domingo, 31 de julho de 2016

TROFÉU "5 VIOLINOS" – Um ritual de passagem!



Ontem, houve mais uma bela noite “de Sporting”, em Alvalade e seguida por esse mundo fora por milhões de sportinguistas. A homenagem é por demais conhecida: aos “5 Violinos”, a melhor linha avançada de sempre do futebol Português. O ambiente foi excelente e o sentimento final de pleno agrado.

ACABARAM-SE OS FEIJÕES!


Tivemos mais um adversário conceituado a abrilhantar aquele que é, cada vez mais, o jogo que marca o início da fase de competição "a sério" da pré-época, e o verdadeiro início do empolgamento dos milhões de sportinguistas. A percepção é de que até aos “5 Violinos” é tudo "a feijões", corra como correr, e dado a euforias ou ansiedades espúrias e inconsequentes. A partir daí, os "feijões" tornam-se a sério, a ilusão junta-se às férias, as praias enchem-se de conversas animadas, o mundo é logo outro e a impaciência para que chegue a competição iminente instala-se. Um verdadeiro ritual de passagem!


MAIS UM “ADEREÇO” PARA O MUSEU

5 vitórias em 5 edições, contra adversários de prestígio, assanhados e sem facilitar: 5ª Taça para o Museu. Depois do Olympiacos em 2012/13 (1-0), da Fiorentina em 2013/14 (3-0), da Lázio em 2014/15 (2-2, 4-2 após grandes penalidades), e da Roma em , 2015/16 (2-0), desta vez a vítima foi o excelente Wolfsburgo, despachado com um merecido 2-1. Algo me diz que, para o ano, o adversário será ainda melhor!

A “CERIMÓNIA”

Pífia. Infelizmente não há outra palavra. Lenta, arrastada, mal encenada, sem chama... claramente a rever. Não é preciso fanfarra e fogos (e muito menos aqueles "fogachos"...), mas tem que haver aquilo que os ingleses chamam de verve e ritmo. Continuando em inglês, há uma regra que faria aqui maravilhas: K.I.S.S (Keep It Simple Stupid). Pode ser pouco, mas tem que ser bom - Less is More!!! Sem grandes recursos conseguem fazer-se grandes coisas, ou pelo menos com uma dignidade e um ritmo à altura. E... ontem, nem uma coisa, nem outra!

Já a coreografia do jogo de apresentação se tinha ficado por uma nota q.b. a escapar ao mediano, pelo que vou insistir neste assunto: Tal como diz aquela frase: "À mulher de César não lhe basta ser, é preciso parecer", também ao sucesso do espectáculo do futebol não lhe basta ser, é preciso parecer, ou seja, não basta que o jogo principal seja de qualidade, é imperativo que os acontecimentos antes e/ou depois acompanhem esse nível, e não introduzam memórias que o desvalorizem seja de que forma for.

Valeu o jogo, o desempenho, o resultado, o troféu, e ficou renovado o desejo impaciente de que a competição venha depressa. Vamos às notas sobre o que tivemos em campo:


UM JOGO, DUAS PARTES


Primeira parte... “espinha dorsal”.

Confiança, domínio, qualidade e... 2-0 sem pele nem espinhas. Como disse Jesus no outro dia, mesmo recém-chegados de férias, a qualidade com os “Aurélios” é logo outra e dá para "disfarçar" alguma falta de andamento físico. E se com a preparação toda por fazer já é assim, o que será quando voltarem a estar a 100%!! Um pormenor evidente: os “Aurélios” saíram para o Euro como excelentes jogadores. Agora, voltaram como excelentes jogadores... a transbordar confiança: o "peso" das medalhas de ouro puxou-os ainda para cima!!!

Ficou claro que a espinha dorsal da equipa é uma estrutura vertical: Rui; Coates/Semedo; William; Adrien; J. Mário / Brian Ruiz; Slimani.De um dos lados, acresce Schelotto que já é uma costela sólida e do outro Bruno César porfia para também ser uma costela, mesmo que flutuante: atrás, à frente, não lhe interessa, conquanto seja, e faz por ser. Mexer nesta coluna vertebral, só em casos extremos e para melhor, o que nunca será fácil.
 
Segunda parte... “segundas linhas”.

