quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Orgulho Leonino


Nos últimos dias, tivemos duas manifestações muito interessantes por parte dos "bolas de ouro", Luís Figo e Cristiano Ronaldo. Ambos, orgulhosamente formados em Alvalade.


As novas chuteiras inspiradas no Sporting 


As novas chuteiras de Ronaldo são inspiradas no extraordinário jogo que o fez na inauguração do Estádio José Alvalade, frente ao Manchester United. Para além das chuteiras terem as cores do Sporting, há ainda duas referências adicionais. No interior das chuteiras encontra-se a planta do novo Estádio e no calcanhar a data de inauguração do José Alvalade. Um produto que correrá mundo e que mais uma vez, engrandecerá o nome do Sporting.



Aquando da visita de Ronaldo a Alvalade no final deste mês, espero que o jogador seja devidamente homenageado por tudo o que deu ao clube, na certeza que continuará a honrar o nome do Sporting e os valores leoninos. Não sabemos quando é que voltará a pisar novamente o relvado do nosso estádio numa partida oficial de clubes, pelo que me parece o momento ideal para que possa ser aplaudido por todos os Sportinguistas. Para além disso, desejo que regresse a Madrid com uma derrota!

Ver Ronaldo novamente de leão rampante ao peito é um sonho de todos os Sportinguistas. O que é um facto é que depois de se falar que poderia acabar a carreira nos Estados Unidos, depois de se falar que iria acabar a carreira no Real Madrid, hoje Ronaldo admite claramente um regresso ao Sporting.



Esforço, dedicação, devoção e glória


Também Luís Figo decidiu fazer esta semana uma referência ao Sporting. Quando questionado sobre que conselhos daria a um jovem jogador, Figo utilizou o lema do clube para definir os parâmetros principais para que um jovem jogador possa ter uma carreira no mundo do futebol. 


Entretanto, a máquina de propaganda já está a carburar a todo o vapor para denegrir a imagem destes dois ídolos leoninos, tentando colocar os Sportinguistas contra eles. E para isso até foram buscar imagens de um jogo solidário da Fundação de Luís Figo, realizado no Estádio da Luz em 2012 onde Luís Figo troca de camisola com o Luís Filipe Vieira, num gesto absolutamente normal entre gente civilizada. 

Como sabem, gosto sempre de falar em factos. Figo nunca regressou ao Sporting porque nunca foi convidado para isso. Nem como jogador, nem como dirigente. As anteriores direcções nunca fizeram nenhum esforço para que tal acontecesse. Apesar disso, Figo sempre foi respeitador com o Sporting e sempre muito elogioso. Recordo-me que nas últimas eleições era dos poucos ex-jogadores a estar apto a votar, nunca deixando de pagar as quotas de sócio durante todos estes anos.

Tal como a esmagadora maioria dos Sportinguistas, não gostei da forma como festejou o celebre golo do Inter ao Sporting, mas isso não quer dizer que ele não goste do Sporting. Se existem ex-jogadores que não precisam do Sporting para nada, certamente Luís Figo estará no topo da lista. É esta completa independência que também gera algum desconforto nas pessoas.

Por muito que tentem "minar", estas duas figuras farão sempre parte da história do Sporting Clube de Portugal e os únicos jogadores portugueses a serem considerados como "melhores do mundo".

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

11 comentários:

  1. "(...) realizado no Estádio da Luz em 2012 onde Luís Figo troca de camisola com o Luís Filipe Vieira, num gesto absolutamente normal entre gente civilizada. "

    O Luís Figo fez agora, durante o Web Summit, uma parceria com o benfica para canalizar para o Seixal os talentos que se registem durante o evento. Já que é Sportinguista, podia fazê-lo talvez com o Sporting mas quando veste a camisola profissional qualquer macaco serve para tomar o pequeno-almoço desde que lhe paguem... E é por estas mudanças de atitude ao longo da sua carreira desde jovem que muitos Sportinguistas não o gramam, apesar de ser Sportinguista, não esconder publicamente o seu enorme Sportinguismo e ser parte da imagem do Sporting. Poderá vir a ser um candidato à Presidência do Sporting o que será MUUUUUUUITO complicado nessa altura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi o Luís Figo que fez a parceria com o Benfica. Quem fez a parceria com o Benfica foi a Dream Football app que foi fundada por Luís Figo e João Guerra. Importa referir que as fotos que estão a circular são de 2012 (apresentação de um jogo de beneficência no estádio da luz)

      Estamos a falar de parcerias onde obviamente os clubes têm que pagar pelos serviços desta aplicação. Se o Benfica está interessado e o Sporting não, não vejo motivo para grandes considerações adicionais. O objectivo de qualquer negócio é ganhar dinheiro.

