segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Os feitores de Arouca


Hoje levo os leitores numa visita guiada a Arouca, dando a conhecer algumas curiosidades sobre o clube local e os feitores da pequena vila.

Filho de lavradores, Carlos Pinho, Presidente do FC Arouca e "dono" Carlos Pinho Lda. Começou aos 21 anos por fazer trabalhos de calceteiro, e um ano mais tarde já se lançava por conta própria e formava a sua lista de clientes. Trabalhou vários anos em nome individual, até ao ponto em que o crescimento da empresa ditou a constituição da Carlos Pinho Lda, em Janeiro de 1995. Com mandato até 2017, foi há oito anos que decidiu assumir a direcção do clube, depois de ter participado em algumas direcções. Uma das suas primeiras decisões com impacto foi a de chamar o apresentador televisivo Jorge Gabriel para a equipa técnica, com este a assumir depois a liderança da mesma, mas sem sucesso.

Reeleito recentemente, numa assembleia com a presença histórica de…100 sócios, Carlos Pinho registou o facto com champanhe.

“A coisa mais bonita que a gente tem é a família”


Filomena Oliveira e Carlos Pinho com os filhos Cláudia Pinho e Joel Pinho, no 20º aniversário da empresa FONTE: rodaviva.pt

Carlos Pinho usa este "lema" na sua vida desportiva e empresarial. A Carlos Pinho Lda tem dois sócios: Carlos Pinho com 80% das quotas e a sua esposa Filomena com os restantes 20% e são coadjuvados pelos filhos, Cláudia Pinho, arquitecta que "também faz serviços para a empresa em paralelo com trabalhos individuais de arquitectura" e Joel Pinho, intitulado pelo site rodaviva.pt como "gestor" da empresa.

Para além de trabalharem na empresa dos pais, estes dois jovens também trabalham para o clube. Joel como director desportivo e Cláudia como "relações publicas"

O "Paulinho Santos" de Arouca


Para quem não sabe, Joel Pinho também chegou a jogar pelo clube de Arouca entre 2007/2008 e 2011/2012. O site zerozero diz que apenas efectuou um jogo pela equipa principal, na época 2009/2010, mas o mais provável é que a informação esteja incompleta.

Ao que parece jogava, a defesa. Pelo comportamento fora das quatro linhas, arriscava a dizer que seria uma espécie de Paulinho Santos. 

Joel Pinho em acção pelo FC Arouca

Curiosamente, e como se pode verificar na fotografia, o clube arouquense era patrocinado pela Caixa Agrícola de Arouca. Uma agência gerida por Manuel Duarte, tesoureiro do Arouca na direcção de Carlos Pinho. Coincidência...

Para além do Presidente Carlos Pinho, as gentes da terra consideram António Jorge Teixeira, como um “homem incansável”, vice-presidente e empregado nas Finanças, e Manuel Duarte, tesoureiro do clube e gerente da Caixa de Crédito Agrícola. São eles os "motores do clube". 

O 5º elemento



Os "Pinhos" têm outro elemento importante na família que também está ligado ao clube. Hugo Monteiro é casado com Cláudia Pinho, filha do Presidente e responsável pelas "relações publicas" do clube. Apesar do o jogador não demonstrar qualidade para uma I Liga, o clube renovou-lhe sucessivamente o contrato e foi emprestando o jogador para clubes de divisões secundárias. A ligação ao Arouca terminou no final da última época depois de um empréstimo ao Anadia da 3ª Divisão nacional, e nem ai se conseguiu impor. Nesta altura encontra-se sem clube...



Onde é que eu já vi isto!?


Entrevista de Carlos Pinho em Julho de 2005
Em Maio de 2006 ocorreu a inauguração do novo estádio municipal de Arouca. Curiosamente, o estádio foi "encomendado" pelo município tendo a obra sido adjudicada à Carlos Pinho Lda. Obviamente coincidência. Curiosamente, e depois de "ter estado muito anos na direcção" Carlos Pinho decidiu concorreu à Presidência do clube, após a inauguração do recinto. Curiosamente, meses antes quando questionado com essa possibilidade dizia: "Dizem-me que já tenho muito trabalho. Mas um dia serei Presidente. Não tão cedo. Talvez daqui a uns anos. Neste momento sinto que devo dedicar-me à empresa."

Mas a relação com o município não se fica por aqui...


Arrufos de amor



No início da época 2014/2015, e após um ano na I Liga surgem notícias de favorecimentos do município para com o clube. Segundo José Artur Neves, Presidente do município de Arouca, "O Futebol Clube de Arouca está de costas voltadas para a Câmara porque acha que ela não lhe dá ajudas nenhumas. É por isso que não deixa de ser irónico que a Polícia Judiciária (PJ) nos venha investigar precisamente por supostos apoios ao clube". 