10 substituições desgarraram o jogo e deram um desempenho espectável. 0-1 merecido, apesar das excelentes oportunidades falhadas (quem não marca...!). Francamente melhores do que em jogos anteriores, as segundas linhas (que nunca jogarão nesta quantidade num só jogo) mostraram que ainda têm caminho pela frente para fazer, mas já começam a dar sinais mais claros de que irão sair dali alternativas válidas. Ah... e Jefferson (já lá vamos!)
 

 
BALIZA

Rui Patrício - Em grande! Não dá para escrever muito, porque se gastariam logo de início os bons adjectivos todos. Este homem é mais que um jogador: é um verdadeiro símbolo vivo e no activo do Sporting. Para desfrutar!

Azbe Jug - Descanso merecido, depois de no último jogo ter começado a limpar a imagem (falsa) deixada do arranque da pré época.

LATERAL DIREITA

Schelotto - Competente. Menos em jogo, mas sempre com entrega e qualidade. Um valor cada vez mais seguro;

João Pereira - ...esforçado, sem conseguir dar muito mais.

DEFESA CENTRAL

Coates e Semedo - Assim mesmo, em conjunto: a dupla! Passando alguns pormenores menos conseguidos, aqui e ali, como é próprio desta altura, estão muitos furos acima e são a melhor garantia para a defesa do castelo. Uma espécie de “guarda pretoriana” da equipa;

Naldo - Vai ficando difícil avaliá-lo nesta situação recorrente de ter que fazer quase sempre a esquerda toda (já lá vamos!). Ainda assim, parece ser a alternativa mais segura. Podem discutir-se muitos índices, mas um reconhecimento é incontornável: profissional exemplar!

Ewerton - A perder claramente o barco para a concorrência, ou em vias de apanhá-lo para outras paragens?

Paulo Oliveira - "Esquecido"? Ou apenas gestão de pré-época?

LATERAL ESQUERDA

Marvin Zeegelaar - Quem faz tudo o que sabe, a mais não é obrigado. Não será dos que sabe mais, mas vai chegando para não comprometer.

Fico com a impressão que falta qualquer coisa aqui.

MÉDIO DEFENSIVO

William Carvalho - Ou será melhor dizer Master William? Todas as palavras são sempre pequenas: um monstro, puro deleite!!!

Palhinha - Tremideira a "8", a melhorar um pouco com o andar do tempo e a passagem a "6". Com tempo e a calma devida, a sua qualidade vai, sem dúvida, levá-lo ao lugar;

Petrovic - De fora, a sentir o peso e a habituação de trabalhar com esta intensidade;

Bruno Paulista - Em obras...

MÉDIO CENTRO

Adrien - Há um ano atrás fiquei com as orelhas a arder por dizer que este iria ser o jogador que mais iria evoluir com JJ, e que se iria tornar no cérebro e patrão da equipa. Um ano depois... tenho as orelhas frias! Ainda sem forma, é o Senhor Capitão, um Leão exemplar!!!

Aquilani - Quem sabe pode até nunca desaprender... mas neste caso, continua a não se ver. Quinze minutos em campo, um golo feito perdoado ao adversário e pouco mais. Ligeiramente melhor, mais batalhador, mas abaixo do que podia noutros tempos. Na antecâmara da saída?

Marcelo Meli - Uns minutos em campo antes do jogo, para sentir a verde e iniciar o entrosamento com o 12º jogador. Esperemos que tenha percebido do que a casa gasta, ficado agradado com o nível que o espera e com ganas para trabalhar. Muito e sempre.

ALA DIREITA

João Mário - O “Aurélio” em menor forma. Férias merecidas, em reclusão paradisíaca, muito bem acompanhado... era espectável. Ainda assim, a transpirar confiança por todos os poros. Uns pés de sonho e uma cabeça de ouro. Sério, competente e a entrega de sempre, a silenciar todas as desconfianças. Um “dos nossos”, puro deleite!!!

Iuri Medeiros - Confiança, precisa-se! Quando se libertar, perder a "timidez" e soltar aqueles pés, voltamos a falar. Esperemos que aproveite bem o tempo até ao início da competição.

Gelson Martins - Temporariamente fechado para obras;

Ricardo Esgaio - Tapado na lateral, tapado na ala, tapado no meio, vai ter dificuldade para arranjar o espaço para a sua qualidade e abnegação quando voltar do Rio.

ALA ESQUERDA

Bryan Ruiz - O “não-Aurélio” mais “Aurélio” de todos. Livrou-se às “adaptações” desta vez, mas voltou a fazer uma perninha em posição menos habitual e onde não rende tanto. A manter neste sector dos Alas porque é a sua posição natural e onde regressará brevemente. Um senhor!

