do Castelo, o Benfica venceu o jogo com a Juventude local nos segundos finais num lance que só visto (cliquem)

Castigo? Nada disso!



No clássico entre Sporting e Porto, Sergi Miras viu o cartão vermelho por muito menos do que isto. O Conselho de Disciplina decidiu punir o atleta com 3 jogos de castigo, falhando os jogos com Turquel, Tomar e Oliveirense.

Curiosamente, o Benfica tem agora uma séria muito complicada de jogos. Este fim-de-semana joga com o Sporting, de seguida vai a casa do Valongo, recebe o Riba de Ave e vai ao Óquei de Barcelos. Perder este jogador numa fase decisiva podia dificultar ainda mais as coisas.

Mas as curiosidades não acontecem só dentro do campo. Vejamos o que acontece na estrutura da Federação da "rodinhas".

Incompatibilidade!? 


Marina Leitão Alves, antiga jornalista do jornal Record é assessora de Imprensa e Comunicação da FPP. Curiosamente, é ao mesmo tempo fundadora do maior site noticioso de hóquei em patins em Portugal, o hoqueipt.com. Podem confirmar esta informação na imagem seguinte:


A incompatibilidade é óbvia e salta à vista de todos. Como é possível alguém trabalhar para uma federação nacional e ter ao mesmo tempo um site especializado em notícias sobre o assunto? É que se achamos isto normal, fica caminho aberto para que qualquer dia os directos de comunicação dos clubes tenham cargos nas estruturas das federações. Não deixava de ser interessante.


Bem me quer, mal me quer...



É sempre interessante vermos manifestações deste género nas redes sociais. É bom sabermos as "cores" das pessoas. E já agora, alguns ódios de estimação:



Actos paralelos



Gosto particularmente de ver o técnico do Porto, Guillem Cabestany a elogiar os "actos paralelos".

Hoqueipt.com


O "caso Zé Diogo" é um exemplo claro da ligação entre a Federação Portuguesa de Patinagem com este site. No dia 28 de Novembro, o hoqueipt.com já fazia notícias antecipando o castigo ao Sporting, como vemos de seguida.

Link notícia (aqui)

Foi quase um pré-anúncio de sentença. Dois dias depois o Conselho de Disciplina da Federação castigou os leões.



Entretanto o Sporting já recorreu para o Conselho de Justiça, de acordo com José Trindade, responsável pela secção que recentemente afirmou: "esperamos pelo resultado do recurso que apresentámos na altura e, diz a minha experiência, que ainda vai durar algum tempo, uma vez que o Conselho de Justiça da federação não tem datas para efetuar as reuniões.".

Mas é muito engraçado verificar que a argumentação jurídica preparada no artigo, mais parecia um acórdão do conselho de disciplina. Só pode ser coincidência, até porque a reunião só ocorreu dois dias depois...

As relações suspeitas




No seio da modalidade todos conhecem esta incompatibilidade. Tanto é assim que a própria até se dá ao luxo de ironizar com a situação."E então que relação suspeita inventam para isto?", questiona Marina Leitão Alves.

E segue assim o desporto português. Estou curioso para saber qual será a dupla do apito escolhida para apitar o derby de Sábado. Será que serão os senhores que estiveram em Oliveira de Azeméis e que não viram a agressão do Adroher? Serão os senhores de Viana do Castelo que mandaram repetir um penálti depois do atleta do Benfica ter enviado a bola ao poste (link)? Ou vão recorrer aos serviços de Jaime "Grandão" Vieira (link)?


Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

10 comentários:

  1. Está tudo minado!

    Andam há mais de 10 anos a fazer isto por isso dominam as modalidades todas com algumas excepções!

    ResponderEliminar
  2. Não deve ser estranho, pois os lampiões sempre significou, ladrões, vigaristas e intrujeiros altamente facciosos. Portanto a raça no seu melhor como com essa tipa 'mais que incompatível'.

    Alguém que não vire a cara à luta contra esta autêntica CAMORRA QUE NEM SABE QUE É CRIMINOSA, e que estravaza o futebol, é mais que fundamental no Sporting e não só. (até para a sobrevivência dum *verdadeiro* desporto em Portugal)

    ResponderEliminar
  3. Tenho o palpite que um dos arbitros de amanha sera o Miguel Guilherme!

    ResponderEliminar
  4. Vejam esta entrevista a PMR:

    https://www.mixcloud.com/sporting160/

    Este senhor não pode ser presidente do SCP!
    É um oportunista, demagogo!!!

    Percebe zero de desporto, de finanças!!!