Um ano antes, o jornal publico dizia o seguinte:

"O estádio do Arouca tem andado numa agitação. Com a subida de divisão, é necessário fazer obras. Aumentar as bancadas, para uma capacidade de 5 mil lugares (hoje tem 1500), melhorar o relvado. A Câmara Municipal vai garantir tudo isso. “Se eu não tivesse tido a garantia do Presidente da Câmara de que pagaria as obras, eu não teria avançado”, diz Carlos Pinho. “Mas sentei-me com ele e ele disse: Carlos, sobe, que eu pago as obras”.

A parceria entre o empresário Carlos Pinho e o presidente da Câmara, Artur Neves, é uma das explicações para o êxito singular do FC de Arouca, segundo Luis Teixeira, autor de um livro sobre os 60 anos do Clube. “Carlos Pinho tinha um sonho, e ninguém acreditava. O mérito é todo dele. Com a ajuda da Câmara, fez um trabalho depois do qual as letras do nome Arouca ficaram maiores no mapa de Portugal”.

A parceria apontada como fundamental para o sucesso do clube, era agora posta em causa por um "arrufo de amor". Como é do conhecimento publico nenhum município pode ajudar directa ou indirectamente um clube profissional, logo esta será sempre uma falsa questão. Em Agosto de 2015 José Artur Neves afirmou: “Quando o Arouca se profissionalizou, aí não, não os apoiámos mais, até porque a lei nos impede, enquanto Câmara, que financiemos direta ou indiretamente qualquer clube profissional. O que fazemos hoje é alugar-lhes o estádio, e é o clube quem o gere e paga as despesas com a manutenção. Eu costumo dizer ao presidente Carlos Pinho que ele é um caso de estudo. É um homem com raízes humildes, aqui de Arouca, que creio só ter tirado a 4.ª classe, mas que é um empresário de muito sucesso. A determinação dele como empresário trouxe-a para o futebol. O clube é ele. Confundem-se. Mas atenção, que as nossas relações nem sempre foram, como direi, as mais pacíficas. O Carlos Pinho quer o melhor para o clube, mas eu, como presidente da Câmara, também tive e continuo a ter que traçar algumas linhas vermelhas, vamos chamar-lhe assim, pois há que saber separar a gestão pública da gestão privada de um clube. Mas considero-o um grande presidente, sim.”

As linhas vermelhas


As tais linhas vermelhas que José Artur Neves referiu provavelmente serão algo como isto: 

Em Agosto de 2015, a Câmara municipal de Arouca assinou um contrato de empreitada com a Carlos Pinho, Lda para a pavimentação de pista e acessos do Estádio municipal.

Recapitulando: A C.M. de Arouca adjudica uma série de obras no estádio municipal. Estádio esse que é seu, mas que se encontra arrendado ao FC Arouca. O dono da empresa responsável pelas obras é precisamente o mesmo que preside ao clube que arrenda o estádio à C.M. Arouca. Limpinho, limpinho...



Como vimos no contrato anterior, as linhas vermelhas estão bem traçadas pelo município. Querem mais provas disso!? Vejamos agora alguns contratos por "ajuste directo" entre o município de Arouca e a Carlos Pinho Lda. 

Obras concedidas pela CM.Arouca à Carlos Pinho Lda emr egime de "Ajuste directo" em 2016

São cerca de 250 mil euros obtidos em 2016 de um total de 1,5M nos últimos 5 anos. Curiosamente, no ano do "arrufo de amor" o município não precisou do "know-how" da empresa de Carlos Pinho.

No final de 2015 e bem perto do Natal, a Carlos Pinho Lda decidiu fazer um jantar de comemoração do vigésimo aniversário da empresa. 

José Neves discursa na festa do 20º aniversário da Carlos Pinho Lda; Panoramica da sala FONTE: rodaviva.pt
Durante os breve discursos no convívio, Carlos Pinho agradeceu a presença do presidente da Câmara, Artur Neves, e de Vítor Fontes (AECA). Artur Neves em discurso nesta ocasião começou por felicitar a 'Construções Carlos Pinho' pela sua caminhada no mundo empresarial durante as últimas duas décadas. "As empresas fazem-se com as pessoas e em Arouca temos muita gente empreendedora, e Carlos Pinho é disso um grande exemplo. Arouca deu um salto qualitativo muito grande nos últimos anos e Carlos Pinho ajudou Arouca nesse salto. Já não é uma terrinha encostada à serra da Freita. Alargou horizontes, criou riqueza e ajudou a fixar pessoas em Arouca", referiu ainda o edil.

É tão bonito o amor!