Bruno César - Onde lhe falta alguma técnica, sobra-lhe disponibilidade, entrega e raça. Os bons jogadores também se fazem assim. Uma assistência, um quase golo, e um penalti ganho, mas sobretudo um mouro de trabalho sempre na luta;

Matheus - Um “malandro” em crescimento. JJ há-de libertar na plenitude a joia que há dentro deste estupendo miúdo.

AVANÇADOS

Slimani - Cara séria e a entrega do costume. Letal. Se ganha uns centímetros... "mata". Allahu Akbar! Disponibilidade uns furos abaixo, a relembrar o momento de preparação em que toda a equipa está, mas... quem o viu e quem o vê! Sobra-lhe em qualidade e entrega onde lhe falta em... empresário. Inch' Allah fique.

Alan Ruiz - Ainda um pouco preso pela molenga sul-americana, mas aqueles pés prometem. Deu um ar da sua graça aqui e ali, mas precisa de evoluir dentro das ideias de jogo de JJ, sobretudo naquilo que para qualquer avançado sul-americano recém-chegado será sempre um paradoxo: defender.

Podence - O nosso Rato Atómico. Atrevido, por vezes mesmo descarado, sem medo de ir à luta, deixa água na boca para o que poderá fazer quando superar mais alguma da natural inexperiência que ainda tem. Claramente o mais consistente da nova fornada da Academia e até, por agora, dos reforços em geral.

Barcos - O único não-guarda-redes que ficou sentado no banco. Talvez a treinar para uma viagem longa de avião em breve? Ou mera circunstância?

Carlos Mané – De fora. A trabalhar para as olimpíadas.

Teo Gutierrez - Está do outro lado do Atlântico... e quase a ficar por lá: Glória a Dios!

ALAS E TOPOS EXTERIORES

12º Jogador - Mesmo em dia de início das férias maiores, estiveram mais de 30 mil deles. Desempenho adequado a um troféu particular, mas a dar mostras de ser o elemento da equipa em mais avançado estado de preparação. Pormenores técnicos interessantes e a entrega à luta do costume, sempre em prol da equipa. Excelente contributo para evitar o segundo golo adversário na fase final do jogo. A deixar água na boca para quando a Onda Verde explodir

EQUIPA TÉCNICA
 
Jorge Jesus - É quase irritante (ou mesmo muito irritante... para os adversários) a confiança que tem na sua competência, ou melhor, na sua arte, a indiferença com que passa por pseudo-descalabros, imune a compreensões ou incompreensões sobre o alcance do trabalho em produção, saída de uma visão realmente incomum. Invariavelmente a consistência torna-se a regra e os resultados começam a aparecer. Sempre insatisfeito, focado e furiosamente exigente, está a montar mais um rolo compressor.




DIRECÇÃO

Presidente Bruno de Carvalho - Insuportável. Não dá para aguentar isto! Voltou a desaustinar o banco todo e a travar-se de razões com JJ, tendo mesmo estado na iminência de chegar a vias de facto. Os dois nunca se irão entender, quanto mais estar em total união, comunhão de objectivos, e concertados na busca incessante do sucesso da equipa e do clube, como foi por demais evidente logo após o jogo (que cenas lamentáveis!).
Ainda tive a expectativa de que talvez tivessem passado despercebidas na tv, mas quando cheguei a casa lá tive que constatar o pior: o país inteiro viu!

Não sei o que pretende da vida, mas cada vez mais acho que está a arrastar o clube todo para um lugar solitário, no cume de todas as montanhas que conseguir. Tenho receio do que isso possa dar, porque os sportinguistas não têm tido muitas rotinas de estar a olhar sempre para baixo.

E acho que está tudo! Ou não? Estou com ideia que me esqueci de alguém... deixa ver....ah, é isso: falta Jefferson.Falta aqui ou faltou ao jogo? Tinha ideia que tinha sido convocado e até entrado, mas esteve literalmente ausente.Inconsequente, desposicionado, comido vez atrás de vez... Sem palavras! Novamente a medalha de lata da noite, considerando as duas equipas. Tivemos por cá um tipo, há duas épocas atrás, com o mesmo nome. Esse sim era um bom jogador. Mas desde que foi para o Dinamo de Kiev e veio este, ficámos a perder e de que maneira.Claramente o elo mais fraco! Adeus?

Voltando ao que interessa, como já disse, valeu o jogo, o desempenho, o resultado, o troféu, e ficou renovado o desejo impaciente de que a competição venha depressa.