      Não vejo problema nenhum no caso de Luís Figo se candidatar à Presidência do clube. Se paga as quotas e está estatutariamente apto tem todo o direito. Sinceramente, não me parece que tenha essa ambição, mas o tempo dirá.

      Eliminar
    2. O figo não nem nunca foi scpguista.

      Mais nunca fez nada pelo SCP a não ser ganhar uma bola com ouro, engrandecendo a nossa formação.

      Eliminar
  2. Luís Figo é sportinguista, sócio há muitos anos e com as quotas em dia. Ainda o ano passado vi na TV perguntarem-lhe pelo Sporting e este afirmou que era sócio há muitos anos, com as quotas em dia, e tinha 2 lugares cativos em Alvalade e falou de um camarote, mas não me apercebi se era dele. Nunca negou o seu sportinguismo. Agora, é um homem de negócios, tem a sua vida, também já teve uma atitude ou outra que não gostei, mas nem todos somos iguais. Na hipótese (remota) de se candidatar à presidência do Sporting, não teria o meu voto. O(s) meu(s) voto(s) irão para o homem que salvou, engrandeceu e restituiu o orgulho e a honra ao Sporting e aos sportinguistas, o Dr. Bruno de Carvalho.

    ResponderEliminar
  3. Porque é que Figo comemorou exuberantemente um golo do Inter contra o Sporting? Lamento mas, a meu ver, para cargos de responsabilidade no Sporting não serve.

    JRamos

    ResponderEliminar
  4. O Figo não dá ponto sem nó. Quando abre a boca é para entrar peseta. Não arranjou tacho na FIFA nem na UEFA, continua a fazer tudo para deixar a porta do Sporting entreaberta. Não fiquem surpreendidos se o virem ser o candidato croquete numas eleições futuras. Ou o candidato anti-croquete. A ele tanto lhe dá. Desde que lhe cheire a peseta. Tenho, desde há muitos anos, a pior impressão da personagem e não o quero ver no Sporting.

    ResponderEliminar
  5. A mim nunca me apoquentou o levantar de braços do Figo pra festejar um golo da sua equipa...Mas festejei como o Figo festejou o golo do Rogerio contra o CSKA e tenho duvidas que tenha havido alguem que tenha festejado mais exuberantemente que ele...a unica diferença é que eu festejei em frente á TV e ele no estádio...
    http://www.dailymotion.com/video/xqdvi3_reportagem-no-final-do-jogo-sporting-1-cska-moscovo-3-de-2004-2005-final_sport
    (ver a partir dos 8:30)
    Convem de vez em quando ter memoria...e lembrar a forma como não festejou um golo que marcou de penalty ao SCP pelo Barca em 1999.
    (ver a partir dos 5seg.)

    Saudações Leoninas

    MRMAQ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em 99.... tinha saído do SCP há quanto tempo?

      Eliminar
    2. Tinha saido á exatamente o mesmo tempo que saiu o CR28 do SCP, quando marcou um golo em Alvalade e que foi aplaudido pelos sportinguistas...
      Não percebo a relevancia da pergunta...mas respondi na mesma...com um exemplo!!!

      Saudações leoninas

      MRMAQ

      Eliminar
    3. ...e só agora e que reparei que não postei o video do "não festejo" do golo marcado pelo Figo ao SCP em 99...As minhas desculpas
      https://www.youtube.com/watch?v=wu_YMUTo-ow

      MRMAQ

      Eliminar
  6. o figo gosta muito do verde, mas não é o do SCP.

    ResponderEliminar