    ResponderEliminar
  5. Gostaria de começar o meu comentário ao post dizendo que sou um dos muitos seguidores do blog e que gosto bastante do mesmo.
    Infelizmente, quem quer que lhe tenha dado a dica para este conteúdo, ludibriou-o.

    As insinuações que apresenta são infundadas e totalmente desfasadas da realidade. As únicas que acerta é que realmente o HoqueiPT é o “maior site noticioso de hóquei em patins em Portugal” e que a visada não é apoiante do Sporting CP.

    Mas vamos por pontos:
    1. Incompatibilidade
    Utilizando uma expressão portuguesa, o que é que o cu tem a ver com as calças? Se eu fizesse parte da direção da Federação Portuguesa de Vela não poderia ter um site com (e somente!) noticias sobre as competições de vela do mundo? Ou tal função na federação me incompatibiliza em dar noticias?
    Sabia que a Marina Alves não escreve para o HoqueiPT desde que assumiu funções na FPP? Pode parecer estranho nos dias que correm mas ainda existem pessoas que sabem separar as águas e são corretas!

    2. Actos Paralelos
    O HoqueiPT organizou uma competição na pré-época onde entram os 8 primeiros do campeonato – e que por acaso até fomos os vencedores! Antes disso que torneios existiam com o nível competitivo como este? Acha que os treinadores não apreciaram o torneio? Ou é preferível fazer jogos treinos com equipas da 3 divisão para preparar um campeonato dito melhor do mundo?
    Mas…..paralelos? Se calhar é uma pergunta a fazer à FPP porquê é que não organizam/facilitam/fazem sponsorship de torneios deste género. É necessário ter que ir ao país vizinho para se poder preparar a equipa com adversário que deem luta?
    Apenas o treinador do Porto comentou, mas se calhar deveria averiguar o que os outros treinadores acharam deste torneio.
    Mas o torneio não serviu apenas para ver as melhores equipas a jogar entre si mas também para a promoção da modalidade, nomeadamente entre os mais novos, e ao seu crescimento e divulgação. Que são os tais actos paralelos a que o Guillem Cabestany se refere.
    Fez mais o HoqueiPT pelo crescimento e divulgação do Hóquei em Patins desde 2014 do que a FPP nos últimos 10 anos. Como verificar? Questione jogadores e treinadores de Portugal e Espanha sobre o HoqueiPT e os seus fundadores!

    3. O Caso Zé Diogo
    O Mister do Café leu o artigo em questão? Vou assumir que sim porque penso que não faria um post sem ler/confirmar toda a informação como já firmou anteriormente.
    O artigo apenas conta a história do que se passou com o jogador do Sporting indicando com pormenor os acontecimentos da utilização do Zé Diogo, o que motivou a queixa dos clubes e o que poderia acontecer, à luz dos regulamentos, ao Sporting CP pela utilização irregular do jogador.
    Destaco esta passagem da notícia: “No sábado passado, num uníssono quase embaraçador, os três jornais diários desportivos nacionais, avançavam com a possível perda de pontos do Sporting. “
    Então, os jornais referem que segundo as leis o Sporting CP pode perder pontos – como já o fizeram em muitas outras situações como por exemplo identificar castigos que podem ser aplicados a Jorge Jesus ou BdC por serem expulsos – e não é pré-anuncio, mas o HoqueiPT quando o faz é?
    A questão que deveria estar a ser colocada é como é possível os responsáveis da modalidade não acautelarem esta situação! Não sabem os regulamentos? Não avisaram o treinador? O treinador sabia? Quem é o responsável pela perda de 3 pontos que nos podiam afastar do titulo?
    Ou se calhar isto tudo é apenas para desviar atenções e sacudir a água do capote….

    Em jeito de conclusão gostaria de dizer que sou Sportinguista, sócio e orgulhoso dono de GameBox desde a época de 2004/2005 e que este post se desvia do que tem sido feito até agora com muitas imprecisões e insinuações com o intuito de provocar algo na FPP ou apenas por ressabiamento.
    Parece uma noticia Cofina…

    O hóquei em patins do Sporting CP merece melhores responsáveis cujas táticas de ameaças saídas dos anos 80 não levam a lado nenhum! Infelizmente o nosso presidente BdC não conhece todos os factos do hóquei e acredito que ficaria desgostoso com o que por vezes lá se passa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1) A incompatibilidade é clara e inequívoca. E não fui eu que lancei este tema. A prória reconhece que este é um assunto corrente quando ironiza com "relações suspeitas". O que me diria se Vítor Serpa ou Nuno Farinha acumulassem os cargos actuais com cargos na FPF?