Próxima etapa de preparação: Algarve.Dia 4 de Agosto com o Bétis, e dia 5 com o Nice.

por AVANÇADO DA ESPLANADA

Podem consultar todos os textos do nosso avançado clicando (aqui)

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.


Link do Facebook: (cliquem)


Link do Twitter: (cliquem)

sexta-feira, 29 de julho de 2016

O processo consolidado do Benfica - Cotoveladas, penalties e propaganda


Os processos da equipa do Benfica estão cada vez mais consolidados e já se nota que a "equipa" sabe perfeitamente tudo o que faz em campo. O jogo frente ao Torino para a Eusébio Cup foi bem demonstrativo da consolidação do processo. Vejamos:

O extraordinário processo ofensivo


De facto, foi um excelente treino. Este processo do jogo ofensivo baseado em ressaltos de bola, autogolos e azares dos defesas contrários tem sido recorrente contra os Tondelas, Aroucas e afins. Um verdadeiro clássico que é sempre bom treinar.



Os Penaltys da praxe


Desde logo, a escolha de Fábio Veríssimo para apitar este jogo é bastante interessante. O quê? Não conhecem o Tom Cruise? Fiquem a saber que para ele não há missões impossíveis. Podem saber tudo sobre o artista clicando (aqui).



Podem rever o lance num vídeo mais aproximado para tirarem todas as dúvidas (link). Um verdadeiro caso de atropelamento e fuga. Para os comentadeiros da Benfica TV foi... acidental. Para além dos clássicos atropelamentos, os defesas do Benfica são muito bons no jogo de mãos.



Em caso de dúvida... já se sabe. Mas os artistas do apitadeiro nacional nunca têm dúvidas. Pelo meio, mais uma lesão do Salvio. Só em parafusos deve valer uma fortuna...

Mas está aqui a faltar um momento chave do jogo encarnado. Então e as cotoveladas?



"Chocaram"? Sim, sem dúvida. A culpa é do avançado do Torino que atirou a cara contra o cotovelo do Lisandro.

Propaganda "interna"



O maior de todos os tempos!? A risota foi tão grande que até chegou de Madrid aqui ao café.


A propaganda em "outsourcing" 



A forma como o "Púbico" dá as notícias das derrotas de Benfica e Sporting nas grandes penalidades é sintomática da lampionização da imprensa nacional. Este "mas só" está a fazer escola.

Estão a ofender a memória do Eusébio


Então não é que em 9 edições da Eusébio Cup, os encarnados já deixaram "fugir" o troféu por 6 vezes, sendo que já vão em 4 edições sem ganhar o troféu? 

Deixo uma sugestão: Para a próxima época escolham um clube deste lote (cliquem). É provável que a coisa fique mais fácil...

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.


Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)


quinta-feira, 28 de julho de 2016

Singularidades de um clube casadoiro - O "Faro" pela "Cova"

 
A falta de princípios em Portugal, tem proporcionado muitos casamentos interessantes. No futebol, existe um clube que não consegue encontrar uma "verdadeira paixão". Por isso, lá vai "casando" com várias pretendentes ao mesmos tempo.

Vejamos por exemplo o que aconteceu com o Farense na época passada.

O clube algarvio recebeu nos seus quadros vários jogadores por empréstimo. Tiago Jogo (Feirense), Iuri Gomes (Rio Ave), Diogo Coelho (Braga) e um tal de Harramiz proveniente do Benfica. Como é do conhecimento geral, os jogadores emprestados não podem jogar contra a equipa que é detentora do seu passe. Só que...

Deixem jogar o Mantor... Harramiz


O jogador participou no jogo frente ao Benfica B no Seixal. Se o Farense perdeu o jogo no campo, não ficou melhor depois de conhecer a sanção pela "brincadeira".


Em quatro jogadores emprestados, a incompetência tinha logo que calhar no jogador do Benfica, que curiosamente ficou de fora do jogo da primeira volta. Mais uma daquelas "coincidências" que por azar, calham sempre ao clube casadoiro...


Ora, vamos a contas. Se o Farense não tem perdido esses dois pontos na secretaria, não tinha descido de divisão. Curiosamente, lá encontramos mais uma "coincidência". Não é que o Benfica B era a equipa a descer caso o Farense não tem perdido os 2 pontos na secretaria?

Mais uma vez, ficam bem visíveis os "azares" do clube casadoiro.

