terça-feira, 6 de dezembro de 2016

O caso do filho de Fontelas Gomes


Ao final da tarde de ontem, Alexandre Gomes, atleta dos iniciados do Sporting e filho de Fontelas Gomes publicou na sua conta de twitter uma mensagem sobre o derby da Luz do próximo fim-de-semana. Quero por isso rever tudo o que aconteceu em torno deste assunto durante o dia de ontem.

O INET do twitter


Começo pela apresentação de uma equipa focada em emergência twitteiras. Uma verdadeira brigada que chega à ocorrência mais rápido do que a própria sombra. Vejamos

Alexandre Gomes publicou o polémico tweet pelas 18:40h


Passaram apenas 13 minutos até à chegada do primeiro "socorrista". Flávio Miguel Silva jornalista do Record decidiu entrar em acção, colocando o "dedo na ferida", fazendo a partilha da mensagem do jovem.


De seguida entrou na conversa José Morgado. Mais um jornalista do Record que fez o segundo diagnóstico.


Pelas 18:59h, Alex Gomes confirma que apagou o tweet não pelo facto de o jornalista Flávio Miguel Silva ter dado destaque, mas sim por não ter sido ele a publicar.



Passados 2 minutos, Flávio Miguel Silva confirma que recebeu a mensagem anterior com um "Ok, esclarecido".



Depois de 2 jornalistas do Record terem andado a "socorrer a vítima, chegou a vez de Francisco Feijó - responsável pelas redes sociais do jornal - vir a terreiro descrever o tweet do miúdo como sendo uma "atitude feia". Qualquer equipa de socorrista tem de ter o elemento "moralista".



De seguida, entra na conversa mais um jornalista do Record. Desta feita, João Oliveira que "ainda via o tweet". Isto acontece pelo simples facto de ter aberto o tweet antes da rapaz ter eliminado a publicação.



José Morgado volta à carga com um elucidativo: "Print nisso"


Que é como quem diz: Tira já a print para metermos isso a circular.

Ao qual João Oliveira responde com uma enorme classe...


De facto, são muito anos a "virar frangos".

Um trio de quatro



Flávio Miguel Silva, José Morgado e João Oliveira são jornalistas do Record que deviam estar a trabalhar. Se calhar este é mesmo o conceito de trabalho desta gente. Com tanta notícia sobre o futebolleaks a circular pela Europa fora, o que importa mesmo é falar sobre um miúdo. Já o Francisco Feijó tem nas redes sociais o seu "ganha pão".

A notícia



Como podem verificar no print anterior, a notícia foi publicado pelo Record pelas 19:21H. Em cima já vimos que o jovem apagou o tweet e referiu que não tinha sido ele a fazer a publicação, motivo esse pelo qual apagou o tweet. Flávio Miguel Silva, confirmou que recebeu essa mensagem pelas 19:01, ou seja, 20 minutos antes de a notícia ser colocada no jornal Record. Mesmo assim, o Record decidiu que era para avançar.

O 5º Elemento


Convém referir que a notícia no site do Record não foi assinada. Mas, para além destes 4 artistas há um outro jornalista metido ao barulho. Vejamos:


"Ainda assim", os meninos do Record acharam importante colocar prints adicionais de outros miúdos.



E não é que o tal Miguel tinha razão. É que nem foi preciso esperar pelo dia de hoje. No programa da noite este assunto foi logo tema de conversa. Um rebuçado para quem adivinhar quem foi o artista que colocou o tema sob a mesa...


Através do print é possível perceber que o 5º elemento é o jornalista Sérgio Krithinas do Record. (Para a próxima fecha a tua conta pessoal de twitter, e só depois é que tiras o print).

Ou seja, durante os poucos minutos em que o tweet esteve online o "INET" conseguiu colocar 4 jornalistas do Record e um responsável pelas redes sociais do jornal a "assistirem a vítima". Absolutamente brilhante. Nem o INEM chega tão rápido e com tanta gente.

Tristeza



Quem lê a notícia fica com a ideia que o jornal só pegou no tema por estar a ser um assunto muito falado nas redes sociais. O que é uma realidade é que o tweet teve apenas 3 partilhas e muito provavelmente serão de amigos do jovem. Afirmar que a "mensagem causou polémica nas redes sociais" é um golpe baixo e mentiroso. 

Obviamente, o miúdo não deveria ter feito um tweet deste género por todas as razões e mais algumas. Mas é preciso perceber que estamos a falar de um miúdo de apenas 15 anos, como refere a peça do Record. A forma como estes tubarões sentiram o sangue na água e atacaram a presa e dos actos mais nojentos que já vi no jornalismo português. E infelizmente, temos todos visto muitos actos destes.