      2) Conheco a Elite Cup e parece-me ser uma competição interessante para o futuro. Não questionei esse assunto. Na altura até fiz um post sobre isso. http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/09/sporting-vence-elite-cup-frente-ao-fc.html

      Coloquei o print para que se percebe a proximidade que existe entre a fundadora do HoqueiPT e o treinador do clube de que é adepta. Pareceu-me interessante e relevante, até porque a reunião do Cons. Disciplina que puniu o Sporting foi realizada 4 dias antes do clássico entre Porto e Sporting.

      3) Sobre o caso Zé Diogo, não tenho dúvidas que o regulamento foi violado pelo Sporting. Aqui a questão é percebermos que sanção é dada ao Sporting por comparação com o que foi feito a outros clubes em épocas passadas. Parece-me que é suficientemente conhecedor para saber que até se alteraram regulamentos para "salvar" outros clubes. Veremos o que diz o Conselho de Justiça.

      Sobre a notícia do hoqueiPT dois dias antes de sair a decisão: Obviamente que li e como disse e reafirmo, mais parece um acórdão do Conselho de Justiça onde se apontam questões e respostas levando o leitor a acreditar que o Sporting seria castigado. Ora, uma notícia deve ser factual e não adjectivar potenciais argumentos a utilizar pelo Sporting como "tábua de salvação", como foi feito.

      Quando se faz um título como "Regulamentos e precedentes contra o Sporting" o jornalista está a ser factual ou está a opinar? A resposta parece-me óbvia, até porque quem tem de interpretar se os regulamentos ou precedentes estão contra o Sporting é o Conselho de Disciplina e posteriormente o Conselho de Justiça. Quem escreveu essa notícia não pode nem deve tomar partido ou fazer avaliações.

      Curiosamente, a notícia nem sequer está assinada. Quem me garante que a notícia não foi escrita por ela ou até "ditada" a outra pessoa?

      Estas questões entroncam na questão essencial. “À mulher de César não basta ser honesta, tem de parecer honesta”

      Não tenho ressabiamento nenhum em relação à FPP, mas quer-me parecer que é urgente a FPP tornar-se efectivamente profissional. Isto de andar a dizer que somos a melhor Liga do Mundo é muito bonito. Quando se entra num ringue e se vê situações como as que tenho aqui apontado, lá se vai a credibilidade pelo ralo...

      Já percebi que não aprecia os dirigentes do hóquei em patins do Sporting. Não quero entrar por ai até porque não conheço as pessoas. De fora, parece-me que o Guillem é um bom treinador e que foram contratados bons atletas. A equipa parece unida e capaz de lutar até à última gota de suor pela nossa camisola.

      Tenho o máximo de consideração pelo Eng.Gilberto Borges e esposa por tudo o que fizeram pelo hóquei do Sporting. Quanto a José Trindade não tenho grande opinião mas o facto de ter montado uma equipa fantástica no Benfica numa fase em que eles não ganhavam nada é sinal de competência. Veremos como corre a época.

      Eliminar
    2. Permita-me continuar a nossa discussão saudável.

      1) A incompatibilidade é clara e inequívoca. E não fui eu que lancei este tema. A prória reconhece que este é um assunto corrente quando ironiza com "relações suspeitas". O que me diria se Vítor Serpa ou Nuno Farinha acumulassem os cargos actuais com cargos na FPF?

      R1: Penso estamos aqui a misturar alhos com bugalhos. Estamos a falar de um site construído com muito trabalho de adeptos/fãs/entusiastas da modalidade de hóquei em patins, não de uma empresa com milhões de clicks/views/vendas, opinion makers e com uma agenda bem definida. Está-se a dar importância a mais ao que o site pode influenciar no mundo do hóquei. Que é bola como diria JJ. Ou acredita mesmo que foi o HoqueiPT que influenciou o castigo a ser dado ao Sporting CP?
      As “relações suspeitas” são ironizadas porque houve alguém antes que criou esta “problemática” da suspeita. Será que também existem relações suspeitas entre o HoqueiPT e a FEP por darem a noticia do local da Copa del Rey?


      2) Conheco a Elite Cup e parece-me ser uma competição interessante para o futuro. Não questionei esse assunto. Na altura até fiz um post sobre isso. http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/09/sporting-vence-elite-cup-frente-ao-fc.html
      Coloquei o print para que se percebe a proximidade que existe entre a fundadora do HoqueiPT e o treinador do clube de que é adepta. Pareceu-me interessante e relevante, até porque a reunião do Cons. Disciplina que puniu o Sporting foi realizada 4 dias antes do clássico entre Porto e Sporting.