Uma união tão forte só podia ter tido uma boda abençoada. 



Em 2013/14, Farense e Benfica TV chegaram a acordo para a transmissão televisiva dos jogos do clube algarvio na televisão do Benfica. Curiosamente, e mais uma vez por "coincidência" o acordo entre o Farense e a Benfica TV acabou precisamente no final da temporada passada.

"Errar é humano!"


Quando confrontado com este erro, o Sr.Presidente do Farense na altura afirmou: "Foi um lapso, não nos apercebemos que o Harramiz não podia jogar. Pagámos por isso e não há recurso.". Curiosamente, e em mais uma "coincidência" extraordinária o jogador não jogou frente ao Benfica na primeira volta. (Se estiver a abusar nas curiosidades e nas coincidências, avisem)

Quando confrontado com a ira dos adeptos nas redes sociais afiança que "Não respondo a quem se esconde por trás de computadores", e assegurou que só admite "ser julgado" por quem ajuda o clube. "Só aceito julgamentos de quem me ajuda ou está comigo. Faro, a cidade e o seu comércio contribuem pouco ou zero para o seu clube, como tal pouco tem para exigir. Além das quotas dos sócios, só há um investidor, chamado Aníbal Guerreiro, e a BTV, pelo acordo de transmissões televisivas. Não temos dinheiro"

Segundo António Barão, Presidente do clube, só o Sr.Aníbal Guerreiro e a BenficaTV podem julgar a sua actuação como Presidente, uma vez que "são eles que ajudam e clube e estão com ele". É sempre bonito ver que o presidente do Farense reconhecer à Benfica TV moral para analisar o seu desempenho. O respeitinho é muito bonito!!!

Espera lá!!! Uma vez que o Pedro Guerra é director de conteúdos da BenficaTV, isso faz dele "patrão" do presidente do Farense!? Bonito!

Mas acham que a história acaba aqui!? Não senhor...

O fim da linha


No início deste mês, o Sr. António Barão deixou o clube. Segundo o próprio, "conseguimos resgatar o Farense do fundo do poço, pois o clube estava moribundo e à beira de fechar as portas". (Este deve ser primo do Godinho Lopes)

O que é certo é que no passado dia 15, o Presidente da Assembleia Geral do Farense publicou um comunicado onde entre outras coisas, afirma que:

2. E face à situação pública e notória de total abandono e caos generalizado em que se encontram o S. C. Farense e SAD;
3. Após inúmeras solicitações e apelos de diversas entidades com responsabilidades políticas e sociais, sócios e adeptos do S. C. Farense, aos accionistas da SAD, para que não consentissem no previsível desaparecimento da prática do futebol e das atividades amadoras do clube, bandeira do concelho de Faro e da região do Algarve;
5. Do que foi possível apurar, em razão da brevidade e urgência da situação, constatou-se que a situação financeira das duas instituições é de carência absoluta, com dívidas vencidas avultadas que colocam em sério risco a sua solvabilidade imediata e futura.


(link)

Caso para dizer que a "brincadeira" deu bom resultado. Mas depois de um amor aparece sempre outro...


Cova de Piedade é o novo "amor"


A LPFP anunciou em comunicado os estádios autorizados para as equipas da II Liga.


(link do comunicado)

Como podem verificar na imagem anterior, o recém promovido Cova da Piedade, jogará no Caixa Futebol Campos no Seixal. Mais uma daquelas coisas interessantes que passado alguns meses acabam em curiosidades e coincidências.

Desta vez, nem foi preciso esperar muito tempo para aparecerem as primeiras curiosidades e coincidências. Acham que conseguem adivinhar quais foram as primeiras duas equipas com quem o Cova da Piedade jogou nesta pré-época?


E não é que acertaram! Vá, agora vamos a mais uma coincidência, pode ser?

O malandro do calendário...



E não é que vai logo haver jogo entre as duas equipas na primeira jornada da Liga? Ainda estou para perceber que joga em casa e quem joga fora...

É só amor na pré-época do Benfica B



Foram estes os últimos 4 encontros da equipa B do Benfica.

Destes quatro clubes, só me falta falar da relação do Vilafranquense com o Benfica. Vejamos:

Vilafranquense - "Flirt não é traição"


A Eurofoot, empresa de agenciamento de jogadores é accionista maioritária da SAD da formação de Vila Franca de Xira. Curiosamente, um dos seus jogadores foi recentemente transferido para o Benfica.


Em sentido inverso, seguiu Alfa Esteves.