Carlos Pinho Lda


Em todos os relatos na imprensa, a empresa dos "Pinhos" é apontada como um exemplo no ramo da construção civil. Mesmo com as enormes dificuldades no país e em particular neste sector, Joel Pinho afiança que "tivemos este ano um crescimento significativo e já temos uma carteira de obras para o próximo ano". Nas várias entrevistas e notícias sobre a empresa é denominador comum a referência a obras públicas, pelo que tive alguma curiosidade em consultar estes dados.


De 2009 até hoje, a Carlos Pinho Lda conseguiu obras públicas no valor global de 62 Milhões de Euros, sendo que desse montante, 12,5 Milhões foram por "ajuste directo". Destes 62 Milhões de euros, cerca de 10 Milhões são relativos a consórcios de construção civil, pelo que é impossível apurar o valor real facturado pela empresa. No total, estaremos a falar sempre de um volume de facturação mínimo de 52 Milhões de Euros e que pode chegar aos 62 Milhões de euros.

Para além de empresas públicas, a Carlos Pinho Lda, trabalha bastante com municípios. São 23 os Municípios que "deram obra" aos "Pinhos".Os municípios de Águeda, Arouca, Aveiro, Espinho, Estarreja, Felgueiras, Ílhavo, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, S. Pedro do Sul, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, São Pedro do Sul, Sever do Vouga, Tondela, Vale de Cambra e Vouzela. 

Destes 23 municípios, 19 são liderados pelo PSD/CDS, sendo que em Arouca a liderança é do PS. Obviamente, mais uma coincidência...

Justiça à moda de Arouca


A Carlos Pinho Lda, não tem dívidas fiscais - nem poderia ter para "trabalhar" para o Estado. Já em processos em tribunal intentados contra a empresa leva 7 só em 2016.



Os "Pinhos" ficam assim definitivamente apresentados ao grande público. Para terminar deixo apenas uma declaração interessante de Ivan Balliu, ex-jogador do clube.


PS: Todas as informações presentes neste post, estão disponíveis na internet e são de consulta pública e disponíveis para todos. 

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

20 comentários:

  1. Um excelente trabalho de recolha de informações. Mas eu deixo só uma pergunta: Apesar de se notar o anti-Sporting nestes dois ,eles são portistas/benfiquistas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quer-me parecer que são Carlos Pinho, Lda e depois, serão Arouca FC.
      Habituados que deverão estar de conseguirem o que querem, deve tê-los chateado fortemente terem levado negas do Presidente do Sporting, daí o folclore.

      Eliminar
    2. A filiação clubística é o que menos interessa. Mas são conhecidos portistas. Arouca é uma filial do FCP.

      Eliminar
    3. Nops, são ambos lampiões. O presidente tem não-sei-quantos anos de sócio, se não me engano.

      Eliminar
    4. Segundo a entrevista que deu ao "Entrelinhas" do João Ricardo Pateiro, ontem mesmo, o Carlos Pinho assumiu o ser portista, além da sua 'paixão' pelo LF Vieira...

      http://www.tsf.pt/programa/entrelinhas/emissao/carlos-pinho---presidente-futebol-clube-de-arouca-5653327.html

      Eliminar
  2. Parabéns por este excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  3. E o que tem a vida privada e profissional dos Pinhos a ver com o caso do túnel de Alvalade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, tunel não existe, nem no antigo acordo ortográfico nem no novo, é túnel.
      O que este artigo demonstra é a integridade e a educação "dos Pinhos".
      Mas não se preocupe, é normal que não consiga compreender o texto, a culpa não é sua, mas sim da falta de escolaridade que tem.

      Eliminar
  4. Esta é a prova (mais uma...) de que hoje em dia não existem Jornalistas. Existem pessoas que são pagas para escrever o que lhes mandam. Uma pessoa qualquer, com um computador, ligação á net, e alguma paciência, faz mais que redações inteiras.

    Parabéns por continuares a chafurdar na lama que é este futebolzinho Português (it's a dirty job but... you know...) e tirares a máscara a muita gente.

    Parecendo que não, muita gente já te "lê".

    Eles "andem" aí!

    ResponderEliminar
  5. Já tinha uma ideia sobre o funcionamento das personagens em questão, e por acréscimo, o clube em si. Aqui está mais complementado, como sempre. Pessoas ligadas ao futebol e munícipes, sabem disto, mas calam-se bem calados. A minha questão é... o que anda a PJ a fazer? Neste e noutros casos idênticos...

    ResponderEliminar
  6. O futebol está completamente podre, este caso do Arouca é demonstrativo do quando nojento é o futebol em Portugal, pois fica completamente PROVADO que agiram a mando de outrem para criar um caso a volta do presidente do Sporting.