      R2: Como referi anteriormente, questione os treinadores e jogadores de hóquei em Portugal e Espanha e poderá perceber a proximidade que existe entre eles e o HoqueiPT. Isso é uma não questão. Aliás, um dirigente do Sporting entregou-lhe a sua medalha da Elite Cup como forma de agradecimento pela organização. Promiscuidade entre o Sporting CP e o site HoqueiPT?
      Desculpe, mas terei que o corrigir relativamente às preferências clubísticas da visada. Também não é esse. E também não é o do outro lado da estrada.

      (1/2)

      Eliminar
    3. (2/2)
      [Editado por constragimento da plataforma relativamente ao nº de caracteres]

      3) Sobre o caso Zé Diogo, não tenho dúvidas que o regulamento (...)

      R3a: Relativamente a isso, nada a dizer. “All animals are equal, but some animals are more equal than others”. E será com isto que teremos que viver infelizmente.

      Sobre a notícia do hoqueiPT dois dias antes de sair a decisão(...)

      R3b:Neste seu comentário parece-me que leu a noticia já com um pré-conceito de que o HoqueiPT estava a prejudicar (ou a ajudar a) o Sporting CP. Pois, eu lendo o texto vejo aquilo que refere, são apontadas questões e dadas respostas a essas questões com base nos regulamentos e sua interpretação. Ambos sabemos que essa interpretação do regulamento varia conforme o jurista/leitor/visado e o site expõe a sua opinião. Opinião porque podem opinar. Porque são um site que responde apenas aos seus visitantes e não responde a nenhum código deontológico de profissão.
      Será que este blog não pode dar a sua opinião sobre determinados assuntos com base na sua interpretação dos regulamentos (vide http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/10/andre-horta-tem-que-ser-castigado.html) ou também tem que seguir um código deontológico? Porque não nos devemos esquecer que estamos a falar de um site, não de um jornal.
      Como refere na sua resposta “Quem escreveu essa notícia não pode nem deve tomar partido ou fazer avaliações”. Isto também se aplica a si? Qual a diferença entre o HoqueiPT e o blog Mister do Café?
      Relativamente à questão das assinaturas, no HoqueiPT apenas os fundadores escrevem e nas ocasiões que não o fazem, estão identificadas. Eu posso lhe garantir que a noticia não foi “ditada” por ninguém nem escrita pela Marina Alves. Se quiser acreditar em mim óptimo (embora saiba que não tem razão nenhuma apesar do exposto por mim nos comentários), se não, posso concluir que apenas está à procura do mal e que todos querem fazer mal ao Sporting CP. Muitos sim mas não todos e especialmente o HoqueiPT. Sinceramente, mais isentos não podiam ser e têm bem razão para não o serem!

      Não tenho ressabiamento nenhum em relação à FPP, (...)

      R3c: Aqui fui mal interpretado. O ressabiamento a que me referi não era dirigido a si mas a quem lhe deu a dica (e aqui estou a assumir que seguiu a indicação de alguém porque juntar o HoqueiPT ao Sporting CP do nada já me parece rebuscado).
      No resto tem toda a razão!

      Já percebi que não aprecia os dirigentes do hóquei em patins do Sporting.(...)
      R3d: Não é que não aprecie os dirigentes...não é tão plural como isso.
      Como falei, táticas do medo e saídas dos anos 80 praticadas por outros clubes no antigamente e mais recentemente a sul não fazem parte da identidade do Sporting CP. E é isso que me revolta um pouco porque depois saem histórias como esta dadas por alguém ressabiado.

      2M € é quanto custa esta época do hóquei do Sporting. Estamos fora das competições europeias e se não ganharmos aos maus amanhã ficamos fora do campeonato (ou pelo menos fica muito difícil o titulo). Sobra-nos a Taça o que é manifestamente pouco para as aspirações iniciais assim como o dinheiro despendido. E isso tem (ou deveria ter) consequências, independentemente quais elas sejam. Veja-se por ex. o futebol, o emagrecimento do plantel e redefinição de responsabilidades são consequência da má época.

      Temos uma excelente equipa e um grande treinador que tudo têm feito para chegar às conquistas que eles e o Sporting CP merecem mas que infelizmente não surgiram….ainda. Sábado é para vencer e o titulo será nosso outra vez!

      SL

      Eliminar
  6. Isto cheira a pornografia para não dizer...prostituição desportiva!!!

    ResponderEliminar
  7. e o acordo com a Reno. Investiguem e promiscuidade entre a FPP e esse site. Ja agora vejam a relação entre a assessora e quem assina os textos. Bonito casal. E fico por aqui.

    ResponderEliminar