Não vai tardar muito para termos mais curiosidades e coincidências sobre o Vilafranquense, ainda para mais numa fase em que subiu ao Campeonato de Portugal....

Sobre os restantes clubes que "ajudam" os atletas da equipa B do Benfica a exercitarem-se, já falei anteriormente. Em Setúbal apreciam um choco frito à moda de Carnide (cliquem). Em Belém cai sempre bem um Pastel de Carnide (cliquem)

Enquanto comem o pastel, podem apreciar o discurso do "dono" do Farense, sobre o Belenenses e a sua gerência.


Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.


Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

quarta-feira, 27 de julho de 2016

João Mário - O drama, a tragédia, o horror


Muito se tem falado sobre João Mário nas últimas semanas. Desde as declarações do pai em pleno campeonato da Europa, passando por clubes interessados na transferência, a ausência da apresentação ou as declarações do empresário. Mas vamos lá por partes:

MaisCarvão



O programa Mais Transferências da TVI 24 não para de nos surpreender. A última teoria passa por culpar o Sporting pelo "caso" em torno de João Mário. Uma teoria de Rui Pedro Braz que tem uma brilhante conclusão: O Sporting tem interesse em ter este "caso" a circular para "abafar" os resultados da pré-época. Absolutamente brilhante.

Por falar em Rui Pedro Braz...

O famoso atleta do Grupo Desportivo Terras da Costa



Agora sim! Agora sim, Rui Pedro Braz pode falar com "propriedade" sobre os temas do futebol, ou não fosse ele um famoso atleta do Grupo Desportivo Terras da Costa. A famosa teoria lampiã de Pedro Guerra em que "Só que jogou futebol pode opinar sobre futebol" ganha agora um novo sentido. 

Por falar em lampiões... Já viram o post do Artista do Dia sobre Luís Aguilar, o "parceiro" do Braz? (cliquem). Confesso que adorei ver o jogo de cintura de Luís Aguilar a elogiar a comunicação do Sporting, para depois atacar.

Agora que já estão mais contextualizados sobre paineleiros, voltamos à análise.

A apresentação da equipa aos Sócios




Para que não restem dúvidas, aqui fica o vídeo da apresentação dos jogadores onde é possível ouvir o speaker dizer o seguinte:

"E para além da magia aplicada no meio campo do Sporting Clube de Portugal, existem 3 jogadores que ajudaram a selecção portuguesa a conquistar o campeonato Europeu. Peço uma enorme salva de palmas para os 3 "Aurélios"...William Carvalho, Adrien Silva e João Mário, que brevemente se juntará a nós."

Querem mais esclarecimentos!? O mister dá uma ajuda.



Mas se estas duas fontes oficiais não chegaram para a dupla lampiã, podiam ter utilizado as redes sociais que tanto apregoam, para perceberem que João Mário estava de férias nas Maldivas. O que não é propriamente aqui ao lado. 

Soudbyte do momento: Sporting não premeia o mérito


Mais uma mentira da máquina de propaganda. Desde que chegou ao Sporting, Bruno de Carvalho renovou com TODOS os jogadores importantes para o clube, com excepção de Carrillo (por razões conhecidas). Estou a falar de jogadores como Rui Patrício, Rúben Semedo, Adrien Silva, João Mário por duas vezes, Slimani, William Carvalho por duas vezes ou Gelson Martins entre muitos outros.

Mas quem explica bem isto é o próprio Presidente do Sporting, numa declaração aos jornalistas a 22 de Junho (há mais de um mês).

"A situação de João Mário e Slimani? Os jogadores estão calmos e satisfeitos. Não tem sido por termos contratos a longo termo que não temos revisto esses mesmos contratos. João Mário vai no terceiro, Slimani vai no segundo e não estamos a falar de contratos que estavam a acabar. Isto é algo que os jogadores já perceberam. Perceberam que este Sporting reconhece [o mérito]. Foram de férias descansados, com esta certeza: o Sporting é um clube que exige muito,mas que também reconhece quem tudo dá. Acho que, sinceramente, eles sabem isso, já tiveram a prova. Está-se a criar imagem falsa: o Sporting sabe valorizar os ativos, não está vendedor, quer retirar rendimento desportivo e financeiro dos seus jogadores, não lhes corta as expectativas", frisou.