    Vamos voltar ao dia do jogo, não se passou absolutamente nada que justificasse aquela acção do presidente do Arouca, por mais que ele tivesse irritado por não lhe ter sido emprestado o Iuri Medeiros ao seu clube, isso já é um assunto com duas temporadas, duas temporadas, o Iuri a época passada estava no Moreirense, o Arouca na época também veio a Alvalade, aconteceu algo disto? Não...

    Porquê agora?

    E talvez se devesse olhar para certas noticias que estão a sair de Vieira estar com um processo no conselho de disciplina que o pode castigar de 2 meses a dois anos, devido a pressão que fez a um árbitro.

    E curiosamente agora faz-se um caso gritante, a volta do presidente do Sporting e não se fala nisso, e muito possivelmente este caso até irá servir para "atenuar" o castigo ao presidente do Benfica... numa espécie de "vá, portaram-se os dois mal, levam dois meses cada um" .

    É isto que provavelmente vai acontecer, e foi isto que motivou todo este enredo e que foi encomendado ao presidente do Arouca, o presidente do Arouca agiu a mando do Benfica muito provavelmente...

    Incoerências do caso:

    - falam em tentativas de agressão e nunca em cuspidela na Conferência de imprensa após o jogo.
    - Saem as imagens e resolvem embarcar na teoria que nas redes sociais alguns avençados de Vieira colocam a circular, da suposta cuspidela, o facto de o Arouca se articular com esta lógica, só demonstra que estão agir de acordo com aquilo que são directrizes de comunicação do Benfica.

    - Pior... se o Arouca se predispõem na acção do seu presidente a fazer tudo e isto, e inclusivamente o seu presidente arriscar uma suspensão pesada só para prejudicar o presidente do Sporting, é caso para nos perguntarmos, até onde pode ir a verdade desportiva no campeonato Português?

    Até onde, quando há clubes e presidentes que aceitam agir desta forma só para prejudicar outros e a m ando de terceiros, esta liga só pode tudo uma mentira e um completa fraude desportiva.

    Ninguém me tira da cabeça que houve manipulação de resultados na época passada para o Benfica ser campeão e que actualmente se mantém a mesma postura da parte de alguns clubes...

    ResponderEliminar
  7. Sai o vídeo do q aconteceu, logo, logo, vem uma nova acusação. Afinal ele cuspiu! Esta espera foi para analisar, só agora vieram os resultados!
    E a capa do CM?...oh, fantástico!! Assim se vê bom jornalismo.

    ResponderEliminar
  8. Se um jacto daquela largura é uma cuspidela, o presidente Bruno de Carvalho está muito mais próximo de um dragão do que de um leão... Lol

    ResponderEliminar
  9. Falta aí o fugitivo de Arouca. O melhor jogador que finta polícias.

    A cilada perfeita

    O vídeo do sucedido no final do Sporting 3 - Arouca - 0 já foi divulgado parcialmente. Ao contrário das queixinhas de "menino de côro" não se vê qualquer tentativa de agressão de BdC. Vê-se, isso sim, um presidente do Arouca muito exaltado a provocar e empurrar BdC numa troca acesa de palavras e nota-se ainda um segurança a ser empurrado e atingido na face de forma explícita pelo mesmo Carlos Pinho, conforme foi anunciado pelo director de comunicação do Sporting CP.

    Como o vídeo desmascara Pinho este agora procura arranjar outra forma de incriminação insinuando no facebook que BdC tentou-o cuspir na cara. Também não se vê nada disso.

    Estamos perante uma cilada? Ou já existe historial?

    Será uma cilada bem montada? Senão vejamos, os dirigentes da liga, impávidos e serenos, assistem à cena de provocações do Pinho e Filho Lda. à espera de "brindes", à espera que BdC responda para poderem prejudicar o presidente leonino num relatório apimentado, que é o alvo a abater depois de os leões terem novamente ultrapassado os dragões na tabela. Sim grande coincidência não? Coincidência maior quando se aproxima o clássico da 2ª circular.

    E por falar em coincidências será que estes mesmos delegados da liga elaboraram algum relatório depois do que sucedeu no túnel de Arouca quando houve também confusão entre os Pinhos e Rui Costa do Benfica?

    ResponderEliminar
  10. Ajuda a perceber o caráter das pessoas em causa, cuidado com elas.

    ResponderEliminar
  11. Gente séria AHAHAHAHAH
    https://www.facebook.com/futebolclubedearouca/photos/a.184393994958457.46520.184259001638623/1236858253045354/?type=3&theater

    ResponderEliminar
  12. Ainda ontem pus este artigo na página do arouca naquele post ridículo deles

    ResponderEliminar
  13. Como estes há muitos, mas estes serão uns dos mais sem vergonha. Quanto ao alinhamento clubistico, são lampiões mas o Arouca é debaixo da asa dos fruteiros. Um reflexo do oportunismo e das nadegas de que estes Pinhos sempre mostraram.

    ResponderEliminar