Já deu para perceber que o rapaz é do Sporting e que não gosta do Benfica, tendo mesmo rejeitado o convite dos encarnados para jogar no clube da Luz. Parece que isto está a causar muita comichão a muito boa gente. 


Todos os dias vemos dezenas de posts, tweets e afins, bem mais graves do que o que foi feito por este jovem. Provavelmente, existem jovens atletas do Sporting e Benfica que escrevem pior do que isto nas redes sociais e isto nunca foi ampliado pelos jornais.

Os abutres 


O Blog "Artista do Dia" já fez a sua análise a este tema e deu ênfase às declarações de Rui Gomes da Silva no "Dia Seguinte" de ontem. Podem ler (aqui).

Gostaria de acrescentar o que foi dito no "Prolongamento" de ontem.


José de Pina e de Manuel Serrão desvalorizaram este assunto, por contraponto com mais uma atitude nojenta de Pedro Guerra que aproveita tudo para "malhar" no Sporting.

E assim anda o "jornalismo" português e especialmente o Record...

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

14 comentários:

  1. Já são tantos os "actos mais nojentos", que se torna difícil categorizar.
    Apenas o remetente é o mesmo. Sempre.

    ResponderEliminar
  2. nada é suficientemente baixo para quem vende a sua dignidade à roda de bicicleta obsoleta

    Srinivasa

    ResponderEliminar
  3. O atleta tem 15 anos e eu concordo com ele. Houve uma altura, que aquele galinheiro ia caindo, o vento quase o deitou abaixo, mas mais placa, menos placa endireitaram-no. É uma expressão que sai, nada tendo de ofensiva. Sou mais apologista dum dos cânticos da juventude leonina. CADA LAMPEÃO É UM CABRÃO.

    ResponderEliminar
  4. Com tanta perseguição, não há de o miúdo os odiar? O que me choca é que o Fontelas Sr não mete mão nos jornaleiros.

    ResponderEliminar
  5. Se o miúdo fosse meu filho, o porco do Flávio ficava sem aquele sorriso idiota até que um estomatologista o constituísse. Nunca mais se metia com miúdos de 15 anos.

    ResponderEliminar
  6. Não há limites para a cretinice dos lamps

    ResponderEliminar
  7. o derbi a aquecer!
    Aqui vai uma de perspectivas ou de prespectivas!
    uns falham: http://www.abola.pt/clubes/ver.aspx?t=4&id=632683
    outros são impedidos: http://abola.pt/clubes/ver.aspx?t=3&id=644504
    é nas subtilezas que se ganham as estrelas michelin....

    já agora, do outro lado da página encarnada, na cena online, quem for amigos dos acima contemplados tem 30% de desconto na assinatura mensal.... será que já chegou à sport tv?

    "somos de uma raça que nunca se vergará" Mustang.
    Leão da Palmira

    ResponderEliminar
  8. Felizmente deixei de comprar o pasquim record e o cm há 3 anos. O dinheiro que poupo ao fim do ano dá-me para pagar as quotas do Sporting e a Gamebox e ainda sobra algum para umas bejecas. Bem dita a hora que tomei esta decisão. "isto" só me faz ver que foi uma óptima decisão, não dar mais um cêntimo a ganhar a esta gente. Cumps.

    ResponderEliminar
  9. O quinto elemento o S. Krithinas conheço eu muito bem dos tempos da faculdade... inteligência muito limitada, lampião dos sete costados (daqueles que preferem a mãe violada a uma derrota do benfica). A chegada dele ao Record só ajudou a confirmar a morte de qualquer qualidade jornalística naquele pasquim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além desse Kretino, seria interessante se o mister fizeste uma pesquisa sobre a filiação clubistica destes provavelmente lampiões disfarçados de "jornalistas".

      Eliminar
    2. Mas é preciso uma pesquisa? Basta olhar para as trombas de cada um.--

      Eliminar
    3. Posso garantir que (infelizmente) não são todos lampioes... infelizmente também já sabemos que a falta de competência não tem cor!

      Eliminar
  10. https://scontent.flis5-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/15380424_1331853236846046_6170465823672735915_n.jpg?oh=e84178e9c9bf6a345f505c0694fb4a71&oe=58BA3C48

    Números oficiais falaram em 55mil na luz... Olhem para a imagem. AHAHAHAHAHA... Esperem esperem... AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    ResponderEliminar
  11. Que vergonha, realmente uma falta de respeito! O que me impressiona é que o Fontelas Sr não mete mão nos jornaleiros.

    ResponderEliminar