"Já surgiram coisas desagradáveis na comunicação social – e não digo que foram os jornalistas... Nunca precisei de ir para os jornais falar de processos de renovação. Todos os jogadores têm consciência de que nós sabemos reconhecer quem veste a camisola com esforço, dedicação e devoção. Porque é esse o único caminho que há para a glória. Agora, quanto mais pública for a ‘coisa’, menos vontade haverá. Felizmente, sei separar o que são comportamentos de miúdos que conheço há anos, de algumas situações menos pensadas por parte de outras pessoas."

Resumindo


1 - Jogador tem contrato com o Sporting até 2020. Renovou a 13 de Agosto de 2015. Ainda não passou um ano.

2 - Jogador não era obrigado a estar na Apresentação do Sporting. Jorge Jesus pediu aos 4 jogadores campeões da Europa para estarem presentes. Por se encontrar muito longe de Portugal, João Mário não conseguiu estar presente. O que é compreensível e não vi ninguém do Sporting levantar a voz contra o jogador.

3 - No mandato de Bruno de Carvalho tem sido clara a preocupação em reconhecer o mérito aos atletas. A prova está nas renovações de TODOS os jogadores importantes do plantel, com excepção de Carrillo. Se João Mário continuar em Alvalade tenho a convicção que o seu vencimento será actualizado.

4 - Pai, empresário, jornaleiros e afins podem continuar a dizer tudo e mais alguma coisa. O João Mário e o Sporting sempre se respeitaram e a boa relação deverá manter-se.

Aqui está o homem!!!



Para já o "caso" está resolvido. Veremos o que mais vão inventar sobre este assunto.



Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 
 
Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

terça-feira, 26 de julho de 2016

Branco mais branca... não há



Danilo Barbosa era um jogador das camadas jovens do Vasco da Gama e já internacional pelas selecções jovens do Brasil, quando em Setembro de 2013 viu o seu passe ser adquirido por um "grupo português". De acordo com a notícia do Globoesporte esse grupo português ganhou a corrida pela contratação do jogador ao Liverpool. Os ingleses ofereceram 3,5M + 1 Milhão por objectivos, enquanto que o tal grupo português ofereceu os 4,5 M a pronto.

Como o clube estava numa situação financeira muito complicada, aceitou a proposta para pagar vencimentos em atraso. Desde logo, ficou definido que esse grupo português iria colocar o jogador no Sporting de Braga na época seguinte.

(link da notícia)
De salientar que o jogador foi contratado por 4,5 Milhões sem ter feito um único minuto de jogo pela equipa principal do Vasco. Em Janeiro do ano seguinte, foi chamado à equipa principal do Vasco enquanto aguardava a altura para ingressar no Sporting de Braga. Acabou por participar em 9 jogos.
Tal como previsto, o jogador chegou ao Sporting de Braga no início da época 14/15, onde fez 28 partidas. Curiosamente, no Relatório e contas dessa época desportiva não consta a informação da percentagem detida pelo clube de Braga. Apenas é referido que assinou contrato até 2020.

No final dessa época o seu nome foi muito falado para reforçar o Mónaco, treinado por Leonardo Jardim.


(link da notícia no L´Equipe)

Esta notícia é do L`Equipe é de dia 25 de Junho. Poucos dias depois surge uma notícia interessante no jornal OJogo.


De acordo com esta notícia, 90% do passe do jogador é do milionário russo Dmitry Rybolovlev, nada mais nada menos do que o proprietário do Mónaco...


João Moutinho, Fábio Coentrão, Wallace, Fabinho, Bernado Silva, Ivan Cavaleiro, Hélder Costa, Gil Dias, Berbatov, Falcão ou James são alguns nomes negociados por estes artistas. Dá mesmo para rir.
Só que a história não acaba aqui...
Danilo acabou mesmo por ir para o Valência por empréstimo do Sporting de Braga. Empréstimo de uma época e o Valência ficou com opção de compra por 15Milhões que tinha que ser exercida até ao final de Junho.
Durante o mês de Junho muito se falou do facto do Valência querer manter o jogador por empréstimo, só que segundo a imprensa espanhola citando o presidente do Braga só aceitariam vender e nunca renovar o empréstimo. "Es imposible que se amplíe la cesión".


Branco mais branca... não há


Resumindo tudo isto:

FASE 1
O jogador jogava nas camadas jovens do Vasco da Gama até que... Sem ter feito um único jogo na equipa principal aparece "um grupo de empresários portugueses" a oferecer 4,5 Milhões pelo passe do jogador. (Quase tanto como os 6 Milhões do Garay).

FASE 2
O jogador é colocado no Braga, onde se supõe (não há dados oficiais) que os bracarenses ficaram com 10% do passe. O jogador joga uma época em Braga até que um fundo russo compra os 90% do passe ao tal "grupo de empresários portugueses". Fundo esse liderado nada mais, nada menos do que pelo dono do Mónaco, o milionário russo Dmitry Rybolovlev.

FASE 3
Braga empresta o jogador ao Valência por uma época. Fica acordada uma cláusula de opção de 15M que teria que ser exercida até ao final do passado mês de Junho. Curiosamente, o segundo jogo oficial de Danilo pelo Valência foi contra o Mónaco, a equipa do "seu dono". Limpinho, limpinho...

FASE 4 
Valência não quer gastar 15M no jogador mas tenta renovar o empréstimo junto do Braga. António Salvador afirma à comunicação social espanhola que o jogador não é para emprestar, mas sim para vender. 

FASE 5 
Acabando o prazo para exercer a opção de compra no final do mês passado, foi necessário encontrar destino para o jogador. E eis que surge o "interesse" do Benfica hoje noticiado. 


O que diz o fisco espanhol? 


Provavelmente, os leitores menos atentos à imprensa internacional não saberão que o fisco espanhol está a investigar as "negociatas" de Jorge Mendes. De acordo com o El Mundo 11 transferências envolvendo o Valência e Jorge Mendes são "suspeitas" para as autoridades espanholas.


(link da notícia)

Destas onze transferências, seis estão ligadas directamente a clubes portugueses. Duas envolvendo o Braga, sendo que curiosamente uma delas é a de Danilo e quatro envolvendo o Benfica.

Espera lá, para onde é que o Danilo vai? Tudo "coincidência"...

Sobre tudo isto, a nossa imprensa publicou ZERO, como podem confirmar num post mais antigo sobre este assunto. (link)


Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 
Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

sábado, 23 de julho de 2016

Cada tiro, cada melro!



O jornal Ojogo e o jornal Abola, anunciaram nas suas capas de hoje que Iuri Medeiros e João Palhinha estãvão fora dos planos de Jorge Jesus. Só que...

Ontem, Jorge Jesus deu uma entrevista à Sporting TV que foi hoje exibida. O nosso mister confirmou que Iuri Medeiros, João Palhinha e Daniel Podence irão fazer parte do plantel do Sporting para 16/17.

Podem ver a entrevista de seguida:


"O clube tem muita qualidade, que nos permite estar confiantes e escolher jogadores com margem de segurança. As novidades acho que serão o Iuri, o Palhinha e o Podence, que farão parte do nosso plantel. O importante é juntarmo-nos aos nossos adeptos."

Mas ainda haverá algum Sportinguista a acreditar naquilo que os pasquins escrevem?

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.


Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

sexta-feira, 22 de julho de 2016

O mundo ao contrário - Gatas que ladram e Saraivadas em Julho


Gatas a ladrar!?


Ontem, uma ex-deputada da nação ("Ai Portugal, Portugal") sentiu-se na necessidade de espalhar toda a sua eloquência num post de facebook. Vejamos:


Obviamente, foi um erro da jornalista que fez o contacto. Mas será que é necessário este tipo de linguagem? Que a ex-deputada tem uma grande aversão ao erro, não é novidade para ninguém. Que o diga o ex-namorado da tão pura donzela.


Mas alguém consegue condenar o gato por se ter posto a andar?

"A sentir-se não sei se rio se choro...RIO!!"


Também acho que os leitores se vão rir...


Querem continuar a rir? Aqui fica o link com o texto da donzela na integra (link).

A resposta da Sporting TV



Uma resposta assertiva, inteligente e educada. A demonstração que a Sporting TV tem um verdadeiro líder à frente dos seus destinos. Algo que deve ser tomado como inspiração, para todos fazerem mais e melhor.

Bravo, Rui Miguel Mendonça!!!

Saraivadas em Julho!?


O tempo anda todo trocado. Não é que não pára de Saraivar!? Ainda ontem, mais uma Saraivada! Assim não há cultivo lampião que aguente.


Uma colheita estragada 


A primeira Saraivada surgiu logo a 3 de Junho, quando o Sporting em comunicado desmentiu categoricamente o interesse em Bakic. (link do comunicado)

Um mês e meio depois, eis que...



Bons ventos sopram de Alvalade com esta dupla na comunicação do clube. Assim está bem!

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. Dúvidas sobre o assunto é só colocarem na barra de comentários.


Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)